placardpt
Rio Ave e Vitória SC empatam em Vila do Conde

Segurar a nau em águas bravas

2019/09/08 17:00
E9

Falou-se muito, criticou-se muito e o Rio Ave x Vitória SC surgiu com algumas semanas de atraso devido a problemas na bancada nascente do Estádio dos Arcos. Os adeptos vitorianos não puderam comparecer em massa - 500 marcaram presença e ficaram divididos nas extremidades da única bancada disponível -, mas o horário convidativo e o tempo fizeram questão de abrilhantar um espetáculo envolvido em alguma polémica. Vilacondenses e vimaranenses (o triunfo teima em não aparecer) não foram além de um empate a uma bola, mesmo com a expulsão de Borevkovic que desfalcou a turma da casa durante largos minutos.

Primeiro estudar, depois tentar

O número anormal e até bizarro de ausências levou Ivo Vieira a procurar algo novo. O sistema de três defesas foi posto em prática e as adaptações apareceram com certa naturalidade. Rafa Soares alinhou como extremo esquerdo, João Carlos Teixeira começou no lado oposto; Pêpê e André Almeida assumiram o controlo do miolo - ambos intratáveis no que à disponibilidade física diz respeito - e, por fim, Venâncio, na secção mais recuada, alternou funções de central e médio defensivo consoante os diferentes momentos do jogo.

Carlos Mané esteve em destaque no primeiro tempo ©Rogério Ferreira / Kapta+
No Rio Ave, a titularidade de Carlos Mané saltou à vista, ele que constantemente ajudou Bruno Moreira - Taremi está em trabalhos internacionais - na criação de lances de perigo.

O pontapé de saída deu-se e, numa rápida troca de bola, André Pereira surgiu em boa posição para atirar por cima. Poucos minutos depois, Matheus Reis atirou com estrondo na barra de Douglas e logo com o pior pé. Ligeiros centímetros que impediram um claro candidato a golo do ano. 

Ora, de forma natural, a pujança inicial foi-se perdendo. O ritmo baixou consideravelmente e a taticamente as duas formações mostravam-se irrepreensíveis. Os flancos vitorianos funcionavam como um relógio suíço - as movimentações interiores de João Carlos Teixeira e Rafa Soares abriam espaço aos alas -, mas, quanto a ocasiões flagrantes, a turma de Carlos Carvalhal conseguiu estar por cima.

Razia inacreditável
Mais de dez baixas para Ivo Vieira para uma sempre difícil deslocação a Vila do Conde. O técnico dos vimaranenses apostou num esquema de três centrais
É verdade que nesse tempo morto houve alguma dificuldade para fintar a coesão defensiva dos vimaranenses e Carlos Mané assumiu um papel de claro destaque. Forte no 1x1, trocas posicionais constantes e... perigo. Bastante perigo. Tanto que Diego Lopes provocou um enorme susto e, mais tarde, a defesa vimaranense viu-se obrigada a tirar uma bola quase em cima da linha. A insistência deu os frutos, já que, numa incursão de Mané pela direita, Bruno Moreira mergulhou para o 1x0.

Timing perfeito para ferir o adversário, pensaram os adeptos rioavistas. O problema é que, mesmo com este forcing final, os homens de Ivo Vieira não baixaram os braços mesmo com tantas contrariedades. Flanco esquerdo ganhou vida uma vez mais e construiu uma jogada que André Almeida finalizou na perfeição.

E tudo Borevkovic ia levando...

57 minutos, expulsão de Borevkovic por entrada duríssima sobre Rafa Soares. Aqui esteve o clímax de um encontro que prometera pender para qualquer um dos lados e que ganhou, no imediato, tons brancos e pretos.

André Almeida apontou o golo dos vimaranenses ©Rogério Ferreira / Kapta+
A partir desse momento, o espetáculo perdeu alguma qualidade. O protagonista não mudou e tornou-se aborrecido, para bem da verdade. Perante o acontecimento repentino, Ivo Vieira refrescou o meio-campo com Mikel e os flancos com o rapidíssimo Encada. E o Vitória dominou. Não tanto como queria e como estaria previsto uma vez que o Rio Ave raramente perdeu o norte, mas o domínio era evidente. 

Perto dos 80 minutos, João Pedro entrou no all-in vimaranense, enquanto Carlos Carvalhal procurava a melhor forma de deixar o barco seguro em águas perigosíssimas. E Kieszek chegou-se à frente para segurar o empate final.

jogos históricos
U Domingo, 08 Setembro 2019 - 15:00
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Hugo Miguel
1-1
Bruno Moreira 41'
André Almeida 44'

ESTÁDIO

Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
Lances Capitais
41´
GOLO Rio Ave!
Bruno Moreira marca
Bruno Moreira marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
44´
GOLO V. Guimarães!
André Almeida marca
André Almeida marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
84´
GOLO INVALIDADO V. Guimarães
João Pedro desviou a bola com o braço para a baliza. Bem anulado
Positivo
André Almeida
Numa secção onde poderia estar Carlos Mané, mas aparece André Almeida por tudo o que ofereceu. O golo foi, obviamente, a cereja no topo do bolo de uma exibição completa e desgastante. Correu, defendeu, atacou. Sacrificou-se tanto que aos 66' rebentou fisicamente. Está aqui um diamante para Ivo lapidar.
Negativo
Entradas que já não se usam
Não foi a primeira e não será certamente a última, mas Borevkovic continua a demonstrar demasiada impetuosidade em certos momentos. Poderia ter pago bem cara a expulsão...
Forma
Rio Ave
2019/2020
5J
3V
1E
1D
15-6G
V. Guimarães
2019/2020
11J
6V
4E
1D
19-6G
O Árbitro
À exceção de um outro lance, nada a dizer da arbitragem de Hugo Miguel e dos seus assistentes. A entrada de Borevkovic é claramente merecedora de cartão vermelho.

Fotografias(15)

Liga NOS: Rio Ave x Vitoria SC
Liga NOS: Rio Ave x Vitoria SC
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
golden_lynx
2019-09-08 23h11m por Sanpaoli
Pois, mas o Ivo ainda não teve um 11 na máxima força, ainda nem estreou alguns reforços à quarta jornada, e perdeu por lesão jogadores que estavam a ser muito importantes na equipa, casos de Musrati e de Joseph.

O Castro tinha um melhor 11 do que este que o Ivo tem apresentado. Quando o Ivo jogar com um 11 com Douglas, Sacko, Tapsoba, Pedro e Florent, Wakaso, Lucas e André, Rochinha, Davidson e Bonatini, e ainda tiver opções como o Poha, Musrati, Almeida, Pêpê, T...ler comentário completo »
Ivo Vieira
2019-09-08 21h53m por CreedEinsteinBratton
Só espero que lhe dêem tempo. Parece-me ser uma questão de tempo até os resultados fazerem jus ao nível de jogo e qualidade dos seus jogadores.
Sanpaoli
2019-09-08 21h44m por golden_lynx
No entanto por esta altura no ano passado já tínhamos 6 pontos à 4ª jornada jogando com o Benfica e Porto fora. O futebol do LC não era o mais bonito mas era eficaz e ele nem tinha um plantel propriamente tão bom quanto este. Se há algo que o Vitória me ensinou nos anos em sou adepto é ser cético, afinal no ano em que supostamente tínhamos uma grande equipa descemos de divisão.

Mas tenho grande fé nesta equipa, tem excelentes opções para praticamente todas as posições, um bom treinador e jogadores que suam a camisola.
Vitória
2019-09-08 20h09m por ACastro6
Uma boa esquipa, que tem um bom treinador e bons jogadores. Honestamente não estava à espera que jogassem da maneira que jogaram no Dragão, muto combativos e smepre à espreita dum contra atque, referindo que jogaram com 10(!!!!) desde os 40 segundos de jogo. Uma vez que estabelizem, que as lesões parem e comecem a jogar futebol acho que vão ser uma boa surpresa para Portugal este ano.
golden_lynx
2019-09-08 20h01m por Sanpaoli
Verdade, o ano passado o Vitória não criava metade das oportunidades desta época, isso é factual. Porém este ano, cria muito, mas não faz golos nas boas chances que tem.
Assim se vão esbanjando pontos que podem fazer falta no fim da época. Veremos se com Bonatini há finalmente um target man na zona do golo.

Quanto ao André Almeida é a prova que se pode e deve apostar na cantera, em detrimento de emprestados com pouca qualidade que passaram por Guimarães nos últimos ...ler comentário completo »
Vitória
2019-09-08 19h24m por zlatan_ibrahimovic
Infelizemente falham bastantes golos cantados. Tem de melhorar e muito esse aspeto, hoje de novo esse aspeto não lhe deu os 3 pontos.
Vitoria
2019-09-08 19h15m por golden_lynx
Valeu pelo André Almeida, o Ivo Vieira tem ali um belo jogador para moldar. Podíamos ter ganho não fosse a habitual falta de pontaria que é costume, espero que o Bonatini seja a solução pois não interessa dominar os jogos e ter bastantes oportunidades se ninguém as marca.
Empate que sabe a pouco
2019-09-08 19h09m por Sanpaoli
O Vitória falha muito na zona de finalização. Perdeu 2 pontos por culpa própria, pois após ter ficado com mais um atleta, tem chances de golo que não pode desperdiçar.

Ainda assim faltava atletas que podiam fazer a diferença, casos de Lucas Evangelista, Bonatini, mas essencialmente o Davidson e Rochinha, que tem rotinas de jogo e são jogadores com golo.

Foram 18 baixas para um jogo, uma autêntica razia, porém a qualidade de jogo do Vitória foi boa, mas fa...ler comentário completo »
zerozero
2019-09-08 17h12m por rayman
Os vitorianos compareceram em massa sim. Estavam mais à porta do que dentro do estádio.

OUTRAS NOTÍCIAS

em direto!
Começou a partida Acompanhe aqui o Paços de Ferreira x AVS em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.