placardpt
Sporting vence Troféu Cinco Violinos

Leão em bom português

Três anos e duas edições depois, o Troféu Cinco Violinos fica em casa. No último teste antes da Supertaça, o Sporting teve nota claramente positiva, depois de vencer o Lyon por 3x2, numa excelente exibição da equipa de Rúben Amorim, que entrou a perder, mas conseguiu a reviravolta e criou muitas oportunidades para conseguir um resultado ainda melhor frente a um Lyon com muitas fragilidades defensivas, onde se evidenciou o português Anthony Lopes.

Reviravolta com naturalidade

A pandemia tirou os adeptos dos estádios e o Troféu Cinco Violinos da época 2020/21. Um ano depois, ainda não foi desta que os adeptos leoninos, entretanto campeões, voltaram a casa, mas o Troféu Cinco Violinos regressou para ficar. 

Num Estádio de Alvalade com nova roupagem - há muito mais verde nas bancadas e a primeira impressão é claramente positiva -, com um Sporting também com nova roupa, utilizada no segundo tempo, mas divulgada antes da partida, como sempre com opiniões contrárias entre adeptos e adversários. Um verde fluorescente utilizado pela primeira vez num jogo de apresentação, como manda a tradição, mas sem a parte tradicional dos jogos de apresentação... as apresentações.

Paulinho marcou dois e deu muito ao jogo ©Kapta+

Sem adeptos e sem a habitual entrada dos jogadores um a um, no fundo foi mais um jogo de pré-época, mais um teste a uma semana da Supertaça e mais uma nota positiva para o campeão Sporting, obrigado a reagir à adversidade, mas com uma exibição de encher o olho, especialmente do ponto de vista ofensivo.

Num Lyon em processo de reformulação, após a chegada de Peter Bosz, o talento individual foi ajudando os franceses a entrarem bem na partida - Anthony Lopes foi enorme entre os postes e Aouar encantou com a bola nos pés - e um desacerto defensivo da equipa leonina, que parece ser, por agora, a maior dificuldade do Sporting, especialmente no lado esquerdo, onde Feddal sentiu dificuldades, foi aproveitado pelos franceses, que chegaram ao golo antes dos 10 minutos, já depois de Paulinho ter colecionado boas oportunidades para marcar.

Matheus Nunes no lugar que era de João Mário ©Kapta+

O golo francês não mudou nada nas ideias da equipa de Rúben Amorim, que foi sempre bem mais perigosa do que o Lyon. Com Pedro Gonçalves e Paulinho próximos um do outro, o ataque leonino fez sofrer uma sofrível defensiva francesa, que revelou momentos de desconcentração e sobretudo de péssimo posicionamento, algo que o Sporting acabou mesmo por aproveitar.

Anthony Lopes foi segurando a vantagem, com o poste a dar uma ajuda após finalização de Paulinho, mas a reviravolta leonina foi uma questão de tempo. Num contra-ataque muito bem conduzido, com Jovane a brilhar no passe, Paulinho bateu finalmente o guarda-redes português, que voltou a ir buscar a bola ao fundo das redes apenas quatro minutos depois, quando Gonçalo Inácio encontrou Pote nas costas da desalinhada defensiva gaulesa. A finalização do internacional português foi de classe e a vantagem ao intervalo foi mais do que merecida, acabando até por ser escassa, tal o volume ofensivo que a equipa de Rúben Amorim conseguiu criar.

A segunda parte trouxe um Sporting ao estilo Dortmund, mas igualmente muito melhor do que a equipa francesa. Se em alguns jogos da época passada, as dificuldades para criar lances de golo foram destacadas por Rúben Amorim, esse parece ser, para já, o alvo principal do Sporting 2021/22, que abriu o livro para fazer o 3x1, novamente com Paulinho a finalizar uma jogada muito bem construída à esquerda.

A uma semana da Supertaça, este Sporting mostrou estar bem e recomendar-se. Claro que há arestas a limar e faltam alguns reforços - Feddal não está, para já, à altura de uma equipa de Liga dos Campeões -, mas os indicadores foram tremendamente positivos.

As novas cores do leão ©Kapta+

Frente a um Lyon que acabou no 4º lugar da Ligue 1, o Sporting foi sempre bem melhor e nem as alterações fizeram abrandar a equipa portuguesa, que podia ter dilatado ainda mais a vantagem num golo bem ao estilo de Tiago Tomás, que, na profundidade, finalizou com toque subtil à saída de Anthony Lopes. O jovem avançado estava fora de jogo, mas, ainda assim, o lance deve servir para chamar a atenção de Peter Bosz - do ponto de vista francês, foi um excelente teste para perceber o que não fazer do ponto de vista defensivo, sendo que ofensivamente o Lyon também não foi uma equipa particularmente perigosa.

Ah, e no último minuto de jogo, de regresso a Alvalade, Slimani ainda fez o 3x2 (até já tinha marcado num Troféu Cinco Violinos). Estava escrito, não é verdade?

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
LYON

Fotografias

Amigável: Sporting CP x Olympique Lyonnais
Amigável: Sporting CP x Olympique Lyonnais

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FCPorto206
2021-07-26 11h29m por afonsofarense2000
Fé, sonho e acreditar são três palavras muito utilizadas desde os primórdios da humanidade. O que eu bebi não foi vinho, foi sumol de ananás ao jantar. Bebidas alcoólicas só cerveja (principalmente a Super Bock)

Resto de um bom dia camarada!
Sporting x Lyon
2021-07-26 11h09m por SportingCP_1906
Manter o mesmo plantel será o maior reforço para a nova temporada. O #SportingCP continua forte, com um sentido coletivo admirável e a ganhar. E o Troféu Cinco Violinos 2021 fica no nosso museu.
Jogo
2021-07-26 10h34m por pedrinho_dgl
Jogo muito bom, foi um início cinzento, com algumas dificuldades no controlo da profundidade, os avançados do Lyon também são muito fortes neste aspeto. Mas assim que os jogadores começaram a ganhar confiança o jogo ficou na mão e as oportunidades foram imensas! A 2ª parte foi muito boa, a pressão alta foi sufocante e mostra que o plantel está bem fisicamente e confiante.
É um jogo amigável, vale o que vale, mas deixa um bom presságio para este início de época, o plantel parece p...ler comentário completo »
Sportinguistas
2021-07-26 06h10m por berdinho
Não respondam a provocações de inaptos. Somos campeões e estamos num clube saudável. Ao contrário de em emblemas cujo presidente esta na choldra. Este ano vai ser mais do mesmo: Sporting a ganhar jogo a jogo. É que belo jogo fez hj. Agr siga ganhar a taça
joaomoutinho28
2021-07-26 01h58m por ReturnoftheEagle
Tinha essa ideia, mas se calhar confundi, lá está, por não conhecer suficientemente bem. Ao dizer aquilo, atenção, não estava a dirigir uma crítica aos sportinguistas em geral. Não tenho por hábito meter todos (os indivíduos de um grupo, ou seja, sportinguistas ou benfiquistas ou o que for) no mesmo saco.
JO
Return
2021-07-26 01h32m por joaomoutinho28
"Não conheço. No mínimo, diz ser sportinguista. " a não ser que ele já tenha dito que é sportinguista (o que acredito que este site infelizmente hoje em dia é mais mete nojo que outra coisa) fica mal meter logo o Sporting/sportinguistas ao barulho. . . Mas também sei que ao contrário é igual, bons velhos tempos quando aqui se falava/discutia futebol
Ou seja
2021-07-26 01h26m por ReturnoftheEagle
Quer banir-me por ser “tóxico” e depois chama-me figurinha triste? Oh pá, isto é bom demais 😂
joaomoutinho28
2021-07-26 01h16m por ReturnoftheEagle
Lá está, “não conheço”. Pensei que o JordanLukaku estivesse a insinuar que ele era benfiquista no sentido de ser fingido, de se dizer sportinguista mas que na verdade era benfiquista. Obrigado pelo esclarecimento sem insultos.
correção
2021-07-26 01h16m por lamba-olambreta
*em que ele ( em vez de dele que)
zerozero
2021-07-26 01h15m por lamba-olambreta
Acho que já era hora do user ReturnofTheEagle levar um pequeno ban temporário por estar constantemente a incentivar ao ódio, não existe uma noticia dele que não esteja a dar estes ataques cínicos disfarçados. Espero que façam alguma coisa para limpar um pouco este ambiente toxico criado por esse user
ReturnoftheEagl e
2021-07-26 01h12m por lamba-olambreta
És do piorzinho que existe neste site, finges que és coerente e santinho, mas tás constantemente a mandar bitaites aos Sportinguistas, sempre a mandar lenha para a fogueira, ainda estou para ver um comentário decente teu, vê-se claramente que por alguma razão tens um odio gigante ao Sporting, não disfarças, toda a gente já te topou, que figurinha triste
Sporting
2021-07-26 01h08m por Maxaqueen
Eu sou sportinguista, mas alguns comentários que leio abaixo dão vontade de rir. . .
A supertaça está ganha, o campeonato é canja e vamos fazer uma surpresa na Champions.
Fácil!
Enfim. . .

Quanto ao jogo de hoje, foi um bom teste onde o Sporting dominou durante mais tempo e poderia ter construído um resultado mais robusto.
Na primeira parte os franceses carregaram no ponto fraco da defesa do Sporting (Feddal), lançando o pujante Toko Ekambi para...ler comentário completo »
JO
Return
2021-07-26 00h54m por joaomoutinho28
Nem sou de me meter nestas conversas mas

Que marasmoJ
2021-07-25 23h06m por Socico
este benfica o vieira ja está na rua agora so falta o cerebro ir pelo mesmo caminho. Não há fio de jogo e como estao as coisas partimos atras de Porto e Sporting na luta pelo campeonato, deve chegar para passar o spartak nesta eliminatoria mas depois não sei

Se diz que é sportinguista com um comentário destes. . . Já não percebo nada disto
The_Man
2021-07-26 00h34m por ReturnoftheEagle
Sou um quê? Lol
JordanLukaku
2021-07-26 00h31m por ReturnoftheEagle
É? Não conheço. No mínimo, diz ser sportinguista. Quanto ao “ar de superior”, és tu que estás a dizer isso. Eu nunca me declarei ‘superior’. Efetivamente, sou mais um comentador no zerozero, tal como muitos outros.
TH
JordanLukaku
2021-07-26 00h31m por The_Man
Esse eagle é um fony dos piores que há, até deixou de vir ao zerozero por ser muito tóxico mas depois ele é um deles que contribui pra isso lol
ReturnoftheEagl e
2021-07-26 00h17m por JordanLukaku
Mas o comentário anterior é mais para ti. Andas sempre por aqui com ar superior e no final de contas és só mais um no meio de outros tantos. Os comentários que goste fazendo jornada após jornada em notícias do Sporting espelham isso mesmo. Olha para o teu clube e parao bem do ranking, que ganhem ao Spartak
ReturnoftheEagl e e EnormeSCB
2021-07-26 00h14m por JordanLukaku
Antes de escreveres, tenta perceber a situação. Esse soccio é benfiquista. Nenhum sportinguista com dois dedos de testa diz que vamos golear o Braga. Haja paciência.
Gostei bastante
2021-07-26 00h13m por Aleaotejano
Bom jogo de preparação. Muitos notas positivas, algumas negativas, mas faz parte desta fase da época. Ainda há ali uns acertos a fazer na defesa, o Feddal parece que ainda está de férias. Grande jogatana do Pote, que finaliza como poucos. . . devia ter sido ponta de lança!

As palavras do Slimani. . . enfim, que saudades.
Tekashi
2021-07-25 23h52m por futebol11fc
Eu acho que este ano teremos Sporting e FC Porto mais ou menos ao mesmo nível e ligeiramente à frente de Braga e Benfica na luta pelo título, mas posso me enganar, ainda é uma fase muito inicial da temporada
3D
Paulinho
2021-07-25 23h50m por 3dA
Arrisco dizer que vai fazer uma grande época. Sempre ativo, trabalha muito e bem com a equipa. Se tiver mais acerto na finalização, que não teve na época passada, vai ser um dos destaques desta equipa. Excelente jogo hoje!
Sporting
2021-07-25 23h45m por Tekashi
Bom teste até tendo em conta que esta época temos Liga dos Campeões.

Embora a pré-época não nos revele assim tanto quanto isso, a verdade é que o Sporting parece querer manter esta imagem forte que teve na última época, parece-me que está num nível superior aos rivais, o FC Porto ainda assim continua a ser a equipa mais ameaçadora no que toca ao bom futebol praticado. O Benfica sinceramente não me convence para já, e o Braga ainda menos, mas enfim trata-se apenas da pré-épo...ler comentário completo »
EnormeSCB
2021-07-25 23h38m por ReturnoftheEagle
Para quem tem uma Champions e 4/5 campeonatos seguidos na mão, golear o Braga é tarefa fácil
Sporting
2021-07-25 23h35m por futebol11fc
Excelente teste, vi um Sporting muito mais forte do que no ultimo encontro de preparação frente ao Angers, talvez porque a carga nos treinos já esteja a diminuir com o aproximar da época. Algumas falhas do Feddal a nível defensivo na primeira parte, dificuldade em controlar o ataque à profundidade de Toko Ekambi (aspeto a melhorar), Nuno Mendes também teve algumas dificuldades e tem de ter mais cuidado nas entradas, parece que ainda não está a 100%. Ofensivamente vi um Sporting muito fort...ler comentário completo »
donSardon
2021-07-25 23h28m por CR28
Sim tens razão, também sobressaiu. Mas é como disse, no geral gostei de todos, houve um ou outro jogador que cometeu um erro aqui e ali (tipo Feddal), mas no geral foi bom. Mas sim, o Esgaio esteve muito bem, e aguentou bem os 90 min. Ainda pensei que RA ia meter o Esteves para poupar um pouco o Esgaio e ver como o miúdo se safava mas ele não o fez.
12
jogos históricos
U Domingo, 25 Julho 2021 - 20:00
Estádio José Alvalade
Hugo Miguel
3-2
Paulinho 31' 49'
Pedro Gonçalves 35'
Houssem Aouar 8'
Islam Slimani 90'
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga 3
Para esta temporada, o zerozero vai continuar com o acompanhamento ao minuto de TODOS os jogos, assim como com a eleição do Homem do Jogo. Uma iniciativa que se ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

RO
Rodrialex77 30-04-2024, 18:30
O_Pestinha666 30-04-2024, 18:25
petitor 30-04-2024, 18:16
ago 30-04-2024, 18:07
carocha2023 30-04-2024, 18:03
CH
Chilli_Billy 30-04-2024, 17:58
OrgulhoBracaro 30-04-2024, 17:49
ago 30-04-2024, 17:38
Jorge-Fernandes 30-04-2024, 17:37
Triper 30-04-2024, 16:46
OrgulhoBracaro 30-04-2024, 16:26
Kurika 30-04-2024, 16:21
AfonsoDosSantos 30-04-2024, 16:20
AfonsoDosSantos 30-04-2024, 16:16
Estoril-Praia 30-04-2024, 16:08
moumu 30-04-2024, 16:04