placardpt
Benfica perde com o Marítimo

E antes do adeus

Para este Benfica não há Pochettino que aguente. A viagem à Madeira foi feita sob brasas, com Bruno Lage perto de dizer adeus, mas ninguém esperaria aquilo que aconteceu nos Barreiros. Um Marítimo completamente inofensivo, com dois contra-ataques, venceu o Benfica por 2x0 e ganhou um fôlego importantíssimo na luta pela manutenção. Já Bruno Lage, que estava ligado às máquinas, depois deste jogo pode mesmo dizer adeus (e alguns jogadores deviam assumir alguma responsabilidade).

Benfica bom (durante 20 minutos)

Entrar bem, criar muito perigo, ameaçar um Marítimo completamente perdido e... desaparecer. O momento do Benfica está longe de ser bom, os jogadores estão sob brasas, o treinador está bem mais fora do que dentro, mas pouco pode explicar o que aconteceu na Madeira, até porque a entrada foi mesmo muito positiva e a equipa de José Gomes entregou-se completamente ao jogo. Nem foi uma entrega com uma solidez defensiva daquelas que aparecem nos livros. Não. Foram cinco homens na defesa, mais dois a ajudar e espaços abertos nas laterais à mercê de quem por lá aparecesse. Só que o Benfica está mesmo muito mal.

Chiquinho voltou ao onze e esteve em bom nível ©Carlos Alberto Costa

Os primeiros minutos, no entanto, não faziam prever o cenário que se verificou no final do encontro. Chiquinho, um dos regressados ao onze encarnado, entrou muito bem no jogo e só Amir impediu o golo do médio em duas ocasiões, ambas isolado, com duas manchas de enorme qualidade. Pizzi também esteve perto do golo, mas também perdeu o duelo com o guarda-redes iraniano. No entanto, a exibição de Chiquinho e a melhoria de Pizzi eram boas notas para Bruno Lage. Só que a vida não é apenas feita de boas notícias.

Sem oposição no momento de atacar a baliza de um Marítimo com sérios problemas a defender o seu lado esquerdo, o Benfica tinha meio-campo alugado para atacar, mas não sabia como o fazer, mesmo com as tais facilidades. Depois desses 20 minutos, o Benfica desapareceu. A passo, num verdadeiro ritmo de treino, a bola ia rolando, mas sem qualquer perigo, sem qualquer ideia, sem qualquer intenção. O Marítimo estava confortável com isso. A ideia nem era atacar, era só evitar que a bola beijasse as redes de Amir. Se foi bonito? Não. Se foi eficaz? Acabou por ser, mas muito mais por demérito encarnado do que por mérito insular.

Apesar da clara superioridade encarnada, a equipa de Bruno Lage voltou para o balneário com tantos golos como o adversário (se contarmos o golo fora de jogo de Rodrigo Pinho, apesar de claro, até podemos falar num 0,5 x 0) e isso deixava José Gomes com um sorriso de orelha a orelha. Afinal de contas, a intenção era essa. Quanto a Lage, apesar de parecer tão fácil marcar um golo a este Marítimo quase suicida nos seus posicionamentos defensivos, podia estar prestes a dar a última palestra a meio de um jogo como treinador do Benfica. E tanto haveria a dizer, certamente. É que um Benfica a nível médio tinha condições para vencer este Marítimo de forma confortável, mas conforto é uma palavra que há muito saiu do dicionário vermelho e branco.

Benfica mau? Benfica péssimo!

Se a primeira parte começou bem e foi decaindo, a segunda parte nem teve aquele começo entusiasmante. Parecia que aqueles 20 minutos iniciais pertenciam a um Benfica do passado, um Benfica capaz de fazer alguma coisa de entusiasmante, nem que fosse por mero rasgo individual. Sem ver tal brilhantismo no relvado, Bruno Lage mexeu. E como tem acontecido, mexeu mal. 

Seferovic juntou-se a Carlos Vinícius e Samaris saltou para o banco. O que até podia parecer uma boa notícia tendo em conta a péssima exibição do grego, acabou por ir dar ao mesmo. André Almeida até tentou oferecer um golo ao suíço com um cruzamento perfeito, daqueles só de encostar, mas Seferovic limitou-se a pentear e ficou a ver a bola percorrer a linha de fundo. Tão pouco Benfica para... nenhum Marítimo.

Não exageramos, acredite. Se viu o jogo sabe do que falamos, se não viu vai já ficar a perceber. O Marítimo tinha feito pouca coisa no ataque na primeira parte e tinha sido errático na defesa, mas na segunda parte a equipa de José Gomes decidiu mesmo abdicar do ataque, nem que fosse a contra-ataque. Ir para a baliza de Vlachodimos? Só se o Benfica deixasse. 

Nanú fez duas arrancadas e dizimou os encarnados

E o Benfica deixou mesmo. A entrada de Zivkovic foi ainda pior do que a de Seferovic. O sérvio estava fresquinho, Nanú estava em campo há 74 minutos. Quem é que correu meio-campo com bola, em sprint e drible até à área oposta? O lateral do Marítimo. Foi uma arrancada impressionante, sem dúvidas, mas ainda mais impressionante foi o facilitismo encarnado. O Marítimo nem queria assim tanto, mas quando se abre uma autoestrada sem portagens quem é que quer viajar por uma nacional cheia de buracos? Ninguém. Correa aproveitou a arrancada do colega e as facilidades do Benfica e encostou para um incrível 1x0. 

Pena duríssima para o Benfica? Talvez não, tendo em conta o péssimo aproveitamento da equipa (é mesmo uma equipa?) de Bruno Lage. Bem, se depois disto acha que a pena nem foi assim tão dura pode ficar já a saber que Rodrigo Pinho aproveitou mais uma arrancada de Nanú (e mais uma oferta benfiquista) para fazer o 2x0. O 3x0? Ainda apareceu com contributo de Vlachodimos, mas aí o VAR interviu e impediu um descalabro ainda maior. O que dizer depois disto? José Gomes, apesar da estratégia que montou, ganhou pontos importantes na luta pela manutenção e confirmou a descida de divisão do Desportivo das Aves, já Bruno Lage ter-se-á despedido de uma forma humilhante. Não há mesmo outra palavra. Aliás, não há palavras para este Benfica, tirando um provável «obrigado» por parte dos adeptos portistas.

Ver também

U Segunda, 29 Junho 2020 - 18:00
Estádio do Marítimo
Hélder Malheiro
2-0
Jorge Correa 74'
Rodrigo Pinho 78'
Estádio do Marítimo
Lotação10 565
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseCampeonato
JornadaJornada 29
Lances Capitais
23´
GOLO INVALIDADO Marítimo
Fora de jogo assinalado a Rodrigo Pinho, após jogada em velocidade de Nanú
74´
GOLO Marítimo!
Jorge Correa marca
Jorge Correa marca o seu 3º golo na prova (22 jogos)
78´
GOLO Marítimo!
Rodrigo Pinho marca
Rodrigo Pinho marca o seu 9º golo na prova (22 jogos)
89´
GOLO INVALIDADO Marítimo
Fora de jogo assinalado corretamente a Tagueu, após intervenção do VAR
A Chave

A primeira arrancada de Nanú arrancou completamente os jogadores do Benfica do pouco a que ainda estavam agarrados. Aí o jogo acabou,  o Benfica desapareceu e o Marítimo fez a festa.

O Árbitro

Exibição interessante da equipa de arbitragem. Sem erros que tivessem comprometido o resultado, Hélder Malheiro deixou jogar e teve um critério uniforme durante a partida.

O Melhor
Arrancada com destino merecido

Já na primeira parte tinha sido dos poucos a tentar fazer algo ofensivamente, no segundo tempo Nanú resguardou-se mais um pouco, mas estava só a ganhar forças para o que aí vinha. Duas arrancadas incríveis, com mérito, apesar dos erros encarnados e duas ofertas que podem ser decisivas para a manutenção.

O Pior
Desaproveitamento incrível

O Marítimo esteve bem longe de ser irrepreensível, o Benfica entrou bem, não marcou e depois deixou-se morrer por culpa própria. A equipa de Bruno Lage está cada vez mais irreconhecível e esta tarde é incrível a forma como os encarnados não aproveitaram um Marítimo tão limitado ofensivamente e mal organizado defensivamente.

Forma
Marítimo
2019/2020
34J
8V
13E
13D
35-44G
Benfica
2019/2020
47J
28V
10E
9D
96-49G
Sabia que...by playmaker stats
O Marítimo mantém a sua baliza a zeros pela 1.ª vez nos 8 últimos jogos
Há 20 anos que o Benfica não ficava em branco nos Barreiros
Últimas 4 épocas do Benfica em casa do Marítimo: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas
11.ª vitória do Marítimo sobre o Benfica nos Barreiros (todas as competições)
1.ª vez que o Benfica não marca fora de casa no campeonato com Bruno Lage como treinador
Benfica fica em branco fora de casa pela 1.ª vez esta época, ao 24.º jogo
Nos 10 últimos jogos da Liga NOS, o Benfica conquistou apenas 10 pontos
Nas 7 últimas jornadas, o Benfica só venceu por uma vez
2.ª derrota consecutiva do Benfica na Liga NOS

Fotografias(24)

Liga NOS: Marítimo x Benfica
Liga NOS: Marítimo x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MARÍTIMO
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
correcção
2020-06-30 10h49m por jcotrim21
no artigo lê-se "Seferovic juntou-se a Carlos Vinícius e Samaris saltou para o banco. " esta informação é errada. Seferovic e Rafa entraram para o lugar de Carlos Vinícius e Samaris.
Seferovic não teve Carlos Vinícius a seu lado, teve sim mais tarde Dyego Sousa.
Que vida a de um treinador
2020-06-30 10h47m por zirel
Estranho, no mínimo. Depois de uma segunda volta fantástica a época passada, uma primeira volta fantástica esta época, os resultados caíram a pique para uma das piores séries de resultados de sempre.

Este jogo contra o Marítimo é exemplificativo. Não é o Lage que falha as oportunidades flagrantes na cara do guarda redes. Ele depois mexe mal na equipa, concordo, mas ainda assim fez mais do que suficiente para estar a ganhar por 2 ou 3 ao intervalo.

Acho que...ler comentário completo »
AcaroInformatic o
2020-06-30 09h53m por kropotkin
Exactamente. E essa é a minha questão. Então ou o Bruno Lage é um falso, diz uma coisa nas entrevistas e outra ao presidente, ou o Vieira é um grande aldrabão que vem para a comunicação social colocar palavras inventadas por si (ou descontextualizadas, vai dar ao mesmo) na boca dos outros.

Não conheço pessoalmente nenhum dos dois mas inclino-me para a segunda opção.
kropotkin
2020-06-30 09h48m por AcaroInformatico
Essa questão tem uma resposta muito simples, LFV.
Está na cara que o treinador não colocou o seu lugar à disposição, não depois do que disse na flash após jogo. . . LFV achou que era fim de linha e despediu-o. Mas. . . . , se o despediu, então terá que lhe pagar 5, 6, 7, 8, ou mais milhões. Incompetência na gestão, ou dolo e comissões? É mais uma para a fogueira. . . Este foi o modo que LFV pensou para desviar a atenção do que ele terá que pagar, dizendo que o treinador se ...ler comentário completo »
Alguém me explica?
2020-06-30 09h32m por kropotkin
Então o treinador do Benfica diz que fica e o presidente diz que, afinal, o treinador lhe disse que sai? Quem é o mentiroso aqui?
Campanha Solitária
2020-06-30 00h45m por tato_gomes
Fiquei tão sensibilizado com as palavras do LFV na conferência após a derrota na Madeira ao colocar sua família em primeiro lugar*
Merece todo o respeito por parte da nação benfiquista.
Tiagomartin
2020-06-29 22h00m por rs24bfc
Ganha algum respeito próprio. . . Os "grandes" são constantemente beneficiados, não venhas agora com histórias. . . O Benfica errou muitissimo mais que os arbitros, compara os erros do SLB que fizeram perder pontos com erros reais de arbitros que fizeram perder pontos. Se achas que foram os arbitros que tiraram o titulo ao Benfica continua a votar no Vieira
Lage
2020-06-29 21h58m por Kamba
Isto tudo é péssimo, porque o Custódio não vai ficar (e bem) em Braga e, infelizmente, o Lage vai ser o próximo treinador.
Podem guardar este comentário!
TI
Arbitragem
2020-06-29 21h41m por tiagomartin
Quem acabou contigo foram as arbitragens como as de Soares dias, e sobretudo a do santa Clara, aquele penalty tirou o título ao Benfica. . . .
SLB
2020-06-29 21h37m por WeAreUnited
Ahah oh pah sem qq tipo de provocação mas isto pra quem ta de fora da mesmo uma certa piada . Estamos a falar da mma equipa que à 1 ano recuperou 7 pontos e marcava aos 4 e 5 e agora joga isto :D isto tem que ser um problema com varias causas .
TomPen94
2020-06-29 21h27m por afonsofarense2000
Não mesmo. Acredito ainda que Portimonense fica e ficam 2 algarvios na primeira para o ano :), tem um plantel com muita qualidade!!! e 2 anos depois o Olhanense connosco e quem sabe o Louletano que tem feito um bom investimento na luta pela subida

Só sei que no CNS teremos 5 equipas Algarvias: Armacenenses, Lagos, Moncarapachense, Louletano e Olhanense, desejo boa sorte a todas e que subam 2 para a 2 liga

Contéudo
2020-06-29 21h05m por marcolopes036
Uma das piores crónicas que já li no zerozero.
Um site que se costuma destacar pela assertividade e clareza apresentou uma crónica em que quem a escreveu nem tentou esconder o clube do qual é adepto. Apontando pequenas críticas ao Benfica como um adepto faz nas redes sociais.
Para além disso, desrespeitar o trabalho do Marítimo desta maneira não é normal.
Dirigentes
2020-06-29 21h02m por carloscorreia368
A culpa de o Benfica tar assim é do seu presidente.
A culpa de o futebol português estar de rastos é dos dirigentes ou ex dirigentes dos 3 grandes.
Mas nestes momentos escondessem e não assumem os erros. Mas quando ganham são os 1 aparecer.
Mas muito sinceramente o Vieira passa a vida a esconder-se atras dos treinadores mas quando ganham aparece logo a frente das TVs a dizer que foi um homem de tom@t&s.
EN
A brincar, a brincar. . . .
2020-06-29 21h01m por EnormeSCB
Cheira me que o actual treinador (estagiário) da moda ainda vai voltar a casa mais cedo do que o previsto 🤣
Plantel
2020-06-29 20h55m por LelloMarmello
Miserável . . . agora faltam vir as continhas . . . vamos ver como foram roubados os 120kk do Felix

Ferro não podia jogar mais . . . está queimado de todo. . . coloquem só jogadores que corram atrás da bola. . .
coment
2020-06-29 20h52m por ComentaImplacavel
Que exibição, foi de longe o MVP do jogo para mim, que centralão! Cortou tudo, imperial no jogo aéreo, a segunda parte foi monstruosa deste jogador, já tinha visto outros jogos, e para mim é de longe o melhor central do Maritimo e top 5 do campeonato!
O FC Porto que não seja burro e contrate já, também não deve ser uma pipa de massa, para aí 10 milhões no máximo o FCP tira-o do maritimo, farto de Mbembas e marcanos! Este é muito mais jogador e raçudo como eu adoro!
Lage pediu, mas ainda nao foi aceite
2020-06-29 20h44m por jorslb1
Ainda não é certo se vai sair ou nao.
GS
Marítimo 2 Benfica 0
2020-06-29 20h44m por GSCGrandeamor
Quem não marca sofre, e o pior é que o Marítimo mesmo mal organizado foi ganhar e dar um passo importante pela manutenção.
O Benfica está muito mal, muito mal mesmo, não importa fazer boas entradas ou boas primeiras partes ao rematar mais, isto no futebol vale 0, o que importa no futebol é acabar o jogo com pelo menos mais um golo que o adversário e o Benfica não é capaz disso. Eu ainda sou jovem mas não me lembro de ver o Benfica numa fase tão negra.
Sobre a saída de Bru...ler comentário completo »
PO
Lage já foi. . .
2020-06-29 20h42m por PORTOTUGA2
Lfv a caminho de ir. . .
Agora, quanto ao jogo. . . este Marítimo merece descer de divisão. . . o JGomes não vale nada. . . esta equipa , sobretudo, na 1parte, parecia de amadores. . . pobre futebol português. . . cada vez pior. . .
ricardocunha251
2020-06-29 20h40m por MisticaEncarnada
A equipa do Marítimo pode moralizar depois deste resultado e vencer mais alguns jogos para ficar na primeira liga mas também pode acontecer como ao Santa Clara. . .
O calendário não é muito fácil, se não me enganei a ver. Mas os 6 ou 7 pontos provisórios de vantagem ajudam e muito. Podem até subir 2 ou 3 lugares nesta jornada
Quem tem que sair. . .
2020-06-29 20h35m por AcaroInformatico
É O LFV
Marco Silva é o senhor que se segue. . . porquê? Esta direção não sabe mais, e a próxima é que vai levar com ele. . .

YES MEN
Só paleio estarola
2020-06-29 20h34m por ricardocunha251
Parabéns maritimo + 3 pontos normais na luta pela manutenção!! o adversário de hoje era fraco, mas a jogar assim, a permanência esta para breve.
MA
Jogadores e treinador miserável!!!!!
2020-06-29 20h33m por Markes88
Como um Benfica a jogar bem numa 1parte, vem a 2parte, as substituições ridículas do costume, estraga o jogo com 2 contra ataques duma equipa para lá de má (o marítimo fez um jogo miserável, que estrelinha que teve naquele Nanu em duas arrancadas. . . . ). . . . . .

Tivemos. . . . . 4-5 ocasiões claras de golo. Falhámos todas. Grande Amir. . . . . .

Zivkovic não tem culpa. Culpa do treinador que o pôs. . . . .

Dyego Sousa!! Sempre, sempre a...ler comentário completo »
VI
LOOL
2020-06-29 20h32m por vivofutbol
Nem vou comentar as declaraçoes de LFV. . . . isto está simplesmente pior do que pensava.
Ver um presidente a fazer uma conferencia destas e a dizer o que disse é humilhante. . .

Está completamente borrado de medo, e já começa em campanha eleitoral apelando ao que se fez no passado como de costume e a apelar á memoria dos socios e adeptos do SLB as memorias do passado de Vale e Azevedo e Manuel Damasio. . .

Mais um triste episodio de LFV. . . . sempre que...ler comentário completo »
Ocorre-me agora
2020-06-29 20h30m por MisticaEncarnada
Se por acaso perdermos com o Boavista na próxima jornada na Luz podemos estar perto de estar de fora da Champions, não querendo ser muito pessimista. Mas parece-me que não mudando o treinador (já não tem a ver com táctica mas sim com a falta de confiança na equipa) pode acontecer embora à primeira vista pareça difícil pelos 9 pontos de desvantagem (caso o Sporting vença nesta jornada). Mas vencendo o Sporring na Luz passam a apenas 6. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Na partida entre Deportivo e CD Arenteiro (2-2), jogo a contar para a jornada 34 do terceiro escalão do futebol espanhol, e com os três guardiões indisponíveis (!), Diego ...