placardpt
    Dois golos na primeira parte dão vitória ao leão

    25 minutos de luxo chegaram

    Há dias de trabalho assim, em que temos momentos brilhantes e depois podemos gerir os louros e os lucros disso. O Sporting fez isto este domingo na vitória (0x2) na casa do Vizela. Não teve 90 minutos de igual domínio, mas teve 25 minutos que chegaram para encantar e para ganhar.

    Rúben Amorim optou por lançar Bragança e Matheus Reis no 11 e podemos dizer que bateu tudo certo com essas opções. Não só Bragança foi um dos, senão o melhor em campo, como o defesa (depois de um início mais adormecido) fez uma exibição muito importante, ajudando a esgotar a profundidade do Vizela.

    Já o Vizela ainda vai sofrendo pelo surto de Covid que afetou a equipa na última semana. Peças importantes como Samú, Bruno Wilson ou Marcos Paulo não estiveram disponíveis e isso obrigou Kiki Afonso a voltar a jogar como central.

    20 minutos de aperto e 25 de luxo

    ©Peter Spark / Kapta+
    Apesar de tudo, a partida não começou nada fácil para o Sporting e muito por culpa de uma fragilidade facilmente vista pela equipa de Álvaro Pacheco. É que a defesa leonina, com a habitual vontade de jogar muito subida, estava a ter dificuldades em lidar com Francis Cann, que começou bem a explorar essa falha.

    Só que esse problema foi sendo resolvido, muito por culpa de um puxão de orelhas de Amorim a Matheus Reis que, depois disso, encostou melhor no extremo dos minhotos e secou essa arma. Esse ajuste resultou no fim da melhor fase do Vizela e, depois dos primeiros 20 minutos terem sido complicados para o leão (Adán segurou o nulo com uma grande defesa nessa fase), viram-se 25 minutos de luxo da equipa leonina.

    Com Pedro Gonçalves a jogar mais perto de Paulinho, a equipa verde e branca começou a empurrar o Vizela para a sua área e fazia-o muito por culpa da dupla Esgaio/Sarabia. Mesmo com alguns lances falhados, o lateral e o extremo iam conseguindo encontrar sempre espaços já bem perto da área e não é surpresa que os dois golos venham daquele lado.

    Os golos, esses, foram duas obras de arte. Primeiro Pote regressou aos golos numa tabela com Sarabia e depois Bragança fez um belo golo após mais uma bela jogada. É destas jogadas que temos de falar. Vamos começar por dizer que este Vizela também já teve momentos destes esta temporada, não especificamente neste jogo. Mas, por vezes, chega a ser impressionante a forma como os jogadores da frente dos leões combinam entre si. Desde passes de primeira, simulaçõesm calcanhares, vemos de tudo quando o campeão nacional está em noite sim.

    Vizela equilibra, leão gere

    ©Peter Spark / Kapta+
    A segunda parte trouxe um Vizela diferente, com Cassiano na equipa, mas a jogar mais pela direita, ainda que sempre em diagonal para o meio. Essa maior vontade ofensiva dos minhotos foi recebida com agrado certamente pelo leão, que foi tendo espaço para jogar em transições rápidas.

    Essas duas vontades no jogo deram-nos 10/15 minutos bem interessantes, com algumas oportunidades de golo que poderiam ter fechado o jogo ou lançado a possível recuperação da equipa da casa. Destaque para o falhanço incrível de Ricardo Esgaio que mostrou novamente que não atravessa um grande momento.

    Com o passar dos minutos ficou a ideia que o Sporting se «cansou» de discutir o jogo e baixou o ritmo com bola. É verdade que o Vizela teve alguns momentos em que animou o jogo, mas ficou sempre a ideia que os visitantes estavam bem confortáveis no jogo e até, por vezes, perto de aumentar.

    Finalizar apenas com uma nota. Normalmente fechamos com uma ideia geral para o que aconteceu no campo e para as implicações que isso tem no campeonato, mas desta vez vamos só terminar com uma nota negativa para a confusão que se gerou por uma atitude sem nexo de Nuno Santos...

    U Domingo, 16 Janeiro 2022 - 18:00
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Fábio Veríssimo
    0-2
    Pedro Gonçalves 28'
    Daniel Bragança 42'
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Lotação6 000
    Medidas105x68
    Inauguração1989
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 18
    Lances Capitais
    28´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 5º golo na prova (14 jogos)
    42´
    GOLO Sporting!
    Daniel Bragança marca
    Daniel Bragança marca o seu 2º golo na prova (15 jogos)
    75´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Inácio desvia para o fundo das redes depois de muita insistência na resposta a um pontapé de canto, mas é apanhado em fora de jogo
    A Chave

    As melhorias e os ajustes do Sporting à passagem dos 20 minutos foram essenciais. Depois disso a equipa ficou confortável embalou no ataque e secou as armas ofensivas do Vizela.

    O Árbitro

    Aquele festival de apito característico, mas sem erros de maior. Também fica complicado deixar passar faltas quando tudo é apitado.

    O Melhor
    Quando se está inspirado...

    Falamos disto em cima, mas temos de destacar novamente. Quando o Sporting consegue ter as peças ofensivas em dia sim é impressionante. Nesta partida vimos várias combinações ao primeiro toque, em profundidade e bem trabalhadas. Nota ainda para o facto de Daniel Bragança ter ajudado muito a isso.

    O Pior
    Nuno Santos e a estupidez

    A ganhar por 0x2, perto dos descontos alguém consegue explicar a razão para Nuno Santos se ter pegado com adeptos, tendo até atirado água para os adeptos do Vizela? Isso foi o gatilho para expulsões, confusões e problemas na bancada entre adeptos dos dois clubes. Devia ter sido expulso, nem que fosse pela estupidez.

    Forma
    FC Vizela
    2021/2022
    23J
    6V
    7E
    10D
    23-35G
    Sporting
    2021/2022
    31J
    25V
    2E
    4D
    65-26G
    Sabia que...by playmaker stats
    12.ª vitórias do Sporting nas 13 últimas jornadas da Liga
    Sporting voltou a não sofrer golos, o que não tinha conseguido nas 2 últimas jornadas da Liga
    Sporting aumenta a sua vantagem para o 3.º classificado, Benfica, para 6 pontos
    No seu 50.º jogo na Liga, Adan não sofreu qualquer golo: 11.ª vez, em 18 jornadas, que mantém as redes a zeros
    Nos 5 últimos jogos, o FC Vizela perdeu 4
    3.ª derrota consecutiva do FC Vizela: pior registo da época
    Sporting mantem-se 100% vitorioso frente ao FC Vizela: 8 jogos, 8 vitórias

    Fotografias(35)

    Liga BWIN: Vizela x Sporting
    Liga BWIN: Vizela x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC VIZELA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Álvaro Pacheco
    2022-01-17 18h00m por SportingCP_1906
    Álvaro Pacheco pede a expulsão de Coates, não me lembro de na passada Quarta ter pedido a de Wendell.
    Para provocar os jogadores e adeptos do Sporting os "adeptos" do Vizela gritam "Porto".
    Caros adeptos e simpatizantes do Vizela, se quiserem que o vosso clube cresça apoiem o vosso clube e não o do outro distrito e levantem a voz a todos e não só ao que vos convém.
    É por esta subserviência que o futebol português está como está onde apenas 2 ou 3 clubes tentam lutar con...ler comentário completo »
    Allez Sporting!!!
    2022-01-17 17h56m por SportingCP_1906
    Jogo seguro e mais 3 pontos no regresso do Sporting às vitórias na Liga.
    Na próxima jornada há jogo com o SC Braga em Alvalade.
    O Matheus Reis está jogo após jogo a evoluir e a mostrar para além de muita competência uma qualidade que honestamente não esperava.
    yellow_ledbette r
    2022-01-17 13h04m por Aleaotejano
    Isto já é doença, não tem outro nome. Peço desculpa. Pessoas destas fazem 0 falta no futebol. Vão descarregar as frustrações para outro lado.
    ZY
    amo-te-vitoria
    2022-01-17 11h10m por zyxw4321
    A verdadeira pergunta é: para quando castigos a sério para os paeudo-adeptos que não vão aos estádios para ver jogos, mas sim para armar confusão?

    Uns quantos castigos pesados para essa criaturas perceberem que prejudicam o seu clube, e acabavam as respostas dos jogadores por arrasto. Raio de adeptos com o rei na barriga só porque "pagaram bilhete", como se isso os ilibasse.
    3D
    Sporting
    2022-01-17 00h46m por 3dA
    Jogo competente, faltou acelerar mais na 2ª parte para chegar ao 0-3 e gerir o jogo com outro à vontade e dar mais minutos a G. Esteves, Ugarte, Tabata e T. Tomás. Valeu pelos 25min como diz o título de muito bom nível, a equipa continua a apresentar muita qualidade na circulação de bola (excepção feita ao jogo nos Açores) mas falta ser mais forte no último terço.

    Destaco claro D. Bragança, assim que entrou no jogo geriu os ritmos por completo, tem uma inteligência e um...ler comentário completo »
    surreal
    2022-01-17 00h36m por DanielGoncalves92
    o adepto pode ser o mais porco que ha mas se o jogador responde "tenham mais respeito pelas crianças"
    esta dualidade é engraçada
    3D
    Nuno Santos
    2022-01-17 00h35m por 3dA
    Grande, foi um excelente brinde aos típicos adeptos acéfalos que passam o jogo inteiro a insultar e depois ''explodem'' quando um jogador responde. Se é uma atitude bonita? Não é e não deixa de ser também desnecessária, mas não é preciso tanto drama até porque o Nuno não atirou água para cima dos adeptos lol até querem castigos eheheh
    sabedoria11
    2022-01-16 23h47m por Maxaqueen
    Essa saiu de onde agora?
    Ele nem devia de ter visto o amarelo que viu, quanto mais um vermelho. . .
    Nuno Santos
    2022-01-16 23h25m por gesp
    As provocações começaram ainda o Nuno Santos estava no aquecimento. Quem estava lá bem viu que a água nem foi tocou em nenhum adepto, mas sim claro que foi para provocar. Gostava de ver muitos dos que aqui dizem que é um profissional e tem de respeitar a instituição, gostava de ver como reagiam a certo tipo de situações quando representam as próprias instituições patronais. É negativo sim os confrontos nas bancadas, bem como o arremesso de petardos para a bancada do Vizela, castigos mais pesados para quem o faz.
    Pedrinho_dgl
    2022-01-16 22h52m por Santos77
    Mas como é que ia haver confusão se são todos do mesmo clube ? É difícil
    pacheco96
    2022-01-16 22h50m por pedrinho_dgl
    Isso é pq o caldo não se entornou com os outros. . .
    E da pequena amostra que viste decidiste tomar essa posição.
    Oxalá vejas muitos mais jogos na 1 liga para perceberes que são todos iguais, e não há melhores nem piores nesse aspeto.
    Nuno Santos
    2022-01-16 22h49m por amo-te-vitoria
    Para quando castigos pesados para estes pseudo profissionais de futebol?
    Somam-se os casos de provocações para a bancada, e depois a bancada conl é obvio reage e perde a cabeça e quem é prejudicado é o clube da casa.
    Nuno Santos mostrou mais uma vez que é um incendiário e um péssimo profissional de futebol.
    Que vergonha
    2022-01-16 22h49m por champions2004
    Não adiaram o jogo? Que clube sem princípios! Jogar contra uma equipa desfalcada. . . Esperem, esse é o Porto.
    Maior vergonha, só aquelas cenas que Nuno Santos pintou. Insurretos!
    .
    2022-01-16 22h47m por CabraCega
    Não sei qual é a novidade aqui? O nuno santos sempre foi este tipo de personagem. Dentro de campo pelo menos, é um nojo de pessoa…
    Espanto
    2022-01-16 22h32m por yogamaster
    Mais espanto do que pela atitude do NS so mesmo por alguem que o defenda. Como diz o artigo, ele foi estupido e irresponsavel e devia apanhar uns belos jogos de castigo. E profissional, tem de representar o fair play no desporto em todos os momentos e dar exemplo aos mais jovens que o idolatram.
    Jà nao chega ter adeptos estupidos e violentos, sera preciso meter mais lenha na fogueira? E alguma coisa que possam dizer ou dirigir ao jogador, sera que lhe interessa para alguma coisa?ler comentário completo »
    UD
    Desnecessária
    2022-01-16 21h46m por UDScampeao
    Atitude do Nuno Santos. É um profissional e tem que atuar como tal.
    pedrinho_dgl
    2022-01-16 21h30m por pacheco96
    De todas as equipas que ja vieram ca este ano, inclusive os outros 2 grandes, foram os piores mas de longe mesmo! É obvio que ha asneiras em todo o lado, simplesmente falo do que sei/vi.
    LI
    Igor cabeçudo
    2022-01-16 21h23m por lirel4
    Aproveita o melão!!
    pacheco96
    2022-01-16 21h17m por pedrinho_dgl
    Meu caro, não há adeptos santinhos, quem frequenta estádios sabe isso.
    Por isso acalma lá antes de vires dizeres parvoíce para aqui com a cabeça quente.
    Qualquer bando de arruaceiros faz a mesma figura seja de que clube for.
    ZZ
    2022-01-16 21h12m por pedrinho_dgl
    Ao ler o destaque negativo que escreveram até pensei que estava a ler um comentário de algum fanático aqui do ZZ.
    Mais imparcialidade e classe pfv .
    Mas sim, o Nuno Santos não tinha nada que fazer o que fez, assim como o Guzzo não tinha que reagir daquela maneira. Atitude condenável de todos .
    zyxw4321
    2022-01-16 20h34m por rravv
    O Nuno Santos é um profissional de futebol. Naquele momento ele é um profissional de futebol e está a representar uma instituição. Se fosse na rua até poderia andar ao boxe. naquele momento ele deve se comportar como um jogador de futebol profissional.
    Olha, se um jogador do porto fizesse isso eu de certeza que o condenada também.
    Pela tua lógica então os árbitros também insultar todo o mundo pois são eles os mais insultados. E depois? vai mostrar cartão vermelho a ele mesmo...ler comentário completo »
    Santos77
    2022-01-16 20h34m por pacheco96
    Pois, que queres que te diga xD ja nao é a primeira vez que cantamos algo do género a gajos badalhocos, se voces perceberam mal azar o vosso! Pra proxima tenham mais respeito pelas crianças pelo menos, nao vale tudo. o que dissemos foi 'c*rn*' e nao 'porto' so pra esclarecer
    JordanLukaku
    2022-01-16 20h31m por rravv
    não entendeste. O publico infelizmente pode fazer quase o que quiser na bancada. A policia é que tem de intervir.
    Agora, dos jogadores, espero uma não reação. Ignorar. Todos os jogadores são insultados todos os jogos. Se calhar desde os infantis. O Nuno Santos ainda não está habituado a isso? se não está não pode jogar à bola.
    Então o que dizer dos árbitros que ouvem muito mais e pior que os jogadores. . .
    Nuno Santos deu uma imagem muito má para quem é jogador pr...ler comentário completo »
    Santos77
    2022-01-16 20h28m por pacheco96
    So tenho um clube colega, censuraram a palavra que cantamos mas nao foi Porto, ouviste mal, acontece a quem tem defice de QI
    ZY
    rravv
    2022-01-16 20h27m por zyxw4321
    "O pessoal das bancadas podem chamar o que quiserem. "

    Então o Nuno Santos também pode responder-lhes como quiser. Quem são os adeptos para estarem acima dos jogadores? Se algum deles for rico, já pode levar troco de quem está em campo? E aqueles que atiram objetos para o relvado?

    É precisa tanta mesquinhez para esconder ações selvagens atrás do argumento "ah, mas eles recebem pouco".
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...