placardpt
    Portugal entra a vencer na Liga das Nações

    Dez meses? Falta de ritmo? Não se notou nadinha

    Quando se tem no cartaz uma partida entre o Campeão da Europa e vencedor da Liga das Nações e o vice campeão do Mundo não se está à espera que uma dessas equipas domine por completo a outra. Ainda assim, foi o que aconteceu este sábado no Estádio do Dragão, no primeiro jogo de Portugal e Croácia na Liga das Nações.

    A seleção lusa venceu (4x1), convenceu e arrancou de forma impressionante a defesa de um título que, curiosamente, até venceu no mesmo estádio. Ninguém diria que este foi o primeiro jogo da equipa de Fernando Santos em dez meses e que quase todo o plantel está numa fase de pré-temporada.

    Como se previa, Portugal entrou na partida sem contar com Cristiano Ronaldo, ainda a contas com um problema num pé. Por isso, Fernando Santos acabou por colocar um ataque muito móvel, com Jota, Félix e Bernardo Silva, apoiados por Bruno Fernandes e Moutinho. Uma clara vontade de tirar referências à defesa da Croácia e dar capacidade de movimento.

    Um atropelo...aos postes

    ©Kapta+ / MoveNotícias
    Depois de 15 minutos num ritmo de início de pré-temporada, a restante meia-hora pode-se dizer que foi de luxo por parte da equipa lusa. Com o quinteto mais ofensivo em constante movimento e sem uma referência na área, a equipa lusa fez dançar constantemente a defesa da Croácia e as oportunidades apareceram quase de cinco em cinco minutos.

    Primeiro foi Félix ao poste num remate desviado, depois foi Pepe (por duas vezes) a ver Livakovic brilhar, depois foram Jota e Guerreiro a atirar novamente ao ferro, para desespero do banco de Portugal, que começava a ficar desesperado perante um domínio tão vincado, mas que não resultava em golos.

    No meio desse «atropelo» português, a Croácia limita-se a sair para o contra-ataque pela ilha Kramaric que, apesar de alguns bons trabalhos individuais não causava real perigo. Foi nesta fase que se começou a perguntar onde estava a equipa que há dois anos chegava à final do Campeonato do Mundo.

    O nulo parecia mesmo que se ia prolongar até ao intervalo, mas havia ainda um trunfo para a seleção lusa. Esse trunfo veio do pé esquerdo de João Cancelo que, numa diagonal, fez um golo que teve tanto de beleza, como de justiça e até raiva, perante o que se tinha passado na primeira parte.

    O mesmo domínio, mas mais eficaz

    l ©Kapta+ / MoveNotícias
    Não será um exagero se for dito que a segunda parte foi um espelho do primeiro tempo. Talvez com um ritmo ligeiramente mais baixo e com menor «massacre» ofensivo, a seleção lusa manteve um domínio quase total no jogo.

    Talvez a principal diferença entre as duas partes, tenha estado na eficácia. Depois de três bolas aos ferros e várias grandes defesas nos primeiros 45 minutos, a etapa final do jogo foi bem mais eficaz. Estrearam-se a marcar pela seleção Diogo Jota (quase passe de Guerreiro) e João Félix (forte remate à entrada da área)

    A reta final viu a Croácia ter mais bola, mas só nos descontos apareceu uma verdadeira oportunidade de golo, concretizada. Portugal não quis que a diferença de três golos fosse reduzida e, no último lance, André Silva colocou a diferença final em três golos, de forma bem justa.

    Uma vitória que chega a ser impressionante de Portugal. Pelo nome do adversário, pela fase da temporada, pela ausência de Cristiano Ronaldo, mas, mais importante, pela qualidade que a espaços foi colocada no relvado do Estádio do Dragão. Merecia público...mas os três pontos já estão no bolso.

    U Sábado, 05 Setembro 2020 - 19:45
    Estádio do Dragão
    Davide Massa
    4-1
    João Cancelo 41'
    Diogo Jota 58'
    João Félix 70'
    André Silva 90'
    Bruno Petkovic 90'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 3
    Lances Capitais
    41´
    GOLO Portugal!
    João Cancelo marca
    João Cancelo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    58´
    GOLO Portugal!
    Diogo Jota marca
    Diogo Jota marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    70´
    GOLO Portugal!
    João Félix marca
    João Félix marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Croácia!
    Bruno Petkovic marca
    Bruno Petkovic marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    +4
    GOLO Portugal!
    André Silva marca
    André Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    O golo de João Cancelo acaba por ser a chave. Sabemos que pode ser considerada «uma batota» escolher um golo como chave, já que os golos são sempre muito muito importantes numa partida de futebol. Mas vamos explicar o porquê de estar feito este destaque. Portugal foi avassalador durante mais de 30 minutos na primeira parte. Teve imensas oportunidades e viu por três vezes a bola ir aos postes da baliza da Croácia. Começa a reinar um sentimento de «será que vai ser daqueles jogos em que a bola não quer entrar?». Por isso, quando Cancelo fez o golaço que fez respirou-se de alívio e a vitória não mais esteve em causa.

    O Árbitro

    Arbitragem sem erros e muito positiva.

    O Melhor
    Tanto movimento

    Sem CR7 viu-se um ataque português com uma capacidade de movimentação que chegou a ser brilhante. CR7 traz imensa qualidade à seleção como referência, mas ficam sempre bons sinais quando se consegue ter uma exibição assim tão solta, mesmo sem o capitão.

    O Pior
    Vice campeã do Mundo?

    É certo que a Croácia não teve em campo duas das suas principais figuras, mas uma seleção que há dois anos ficava no 2º posto do Mundial não pode apresentar-se tão mal numa partida contra outra das boas seleções do futebol. Se não fosse Livakovic o resultado poderia ter sido embaraçoso.

    Forma
    Portugal
    2020/2021
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Croácia
    2020/2021
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Sabia que...by playmaker stats
    Portugal marca pela primeira vez na sua história quatro golos frente à Croácia. São 5 vitórias em 6 partidas (1 empate)

    Foi igualada a maior diferença de golos numa partida entre as duas equipas (3 golos):
    2020 4-1, Nations League 20/21
    1996 3-0, Euro 96
    Com Fernando Santos (2014-2020), Portugal goleou (4-1) pela primeira vez uma seleção do top 10 do ranking FIFA.

    A Croácia (6.º) está um lugar acima de Portugal (7.º) no ranking FIFA
    Portugal foi a única seleção a vencer por uma diferença de 3+ golos na primeira jornada da UEFA Nations League (todas as Ligas)

    Depois dos 3 golos frente à Polónia, foi a primeira vez que a Seleção Nacional marcou 4 golos.
    André Silva fez o 4.º golo na UEFA Nations League, é o melhor marcador da Seleção na prova:
    4 André Silva
    3 Cristiano Ronaldo
    2 Bernardo Silva
    1 Gonçalo Guedes
    1 João Cancelo
    1 Diogo Jota
    1 João Félix
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    CROÁCIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    bludouro
    2020-09-06 20h50m por Chama_Gloriosa
    Mesmo! E não te esqueças de acrescentar também que em 1998, contra a Argentina, disseram que o penalty marcado contra eles foi mal marcado, quando tiveram nesse mesmo jogo um penalty marcado a favor deles com o jogador Argentino a cometer uma falta igualzinha.

    A sério que criticavam o hino??? Isso é idiota demais. . . é claro que o Alfredo Keil, quando o fez, iria pensar: ora deixa cá ver uma música que seja curta para um jogo de futebol. . . Aliás, devias ter-lhes dito q...ler comentário completo »
    Gprof_isBack
    2020-09-06 17h09m por Chama_Gloriosa
    Mas antes os jogadores eram muito desunidos, os de cada equipa jogavam entre si. Hoje em dia, tens um balneário muito mais blindado, porque a FPF é mais profissional, já não tens nenhum caso Saltillo nem nada disso. Esse caso é que estragou aquela fantástica geração dos anos 80.

    Mas a verdade é que nos temos sempre apurado para as fases finais e se houve alguns jogos em que o Ronaldo nos levou ao colo(Irlanda do Norte, Suécia, Espanha, Suíça), a verdade é que isso não s...ler comentário completo »
    bludouro
    2020-09-06 16h17m por Chama_Gloriosa
    Alguns artigos para leres ;) (juntar os espaços nos links)

    https ://maisfutebol. iol. pt/amp/euro-2004-urs-meier-arb itro-do-port ugal-inglaterra-diz-que-viveu- as-semanas-mais- duras-da-sua-vida

    https ://www. planetfootball. com/in-depth/urs-meier-i-cant- believe-anyone-thought-sol-cam pbel l-goal-should-stand/

    ht tps ://www . swissinfo. ch/eng/referee-placed-under- police-protection/3973088
    *
    2020-09-06 16h11m por Chama_Gloriosa
    Correção: árbitro Suíço
    bludouro
    2020-09-06 16h10m por Chama_Gloriosa
    E ainda assim, precisaram de fazer batota em 1966 e, segundo ouvi dizer, tiveram uma arbitragem bastante favorável não só na meia-final como na final.

    Os media britânicos deram um hype aos seus próprios jogadores em 2006 como se só tivessem de aparecer no Mundial para ganhar. . .

    Em 2004, tiveram aquele golo anulado ao Campbell e ainda hoje acham que foi injusto. . . o árbitro Alemão Urs Meier foi perseguido pelos Media Ingleses e insultado por tudo quanto é...ler comentário completo »
    bludouro
    2020-09-06 14h41m por Chama_Gloriosa
    Há muita gente que pensa assim em relação a Portugal, que só o Ronaldo vale na nossa equipa!
    Uma vez tive uma discussão com um Inglês na Internet e ele começou a dizer que o Ronaldo era a nossa única "arma". Quem me dera que tivéssemos jogado o Euro 2020 este ano, podíamos ter calado muitas bocas. . .
    Infelizmente é assim, os Ingleses adoram desvalorizar a Seleção Portuguesa.
    A sério?!!
    2020-09-06 11h29m por rmhmp
    Ontem o que vi foi um jogo de pré-época, sem intensidade.
    Como os jogadores portugueses são muito técnicos tiveram vantagem.
    As oportunidades de golo claras foram raras. Houve sim remates, 4 remates foram poste, frangos e lances de pré-época para todos os gostos.
    Não comecem a embandeirar que o resultado de ontem engana!
    Portugal
    2020-09-06 09h30m por -CFB-1919-
    O resultado peca por escasso, a vantagem no marcador ao fim de 45 minutos só não foi mais dilatada por manifesta infelicidade

    O domínio da equipa portuguesa foi absolutamente avassalador, facto este que fica expresso quando comparamos o número de finalizações 26-4, se não estou em erro. Destaque para a fluidez das movimentações e combinações ofensivas e e para a reacção à perda em pressing alto. Desenganem-se os haters das selecções portuguesas, a qualidade em quantidade vai assegurar um futuro risonho.
    PI
    Selecção
    2020-09-06 09h17m por Pinho352
    Bom jogo, um dos melhores da era Fernando Santos, sem contar com a principal estrela, o que não é de estranhar, pois sempre que joga o eucalipto obriga a que lhe passem sempre a bola e as jogadas de perigo esfumam-se.
    Se a selecção jogasse sem Bruno Fernandes (este cada vez mais só quer rematar e marcar golos e esquece-se que o futebol é um jogo de equipa) e entrasse Rúben Neves, ficava mais forte ainda.
    E no meio-campo, com um André Gomes já recuperado no lugar de João Mou...ler comentário completo »
    Portugal x Croácia
    2020-09-06 02h48m por moreno07
    Foi dos melhores da era de fernando santos. . A croácia simplesmente não existiu e notou-se a falta das suas figuras mais importantes como rakitic, modric. . Acho sinceramente que ronaldo nesta altura não faz assim tanta falta, estamos bem servidos para a frente de ataque. Só foi pena o golo sofrido injustamente na reta final.
    Zagorakis
    2020-09-06 00h32m por EddyParera
    A única coisa que vai mudar é igualar o formato da Liga Europa à Champions e ainda conseguir trazer mais clubes à Europa. A nova competição tbm vai receber os 3ºs dos grupos e manter 3 competições ativas, cada uma com o seu nível de qualidade.

    Se em 3 anos conseguirem elevar o nível de qualidade dos jogos na competição sem perder nas duas já existentes, tem tudo para correr bem e ser bom para equipas pequenas. . . Uma real chance do Sporting ou o Braga poder ganhar uma competição europeia.
    Nations League
    2020-09-05 23h53m por DuckTape
    Na minha opinião, uma alteração que mudava rapidamente este estatuto de "Taça da Liga de Seleções" era se os vencedores que cada Liga recebessem uma vaga no Euro/Mundial em vez de receberem a possibilidade de ir a um play-off caso precisem. Para além disto, se depois removessem as seleções vencedoras dos respetivos grupos de qualificação, penso que tornaria os apuramentos em algo mais dinâmico, pois poderia abrir a possibilidade de aproveitar a qualidade de um grupo específico(tipo o da Fra...ler comentário completo »
    Blueman
    2020-09-05 23h07m por GERRARDandRONALDINHO
    E esse comentário veio a que propósito? O que é que o Benfica tem a ver com este jogo da Selecção ou sequer com o meu comentário?
    .
    2020-09-05 23h05m por PeevesThePoltergeist
    Que vitória! A marcha contra os canhões!
    A defesa do título da Liga das Nações começou em grande, orgulho nesta equipa!
    Isto prova q mesmo sem Ronaldo conseguimos dominar o jogo, excelente trabalho!
    Na terça há mais, Força Portugal!!
    RubenPirlo
    2020-09-05 22h51m por slbmeireles
    Para mim temos grande 8, chama-se Bruno Fernandes.

    O nosso grande problema continua a ser é o Ponta de lança. Nao temos nenhum fora de serie. Entao andamos a adaptar jogadores a posiçoes, como estar a meter o felix na frente.

    Para mim se jogador num 4 4 2, jogava com Danilo a 6, Bruno Fernandes a 8, Diogo jota numa ala, Bernardo na outra, Felix a SA, e Ronaldo a PL.
    Se jogassemos em 4 3 3, jogava com Danilo a 6, Ruben neves a 8, Bruno Fernandes a 10, Jota numa ala, Bernardo na outra, e Ronaldo a PL
    Bom jogo de PT MAS. . .
    2020-09-05 22h47m por GERRARDandRONALDINHO
    Vamos às notas menos positivas:
    1. A condição física de Danilo. Apareceu concentrado e com determinação mas fisicamente exausto. Na segunda parte foram várias as ocasiões em que foi incapaz de fechar o espaço em transição defensiva, em que optou pela contenção defensiva em detrimento do sprint+desarme por falta de "pulmão". Rúben Neves devia tê-lo substituído, já que William não está. Tenho dúvidas que volte a ser titular na Suécia.

    2. A displicência de Félix quer no...ler comentário completo »
    Chama--Portista
    2020-09-05 22h42m por Jokky
    Dois jogadores formados no Olival? André Silva e mais quem? o. o
    slbmeireles
    2020-09-05 22h37m por RubenPirlo
    Sim, concordo. Pena o Moutinho já estar muito longe do que era e não termos números 8 de qualidade.
    RubenPirlo
    2020-09-05 22h32m por slbmeireles
    Danilo é nos ultimos anos o melhor trinco puro portugues. Faz mais sentido meter um ruben neves a 8 do que danilo.
    Portugal
    2020-09-05 22h30m por slbmeireles
    Excelente jogo nosso. Podia ter sido mais.
    Realço que a selecção portuguesa tem tudo para melhorar mais nos proximos anos.
    Portugal tem 3 grandes clubes de formação neste momento, com Benfica e Porto á cabeça neste momento, com sporting nao tao forte como antigamente, mas tambem continua a formar bons jogadores. Braga tambem começa a lançar algumas promessas das suas camadas jovens, e o futuro está assegurado. Hoje comentei, que em Portugal é dificil segurar os jogadores ...ler comentário completo »
    Portugal
    2020-09-05 22h26m por DepoisPago
    A diferença de ter é não ter Ronaldo no 11 titular
    Blueman
    2020-09-05 22h26m por RubenPirlo
    Tocaste num ponto importante. Muita gente estranha o Danilo jogar muito mais na seleção do que no Porto, se calhar o facto de jogar a trinco fixo com dois jogadores à frente e não a box to box num duplo pivot mais que morto ajuda. . . digo eu.
    RubenPirlo
    2020-09-05 22h23m por iSMURF4
    O que foste dizer. . . . xiiiii

    foge. . . xD
    Sem Cristiano
    2020-09-05 22h14m por Blueman
    mais uma vez Portugal liberta-se das amarras de ter de jogar para o "patrão". E patrão fora, dia santo na loja, ou seja uma exibição alegre, "redondinha", e até teve direito a postes e tudo!

    Saliento o melhor em campo, Diogo Jota, logo seguido de Danilo Pereira (ouviste ó newone das farturas?) que secou por completo o meio campo croata, João Félix (que pelos vistos adora jogar no Dragão, já viram?), Cancelo, Guerreiro e Bernardo.

    Desgostei de Bruno Ferna...ler comentário completo »
    Portugal
    2020-09-05 22h10m por RubenPirlo
    CR7 não faz falta à seleção, muito pelo contrário. Sem ele somos muito mais equipa e jogamos muitíssimo melhor.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    Fase final arranca esta sexta-feira
    É já esta sexta-feira, 3 de maio, que arranca a fase final da renovada Taça Hugo dos Santos, comummente conhecida como a Taça da Liga do basquetebol masculino, com quatro ...
    02-05-2024 23:00E6