placardpt
    Benfica passa em Vila do Conde

    Via verde para título encarnado

    Há duas jornadas, o FC Porto tropeçou. Nesta, o Benfica ainda se assustou, mas passou com distinção em Vila do Conde e tem o título à distância de um ponto. DIferenças que explicam muito. O jogo fica marcado por um lance capital, perto do intervalo, mas sobram poucas dúvidas da superioridade e justiça, em todo o resto, dos encarnados, que foram fortes mentalmente para estar por cima. E tiveram um enorme Pizzi, é bom que se diga. Lage continua a sua procissão praticamente imaculada pela Liga NOS, apesar de mais golos sofridos. Os marcados foram mais e, quando assim é...

    Superioridade com largo troco

    Se o Benfica já tem melhores executantes, maior dimensão e uma enorme onda vermelha a empurrá-lo para um cada vez mais real título, com um golo madrugador ainda mais fácil fica esse cenário. Foi, também, um Rio Ave já sem hipóteses de chegar ao sexto lugar (fará sentido a penúltima jornada não ser à mesma hora), mas totalmente envolvido na adrenalina do jogo.

    Impressionante apoio encarnado ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Não que isso tenha sido bom inicialmente. Uma má abordagem defensiva foi uma bandeja perfeita para Rafa abrir o marcador para um Benfica que carburava à velocidade do motor Pizzi - acaba como começa a época, nos píncaros. Um golo que fez com que as águias não tivessem tanto a bola e a permitissem mais ao adversário.

    Só que um golo que fez com que o Rio Ave se ligasse à corrente. Num estádio maioritariamente encarnado (os do Rio Ave estavam lá, as cadeiras habitualmente vazias é que tinham um novo colorido), a equipa de Daniel Ramos foi encontrando os seus espaços, com Augusto a ter muito espaço para construir e encontrar Nuno Santos e Dala, as referências na entrada para o último terço.

    O Benfica tentava controlar, mas os flancos da nau rioavista conseguiam, aqui e ali, causar alguma instabilidade no Benfica. Numa delas, já depois de um livre espetacular de Nuno Santos que Vlachodimos defendeu, Gabrielzinho embalou pela esquerda e foi travado por Florentino; na resposta, golo de Félix, após brinde de Léo Jardim. E, num ápice, tudo parecia de feição.

    Susto e um filme já visto

    Quando, no regresso dos balneários, Tarantini reduziu o marcador, até se podia pensar que o jogo tivesse outra incerteza, mas logo Pizzi, o comandante das águias, fez questão de voltar a devolver a diferença de dois golos para as águias.

    Tarantini fez dois, mas só o segundo contou ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Bruno Lage sentiu a equipa confortável e não a mexeu, ao contrário de Daniel Ramos, que tentou rapidamente dar a volta com armas frescas para o meio e a frente. Com o passar do tempo, mais confortável o Benfica ficava e foi apenas por más definições que não surgiram mais lances de golo, tanto era o espaço que, com mérito, conseguia na ida para o último terço.

    Curiosamente, seria com a primeira saída do Benfica que novo golo vilacondense surgiria, num excelente apontamento de Ronan de cabeça. E eis que, tal como contra o FC Porto, um novo fantasma pairou em Vila do Conde para os visitantes.

    No fim, a festa ©Rogério Ferreira / Kapta+
    E ainda sofreu um pedaço, tendo mesmo de recorrer a algumas quebras de jogo, mas conseguiu um desfecho diferente. Três pontos e o título à distância de apenas um. Festa à vista?

    U Domingo, 12 Maio 2019 - 20:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Hugo Miguel
    2-3
    Tarantini 50'
    Ronan David 84'
    Rafa Silva 3'
    João Félix 45'
    Pizzi 56'
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 33
    Lances Capitais
    GOLO Benfica!
    Rafa Silva marca
    Rafa Silva marca o seu 16º golo na prova (25 jogos)
    24´
    GOLO INVALIDADO Rio Ave
    Na sequência do canto, Tarantini cabeceia para o fundo da baliza encarnada, mas estava em posição irregular. Fora de jogo bem tirado ao ataque rioavista
    45´
    +2
    GOLO Benfica!
    João Félix marca
    João Félix marca o seu 14º golo na prova (25 jogos)
    50´
    GOLO Rio Ave!
    Tarantini marca
    Tarantini marca o seu 1º golo na prova (24 jogos)
    56´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 13º golo na prova (33 jogos)
    84´
    GOLO Rio Ave!
    Ronan David marca
    Ronan David marca o seu 3º golo na prova (9 jogos)
    A Chave
    Fecho da primeira parte: o Rio Ave estava no seu melhor momento e, em meio minuto, passou de possível penálti com hipótese de empate para 0x2, muito consentido por Leo Jardim. Um aspeto relevante para o decorrer do desafio.
    O Árbitro
    Arbitragem marcada pelo lance perto do intervalo, em que nos parece haver penálti a favorecer o Rio Ave. Além disso, bem nos golos validados, na decisão de anular o golo a Tarantini e também bem na queda de Bruno Moreira, que não parece ter sido mais do que isso. Em relação ao critério disciplinar, alguma incoerência de Hugo Miguel. Nota negativa.
    O Melhor
    Pequenos enchem campo
    Uma nova prova de que não é com palmos que se medem os homens, ou os craques. Pizzi à cabeça, Grimaldo e Rafa no resto do corpo de uma águia elétrica e eletrizante, repentina e fatal na forma como desmonta defesas. Enorme qualidade coletiva, juntando boas peças individuais e o toque certo, que aqui é dado por Lage.
    O Pior
    Substituição que corrigiu
    Demorou 81 minutos até mexer pela primeira vez, mas logo depois Bruno Lage se deve ter arrependido, pois a equipa, que tão bem estava a controlar o jogo, descoordenou-se sem o seu farol (Pizzi), sofreu a seguir e esteve depois aflita, até entrar Jonas e voltar a haver luz. Um momento de apagão que não trouxe consequências maiores.
    Forma
    Rio Ave
    2018/2019
    42J
    14V
    11E
    17D
    69-68G
    Benfica
    2018/2019
    59J
    41V
    8E
    10D
    136-58G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Benfica está a um ponto de conquistar o 37.º título de Campeão Nacional.

    Neste Século as águias venceram 3 das últimas 5 vezes que um campeonato foi decidido na última jornada [2004/05. 2009/10, 2015/16]

    Fotografias(19)

    Liga NOS: Rio Ave x Benfica
    Liga NOS: Rio Ave x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FR
    The_Knick
    2019-05-13 20h58m por Fragha
    Esse melão que não pára de crescer. Cuidado com o pescoço!

    O Benfica é tão centralista, tão da capital, que os estádios do Norte enchem sempre quando o Maior lá vai! Os estádios e os pavilhões do interior enchem quando o Maior lá passa. Nas ilhas e no Algarve, os estádios e os pavilhões enchem quando o Maior lá joga. E só não enchemos estádios por essa Europa fora porque os outros clubes têm mais adeptos numa cidade do que vocês em todo este país!
    E antes ter grupos d...ler comentário completo »
    FR
    Tarik_10
    2019-05-13 20h49m por Fragha
    Aqui ninguém está a tentar enganar ninguém, até porque enganado andas tu há muito!

    Não te ouvi falar nas jornadas consecutivas em que o clube da fruta e das rachas foi levado de andor esta época! Aí andaste caladinho e arbitragem era um mar de rosas.
    Não te ouvi falar quando este mesmo árbitro vos deu o penúltimo campeonato em Paços de Ferreira, ao marcar um penálti por um tropeção do James FORA DA ÁREA! (e consequente expulsão do capitão do Paços, claro)
    E para citar o papa da camorra "Só fala de árbitros quem é burro!"
    LM
    Falem do que quiserem. . .
    2019-05-13 19h31m por lmanuel
    . . . com VAR, tomarem as decisões que foram tomadas nos quatro últimos jogos fora do benfica é muito "estranho".
    Primeiro, não há nada de vagamente parecido com esta sequência de "enganos sempre para o mesmo lado" desde que vejo futebol, e já lá vão uns "anitos", nem aqui nem em lado nenhum (exceto talvez no campeonato da Coreia do Norte, mas esse não sigo).
    Segundo, esta diferençazinha chamada VAR; é que houve alguém que teve de rever aquele teatro do JFelix em Braga, ...ler comentário completo »
    Tarik_10
    2019-05-13 19h21m por CreedEinsteinBratton
    Então diga lá, quantos títulos do seu clube você não festejou?

    Se este campeonato é o escândalo que dizem ser a favor do SL Benfica (parece que o campeonato só começou a partir da jornada 26, até aí foi tudo um mar de rosas lol) então imagino quantas vezes não ficou impávio e sereno a ver os outros festejar títulos do seu clube enquanto lamentava a pouca vergonha ocorrida durante tais épocas. . .
    ISWTT
    2019-05-13 19h14m por Tarik_10
    Boas

    Desculpa discordar mas não são. Nunca vi em tantos anos de futebol uma recta final tão vergonhosa e descarada.
    Não vinha aqui com um discurso de tirar o mérito ao Benfica se não acreditasse verdadeiramente no que digo é no que vejo.
    Não me dá prazer cortar o barato dos outros mas foi de mais.
    Digo-te sinceramente que se o meu clube ganhasse assim eu não festejava e podes ter a certeza de que estou a falar a sério.
    Campeões da treta de voltaram!
    2019-05-13 18h58m por The_Knick
    É com cada comentário. . . Mais parece o ensaio sobre a cegueira!
    Vamos lá ver se um gajo se entende. . . Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães, etc. . . todos foram beneficiados, uns mais que os outros, mas acontece no futebol, e infelizmente, acontece muito mais com os 3 grandes serem beneficiados. Agora as últimas jornadas é passar um atestado de burrice e estupidez ao adepto de futebol. Está a ser o mesmo que eu dizer que uma parede branca é branca, mas os benfiqu...ler comentário completo »
    LM
    Espero tudo
    2019-05-13 18h39m por lmanuel
    Quando o penalty do JFelix em Braga, com VAR, é possível, tudo é possível.
    Quando o 2-0 anulado ao Feirense, com VAR, é possível, então tudo é possível.
    Quando depois de uma sequência tão longa de furtos, ainda é possível acontecer o que aconteceu ontem então. . . tudo se pode esperar.
    Não vou falar dos casos disciplinares no jogo do dragão. Mas o que se passou em 1. Moreira, 2. Feira, 3. Braga e 4. Vila do Conde. . . é muito engano, muito evidente e semp...ler comentário completo »
    MA
    . . . .
    2019-05-13 18h33m por Markes88
    É compreensível que nunca na vida mesmo nós benfiquistas pensássemos que a 2volta fôssemos ganhar a todos os estádios mais complicados, quanto mais os portistas. . . . .

    Acredito que foi essa a almofada de confiança que foi rasgada no momento em que o Benfica ganha em Alvalade, foi mais ou menos aí que o Fcp começou a ceder empates. . . . .

    Ou terá sido porque entrou o Pepe e o Conceição embirrou que tinha de desfazer a melhor dupla de centrais do campeonato par...ler comentário completo »
    LM
    Quanto à imprensa internacional
    2019-05-13 18h33m por lmanuel
    Não estava à espera que o pessoal "cego do vermelho" lê-se o NY Times ou seguisse a Reuters. Talvez por isso apenas desconheçam o que ali se diz sobre 1. o presidente do Benfica, 2 - o benfica, 3- a arbitragem em Portugal, 4- a comunicação social em Portugal.
    Mas vão lá ver. E se não conseguirem encontrar. . . é capaz de ser porque não querem encontrar.
    Pá mas não há um?!
    2019-05-13 18h25m por Tarik_10
    Não há um Benfiquista que seja sério?
    Inacreditável depois de escândalo atrás de escândalo ainda virem aqui tentar defender o indefensável e tentar enganar o pessoal.
    Mas a justiça acabará por ser servida.
    Aproveitem para festejar agora os títulos que depois será como quando o VAR anula um golo.
    Pena de quem se orgulha de ganhar assim.
    LM
    Quanto ao mérito
    2019-05-13 18h22m por lmanuel
    Quem lá está dentro obviamente que faz tudo o que pode, jogando o melhor possível. naturalemnte que os jogadores do benfica fizeram tuo o que podiam para ganhar.
    Mas os do Porto também. Todas as equipas têm quebras em todos os jogos. Ninguém joga a 100% sempre. Isso é impossível.
    E é muito interessante comparar como são decididos os lances duvidosos de dois jogos como Moreirense e Rio Ave.
    O máximo que uma equipa consegue fazer depende das suas próprias capacidades ...ler comentário completo »
    Imprensa Internacional
    2019-05-13 18h20m por estaramosold
    Relata um escândalo? So se for no Jornal OJogo. .

    Vão ver os escândalos que acontecem em quase todas as jornadas na Champions League e na Liga Europa e depois venham falar de escândalos ao menos.

    Zabetimano
    2019-05-13 18h18m por CreedEinsteinBratton
    Se você não gostaria de ganhar assim imagino o que lhe custou ganhar vários e vários títulos. . .
    KingDevil
    2019-05-13 18h11m por CreedEinsteinBratton
    Árbitros estrangeiros.
    ZH
    ZeroZero
    2019-05-13 17h58m por zhar
    Democracia e liberdade para dizer disparates é uma coisa bonita. . . mas registar uma conta para desejar mortes , incitar odio , e chamar o daesh roça o doentio e criminoso. . . ja é altura de mudar de uma vez por todas o sistema de registo de contas para algo fiavel e reportar este personagem (e outros com comportamento similar) as autoridades competentes! este personagem é recorrente neste tipo de comportamento e olhar para o lado é ser cumplice com isto. . . banirem é so o tempo de ir criar outro mail e registar outra conta.
    Para os Aziados. . .
    2019-05-13 17h18m por reporter-estrabico
    o Sporting até ao Nataaaaal

    o Porto até ao Carnavaaaal

    Benfica. . . . . . até à Marquês de Pombaaaaaal!
    LM
    Mais exemplos
    2019-05-13 16h27m por lmanuel
    Vejam a vida desportiva do Veríssimo. Vejam o que se passou no célebre estoril benfica do algarve. . . jogador que falhou nesse jogo e no entanto a vida passou a correr-lhe tão bem, mas tão bem!!!
    Para uns, ter claques ilegais traduz-se em nada.
    Para outros, há jogadores que podem apanhar 17 jogos de suspensão. 17! nunca em Portugal houve um castigo que tivesse chegado perto de metade desse número de jogos.
    Mas isto tudo é por acaso. E aliás que interesse isso? que...ler comentário completo »
    LM
    Mais exemplos
    2019-05-13 16h23m por lmanuel
    Pessoas afetas ao benfica a classificarem estes árbitros como amigáveis (àrbitros cuja passagem à primeira divisão foi filtrada por "amigos" pagos pelo benfica)
    Funcionário do benfica comprou informações a oficial de justiça
    Também há o caso do famoso juiz vermelho. . .
    E já agora, sabem como o benfica lucrou com a estação de serviço da repsol? Não sabem procurem. Lucrou com o dinheiro que a CML perdeu (algumas dezenas de milhões de euros pagos por todos nós numa permuta ...ler comentário completo »
    LM
    Exemplos
    2019-05-13 16h09m por lmanuel
    João Pinheiro a reclamar da sua classificação junto de pessoa do benfica.
    O mesmo João Pinheiro que esteve em moreira, braga e feira. Linda troca.
    O boaventura acusado de tentar comprar dois jogadores do rio ave , e jogo com marítimo. O mesmo boaventura que se pavoneia da conhecer as nomeações dos árbitros antes das mesmas serem publicas. E agora vejam como ele consegueno guito vendo as listas de jogadores que tem e o que o benfica faz com eles.
    Outro exemplo, sabem...ler comentário completo »
    NC
    É o que temos. .
    2019-05-13 16h07m por NCARR
    Que o Sr. Luis Rocha Rodrigues, que escreve esta crónica, não saiba as leis do jogo, eu até posso admitir, agora que o Sr. Luis Godinho que é árbitro internacional, também não as saiba é que já é muito grave.
    Campeonato
    2019-05-13 15h46m por ruipatricio
    Leio comentários a desvalorizar o SL Benfica, com emails e jogadas externas.
    O FC Porto esteve com 7/8 pontos de vantagem e perdeu em casa com o adversário direto ( SLB ), empata em Vila do Conde, ganha em Braga como ganhou, e se o titulo for para o Norte, é justo?
    É sempre fácil descredibilizar o sucesso dos outros com ajudas externas ou por cunhas, ou outras situações mas nunca assumimos os nossos erros, há sempre algo que nos quer prejudicar, sendo só nós os próprios qu...ler comentário completo »
    LM
    Vergonha
    2019-05-13 15h29m por lmanuel
    Está tudo dito! Olhos que não conseguem ver o penalty do florentino, são os mesmos que não conseguem ler os emails da padralhada. Um paralelo com as mentes que não sentem peso pelos dois assassinatos do futebol português. Ao mesmo nível dos que assobiam para o lado perante compra de funcionários de justiça, tentativas e compra de jogos, filtragem dos árbitros amigos (ou com informações sensíveis na sua vida privada), controlo da classificação dos árbitros, prendas aqui e ali. É um fest...ler comentário completo »
    MA
    Creed
    2019-05-13 15h10m por Markes88
    Daí, ontem primeiro ter escrito que em Inglaterra o lance do Florentino nunca na vida era falta sequer. Cá em Portugal as regras não funcionam da mesma maneira e para mais, temos muito mais brasileiros e sul americanos adeptos dessa arte de atirar para chão ao mínimo toquezinho. . . .
    2ºgolo
    2019-05-13 14h36m por CreedEinsteinBratton
    Depois de ver dezenas de vezes o lance, vi que não há penalti nenhum. Florentino arrisca mas o Gabrielzinho já vai a tentar cavá-lo há muito.
    Mal viu que estava na área deu uma de tio Patinhas e atirou-se para a piscina do dinheiro. . .
    MA
    *
    2019-05-13 14h32m por Markes88
    a falta pode esticar para dentro da área

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    Avançado entrou, bisou e foi o herói
    A propósito de uma pergunta sobre as escolhas iniciais e as alterações que fez, Rúben Amorim fez uma declaração curiosa sobre o avançado sueco, que ...