placardpt
Benfica vence Marítimo com golo de penálti

11 metros, três pontos

O primeiro penálti do campeonato para o Benfica resultou na quinta vitória consecutiva no campeonato, mais uma vez sem golos sofridos. Num jogo em que esteve longe de ser brilhante, a equipa de Jorge Jesus bateu o Marítimo por 1x0, acabando a partida com algum sofrimento depois de desperdiçar várias ocasiões para sentenciar o resultado. Pela primeira vez esta época, um penálti foi o que bastou.

Alterações e o tal penálti

A paragem do campeonato ajudou a afinar estratégias, mesmo com vários jogadores nas seleções. Nesse aspeto, o Benfica teve mais ausências, mas também tinha menos a afinar. A estratégia de três centrais parece consolidada, mas apenas para outro tipo de jogos. Em casa e contra o Marítimo, a equipa de Jorge Jesus quis assumir o jogo e por isso voltou ao 4x4x2 que bem conhece e que tem vindo a utilizar desde o início da época. Nos insulares, com Velázquez apenas há duas jornadas com a equipa, foi preciso trabalhar mais e este tempo trouxe o Marítimo de volta ao 5x3x2, algo que já havia acontecido no início da época.

Mudanças diferentes por motivos diferentes, claro. O Marítimo, para além da situação complicada na tabela, viajou até à Luz com apenas uma vitória em 10 jornadas, enquanto o Benfica vinha de quatro triunfos em quatro encontros antes da paragem e para além das ideias ofensivas mais consolidadas tinha também consolidado as ideias defensivas, como provam os quatro jogos consecutivos sem sofrer.

Júlio Velazquez esteve sempre muito interventivo na sua zona técnica ©Kapta+

Se a primeira tentativa de ataque veio do Marítimo, num remate disparatado de Claudio Winck, esse lance sai completamente do contexto do que foi a partida, em particular a primeira parte. O Benfica sentiu algumas dificuldades iniciais para criar perigo, mas com toda a iniciativa para a equipa de Jorge Jesus os caminhos para a baliza de Amir começaram a ser cada vez mais explorados.

Com a zona central condicionada, o Benfica utilizou os flancos para atacar, mas com Everton em mais uma tarde/noite desinspirada foi o flanco direito a dar mais nas vistas. Diogo Gonçalves começou a aparecer com espaço e a tentar cruzamentos, foi combinando com Rafa e foi numa jogada à direita que surgiu o lance que desbloqueou a partida, embora não houvesse ainda a sensação que o Benfica teria assim tantas dificuldades para bater a formação insular. Ao 25º jogo, o Benfica teve o primeiro penálti a favor na Liga e Waldschmidt confirmou a superioridade encarnada desde a linha dos 11 metros.

Através de tentativas de contra-ataque, quase sempre orquestradas por Edgar Costa com passes longos a explorar a velocidade de Joel Tagueu e Alipour, o Marítimo procurava incomodar a defesa benfiuqista, mas não o conseguiu fazer de bola corrida. Por outro lado, o Benfica começou a criar mais oportunidades e foi obrigando Amir a algumas boas intervenções. Antes do intervalo, num lance de bola parada, o Marítimo ainda assustou, mostrando a Velázquez que essa podia ser uma arma para atacar a segunda parte, tendo em conta as dificuldades no jogo corrido, mesmo que por vezes a equipa de Jorge Jesus permitisse algum espaço aos jogadores insulares.

Sustos com responsabilidades repartidas

A primeira parte esteve longe de ser interessante. O ritmo foi baixo e não aumentou depois do golo do Benfica, como, aliás, tem sido norma sempre que a equipa de Jorge Jesus consegue chegar à vantagem. Os encarnados optaram por conservar a bola e procuraram sempre um futebol rendilhado que permitisse ter ocasiões de golo com maior probabilidade de sucesso, mas com tantos adversários pela frente essa foi uma missão quase impossível, até porque o Marítimo não alterou a postura apesar do resultado.

Em desvantagem, a equipa de Júlio Velazquez mostrou-se sempre sem ideias, mas com o passar dos minutos e com a margem no resultado reduzida ainda a apenas um golo os maritimistas sabiam que uma bola parada podia ser o suficiente para conquistar um importante ponto na Luz, até porque o Benfica continuava a desperdiçar golos atrás de golos- Otamendi falhou uma ocasião clara na sequência de um livre estudado e Seferovic viu interrompida uma série interessante sempre a faturar.

Rafa esteve em evidência ©Kapta+

A meia hora do final, os 30 segundos mais interessantes do jogo, na tal bola parada que o Marítimo tanto procurava. O 1x1 esteve no pé direito de Winck, mas esbarrou na perna de Helton Leite, de onde saiu o contra-ataque que lançou três homens do Benfica para apenas um madeirense. Com tudo para sentenciar a partida, Seferovic viu Amir defender à andebol e deixou Jorge Jesus num completo ataque de nervos.

O Marítimo não mostrou capacidade para ameaçar o resultado, mas continuava a precisar apenas de um momento para mudar a história do jogo. Num remate cruzado, Correa teve uma excelente oportunidade, mas Helton Leite acabou por nem ter de defender e as reações foram distintas. O Benfica, que voltou a ter uma ocasião clara desperdiçada por Chiquinho na cara de Amir, respirou de alívio depois de conquistar três pontos num jogo com final sofrido sem necessidade. De artístico não teve muito, mas uma vez mais voltam a contar os três pontos tão necessários nesta reta final do campeonato.

U Segunda, 05 Abril 2021 - 19:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Luís Godinho
1-0
Luca Waldschmidt 21' (g.p.)
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 25
A Chave

O penálti convertido por Waldschmidt deu ainda o controlo do jogo ao Benfica e permitiu à equipa de Jorge Jesus contrariar melhor as tentativas frágeis do Marítimo na saída para o ataque.

O Árbitro

Decisão acertada ao assinalar grande penalidade de Hermes sobre Rafa. O lateral tentou atacar a bola de forma imprudente e foi penalizado com justiça. Quanto ao critério disciplinar, alguma pressa no apito, mas no plano geral uma arbitragem sólida e com nota positiva.

O Melhor
Dinâmica à direita

Rafa foi, para o zerozero, o melhor em campo, pelos desequilíbrios que conseguiu criar e pela dinâmica que conseguiu apresentar com quem por lá passou. Diogo Gonçalves combinou com o internacional português e Waldschmidt também por lá passou, percebendo que dali podiam sair os melhores lances dos encarnados.

O Pior
Dificuldades ofensivas

A equipa de Júlio Velázquez alterou o esquema tático, mas não apresentou melhorias ofensivas. Sem conseguir usar os flancos e com poucos homens de construção no meio-campo, os insulares procuraram sempre sair rápido em contra-ataque, mas essa arma raramente assustou a equipa de Jorge Jesus. Nem a necessidade de responder ao golo do Benfica levou o Marítimo a procurar outra estratégia para chegar à baliza de Helton Leite.

Forma
Benfica
2020/2021
43J
25V
11E
7D
85-38G
Marítimo
2020/2021
29J
9V
3E
17D
29-44G
Sabia que...by playmaker stats
O Marítimo fecha a 25.ª jornada da Liga na zona de despromoção, juntamente com o grande rival Nacional
9.ª derrota do Marítimo nas 11 últimas jornadas da Liga
5.º jogo consecutivo do Benfica sem sofrer golos em casa na Liga
Desde 2010/11 que o Marítimo não perdia na Luz por apenas um golo de diferença
14.ª vitória consecutiva do Benfica nas receções ao Marítimo
Benfica não sofre golos na Liga há 6 jogos
Benfica iguala o seu melhor registo de vitórias consecutivas na Liga esta época, estabelecido logo nas 5 primeiras jornadas da prova
6.ª vitória consecutiva do Benfica, a 5.ª na Liga
Vitória 250 de Jorge Jesus pelo Benfica (364 jogos)

Fotografias(20)

Liga NOS: SL Benfica x CS Maritimo
Liga NOS: SL Benfica x CS Maritimo
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
MARÍTIMO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SL Benfica
2021-04-06 15h51m por CreedEinsteinBratton
Não gostei nada da exibição. É imperdoável ainda andar a jogar com intensidade tão baixa.

Com Luca e principalmente Everton a se arrastarem no campo, apesar do alemão ainda ter um ou outro bom apontamento, não percebo as não oportunidades a Pedrinho por exemplo.

Já acabou o ketchup ao Seferovic também lol

Acredito no 2ºlugar mas para isso teremos que ganhar os jogos todos. Impossível? Não, mas muito complicado.
MA
francisquinho34 2
2021-04-06 15h51m por Markes88
Assim por alto, eu realmente lembro-me do penalti contra o Benfica não marcado frente ao Portimonense na Luz, que foi uma mão do Jardel acho eu, recordo o lance não tenho absoluta certeza do jogador em questão. Esse que indicaste tinha de ver. . .

De resto, além dos 3 penaltis já marcados contra o Benfica, não me recordo de mais situações na área do Benfica e a ter acontecido, talvez só mesmo mais essa que falas. . . . dos rivais vejo alguns jogos aqui e ali mas a norma é ...ler comentário completo »
MA
francisquinho34 2
2021-04-06 11h30m por Markes88
Daí ter escrito que a do Pizzi é uma das duas que menos importância dava. . . . há um momento que ele parece estar dentro da área ainda, mas essa dou de barato, lá está. . .

A do Vertonghen. . . . não sei quem é essa pessoa que mais percebe de VAR, por aí se for o ''pai do VAR'', apenas relatar que lá porque um árbitro teve a ideia e reforçou que devia existir VAR, não significa que é o melhor árbitro a julgar lances, o Collina não é o pai do VAR que eu saiba e foi consider...ler comentário completo »
MA
MisticaEncarnad a
2021-04-06 11h14m por Markes88
Não houve é acerto ontem, parece-me, foi um jogo qb e teve os seus bons momentos. . . . com acerto era 4-0 de tão claras que foram as ocasiões criadas. . . . .

Tivemos alguns momentos de apatia, mas houve quem se destacasse pela positiva à mesma. . . . o Waldschmidt fez o seu melhor jogo, o Diogo esteve bem, o Rafa lá engrenou e fez um grande jogo, daqueles que não falha tanto o que cria. . . . . e até ele sair do Benfica hei-de estar sempre mais a cascar do que elogiar, ...ler comentário completo »
Pausa "depois das seleções"
2021-04-06 11h05m por MisticaEncarnada
Onde é que foram o Lucas Veríssimo, o Otamendi, o Grimaldo, o Gilberto, o Diogo Gonçalves, o Weigl, o Pizzi, o Gabriel, o Everton, o Pedrinho, o Waldschmidt, o Darwin, o Chiquinho, Cervi, etc?
Foram 6 jogadores à seleção, dos quais foram titulares ontem (Rafa, Seferovic, Taarabt"). Houve falta de tempo para trabalhar? Houve falta de descanso? Qual é a desculpa?
MA
Falandofutebol
2021-04-06 11h03m por Markes88
8 penaltis é para rir? Mas é claro que sim. . . .

É fácil chegar a este número mas para já, um discutível: Waldschmidt na Luz frente ao Boavista na dupla falta do Chidozie, primeiro o alemão resiste e entra na área para ser levado ao chão por ele já dentro da área; depois. . . . . cotovelada na cara (sobre o Vertonghen em Moreira de Cónegos), empurrão nas costas (sobre o Pizzi no empate com o Guimarães); Derrube de Rafa no empate em Faro que se vê o toque no pé de apoio e o jo...ler comentário completo »
Espetáculo!
2021-04-06 10h27m por MisticaEncarnada
Agora já só interessa a Europa, ganhar o campeonato é pouco. . .
Pergunto aos Benfiquistas o que é que vos (nos) deixa mais chateados: se os resultados ou a basófia (tendo em conta os resultados).
Mais uma sem sofrer
2021-04-06 06h57m por ricardojsa17
Siga , mais uma vitória sem sofrer golos o resto é conversa de [. . . ] que não sabem olhar para o clube deles .
Vamos lá que eles estão todos a tremer .
Carrega Benfica !
Enfim
2021-04-06 05h01m por DepoisPago
Veio a novela po resto da epoca Penaltya🤣
Só sabem andar apontar o dedo aos penaltys quando o futebol praticado é horrivel ganhar 1-0 com um penalty mais um jogo para o Jesus suspirar de alívio pq o Covid ja passou à muito Liga Europa já era taças ja n ha só no fim da epoca portanto qual era a desculpa para n ganhar? Falta d ritmo competitivo? Jesus faz um favor arruma as tuas coisas e vai
Falandofutebol
2021-04-06 03h12m por luisFilipe791
Desde quando, aquele penalti a favor do Porto, em que o Marega chuta o pé do adversário, e o Rafa sofrer um toque na perna, são lances iguais ??? eu sei que não fizeste esta comparação, mas dizendo que se este penalti sobre o Rafa foi bem assinalado, os do Porto foram todos bem marcados, isso e mentira, tem lances de penalti a favor do Porto, que foram assinalados, e que foram igual a este do Rafa, isso sim, toques nas pernas, depende depois da opinião de cada um, agora não foram t...ler comentário completo »
PO
Oh Rafa. . . lá conseguiste!
2021-04-06 00h04m por PORTOTUGA2
Fazer feliz a opinião slb. . .
Sentiste o toque, sim, não era para caíres, mas depois lembrastes que poderias ficar na história, fazes uma pantomina mal amanhada e Pumba!
Grande Rafa!
MA
Falandofutebol
2021-04-05 23h42m por Markes88
A meu ver um penalty é 80-90% das vezes golo, portanto ajuda muito.

Muito rara é a equipa que não tem um ou dois especialistas a marcar penalties. Por algum motivo chama-se de castigo máximo. . . . .

Em termos concretos, o Benfica teria já 8 penaltis e, com isso, muitos dos empates que se teve podiam ter dado vitórias e subida na tabela. Até porque a quase totalidade dos lances evidentes disso foram nesses empates.

Para todos os efeitos, se...ler comentário completo »
Falandofutebol
2021-04-05 23h36m por luisFilipe791
Penalti, e uma oportunidade de golo, o jogador que for bater pode marcar como pode falhar, mas sem marcar o penalti, nunca sabe se era golo ou não, agora são oportunidades de golo, o Benfica teve hoje 1 e ganhou, o Porto teve um no Marítimo e ganhou, mas pronto
JAOF
2021-04-05 22h57m por luisFilipe791
Queres que eu seja justo, tínhamos o mesmos pontos, pronto, estávamos igual, e olha o Sporting empatou estas a 8 pontos
JAOF
2021-04-05 22h45m por luisFilipe791
Penaltis contra o Benfica, um a favor do Portimonense, o Benfica ganhava 2-0, e teve outro a favor do Marítimo na madeira, em que o arbitro marcou falta antes, e se deixa passar, era penalti para o Marítimo, desses jogos um podia ser garantido que o Benfica não vencia, o jogo com o Marítimo, mas para isso era preciso o jogador do Marítimo fazer golo, agora penaltis por marcar a favor do Benfica, jogo com Nacional, estava 1-1, e jogo com o Moreirense estava 1-1, o que dizes então, ...ler comentário completo »
marcelinoSF
2021-04-05 22h30m por luisFilipe791
Como e que a classificação esta certíssima, se não marcaram os penaltis, nos jogos com Moreirense e outro com o Nacional, na logica, teria o Benfica os mesmo pontos que o Porto, ou mais 3, logo não estaria certíssima
penalties
2021-04-05 22h23m por marcelinoSF
o Benfica tém agora 1 penalty no campeonato? o Porto 13?
e, qual é o problema? o FCP podia ter até 20, os penalties são para ser marcados quando existem.
Quantos pontos a mais tém o FCP com penalties mal assinalados? ZERO
Que me lembro, o FCP obteve 2 a favor mal assinalados e curiosamente perdeu nesses 2 jogos: Marítimo e Paços
Quantos pontos a menos tém o SLB por causa de penalties não marcados? talvez 2, no empate frente ao Moreirense
A pontuação atua...ler comentário completo »
5 Abril 2021
2021-04-05 22h18m por JHendrix
As esplanadas abriram ao público e o Benfica teve um penalti a favor no campeonato esta temporada. Ainda por cima ganhou o jogo com esse penalti.

Uma data a lembrar até ao fim do ano. . .

As criticas ao penalti são normais. Afinal não teve a mesma magia dos da Pequena Sereia. . .
CS Maritimo
2021-04-05 21h46m por VerdeRubro
O mais engraçado nisto tudo é que ao CS Marítimo foram sonegados pontos nos confrontos contra todos os ddt, mas lendo os comentários anteriores, as vitimas foram os proprios ddt pois queixam-se que contra os seus concorrentes directos o CSM foi menos prejudicado do que contra eles.
Bem vindos a Portugal!!!
da_ni82
2021-04-05 21h43m por luisFilipe791
Esse lance do PEPE, se tivesse sido um jogador do Benfica, a fazer, já andavam aqui a falar, em padres, missas, quer dizer não falta muito para aparecer alguém, e falar em padre e missas, neste jogo
da_ni82
2021-04-05 21h38m por luisFilipe791
Claro que não, o PEPE, já não consegue chegar a bola, coloca o braço nas costas do adversário que salta, e desequilibra o, mas não e falta, pronto, nesse jogo da madeira, o Corona devia ter levado amarelo, nem jogava com o Sporting, Manafa devia ter sido expulso, e o jogador do Marítimo devia ter levado amarelo, se não levou, num lance sobre o PEPE
JAOF
2021-04-05 21h35m por luisFilipe791
Lance aos 84 minutos, nesse jogo
JAOF
2021-04-05 21h30m por luisFilipe791
Se dizes que esse lance do Diogo Gonçalves e penalti, então também tens que admitir, que no jogo do Porto na madeira, o jogador do Marítimo salta, e o PEPE com o braço toca nas costas do jogador do Marítimo, e desequilibra o, penalti para o Marítimo, estava 1-1 o jogo
MA
Waldschmidt
2021-04-05 21h27m por Markes88
Hoje creio que fez o jogo mais consistente da época toda. Sempre que teve a bola sabia o que fazer, e fez duas ou três assistências para os outros trapalhões falharem. . . . . . .
MA
Benfica
2021-04-05 21h22m por Markes88
Tivemos um penalti justo e o Winks devia ter ido para a rua aos 58min por cacetada na perna do Otamendi, era o 2amarelo. . . . um lance igual ao Weigl deu amarelo para o alemão, enfim. . . . .

JJ novamente a se esquecer do relógio quando até existe um placard gigante no estádio a indicar o tempo. . . . . o Taarabt aos 70min para defender já não se mexia. . . . .

Não acho que tenha sido um jogo fraco: concretizando 3 ocasiões claríssimas do Sefe, Chiquinho e Ota...ler comentário completo »
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Treinador do FC Porto dissertou sobre momento
Treinador do FC Porto puxou dos galões para falar dos sete anos ao serviço do clube e ainda falou do «timing» da sua renovação, antes do ato eleitoral