placardpt
Braga vence Vitória

Dérbi serve para respirar melhor

Não desiludiu o dérbi do Minho. O ambiente estava bom, as equipas lutaram, mas apenas uma teve arte. Essa equipa foi o Braga que saiu de Guimarães com uma clara e motivadora vitória por 0x2 para a Liga, respondendo assim à pressão que tinha chegado à equipa depois do empate contra o Famalicão.

António Salvador tinha pedido mais Braga e a equipa (e o treinador) mostraram isso mesmo. Já Ivo Vieira terá poucas explicações para a falta da inspiração da sua equipa, sendo que este foi o jogo onde mais se notou as muitas ausências, especialmente no meio-campo.

Problemas no meio de um e aproveitamento do outro

©Vítor Parente / Kapta+
Foi um V. Guimarães organizado o que entrou em campo. Ainda assim, a equipa de Ivo Vieira deu a ideia de não estar preparado para um Braga tão forte nos primeiros minutos. Talvez sabendo da pressão que este jogo estava a acarretar para a sua equipa, Ricardo Sá  Pinto procurou arrancar no jogo com um «murro na mesa».

Essa boa entrada resultou em duas grandes oportunidades. Numa delas brilhou Douglas, negando o 0x1 a Ricardo Horta quando já se festejava no banco visitante. Esses momentos de perigo despertaram o Vitória para o jogo e a equipa da casa passou a ter mais bola, ainda que tivesse um problema muito complicado para resolver.

Esse problema prendia-se com a dupla no meio-campo composta por Poha e Al Musrati. Os dois apareceram na partida completamente «perdidos» e o Braga percebeu cedo isso. A pressão sobre essa falta de capacidade de construção era imediata, com os arsenalistas a estarem confortáveis com as saídas rápidas de um trio atacante que é dos melhores no nosso campeonato.

Foi com uma dessas saídas que que o Braga chegou ao 0x1. Muito bem Paulinho a começar o lance de calcanhar e a finalizar depois após um cruzamento rasteiro de Esgaio. Uma vantagem conquistada na melhor fase do adversário e um festejo efusivo de uma equipa e treinador que sabiam que esta partida podia ser decisiva.

©Vítor Parente / Kapta+

O golo afetou muito o Vitória e isso sentiu-se até na segunda parte. A equipa da casa tinha mais bola, mas tinha muitas dificuldades em  construir sem ser em lances individuais pelos flancos, sem grande decisão no seu final.

Por seu lado, o Braga percebia que a melhor forma de estar no jogo era dando o jogo ao rival e saindo nas transições rápidas por Galeno, sendo que foi mesmo assim que  chegou o 2x0. Uma abordagem dos jogadores vitorianos numa saída para o ataque, uma recuperação alta e um forte remate de Galeno que furou as mãos de Douglas.

Até ao final viu-se isso mesmo. Um Braga tranquilo na sua postura defensiva, explorando a velocidade no ataque para manter em sentido o Vitória.

Não tinha sido assumido, mas todos percebemos que uma derrota no dérbi seria o fim da linha para Ricardo Sá Pinto. Foi uma resposta de guerreiro e de guerreiros. O Vitória acabou por ficar muito longe do que se viu contra o Arsenal e do título de «a equipa que melhor joga em Portugal».

U Domingo, 10 Novembro 2019 - 20:00
Estádio D. Afonso Henriques
Hugo Miguel
0-2
Paulinho 24'
Wenderson Galeno 71'
Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
FaseCampeonato
JornadaJornada 11
Lances Capitais
24´
GOLO SC Braga!
Paulinho marca
Paulinho marca o seu 4º golo na prova (8 jogos)
71´
GOLO SC Braga!
Wenderson Galeno marca
Wenderson Galeno marca o seu 4º golo na prova (10 jogos)
A Chave

O golo de Galeno na segunda parte matou a reação do Vitória, especialmente depois da entrada de Pepê Rodrigues. A melhoria vitoriana chegou já tarde por causa desse segundo golo bracarense.

O Árbitro

Fica a ideia que perdoou o expulsão a Al Musrati na reta final da primeira parte. Fora isso, arbitragem com alguns erros compreensíveis num jogo quente.

O Melhor
Trio do Braga

Paulinho ao meio, Galeno pela direita e Ricardo Hora pela esquerda formam um dos melhores ataques da Liga NOS. No dérbi viu-se exatamente isso e sorte é a do treinador que tem este tipo de tridente na frente.

O Pior
Dupla ao meio do Vitória

    Al Musrati e Poha foram as exibições mais fracas no relvado e muitos dos problemas da equipa de Ivo Vieira vieram pela postura dos dois jogadores. Muitas vezes mal posicionados e muito fracos na construção.

Forma
V. Guimarães
2019/2020
24J
10V
8E
6D
39-22G
SC Braga
2019/2020
22J
14V
4E
4D
40-26G

Fotografias(20)

Liga NOS: V. Guimarães x SC Braga
Liga NOS: V. Guimarães x SC Braga
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA SC
EMPATE
SC BRAGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VSC
2019-11-11 10h04m por flk
Na seção “O Pior” desta crónica devia ser o zerozero não respeita a instituição Vitória Sport Clube e a cidade de Guimarães. Continuar a usar “V. Guimarães” é uma falta de respeito até para o Moreirense.
. . .
2019-11-11 03h10m por rayman
Jogo fraco. Vitória muito mal no meio campo. Braga cumpriu. Resultado justíssimo infelizmente.
Derby
2019-11-11 00h59m por Harakiri
Não foi um jogo bem jogado
Tenho a certeza que o piso molhado foi um dos principais problemas pois impediu uma maior fluidez de jogo
Parabéns a ambas as equipas
Bons jogadores tem o Vitoria, Espero que mantenham o Evangelista é top, eleva a equipa a outro patamar
Um Gr e outro extremo mais explosivo eram contratações prioritárias a meu ver
Braga
2019-11-10 23h31m por MCMXXI
Agora é sempre a abrir!
YH
jogo
2019-11-10 22h40m por Yharnam
Bom jogo, mais tranquilo do q seria de prever
É de outro mundo como o Vitória acaba o jogo com 11, foram 90 minutos a dar porrada
VSC
2019-11-10 22h19m por SDCXXI
Jogo perdido. . . Agora é pensar nos próximos jogos para no final do campeonato estar numa posição que pelo menos dê acesso às competições europeias menos do que isso é um campeonato desastroso. . .
. . .
2019-11-10 22h17m por SCBFAN
E sempre bom ganhar ao espanhóis para lhes mostrar quem manda no Minho. Mas que o Sá Pinto não pense que com esta vitória fica com lugar cativo, ou começa a apresentar resultados ou pode fazer as malas

OUTRAS NOTÍCIAS

Ataque Rápido
Podcast
Podcast semanal do zerozero
Há uma nova «vida» no FC Porto, depois de André Villas-Boas ter vencido as eleições mais participadas de sempre da história dos azuis e brancos. O novo ...