placardpt
    FC Porto vence em Chaves

    Trickinho Soares!

    2019/01/18 21:05

    Eram já cinco pontos de vantagem, agora, à condição, são oito. O FC Porto resistiu aos ares gélidos de Trás-os-Montes e fez-se servir do predador do costume para lá do Marão: Soares, que já somava quatro golos nos últimos três jogos contra o Chaves, somou mais três à conta pessoal e fez cair um Chaves que chegou a fazer boa figura - bem melhor do que o lugar na tabela indica - mas voltou a cair em casa contra os portistas, à imagem das três receções anteriores para a Liga. No fim, um 1x4 esclarecedor.

    Os termómetros rondavam os cinco graus, os gorros e luvas faziam parte do traje recomendado, e ao longo de um inesperado atraso no apito inicial por razões técnicas era obrigatório manter o corpo em movimento enquanto se aguardava o arranque. Trocavam-se bolas no relvado até que, alguns minutos depois da hora prevista, arrancou um jogo que começou dividido e até teve boas ameaças dos flavienses na etapa inicial.

    Novidade na retaguarda

    Sem Maxi Pereira, já se sabia que seria necessário que Sérgio Conceição trouxesse uma novidade para a lateral-direita, e a linha defensiva começou como havia terminado a partida em Matosinhos: com Militão à direita, com Pepe e Felipe no centro e com Telles a juntar mais umas largas dezenas de minutos à conta da temporada.

    Militão atuou como lateral-direito ©Catarina Morais / Kapta +

    Desde cedo se viu que Militão poderia bem ser o elemento mais atarefado, no duelo individual com um Luther Singh que não precisou de muito tempo para mostrar o acrescento de qualidade que dá à equipa de Tiago Fernandes. O brasileiro portista tentava impor-se, via-se forçado a recorrer à falta de quando em vez e por vezes o sul-africano lá conseguia escapar. Aos 13 minutos foi a partir da faixa central que atirou para defesa incompleta de Casillas, com Felipe a dar o corpo às balas para impedir que William fizesse a recarga.

    Soares num habitat de eleição

    Só de longe o FC Porto conseguia nesta fase apontar à baliza adversária, em particular por Corona, que nos movimentos para o interior se via forçado a rematar com o pé esquerdo e não levava a bola com a melhor direção. Lá na frente estavam Marega e Soares e a bola começou a chegar-lhes com mais frequência a partir dos 20 minutos: o maliano atirou para defesa de António Filipe, o brasileiro viu num pontapé de canto de Alex Telles que Marega desviou ao primeiro poste a solução para desbloquear o nulo.

    Soares apontou três golos ©Catarina Morais / Kapta +

    O Chaves não se deixava abater. Via neste encontro uma ocasião para mostrar que não merece estar onde está na tabela classificativa, e se o estreante Costinha se mostrava algo apagado descaído para a direita, Luther Singh voltaria a deslumbrar aos 38', com um remate inesperado e potente que fez aparecer a mais brilhante versão de Iker Casillas.

    Lá na frente, os avançados portistas agradeceram a inspiração do guardião e retribuíram com mais um golo. Óliver com mais um de vários passes de classe para Corona, entrega para Marega, entrega para Soares e bis do brasileiro, numa jogada com apatia da defesa flaviense mas, também, com movimentações eficazes dos portistas.

    Foi só confirmar

    Confortável no resultado, o dragão ficou também mais confortável no jogo no arranque da segunda parte. Mesmo sem criar ocasiões claras, conseguia manter a bola controlada e só num livre Luther Singh voltou a ameaçar antes de chegar o terceiro golo portista... e o terceiro do mesmo homem.

    Felipe saiu no segundo tempo ©Catarina Morais / Kapta +

    O único hat-trick de Soares em Portugal tinha sido com a camisola do Nacional, mas o brasileiro quis igualar o feito vestido de azul-e-branco. Tal como no segundo golo, jogada bem construída pelos dragões, defesa flavienses com dificuldades a acompanhar e Corona a assistir Tiquinho para o 3x0 que acabava com as dúvidas.

    Para o Chaves haveria, pelo menos, um Gallo de honra numa noite em que, embora bem derrotado, não foi envergonhado. Foi de grande penalidade, num lance entre Pepe e William que, no mínimo, suscita dúvidas, que Bruno Gallo converteu com calma perante Casillas e evitou que os flavienses fossem para casa a seco. O ligeiro alívio, porém, durou pouco: Nuno André Coelho foi ainda infeliz num corte e colocou na própria baliza, com o FC Porto a deixar Trás-os-Montes com três golos de vantagem e mais três pontos na bagagem. Tal como a primeira (contra este mesmo adversário), a segunda volta começou da melhor forma para o fortíssimo candidato a um bicampeonato.

    U Sexta, 18 Janeiro 2019 - 19:00
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Nuno Almeida
    1-4
    Bruno Gallo 76' (g.p.)
    Nuno André Coelho 87' (p.b.)
    Tiquinho Soares 24' 42' 68'
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 18
    Lances Capitais
    24´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 6º golo na prova (13 jogos)
    42´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 7º golo na prova (13 jogos)
    68´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 8º golo na prova (13 jogos)
    76´
    GOLO Chaves
    Bruno Gallo marca de grande penalidade!
    Bruno Gallo marca o seu 1º golo na prova (15 jogos)
    87´
    GOLO FC Porto
    Nuno André Coelho marca na própria baliza!
    A Chave
    Minuto 43: Já bem perto do intervalo, uma boa jogada portista leva ao segundo golo de Soares, que leva por sua vez o Chaves para os balneários com uma montanha para escalar.
    O Árbitro
    O penálti assinalado a Pepe parece manifestamente exagerado, o que nada abona a favor da prestação de Nuno Almeida. Por outro lado, surpreendeu o facto de não admoestar Militão depois de lhe ter deixado um aviso tão claro na primeira falta.
    O Melhor
    Soares, pois claro
    Grande noite do avançado brasileiro, já bem habituado a marcar ao Chaves (e em Chaves). Desta vez foram três, o primeiro hat-trick com a camisola portista e o primeiro na Liga portuguesa.
    O Pior
    Faltaram adeptos no início
    O horário era desadequado para um jogo desta envergadura e, assim, muitos adeptos que em condições normais estariam nas bancadas não estavam.
    Forma
    Chaves
    2018/2019
    25J
    7V
    5E
    13D
    24-34G
    FC Porto
    2018/2019
    32J
    27V
    3E
    2D
    77-26G
    Sabia que...by playmaker stats
    5.ª derrota sofrida pelo Chaves em casa neste campeonato, igualando o registo da Liga da época passada
    20.ª vitória nos 21 últimos jogos para o FC Porto
    FC Porto marcou 9 golos em 2 jogos frente ao Chaves neste campeonato
    Maior vitória do FC Porto esta época fora de casa
    O Chaves volta a perder 4 jogos depois
    FC Porto marca 4 golos em casa do Chaves pela 2.ª época consecutiva

    Fotografias(30)

    Liga NOS: Chaves x FC Porto
    Liga NOS: Chaves x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    manotas- fair play da treta
    2019-01-19 15h42m por brahimi
    por essa noticia parece mesmo que vem para o fcp
    FC Porto
    2019-01-19 15h21m por Redfoo_16
    Apesar da vitória e da boa exibição, continuam a ser precisos reforços. O Soares pode ter marcado 3 mas para mim precisa de concorrência. Está em boa forma, é um bom jogador mas não chega àquele nível de excelência. Eu acho que precisamos de um Ponta não tanto por Tiquinho não servir (que apesar de não ser excelente tem qualidade para ser titular) mas sim pela falta de concorrência. Se ele se lesionar (como já fez muitas vezes) não há um Ponta puro para substitui-lo. Só se for o mito Mari...ler comentário completo »
    Tarik10
    2019-01-19 14h29m por Lewis80
    Tinha que dar uma abebia ao slb se nao ate parecia mal XD
    Lewis
    2019-01-19 14h17m por Tarik_10
    O Salvio é melhor do que o Otávio?!
    Críticas
    2019-01-19 14h09m por BC93
    Ninguém pode criticar que é logo um "suposto portista". Enfim.
    A crítica faz parte e serve para discussões saudáveis.
    O Soares é sem dúvidas um bom avançado e tem qualidade para jogar no FCP, mas. . . tal como Aboubakar em grande parte dos jogos precisa de muitas oportunidades para marcar, ao contrário de outros pontas de lança que já tivemos.
    Logo, é normal haver esse tipo de crítica. . . mas continuo a achar que o Tiquinho é bom avançado.

    Agora e...ler comentário completo »
    Gomes1
    2019-01-19 13h48m por ToneBond14
    Dói-te os dentes é? Deve ser uma toupeira no dente, é melhor veres isso pois dá muitas dores pelo o que ouvi dizer
    PO
    Soares
    2019-01-19 12h37m por porto_invicta
    Este jogador é muito injustiçado por alguns portistas. Não é um deus, não é um Jackson, Falcão ou Lisandro mas é um bom jogador. Ele não é cepo nenhum, é um bom jogador com qualidade para estar no plantel. O homem marcou 3 golos e vejo alguns supostos portistas a falar mal dele, com desculpas infantis que os golos foram só encostar. Por amor de deus, nem parecem portistas. O homem não é um deus, mas é um bom jogador, parem de ser haters.
    ka_ra_go2012
    2019-01-19 12h36m por tenshi
    Hernani . . . . ??
    . . . .
    2019-01-19 12h34m por tenshi
    Apesar das criticas ele está a cumprir o seu dever não é um PL do nivel de Falcão, Jackson, Lisandro mais tmb não é péssimo como Janko, Depoitre ou sei la como se escreve seu nome.
    Tiquinho tem bons numeros 13 golo em 19 jogos.
    Soares
    2019-01-19 12h28m por tenshi
    agora ele é um Deus para alguns portista, não esqueçam ele é um jogador do FCP e actualmente é titular isso é o mínimo que se espera dele e é pago para isso, apesar de tudo ele ainda está muito longe de ser comparado com os grandes avançados da historia do clube.
    wubanga
    2019-01-19 12h22m por voltou_apito_dourado
    já agora acrescentavas que no inicio desse ciclo era contra o benfica e uma possivel final da taça contra braga/sporting e para terminar a roma
    WU
    Portistas
    2019-01-19 12h08m por wubanga
    Nosso campeonato são os próximos 3 jogos que são de DIFICULDADE MÁXIMA. iremos jogar com belenenses que joga muito. Depois vamos a Guimarães que é sempre jogo de alto risco e depois vamos jogar com o "man. city" de Portugal num relvado tradicionalmente difícil.
    Acho que estes 3 jogos decidam muita coisa para o nosso lado.
    jogo
    2019-01-19 11h26m por brahimi
    jogo sem interesse nenhum , chaves muito fraquinho! Não se iludam e fiquem já todos malucos porque se for preciso o soares falha já 2 golos cantados frente ao benfica!!
    Se sergio oliveira nao conta entao esta na hora de ir buscar um médio e um pl! emprestar andre pereira
    HA
    PORTOTUGA2
    2019-01-19 09h42m por Halibut
    O Benfica não perdeu pontos com o Guimarães mas creio que irá perder já com o Sporting fora, nós ainda recebemos o Belenenses e temos que ir a Guimarães se passarmos estes dois jogos antes do clássico acredito que este clássico em caso de empate ou derrota por parte do Benfica quase que dá o titulo ao Porto visto que eles tem um calendário mais difícil que nós.

    Mas antes ainda espero já dia 22 ganhar para a taça da liga.
    PO
    Se nao houver nada "estranho"
    2019-01-19 09h06m por PORTOTUGA2
    Tipo toupeiras. . . Tipo Adoes Mendes. . . Tipo Nuno Cabrais. . . Tipo Ferreiras Nunês. . . Ou tipo Pablos Gonzalez. . . Espera este nao porque está de ferias. . .
    O Fcp tem a melhor equipa. . . O melhor treinador. . . Em Portugal. . .
    O resto, como dizem nas Arábias. . . É Bola!!!
    HA
    Resto do campeonato
    2019-01-19 08h55m por Halibut
    Devíamos aos poucos ir dando oportunidades aos jovens médios da equipa B, temos por lá bons jogadores e na equipa A temos tido algumas lesões nessas posições, de resto conseguimos desenrascar embora o Telles esteja sempre a jogar pois parece que Jorge pouco conta. . .
    FC Porto
    2019-01-18 22h34m por RQ7T
    Boa forma de começar a segunda volta. Até nem entramos muito bem mas depois do primeiro golo soubemos controlar o jogo e facilita-lo através da nossa eficácia, da nossa boa gestão e do meio-campo. O meio-campo foi mesmo o desatque do nosso jogo, Oliver não dá a consistência defensiva do Danilo mas aumenta em muito a qualidade da nossa circulação de bola e também a criatividade, já o Herrera é um autêntico box-to -box, esteve bem a atacar e a defender e metade da responsabilidade do 3º golo...ler comentário completo »
    No geral
    2019-01-18 22h09m por PedroFCP_RockNRoll
    Estiveram todos bem, o Pepe sem ser aquele penalti (que na minha opinião não é motivo suficiente para ter sido assinalado penalti mas foi de facto um erro inaceitável para um central experiente como ele) até esteve muito bem mas claramente nota 9 para Herrera (melhor em campo em quase todas as jogadas decisivas e o que dava pulmão ao meio-campo), Militão e Soares (pelos golos), o ouro para mim vai claramente para estes 3 sem qualquer contestação.
    AN
    Analista
    2019-01-18 22h05m por angryagain
    E o analista (e ex-árbitro) do Porto Canal tb a dar-lhe com "não é penalty".

    O que vai dizer qd houver um exatamente igual a nosso favor? Pois, vai "trocar-se" todo.
    Estão igualzinhos aos 2 Pedro Henriques da Sportv.
    Tanto os criticam pela falta de coerência (e têm razão - são vergonhosos) e depois fazem o mesmo.
    Para mim, é triste esta visão enviuzada. Ganhamos ou perdemos, apontamos os erros e os que não o são, nossos ou os dos adversários ou os dos árbitros.
    Mas tb é de HOMEM admitir qd estão certos.
    É assim tão dificil?
    AN
    Pevas
    2019-01-18 21h55m por angryagain
    Porra, alguns de vocês não percebem NADA de futebol!
    Vê-se nos comentários que nunca jogaram, nem sequer a nível de torneios amadores!

    O lance do penalty é penalty, ponto final. O jogador do Chaves tem a posição ganha, o Pepe tenta recuperar a frente mas ao esticar a perna (para a colocar no chão ou para tentar alcançar a bola) bate na perna do adversário, por detrás, que depois cai por ficar sem apoio na perna atingida.
    Se fosse um lance no meio-campo todos ...ler comentário completo »
    soares
    2019-01-18 21h45m por hjroliveira
    nao é um jogador de voos mais altos, mas é um grande jogador! tem faro de golo e boa finalizaçao. PL's como falcao e jackson sao dificeis de encontrar, nos é que estamos "mal" habituados. . deem gracas por ter um PL de qualidade como Soares, que faz golos, e esperemos que continue em boa forma e sem lesoes, que estao sempre a atrapalhar o seu bom caminho no FCP
    André2894
    2019-01-18 21h42m por Avalanche27
    True, mas vai haver pessoal que diz que nem penalti é xD
    No entanto fez alguns cortes bem interessantes
    AN
    Pepe
    2019-01-18 21h41m por andre2894
    Aquela entrada nos primeiros minutos de sola (em que pisou o jogador do chaves) e aquele penalty digno de jogador de distrital é um hino ao futebol. . .

    Há que parar de endeusar este jogador. Nao jogou mal, mas precisa de ganhar entrosamento na equipa.
    Lol
    2019-01-18 21h32m por PedroFCP_RockNRoll
    Realmente só mesmo neste clube em que um avançado faz um hattrick e mesmo assim vêem-se adeptos a criticá-lo, noutros lados já era o Zlatan.

    Óbvio que não é nenhum Falcão nem nenhum Jackson nem nenhum Lisandro nem nenhum McCarthy mas é de longe o PL mais matador que temos de momento embora por vezes tenha algumas paragens por exemplo quando sai a jogar sozinho, a suas grande vantagem é o jogo de cabeça.


    De resto vitória justa e natural mas há-que ser rea...ler comentário completo »
    SC
    2019-01-18 21h31m por Avalanche27
    Tem muitas coisas boas mas achei interessante quando uma jornalista lhe fez uma pergunta sobre a falta de qualidade das segundas linhas e ele começou a falar de erros de arbitragem. Máquina
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Crónica
    Bayern e Real Madrid empatam na primeira mão
    Arrancaram, esta terça-feira, as meias-finais da atual edição da Liga dos Campeões e o jogo esteve à altura da ocasião! Bayern München e Real Madrid ...