placardpt
Benfica vence na Polónia

Se só o resultado interessar... era isto

O Benfica cumpriu o que tinha em mente e ganhou na Polónia, num jogo em que demonstrou muito mais debilidades defensivas do que se poderia prever e onde a eficácia ofensiva, apesar de com uma ou outra exceção, fez toda a diferença. Houve muito Darwin e houve vitória fora de casa do Benfica, o que, em contexto europeu, é de realçar. Contra uma equipa individualmente bem mais fraca, as forças equilibraram-se durante boa parte do jogo e, se o adepto ficará contente com a sensação de dever cumprido, Jorge Jesus certamente terá ficado muito preocupado com algumas falhas evidenciadas.

Vantagens inseguras

Gilberto foi titular, como Taarabt, a novidade ©Getty /
Que o Benfica é, individualmente, muito mais forte do que o Lech Poznan, ninguém duvida. Que tem outro estatuto, outro histórico, também não pode ser questionável. Mas nada disso demoveu a equipa polaca de, com as suas armas, tentar ser feliz. E a tarefa até podia parecer muito distante de se concretizar, pelas duas vezes em que as águias, na primeira parte, se colocaram em vantagem.

Sem muito fazerem por isso, é justo dizê-lo. Foi um Benfica que assumiu o jogo, neste regresso de Taarabt, mas que se mostrou pouco produtivo em termos ofensivos. E não fugiu muito da plena eficácia: o que atirou à baliza, marcou. Primeiro, a abrir, num penálti que Pizzi converteu; depois, num excelente cabeceamento de Darwin após cruzamento de Gilberto, mesmo a acabar o primeiro tempo.

Pizzi dedicou golo a André Almeida ©Getty /
Pelo meio, alguns lances perigosos para a baliza de Vlachodimos. Poucos, mas demonstrativos das debilidades das águias, que foram surpreendidas de forma recorrente com bolas nas costas da defesa, sobretudo dos laterais, expostos nas tradicionais subidas com pouco filtro, com uma zona medular que, com Taarabt, não oferece tantas garantias nas coberturas defensivas. Houve o golo, exemplificativo disso, e mais alguns lances tremidos. Um deles, numa bola parada que acabou na trave encarnada.

Se o golo inaugural não foi aproveitado pelos encarnados, também o que aconteceu perto do intervalo não trouxe tranquilidade, já que o regresso dos balneários, que até começou com uma grande perdida de Darwin, teve nova igualdade.

Vitória com aflição

Quando, à terceira, o Benfica se voltou a colocar na frente do marcador, em mais um bom lance de Darwin, que teve grande mérito - sem esquecer o demérito de uma defesa débil e vulnerável nos duelos - o desafio era finalmente conseguir segurar o resultado.

E, se o fez, foi com tudo menos segurança. Bastava ver a forma irada como Jorge Jesus se dirigia ao setor defensivo a casa ataque polaco. Bastava ver que Grimaldo saiu para dar vez a Nuno Tavares. Os indicadores eram preocupantes. Se, na frente, o assunto podia ter sido resolvido com um pouco mais de tranquilidade, atrás nada fazia crer que a baliza estava protegida.

Otamendi foi o capitão na segunda parte ©Getty /
Não por acaso, Jorge Jesus aumentou o muro e colocou Jardel para os últimos minutos, para defender as investidas de Kacharava, avançado desconhecido que entrou para o lugar de Ishak (tinha bisado) e que pareceu ainda mais perigoso do que o titular.

Em cima do apito final, finalmente o golo da tão desejada tranquilidade. Darwin outra vez, numa noite europeia para nunca mais esquecer. Claramente o ponto mais positivo do jogo encarnado, para além dos importantíssimos três pontos no começo da retoma europeia.

U Quinta, 22 Outubro 2020 - 17:55
City of Poznań
Nikola Dabanovic
2-4
Mikael Ishak 15' 48'
Pizzi 9' (g.p.)
Darwin Núñez 42' 60' 90'
City of Poznań
Lotação43 269
Medidas105x68
Inauguração1922
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo D
Lances Capitais
GOLO Benfica
Pizzi marca de grande penalidade!
Pizzi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
15´
GOLO Lech Poznan!
Mikael Ishak marca
Mikael Ishak marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
42´
GOLO Benfica!
Darwin Núñez marca
Darwin Núñez marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
48´
GOLO Lech Poznan!
Mikael Ishak marca
Mikael Ishak marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
60´
GOLO Benfica!
Darwin Núñez marca
Darwin Núñez marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
90´
+3
GOLO Benfica!
Darwin Núñez marca
Darwin Núñez marca o seu 3º golo na prova (1 jogos)
A Chave

Ao minuto 60, ainda sem conseguir grande reação ao 2x2, o Benfica voltou a ter qualidade para aproveitar uma oportunidade, que nasceu nos pés de Everton e que foi concluída com muita classe por Darwin. Um momento que viria a ser decisivo, apesar das dificuldades que continuaram a existir.

O Árbitro

Arbitragem com bastante trabalho, mas com um desempenho aceitável, no somatório das decisões. Puxou bem dos cartões e decidiu bem nas áreas.

O Melhor
Emoção pela audácia polaca

Uma equipa consideravelmente inferior no plano teórico, que se vê três vezes em desvantagem, tem tudo para desmotivar, até porque nem a força dos seus adeptos pôde sentir. Mas não. Este Lech Poznan merece o elogio pelo arrojo e pela audácia. Tal como tínhamos perspetivado, não iria ser uma equipa remetida ao seu setor defensivo, o que ajudou a que o Benfica encontrasse espaços, mas que também beneficiou muito o jogo, pois foram várias as oportunidades, para lá do golo.

O Pior
Falta de controlo da profundidade

A jogar muito subida no terreno, contra adversário muito combativos, embora sem grandes velocistas, o Benfica foi inúmeras vezes surpreendido na sua retaguarda, com bolas nas costas, a explorar o espaço entre lateral e central, e sem que se vissem melhorias no decorrer do jogo. Há matéria para ser revista nos próximos treinos.

Forma
Lech Poznan
2020/2021
11J
6V
2E
3D
27-15G
Benfica
2020/2021
6J
5V
0E
1D
18-7G
Sabia que...by playmaker stats
6.º jogo consecutivo fora de casa nas competições em que o Benfica sofre 2 + golos:
Eintracht Frankfurt
Zenit
Lyon
RB Leipzig
Shakhtar
PAOK
Equipas portuguesas que venceram na Polónia:
1994 FC Porto
2005 Vitória SC
2020 BENFICA
1.ª vitória do Benfica na Polónia, ao 3.º jogo
3.º jogo consecutivo que o Benfica marca 3 golos
5.ª vitória consecutiva do Benfica

Fotografias(15)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
LECH POZNAN
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Drifter
2020-10-23 15h54m por S_3
"Temos de jogar mais pá" - enquanto abrem um mini para ti.
"Aperta com esses [. . . ] pá"
"Tens de mandar vir com esses gajos para a próxima, bebe outra. "

Vão pagando e ralhando.
MisticaEncarnad a. . .
2020-10-23 14h53m por tiger1974
ok, mas nessa altua já decorreu tempo, para avaliar.
Ao primeiro jogo, está tudo a questionar a decisão do JJ.
Ainda não foi possível perceber se é uma boa decisão e parece que o mundo vai acabar.
É uma questão tuga, nunca se dá tempo a uma medida para produzir efeitos (ainda que em alguns casos é tão evidente que não é preciso tempo, mas não é o caso. )
Mais, ele não é o 1º capitão, ainda que o JJ só para vincar uma posição é bem capaz de o fazer 1º capitão...ler comentário completo »
Otamendi
2020-10-23 14h34m por slbmeireles
Eu continuo sem perceber este ódio para com Otamendi. Foi jogador do rival? foi, mas agora está a representar o nosso clube, e tem de ser defendido por nós.
Deco saiu do Benfica, e usou braçadeira de capitão no Porto.
Maxi Pereira, Maniche tinham sido capitães no Benfica e foram para o Porto.
Moutinho era capitão do Sporting e foi para o Porto.
E olha que eles não ficaram nada tristes com estas transferencias para lá.
E todos os eles defenderam as sua...ler comentário completo »
tiger1974
2020-10-23 14h23m por S_3
Isto é uma verdade. E o capitão deve ser um extensão da liderança do treinador, e por vezes tê-los no sítio e questionar o treinador a respeito de certas decisões, no devido local e da maneira devida.

Mais_informacao
2020-10-23 14h16m por S_3
O Benfica fez substituições em quatro momentos, mas só parou o jogo 3 vezes. O momento do intervalo não é uma paragem proporcionada pela substituição.
Resumidamente, o intervalo não conta.
El mago
2020-10-23 12h44m por maiaslb
O vlacho nao comunica? Que jogos ves tu? Nao fala portugues como o samaris, mas fala mais que o Otamendi. Tem voz de comando, casca nos defesas e no meio campo sempre que necessário e já tem algum peso no plantel. . . que queres mais dw um capitão? Os capitães sao os elos de ligação entre o plantel e a estrutura. O Otamendi é um elemento novo no plantel. . . nada contra ter sido jogador do porto. O JM pinto chegou a capitão do benfica numa fase má do clube, tinha um passado no porto e nin...ler comentário completo »
tiger1974
2020-10-23 12h41m por MisticaEncarnada
A questão é que não depende do "final", ou seja, se fomos campeões ou não. Depende mais do decorrer da época.
3deUMAvez
2020-10-23 12h35m por tiger1974
Os adeptos podem todos dizer o que quiserem.
Com o JJ é quem ele diz e escolhe.
Os critérios são os dele, e acho que, passam por 2 essenciais:
- experiência/títulos;
- lingua (ah mas o Vertonghen sabe falar inglês. Porreiro, e qual a maior preponderância de jogos numa épcoca, nacionais ou internacionais?9
Volto a repetir, o lider de 1 equipa é o treinador.
Já vimos noutros sítios, presidentes que passam a vida no balneário a rebentar com equipas.
No final pode-se avaliar se a decisão do JJ é boa ou má.
El-Mago-10
2020-10-23 12h34m por MisticaEncarnada
Lá está, por isso também a questão do low profile não ser assim tão descabida. O Xavi era mais ou menos low profile por exemplo.
O Bruno até pode ser excelente no balneário mas reclama demais, tem de ter mais calma.
El-Mago-10
2020-10-23 12h34m por S_3
"Já fui capitão de equipa, não sou totalmente inexperiente nestas andanças e a impressão que tenho é que os árbitros sabem isto e têm isto em consideração. Falar com o capitão é diferente de falar com os outros. É esta uma das responsabilidades acrescidas do capitão. Se alguém tem outra experiência, que a partilhe. "

É verdade. . . e o árbitro também te procura dentro de campo para que tu avises algum jogador. Inúmeras situações do árbitro pedir, porque já te conhece, já ...ler comentário completo »
S_3
2020-10-23 12h33m por MisticaEncarnada
Subscrevo. Capitão ou não espero que fique pelo menos até termos melhor, o que acho difícil, pelo menos para já. Tem de melhorar ainda a jogar com os pés e nas saídas (cantos, livres etc), mas entre os postes é dos mais seguros que tivemos nos últimos 15 anos. Peca por não ter 20 anos ou então se calhar já não estava no Benfica com a qualidade que tem. Para nós é benéfico porque pode ser que ninguém se lembre de comprá-lo já que não devem dar um montante assim tão significativo por ele. ...ler comentário completo »
Vlachodimos
2020-10-23 12h27m por S_3
É sem dúvida o melhor exemplo que há no Benfica, parece sempre concentrado, está sempre dentro do jogo. Por várias vezes se falou que ia ser substituído, se foi bluff, foi de génio que o rapaz melhorou, não foi abaixo, fez por merecer o lugar onde está. Temos guarda-redes para muitos anos. Espero eu que não saia.



S_3
2020-10-23 12h25m por MisticaEncarnada
No Porto se calhar não mas não sei também o que aconteceu com o Maxi. Não me lembro se alguma vez foi ou não capitão no Porto ou se era um dos capitães
El-Mago-10
2020-10-23 12h23m por MisticaEncarnada
"Quanto menos expormos um GR, melhor. . . ". Aqui concordo. Só defendo que o Vlacho puxava mais que os outros pela equipa e se há 5 ele podia ser um deles pela regularidade e pelo que puxa pela equipa.
Pelo lado do low profile, acho que é ligeiramente importante. Não gostava de ter um capitão nervoso. Quantos cartões não levou o Bruno Fernandes por isso? Acho que é benéfico falar com o árbitro mas com calma, serenar os ânimos.
MisticaEncarnad a
2020-10-23 12h23m por S_3
Sem dúvida, por esse fator se calhar se escolheria Vertonghen, mas o treinador optou pelo que fala a Língua, que nem sei se fala.

Mas a maior crítica vem de ele ser Ex-Porto, e até já li, "No porto isto nunca acontecia".
S_3
2020-10-23 12h18m por MisticaEncarnada
Atenção que o Thiago já tem historial de braçadeira durante muitos anos. E é sabido que é um dos melhores jogadores do Chelsea mesmo com a idade que tem. Claro que não é o único critério.
Não ponho em causa o valor do Otamendi nisso mas faz-me confusão o Vlachodimos não estar à frente dele.
Otamendi
2020-10-23 12h17m por S_3
Todos sabem o que Jesus disse sobre a vinda do Otamendi, parece que nunca foi muito a favor, esta decisão torna-se ainda mais importante. É sinal que talvez ele esteja a provar o contrário, que vai ser útil e acima de tudo que é um líder. É um gajo com alta rodagem.
Ao contrário do resto do plantel do Benfica. . .
ZH
El-Mago-10
2020-10-23 12h16m por zhar
Nao estou a defender o Vlach para capitao estou apenas a falar na generalidade. . . e isso de que o papel de um capitao é falar com um arbitro (ou disparatar) é daquele mitos urbanos que va se la perceber como é que chegou ao futebol. . ve-se capitaes a gritar com arbitros e depois quando obviamente levam cartao por isso apontam para a bracadeira como se fosse uma poçao de imunidade (ou a estrela do super mario) para fazer e dizer parvoices a vontade. . . é como a regra da 1 falta. . . verme...ler comentário completo »
El-Mago-10
2020-10-23 12h14m por MisticaEncarnada
Concordo com o comentário de do 3deUMAvez, não teria de ser para sempre nem teria de ser o capitão habitual mas podia ser o 2º ou o 3º. Acho que merece. Aqui a minha opinião é simples, o capitão não pode enterrar a equipa. Dentro dos que não enterram vemos os que têm mais perfil para isso ou dentro dos que têm mais perfil quais os que enterram menos.
Por alguma razão que o capitão do Barcelona não é o Busquets ou o Piqué. O Messi pode não ser um exemplo de liderança em campo, con...ler comentário completo »
A questão do capitão (em geral)
2020-10-23 12h14m por S_3
Já li que deve ser um jogador que jogue bem, que não dê muitas casas pois a imagem do capitão passa para os outros e etc. . já li que tem de ter mística e anos de casa.

Vou-vos falar de um capitão, o da seleção Argentina e do Barcelona. . . Para alguns o melhor jogador de todos os tempos, nunca falha ou pouco falha, por alguns anos levou o Barcelona às costas.
Mas ele é capitão? Quando corre mal quer é fugir. . .
Quando um colega falha faz cara de angústia...ler comentário completo »
3D
tiger1974
2020-10-23 12h14m por 3deUMAvez
Bom calendário. Intenso. Também é necessário.
Quanto ao Capitão, também expressei idêntica ideia. O treinador é que vai decidir. . . é incontornável. Mas convém haver ponderação (não desconsiderar elementos com estatuto na equipa, por muito compreensivos que possam ser) para o bem da equipa. Os resultados das decisões só com o tempo, claro
El-Mago-10
2020-10-23 12h08m por MisticaEncarnada
Isso é aplicável a qualquer posição. São 11 posições em campo, se eu dizer uma vais buscar os das outras 10 e ganhas sempre.
Quanto ao Vlachodimos, vi nele uma coisa que não vi em mais ninguém, a não ser no Rúben Dias. A equipa a jogar mal e eles eram os únicos que puxavam, ralhavam, estavam inconformados, reagiam à falta de qualidade da equipa em campo. É mais por aí.
Por acaso ontem vi o Otamendi a puxar uma ou outra vez pela equipa mas depois comete muitos erros e d...ler comentário completo »
3D
El-Mago-10
2020-10-23 12h07m por 3deUMAvez
De certa forma, concordo que o Odysseas poderá ser algo pacato( pouco interventivo) demais. Precisaria talvez de ter uma "voz" mais forte e presente. O carisma.
Mas também seria uma situação mais pontual, até ser encontrado um verdadeiro e consensual líder dentro de campo. A realidade é que há poucas opções de momento
El-Mago-10
2020-10-23 12h04m por MisticaEncarnada
Então temos aqui um problemas de culturas. . . também já tivemos capitães GR's em Portugal. Alías, o Benfica, em condições normais até tem 5 capitães como diz o JJ. Os outros podem ajudar. No tempo do Trapattoni era o Simão, era o Nuno Gomes, era o Petit, era o Tiago. . . há que criar condições para haver essa liderança em campo.
Depois o menino tuga tem de aprender que quando vai discutir com árbitros só leva cartões, não ganha nada com isso. Já tivemos dezenas de anos para aprender com isso.
Apenas um comentário. . .
2020-10-23 12h03m por tiger1974
Alguém já viu o calendário do Benfica nas próximas 3 semanas?
Quanto ao capitão, é quem o treinador determina, ponto final.
Se depois a escolha se revela errada, pela atitude em campo, então todos podem criticar, até lá. . . o treinador é que sabe quem quer a comandar as tropas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
entrevista
Parte II da entrevista a Rafael Assis
111 jogos na 2ª Liga. 38 na 1ª Liga. Beira-Mar, Chaves, SC Braga, Paços de Ferreira, Varzim e Trofense. Eis um breve resumo da história de Rafael Assis em Portugal....