placardpt
Benfica vence Sporting no Estádio do Algarve

Uma entrada cinco estrelas

O Benfica é o vencedor da 41.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira. Os encarnados confirmaram os bons indicadores deixados na pré-temporada e iniciaram da melhor maneira a época desportiva 2019/20, com vitória convincente sobre o rival Sporting (5x0), no Estádio Algarve.

Rafa Silva desbravou caminho com a ajuda de Pizzi no primeiro tempo e Chiquinho fechou uma segunda parte endiabrada das águias em solo algarvio.

Odysseas segurou e Pizzi desbloqueou

«Em relação à pré-época do Sporting, dizer também que fiquei curioso por nunca ter colocado em campo uma linha de cinco defesas. Pode ser aí o fator surpresa.» Lage tinha razão. Keizer tinha reservado o sistema de cinco defesas para a Supertaça – o treinador holandês juntou Luís Neto à dupla habitual Mathieu-Coates.

A opção de Keizer surpreendeu o adversário numa fase inicial, que teve algumas dificuldades para ultrapassar a barreira leonina, mais ainda pela presença de Idrissa Doumbia logo acima da linha de cinco no momento de transição defensiva do Sporting. E o Benfica também demorou a acertar o seu posicionamento defensivo no sentido de travar as investidas dos leões.

Odysseas Vlachodimos teve um papel determinante na primeira parte – três defesas fantásticas a remates de Bruno Fernandes (29’ e 38’) e ainda a evitar um auto-golo de Ferro logo no arranque. O guarda-redes helénico permitiu que os encarnados tivessem o tempo suficiente para se organizarem e perceberem como e em que momento poderiam ferir o leão.

E foi num dos poucos momentos em que a linha defensiva de Keizer se perdeu (Thierry foi fechar por dentro com Rafa a aproveitar o espaço nas suas costas) que o Benfica chegou ao golo. O passe de Pizzi é açucarado e a finalização de primeira de Rafa Silva não deixou nada a desejar.

Foi este o primeiro sinal de uma parceria de luxo no Algarve. Pizzi-Rafa, entenda-se. Mas já lá vamos.

Jogo fantástico de Pizzi. O capitão marcou dois golos e deu outro a marcar a Rafa Silva ©André Vidigal / Kapta +

Uma segunda parte dos diabos

O golo deixou mossa na equipa do Sporting. E nem o intervalo foi bom conselheiro da equipa de Keizer. Aliás, foi o Benfica que aproveitou da melhor forma a pausa no jogo para acertar os erros cometidos durante o primeiro tempo e que podiam ter tido outras consequências para as águias.

Um erro de Mathieu, depois de corte de Coates junto à linha de grande área, revelou-se fatal para o Benfica chegar ao 2x0. Rafa pressionou o experiente central francês e assistiu Pizzi para o segundo dos campeões nacionais. O camisola 27 devolvia desta forma a gentiliza que o capitão teve para consigo no encerramento da primeira metade.

Se as coisas estavam mal para os verdes e brancos, tudo ficou pior pouco depois. Minuto 63. Nuno Almeida assinalou falta junto à área do Sporting e Grimaldo teve um daqueles momentos de inspiração. Renan ainda tocou no esférico, mas não conseguiu evitar que este seguisse o caminho da baliza.

Depois do 3x0, o Benfica continuou a carregar sobre o adversário e o quarto e o quinto acabaram por surgir de forma natural, perante a incapacidade dos homens de Keizer em suster esse ímpeto ofensivo. Rafa voltou a assistir Pizzi, para o quarto, e Chiquinho fechou a contagem, já depois de Idrissa Doumbia ter sido expulso por acumulação de amarelos.

Em suma, entrada em beleza da turma de Lage e muito trabalho de casa para Keizer a uma semana do arranque do Campeonato.

U Domingo, 04 Agosto 2019 - 20:45
Estádio do Algarve
Nuno Almeida
5-0
Rafa Silva 40'
Pizzi 60' 75'
Álex Grimaldo 64'
Chiquinho 90'
Estádio do Algarve
Estádio do Algarve
Portugal
São João da Venda - Loulé
Lotação30 305
Medidas107x72m
Inauguração2003

GALERIAS

Supertaça: Benfica x Sporting
Supertaça Cândido de Oliveira
Lances Capitais
40´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
60´
GOLO Benfica!
Pizzi marca
Pizzi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
64´
GOLO Benfica!
Álex Grimaldo marca
Álex Grimaldo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
75´
GOLO Benfica!
Pizzi marca
Pizzi marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
90´
GOLO Benfica!
Chiquinho marca
Chiquinho marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Minuto 60: Mathieu facilitou muito em zona defensiva, Rafa roubou-lhe a bola e tocou atrasado para Pizzi finalizar!
O Árbitro
Começou com critério largo, mas não conseguiu mantê-lo. O que se percebe porque procurou controlar o jogo, algo que conseguiu fazer em parte. Ainda assim, Nuno Almeida acaba o dérbi sem erros comprometedores.
O Melhor
Eficácia encarnada
O Benfica teve dificuldades para se adaptar ao jogo, mas a partir do momento em que se encontrou, e bem pode agradecer a Vlachodimos, que foi impedindo a vantagem leonina, partiu para uma goleada de mão cheia. Uma eficácia tremenda que ajuda a explicar um resultado tão volumoso.
O Pior
Erros defensivos
Os dois golos do Benfica nascem de dois erros defensivos do Sporting. Primeiro, Thierry deixa Rafa sozinho e depois é Mathieu a comprometer em zona proibida. Dois momentos que comprometeram a ideia que Keizer tinha pensado para o jogo da sua equipa.
Forma
Benfica
2019/2020
1J
1V
0E
0D
5-0G
Sporting
2019/2020
1J
0V
0E
1D
0-5G

Fotografias(51)

Supertaça: Benfica x Sporting
Supertaça: Benfica x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
200
2019-08-05 18h22m por ruipatricio
200
MA
Benfica!
2019-08-05 17h18m por Markes88
Nada fazia prever este resultado perante o que se viu na 1parte, em que o Vlacho esteve impecável perante o melhor jogador sportinguista. . . .

Depois do 2-0 o Scp morreu para o jogo. Um adormecimento incrível mesmo. Pese embora o ataque do Benfica quando funciona bem, é dificilimo de bater, esperava-se que o Scp defendesse melhor em algumas ocasiões. . . .

Tem feito imensa diferença Rafa e Pizzi nas alas. O Benfica não tem um ponto fraco assim tão evidente,...ler comentário completo »
ZH
. . .
2019-08-05 16h59m por zhar
que treta! ainda vem para aqui um aziado de ontem a fazer-se passar por benfiquista com "face totalmente desfeita" quando na realidade foi um corte no labio que pode muito bem ter sido feito pelo proprio , andava perfeitamente pelo proprio pe e sem absolutamente marca nenhuma dos tais pontapes e murros na cabeça. . . o personagem que repetidamente anda metido em confusoes em classicos seja de que modalidade for e que ja agrediu jogadores do futsal do benfica. . .
Curioso. . .
2019-08-05 16h30m por Trunca-Truncas
A vida dá muitas voltas. Antes os dragartos diziam que o Benfica era tipo museu, só vive de passado e agora relembram nos comentarios o jogo em 2010 (qdo o porto ainda tinha dinheiro e jogava futebol) e o golo do Kelvin em 2013! Desde entao 6 anos e 3 titulos para o fcp. Aconselho vivamente a limpeza do pó ao museu do porto, sportinguistas, dêem uma maozinha(manita)!
Jogo tipico
2019-08-05 15h59m por canabiz
De um grande contra um pequeno, fechado cá atrás o sporting apenas foi perigoso em 3 ou 4 contra-ataques, quando o Benfica os empurrava contra as cordas, graças ao Odysseas não passou apenas de 2 ou 3 sustos(realizados pelo suspeito do costume, aiiii meu Deus se ele vai embora), o Benfica esse dominou o jogo durante os 90 mimutos, o sporting foi aguentando como pode durante quase toda a 1ª parte, mas na segunda como era de prever os erros começaram a aparecer e naturalmente os golos foram...ler comentário completo »
o_imparcial
2019-08-05 15h50m por canabiz
Sabes o que se passou???

A violência nada justifica é certo, mas se calhar o senhor não se limitou a ir para o carro de boca fechada. . . digo eu. . . se assim foi, quem anda à chuva molha-se. . .
ispeakwiththetr ue
2019-08-05 14h18m por orgulhovermelho
O João Querido Manha fala muito, mas de futebol percebe pouco. Foi o mesmo que no Mais Bastidores na temporada passada quando falavam na antevisão do Paok x Benfica no play off da Liga dos Campeões e o Rui Vitória lançou Seferovic a titular disse que não fazia qualquer sentido coloca-lo e que o Suiço nunca iría conseguir fazer golos, nem no nosso campeonato porque era um jogador muito fraco. Engraçado que depois veio a tornar-se no melhor marcador da liga Portuguesa e sem qualquer golo de pe...ler comentário completo »
Benfica 5-0 Sporting
2019-08-05 13h17m por MisticaEncarnada
Este resultado jusifica-se sobretudo pela eficácia do Benfica, tanto a atacar como a defender (Vachodimos foi muito importante nesse capítulo) e pela chegada do 2-0 que condicionou imenso a estratégia do Sporting. O Benfica dominou o jogo a partir daí, fez pressão muito alta no terreno e a equipa do Sporting perdida psicologicamente já não foi capaz de marcar. Compreende-se porque com um título em disputa ao 2-0 a equipa cai emocionalmente, comete erros que não cometeu na primeira parte e o...ler comentário completo »
Sr. 5 batatas
2019-08-05 12h11m por ATUAMAEEHUMHOMEM
Menos. . . Felizmente o país nao é como o senhor
BENFICA
2019-08-05 11h55m por orgulhovermelho
Há comentários que dão uma vontade de rir, ás vezes eu penso se querem ser engraçados se acreditam mesmo naquilo que dizem. Os rivais só falam do Benfica e nós Benfica só falamos de nós. Somos os maiores com a maior naturalidade. O Sporting jogou como uma equipa pequenina em 5x3x2 onde só tentava contra-ataques e remates de longe com o vento a favor. A maior oportunidade de golo deles, foi um erro de Ferro, onde mais uma vez Odysseas brilhou. Agora leio aqui alguns comentários a dizer qu...ler comentário completo »
5CP
2019-08-05 11h17m por -5CP-
Foi humilhado com grande pinta no ultino troféu da pré-época. A formação está um mimo.

Grimaldo? Tavares despacha-o em breve, fora da pisição deu 10 a 0 ao Tierry que no 1-0 e 4-0 foi uma vergonha e no posicionamento deixou muito a desejar

Estes jogos decidem-se nos pormenores e a defesa do 5cp foi ridicula
El mago10
2019-08-05 10h42m por ruipatricio
Nem vale a pena. . .
O Português foi criado e educado assim, é sempre mais fácil encontrar um factor externo qie justifique o seu azar/erro do que admitir e focar no que se quer. . .
Sempre foi e sempre será. . .
É o estado, é o governo, é as matérias perigosas, era o Salazar, era a Ditadura e por ai. . .
Infelizmente é assim, o ze Tuga arranja sempre factores externos e tem sempre a quem apontar o dedo.
Por isso é que o SL Benfica vai novamente passear em Portugal com o melhor plantel da liga
8a
2019-08-05 09h25m por ruipatricio
E que venha o 38
Benfica vs Sporting
2019-08-05 08h57m por estaramosold
1º jogo oficial da época, equipas ainda á procura da sua melhor forma. Quanto ao jogo primeira parte equilibrada, segunda parte Benfica superior e o Sporting de cabeça perdida, só uma equipa sem controlo emocional se deixa levar para este tipo de resultado.
Destacar o Rafa que tem vindo a demonstrar todo o potencial que tem, Pizzi que é crucial no jogo do Benfica, Nuno Tavares que parece-me que tem muita qualidade mas espero que jogue na posição dele que é DE.
Do lado do Sp...ler comentário completo »
BENFICA
2019-08-05 08h49m por orgulhovermelho
Palavras para quê ? Aquilo que vinha a dizer refletiu-se ! Estamos muito muito fortes e este ano vamos ainda ter melhor equipa que o ano passado. O Sporting jogou como equipa pequenina sempre lá atrás e fechado com 5 defesas a sair em contra ataque! Fomos superiores todo o jogo e tivessem jogado apenas com 2 centrais desde inicio teriam levado mais que 5 ! A primeira taça é nossa, agora é focar no campeonato e começar por vencer já no sábado. PS : Felizmente que ninguém se lembrar em querer c...ler comentário completo »
Melhor jogador da liga o ano passado. . .
2019-08-05 05h29m por ATUAMAEEHUMHOMEM
Pizzi todo o terreno, por muito que me custe xD, bF so nao esta no bolso do florentino pk os calcoes da bola n tem disso. . . Mas agora a serio, quem ek vai pagar mendilhoes por essa banalidade?
Jogo
2019-08-05 02h58m por slbmeireles
Primeira parte o jogo foi equilibrado, com o sporting a explorar o lado mais fraco do Benfica neste momento com a adaptação a lateral direito. Nao que o puto tenha jogado mal, mas claramente ali precisamos de alguem que de maior garantias, ele que va para a sua posição que possivelmente ate consegue discutir o lugar com grimaldo.
Na segunda parte so deu Benfica, principalmente a partir do segundo golo.
Este sporting faz-me lembrar a nossa seleção, com uma dependencia enorme...ler comentário completo »
Lei do mais forte
2019-08-05 02h09m por JHendrix
5 batatas que colocam em evidência a qualidade de uns e outros.

Ehehehehehe 5-0. . . F**** se que violência. . . LoL
Ninguém me quer
2019-08-05 01h53m por Pedro3KSCP
Ainda dizes que somos amadores, tas todo excitado por teres ganho, nunca vi ninguém tao feliz como tu.
E o que o Bruno vos fez o ano passado ainda tá entalado, ja passou bue tempo nem devias tar assim tao raivoso
Sporting
2019-08-05 01h10m por Samir17
Este resultado só veio a confirmar aquilo que sempre disse desde do único da pré temporada o Sporting não tem treinador nem plantel, vejamos o Renan para suplente até serve agora para titular não falta um guarda redes para ser titular nesta equipa, o Mathieu não vai para novo e o Coates e o Neto opa são dois pinos autênticos preferia que tivesse ficado o Ivanildo e o Domingos, não sendo possível que vendam o Coates e invistam num central, defesa esquerdo há Borja e Acuna que nunca será um de...ler comentário completo »
DS
Jogo
2019-08-05 00h59m por DSaraiva90
Bem, fiquei contente com o resultado mas foram números exagerados.
Benfica n fez um super jogo, antes pelo contrário, foi mt eficaz.
1a parte equilibrada com sinal mais po Sporting que ate merecia estar a ganhar e o Benfica das poucas vezes que chegou lá a frente marcou (excelente assistência de Pizzi e este Rafa vale cada cêntimo dos 16 milhões pagos por ele).
Depois os erros e os golos na 2a parte fizeram o Sporting desligar.
Mas para mim resultado exagerado ...ler comentário completo »
Sporting/Jogo
2019-08-05 00h54m por thekarga5
Bem, 5-0 é um resultado difícil de dirigir ainda para mais frente a um rival direto numa final.
Na primeira parte a equipa até conseguiu nivelar o jogo e por vezes estar por cima do Benfica mas aquele 2° golo veio expor todas as debilidades desta equipa, inclusive a preocupante falta de ritmo de grande parte dos jogadores em relação à equipa do Benfica que esteve sempre muito fresca e disponível fisicamente.
O resultado apesar de enganador mostra que o Benfica foi e bem a melho...ler comentário completo »
DSaraiva90
2019-08-05 00h49m por ninguem_me_quer
Esquece. Hoje é para esquecer. Eu ir dormir agora é quase tão impossível como o Sporting ganhar um campeonato.
DS
ninguem_me_quer
2019-08-05 00h48m por DSaraiva90
Amigo já chega. Vai lá dormir que ja é tarde.
ED
.
2019-08-05 00h48m por eduscp11
És só um ignorante

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga dos Campeões
Ancelotti, em conferência de imprensa
O Real Madrid conseguiu salvar um empate (2-2) de uma visita a Munique em que até esteve a vencer, mas que permitiu uma reviravolta. Carlo Ancelotti, treinador dos espanhóis, fez a ...