placardpt
Sporting e FC Porto empataram a uma bola

Brilho colombiano num Clássico cheio de cafeína

Tudo empatado no primeiro Clássico da época. Um Clássico energético, marcado pelos 12 cartões amarelos e um vermelho e definido pelo talento de Luis Díaz, que, quase sozinho, foi suficiente para empatar um jogo no qual o Sporting foi claro dominador.

Muitas vezes mal jogado, mas muito disputado, o Clássico entre Sporting e FC Porto parecia escrever-se em tons de verde e branco, mas do nada um lance de génio de Luis Díaz arrancou um empate (1x1) que jogadores como o colombiano e Diogo Costa tinham feito por merecer. Muito verde, muito amarelo, mas no final das contas quem ficou mais satisfeito... veste vermelho.

Tons de verde e branco, amarelo e muito Diogo Costa

Sempre muito aguardados, raros são, pelo menos nos últimos anos, os Clássicos espetaculares do ponto de vista técnico e este jogo não foi exceção. O sinal começou logo a ser dado nos primeiros minutos e foi-se mantendo, umas vezes justamente, outras nem por isso. 

Com o amarelo a ser um dos protagonistas da partida (só na primeira parte foram 7), a conversa do desgaste passou para segundo plano. Sem Pedro Gonçalves e Inácio, Amorim chamou Nuno Santos e Neto, mas as maiores surpresas até partiram de Sérgio Conceição, que não só chamou ao onze os sul-americanos, como também apostou em Corona, que ainda não tinha sido titular esta época, e relegou Toni Martínez para o banco de suplentes.

Nuno Almeida teve dificuldades para gerir ânimos exaltados ©Rogério Ferreira / Kapta+

Nos primeiros minutos - do pouco que se jogou, porque o início teve algumas faltas e demasiados amarelos para tão pouco tempo de jogo -, o FC Porto até deu sinais de que conseguia criar perigo. A equipa de Sérgio Conceição rondava a área contrária de mais perto, mas sem criar situações de finalização. Aos poucos, a tendência mudou (não a dos cartões amarelos, claro, embora a frequência fosse forçosamente menor).

Com o meio-campo leonino a começar a ganhar bolas e Paulinho importante para canalizar jogo para os flancos, os alas leoninos começaram a ganhar mais importância e a deixar evidentes algumas das fragilidades dos azuis e brancos - Marcano foi quem mais sofreu perante a capacidade de Porro - e o Sporting começou a dominar o jogo a partir desse momento. Foi precisamente através de um passe de Porro que Nuno Santos se isolou para o desvio que acabou por dar o 1x0. Uma vantagem que levou a uma superioridade ainda maior por parte da equipa de Rúben Amorim.

Para além das dificuldades coletivas evidentes no FC Porto a partir dos 15 minutos, as individualidades não ajudaram. Corona falhou uma excelente oportunidade logo após o golo de Nuno Santos, num lance que podia ter mudado o jogo e deixar os dragões mais tranquilos. Tranquilidade que faltou aqui e ali às duas equipas, muitas vezes envolvidas em situações que em nada beneficiavam o espetáculo, com o árbitro a sentir dificuldades para controlar alguns jogadores nesses momentos.

Pepe cumprimentou Diogo Costa, que foi segurando os dragões na partida ©Rogério Ferreira / Kapta+

Ainda assim, houve muita primeira parte para além do golo de Nuno Santos, que teve mais duas ocasiões claras para dilatar a vantagem, uma delas totalmente oferecida por Mbemba, mas aí esbarrou no único elemento do FC Porto que manteve sangue frio nos primeiros 45 minutos. Diogo Costa foi enorme ao travar o esquerdino e fundamental para o FC Porto levar uma desvantagem mínima para o primeiro tempo, tal a superioridade leonina a partir do golo.

Conceição nem esperou pelo intervalo para mexer - Sérgio Oliveira e Manafá foram os escolhidos -, mas as mudanças de pouco resultaram, até porque os últimos minutos trouxeram mais umas quezílias, mas sempre com o Sporting a ser superior quando a bola rodava pelo relvado de Alvalade. 

O talento equilibrou a balança

Se na primeira parte destacamos a pouca produtividade individual dos jogadores do FC Porto numa noite em que o coletivo estava bem distante do que já mostrou, a segunda parte foi bem diferente nesse aspeto. Luis Díaz e Pepe foram os grandes responsáveis pelo resultado que os dragões roubaram em Alvalade.

Sempre superior, o Sporting foi desperdiçando contra-ataques que um FC Porto cada vez mais exposto ia permitindo, mas nem é caso para dizer que os dragões iam acreditando perante as chances desperdiçadas pela equipa de Rúben Amorim. Pelo menos não todos os dragões.

Porro e Luis Díaz travaram duelos interessantes: o espanhol ganhou na primeira parte, o colombiano brilhou na segunda ©Rogério Ferreira / Kapta+

Enquanto a equipa continuava a realizar uma exibição cinzenta, Luis Díaz, num lance genial, fez o empate e gelou Alvalade, que vinha desfrutando de um jogo bem conseguido e da estreia de Sarabia, que havia entrado momentos antes. A Porro faltaram algumas pernas e ao colombiano, que há poucas horas estava a marcar ao serviço da Colômbia, sobrou talento para um empate que o FC Porto fez pouco para justificar, mas que Pepe fez tudo para manter.

O central português tirou dois golos cantados aos avançados leoninos, com Paulinho já a preparar-se para festejar depois de um excelente passe de Sarabia. Aos 38 anos, uma segunda parte (mais uma) para recordar. Do alto da sua experiência, o defesa gritava com os colegas, que iam expondo em demasia uma equipa que tentava, de forma pouco organizada, conseguir a reviravolta.

No final, jogou-se pouco, mas os amarelos que há muito prometiam uma expulsão continuaram a cair. Para Toni Martínez, que nem estava há muito tempo em jogo, caíram dois praticamente seguidos e a partir desse momento houve pouco ou nenhum futebol. No fim das contas, o talento de Luis Díaz (muito bem acompanhado por Diogo Costa e Pepe) foi suficiente para travar um Sporting dominador, que não matou o jogo e acabou por perder a oportunidade de ultrapassar os dragões na tabela.

U Sábado, 11 Setembro 2021 - 20:30
Estádio José Alvalade
Nuno Almeida
1-1
Nuno Santos 16'
Luis Díaz 71'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 5
Lances Capitais
16´
GOLO Sporting!
Nuno Santos marca
Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
71´
GOLO FC Porto!
Luis Díaz marca
Luis Díaz marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
87´
Cartão vermelho para Toni Martínez (FC Porto) Toni Martínez vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
A Chave

O golaço de Luis Díaz num dos poucos bons momentos do FC Porto acabou por definir a partida. Um craque.

O Árbitro

Apitar Clássicos é sempre difícil e muitas vezes depende da forma como o árbitro principal procura gerir o jogo. Nuno Almeida começou por mostrar amarelos que dificilmente iam permitir uma gestão adequada da partida, acabando por não surpreender que uma das equipas tivesse ficado reduzida a 10, algo que até aconteceu mais tarde do que o esperado. Pepe e Porro, que até viram amarelo no mesmo lance, arriscaram demasiado. 

O Melhor
Sporting a assumir a responsabilidade

O campeão em título teve alguns jogos menos conseguidos nos encontros contra o FC Porto na época passada, mas este ano assumiu a responsabilidade da partida e partiu para um jogo dominador quase do início ao fim. Faltou a finalização, mas a vontade de defender o título esteve lá.

O Pior
Podia ter sido um belo Clássico

Alguns dos problemas habituais. Nuno Almeida abusou do apito e do amarelo nos minutos inicias e os jogadores foram procurando esses momentos para motivar faltas e cartões para os adversários. Muitas vezes o espetáculo perdeu-se pelo meio e pouco a pouco acabou mesmo por desaparecer. Merecíamos melhor, até porque, como ficou demonstrado, há talento para tal.

Forma
Sporting
2021/2022
6J
4V
2E
0D
11-4G
FC Porto
2021/2022
5J
3V
2E
0D
9-3G
Sabia que...by playmaker stats
Sporting sem vencer o FC Porto em casa na Liga:
7 entre 90/91 e 96/97
5 entre 17/18 e ...
5 entre 60/61 e 64/65
Diogo Costa foi considerado o homem do jogo:
Fez 4 defesas, igualando o seu máximo na Liga frente a SC Braga (19/20) e Sporting (21/22)

O guardião da baliza do FC Porto sofreu sempre fora de casa (3J) enquanto que no Dragão nunca sofreu
Desde Abril que o Sporting de Rúben Amorim não somava dois empates consecutivos e novamente numa sequência com o FC Famalicão:
2021/22 Famalicão [F] e FC Porto [C]
2020/21 Moreirense [F] e Moreirense [C]
O FC Porto não perde frente ao Sporting há 10 clássicos consecutivos o melhor registo desde 1996/97 (14 jogos, o record).

Piores sequências sem vitórias dos leões vs dragões:
14 (1996/97)
10 (2021/22)
10 (1986/87)

Fotografias(38)

Liga BWIN: Sporting x FC Porto
Liga BWIN: Sporting x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Análise
2021-09-13 10h45m por HOMESCOUT
A arbitragem pode não ter tido influência no resultado mas teve influência no desenrolar do jogo e no tipo de jogo que as equipas fizeram. Os cartões iniciais, mal mostrados condicionaram 2 jogadores do Porto e o que se passou a seguir foi resultado disso. O golo do Sporting nasce da esquerda onde Marcano não vai à queima com medo do vermelho. Depois do golo o Porto sobe a linha defensiva 20 Metros e o espaço que deu ao Sporting com Nuno Santos a fazer de Pote e com Mbemba muito lento e trap...ler comentário completo »
Best1NTheWRLD
2021-09-13 10h28m por HOMESCOUT
Lamento informar mas o Benfica nem sempre consegue ganhar com lances irregulares, como é habitual. 3 golos Anulados e bem anulados não contam como não contam os golos que o Benfica marca no período de aquecimento.
CM
luissilva275
2021-09-12 17h23m por cmche
Não tenho bem a certeza por isso posso estar errado, não sei se no geral os sportinguistas se sentem injustiçados por o Sporting ter sido superior e o Porto mesmo assim ter conseguido o empate, se pelo facto do Coates ter andado a levar murros e empurrões dentro da área e nada se passar.
MEMÓRIA CURTA
2021-09-12 16h56m por luissilva275
Primeiro de tudo admito que o resultado foi melhor do que a exibiçao. Eu honestamente estava à espera de mais do fc porto. Mas ainda agora começou, faltam 29 jornadas.
Em relação à indignação de os rivais, até dá para rir. Tenham mesmo memória curta.
Fc porto foi superior ao Sporting em taças da liga/taça de Portugal/campeonato no dragao na temporada passada.
RESULTADO:Sporting levou sempre a melhor em resultado é não em exibição.
BRAGA, temporada passada empata...ler comentário completo »
Porto
2021-09-12 16h21m por LebowskiFCP
O único grande problema e o maior de SC é ser casmurro que nem uma porta, já receava isto depois de no final do jogo frente ao Arouca ele ter dado logo a entender que iria continuar a apostar em Marcano na esquerda por ter estado "razoavelmente bem" e confirmou-se o meu receio quando na 1ª parte andou completamente aos papéis no 1 vs 1 com Nuno Santos e Porro e teve que o tirar ainda na 1ª parte, contratou-se um DE de raíz mas que nem sequer é convocado sem ter dado ainda provas se serve ou nã...ler comentário completo »
CM
Nuno Almeida
2021-09-12 15h11m por cmche
É impressionante o quão fracos os árbitros em Portugal são, ontem foi o Nuno Almeida, mas no geral é tudo isto, nem vou entrar pelo murro do Pepe ou pelo empurrão no Coates, que aí, pelo menos o VAR deveria ter chamado a atenção.

As constantes paragens de jogo, o excesso de cartões, o leviandade com que os Otávios desta vida passam o tempo a pressionar e nada acontece. O amarelo a Rúben Vinagre mostrou logo ao que vinha, como tinha mostrado, e bem, amarelo a Bruno Cost...ler comentário completo »
Vitórias morais
2021-09-12 14h21m por andrelrc
Assim se vê qual é o MELHOR clube português , é o FCPorto destacado . Basta pensar se fosse ao contrário o FCPorto a jogar mais que o sporting e empatava se vinha alguém aqui orgulhoso ou se algum portista ia estar feliz por ter sido melhor , claro que não , isso não existe nesta casa .
Já com o nosso rival é igual quando empata com o FCPorto e por acaso foi superior fala desse jogo com o orgulho .
Por isso está provado qual é de facto o melhor clube em Portugal.
Dirtylooks
2021-09-12 14h15m por tenshi
Para dizer que aquele lance de Diogo Costa e Mateus é penalte é por que a cegueira é muito msm.
Luis Diaz
2021-09-12 14h13m por tenshi
Para quem diz que o Sarabia vai ser melhor jogador do campeonato é porque nunca viu o Diaz a jogar.
Estou como o Sérgio Godinho. . .
2021-09-12 13h55m por SportingCP_1906
Ontem soube-me a pouco. . .
PS: Existe VAR em Portugal?
Sporting Sempre!
3D
Lazyfox
2021-09-12 13h34m por 3dA
Tudo isso porque viste o Sporting superiorizar-se ao Porto ontem?

O Sporting nunca jogou em contra ataque contra o Porto. Sempre pressionámos, sempre tentámos jogar. Simplesmente não deu, como na época passada na Taça da Liga e para o campeonato no Dragão. O Porto simplesmente teve mais e melhores oportunidades de golo, o que é muito diferente.

Lembro-me de há dois anos atrás (em que tínhamos uma equipa miserável) ainda com Silas perdermos em Alvalade com o P...ler comentário completo »
Sporting x Porto
2021-09-12 13h19m por OJ_Silva
Clássico quentinho em alguns momentos. Sporting muito melhor na primeira parte e um jogo mais equilibrado na segunda.
Apesar do domínio leonino no geral, o resultado é justo.
Luis diaz marcou mais um grande golo, voltando a dar sinais que pode ser um jogador para outros campeonatos.
Matheus nunes, palhinha e coates os melhores no sporting.
No porto, pepe, diaz e o homem do jogo na minha opinião: diogo costa.
Quanto ao arbitro, mostrar 3 amarelos em ...ler comentário completo »
Clássico
2021-09-12 13h05m por CreedEinsteinBratton
Não vi mas o resultado foi ótimo :)
Estou estupefacto.
2021-09-12 12h00m por Aleaotejano
"COATES AGARRA O BRAÇO, PUXA-O PARA SI É PROVOCA O CONTACTO (reclamando se cotovelada!!). . . e é agressão de Pepe!?"

"vê se perfeitamente Coates a agarrar o bíceps a Pepe. . . Há imagens de todos os ângulos e só não vê quem não quer!"

Desculpem lá mas quem escreve isto tem que ter problemas mentais graves. O futebol quando visto desta forma é uma doença. Que nojo.
VERGONHA. . .
2021-09-12 11h58m por AcaroInformatico
Está na hora de acabar com esta vergonha que são as arbitragens em Portugal. . . ontem mais um capitulo ridículo. Com um árbitro francês teriam perdido ambos o jogo, e o SLB estaria neste momento a 5 pontos de distância, assim está somente a 4. . . uma vantagem que tenderá sempre a encurtar com estes artistas a apitar.

Fecham-se olhos às grandes penalidades e às expulsões. . . e assim se forjam os campeões.
Pepe
2021-09-12 10h28m por DepoisPago
No lance que levou amarelo levou amarelo porque mesmo? O Porro é que foi para cima todo exaltado ahahaha
HA
Jogo
2021-09-12 09h41m por Halibut
É por estas e por outras que o Sérgio Conceição já devia ter saído, ontem apenas tinha que ter metido os melhores e não pôs, o Wendell é claramente melhor que Marcano mas como é afilhado continuou, o Sérgio Oliveira pode não estar na sua melhor forma mas é melhor que Bruno Costa, eu vi Vitinha, Fábio e Francisco a ficarem no banco e pergunto como é possível? O Adorado Toni entrou mais uma vez para nada, o Treinador esteve mal nas decisões iniciais e mexeu mal na equipa.

Só não perdemos porque não calhou.
Que azia
2021-09-12 08h32m por Aleaotejano
Muito bom regressar ao estádio, após tanto tempo. Mas que azia que este empate me deu. Tinhamos mais que condições que ganhar 2-0/3-0/3-1. E não conseguimos. Grande joga do Porro, que monstro. Matheus está um senhor jogador e gostei muito do Palhinha (como sempre).
As melhoras do rapaz que caiu perto de mim, o "vidro" cedeu durante os festejos e espero que ele possa sobreviver, a queda foi muito grande mesmo. . . uma vergonha estar a bancada debaixo vazia! Culpa do IPDJ e de qu...ler comentário completo »
AZ
Buracos
2021-09-12 08h03m por azulado
Os buracos na defesa portista foram impressionantes. Por muita sorte o FCP não saiu goleado.
Resultado injusto
2021-09-12 05h51m por PalancaFCP
Tivemos sorte! Não fosse a ineficácia do Sporting e inspiração individual de Diogo Costa, Pepe e Diaz, teríamos sido goleados com propriedade.

Amorim deu um banho táctico ao Conceição, e ficou provado que temos um plantel mais forte que o Sporting, mas jogamos muito menos. Jogamos menos quando o Amorim só tem um ano de Sporting e logo nos primeiros meses a equipa já tinha fio de jogo. Já agora, o Benfica de JJ tem fio de jogo.

Quanto a nós, o mesmo futebo...ler comentário completo »
Resultado ajusta-se
2021-09-12 03h44m por Lazyfox
Confesso que fiquei surpreendido por ver finalmente o Sporting a fazer frente ao FC Porto e não se limitar ao contra-ataque. Parabéns, pois o campeonato só tem a ganhar com mais uma equipa que se assuma verdadeiramente.

Vergonha para o jornalista que assinou este artigo. Sporting dominador? Provavelmente ver o Sporting a equilibrar e em momentos ocupar o meio campo ofensivo contra o FCP seja uma surpresa. Quanto ao dominar, para uma equipa que até acabou o jogo com menos pos...ler comentário completo »
Sporting
2021-09-12 03h03m por berdinho
Perdeu 2 pontos, fomos bem melhores. O porto fez um remate para golo e foi dominado pelo Sporting. Pena. Mas muito confiante para a época que se apresenta. Falta só mais um PL ao Sporting que deve vir em Janeiro
Porro
2021-09-12 01h31m por OneWinner
Impressionante a capacidade física e a intensidade que coloca no jogo
JS
Depois os outros é que são chorões . . .
2021-09-12 01h25m por jsilva77
. . . Depois de um jogo que podemos classificar de . . . intenso . . . e de roçar a vergonha pelo comportamento que os jogadores de ambos os lados tiveram, vemos aqui comentários deploráveis de pseudo-adeptos de futebol (principalmente do lado do Sporting, os do FCPorto malham essencialmente naquilo que interessa), alguns até chegam a falar em bom jogo, a malhar no . . . árbitro . . . que esteve mal, é certo, mas com erros para os dois lados, num jogo em que os jogadores resolveram d...ler comentário completo »
Arbitragem
2021-09-12 01h10m por fcpinvicta
Que dia. . Só se safou o francês. No outro jogo dos lampiões o vlachodimos tem a técnica de quase fazer um mata leão com a perna no adversário e recebe um amarelo na maior das calmas. . Venham mais franceses

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
Último duelo contra o Colégio Efanor
Está tudo tratado no Campeonato Nacional. Ao quinto jogo, o FC Porto selou o tetracampeonato ao vencer o Colégio Efanor por 3-0, no Dragão Arena.