placardpt
FC Porto x Belenenses SAD

Alguma inspiração, um erro e redenção

2018/11/24 22:48

Um triunfo com golos brasileiros mas também com forte contributo de quem tem o castelhano como língua materna lançou o FC Porto para os oitavos de final da Taça de Portugal, deixando pelo caminho o Belenenses SAD de Silas. Soares encostou uma jogada exemplar, Otávio brilhou num lance individual depois de falhar um penálti e assim se escreveu uma vitória que, sem ser exuberante e tendo desperdício portista, foi natural.

Como previsto, Conceição mexeu na equipa para este duelo de Taça, mas esteve longe de uma revolução. Do outro lado estava uma equipa que tem tido bons dias no primeiro escalão e que já esta época tinha deixado os dragões perto de um deslize. Favas longe de estarem contadas, portanto, mas o treinador portista ainda fez uns retoques: Fabiano na baliza, Corona a lateral-direito (aposta de sucesso, para já), mais minutos para jogadores como Adrián ou André Pereira (o primeiro aproveitou bem, o segundo nem tanto).

O Belenenses SAD também não via margem para grandes revoluções e apenas a presença de Mika na baliza em vez de Muriel demonstrava que era para a Taça que jogavam os azuis, que voltaram a ter Fredy mas deixaram o angolano no banco.

Uma jogada perfeita para encaminhar

Silas prometera um Belenenses SAD focado no ataque na deslocação do Jamor ao Dragão, mas uma coisa é a intenção e outra a execução. Não que a equipa lisboeta se remetesse intencionalmente à defesa, mas o controlo desde cedo foi dos dragões, que desde cedo assumiram as despesas do encontro e desde cedo estiveram em vantagem.

Soares festeja o golo inaugural ©Kapta+

Uma vantagem que partiu, precisamente, do adaptado Corona, longe de querer ser apenas mais um defesa mesmo cumprindo as tarefas de lateral. O mexicano levou a bola em direção diagonal, rumo à grande área, combinou com Adrián - que brilhou a picar a bola - e ofereceu o golo a Soares. O brasileiro não se fez rogado, mas começou os festejos de braço estendido para o mexicano, construtor principal do lance.

Estavam abertas as hostilidades e o FC Porto parecia ter margem para dilatar a vantagem nesse primeiro tempo, mas um André Pereira perdulário no ataque foi adiando esse segundo golo que só viria mais tarde. Corona ainda se aproximou do 2x0 com um remate forte à passagem da meia hora, numa altura em que o controlo portista se mantinha. Da parte do Belenenses, valeriam os bons lances dos últimos minutos desse primeiro tempo, com destaque para um momento em que Licá não conseguiu bater Fabiano.

Otávio falhou... e brilhou

A margem mínima não garantia conforto aos dragões e a boa entrada da equipa de Silas no segundo tempo aumentava o nível do alerta, pelo que uma falta de Reinildo sobre Herrera na grande área do Belenenses SAD deixou, numa fase inicial, os adeptos da casa mais relaxados. Vinha aí um penálti e avistava-se o segundo, mas Otávio permitiu a esticada de sucesso de Mika, que ainda viu Adrián falhar a recarga ao penálti.

©Kapta+

Otávio, ainda assim, não se deixou abater. Muito pouco tempo depois do penálti falhado, viu Soares entregar-lhe a bola, puxou-a da direita para o centro, deixou dois adversários para trás e com a ponta da bota fez desta vez Mika ir buscar a bola ao fundo da baliza. Perfeita redenção para o brasileiro, a dar outro volume aos aplausos que viriam alguns minutos depois quando Conceição o tirou de campo.

Com o 2x0 os oitavos da Taça estavam à vista e se Soares não conseguiu bisar quando ficou perante Mika o Belenenses não conseguiu fazer melhor numa ligeira reação no último quarto de hora, com destaque para um remate de Eduardo e para um lance de Licá pela esquerda em que houve ameaça de auto-golo de Corona. É o FC Porto que segue vivo na Taça, o sonho de jogar a final na atual casa acabou para o Belenenses SAD.

U Sábado, 24 Novembro 2018 - 20:45
Estádio do Dragão
Nuno Almeida
2-0
Tiquinho Soares 12'
Otávio 58'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Fase4ª Eliminatória
Lances Capitais
12´
GOLO FC Porto!
Tiquinho Soares marca
Tiquinho Soares marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
55´
Otávio (FC Porto) bate o penálti, mas Mika adivinha o lado e defende
58´
GOLO FC Porto!
Otávio marca
Otávio marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Minuto 58: Depois de ter falhado um penálti, Otávio brilhou num lance individual e deixou o triunfo quase assegurado.
O Árbitro
Jogo bem ajuizado por Nuno Almeida, que tirando o lance do penálti (que parece bem assinalado) não teve grandes dificuldades.
O Melhor
Batuta no meio-campo
Herrera a dar músculo, Óliver à procura das melhores linhas de passe. O meio-campo portista funcionou, não sentiu falta de Danilo num jogo em que as exigências defensivas naquela zona não foram tão elevadas como noutros encontros e ali foi imposto um ritmo que foi quase constante.
O Pior
Mais um penálti desperdiçado
Foi já o terceiro penálti falhado pelo FC Porto esta época, uma temporada em que os dragões já tiveram seis grandes penalidades a seu favor. Desta vez acabou por nem fazer grande mossa no resultado, mas Conceição quererá mais eficácia e talvez a lista de batedores de penáltis mereça um retoque.
Forma
FC Porto
2018/2019
18J
14V
2E
2D
44-13G
Belenenses SAD
2018/2019
14J
4V
6E
4D
15-15G
Sabia que...by playmaker stats
Nos 12 últimos jogos, o FC Porto venceu 11
Em 15 jogos esta época, o Belenenses SAD ficou em branco em 7
O Belenenses SAD não marca há 3 jogos
2.ª derrota consecutiva do Belenenses SAD, o que acontece pela 1.ª vez esta época
O Belenenses SAD é o 3.º emblema da Liga a cair na Taça, depois de Portimonense e Nacional
Apesar da eliminação, o Belenenses SAD continua com vantagem sobre o FC Porto em eliminatórias da Taça de Portugal (7 ? 6). Esta foi a 2.ª eliminatória consecutiva entre as duas equipas ganha pela equipa nortenha
Belenenses SAD continua sem vencer no Estádio do Dragão. Não vence em casa do FC Porto há 15 jogos (4 empates, 11 derrotas)
8.ª vitória consecutiva do FC Porto (todas as competições)

Fotografias(28)

Taca Portugal: FC Porto x Belenenses
Taça de Portugal: FC Porto x Belenenses SAD
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
B SAD

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Oliver
2018-11-25 14h52m por alvinho
Sem duvida vai ser um dos grandes destaques desta época é só continuar a trabalhar que muita gente aqui vai morder a língua.
CassaMacacos
2018-11-25 13h47m por voltou_apito_dourado
"Não sabem ter ideias próprias!"
ideias próprias
ideias
a verdade vai aparecendo
voltou_otario_d ourado
2018-11-25 13h31m por Avalanche27
O fanatismo faz mal rapaz
CassaMacacos
2018-11-25 12h05m por voltou_apito_dourado
porque isso já voces falaram. . . . na segunda liga estão a jogar muito e estão bem classificados deve ser.
a tua cartilha é sempre a mesma
" É preciso não ter vergonha nenhuma e ser muito hipócrita"
teorias azuladas
2018-11-25 11h28m por voltou_apito_dourado
licá dentro da área com hipóteses de passar para o seu lado direito com um jogador totalmente isolado e desmarcado acaba por fazer um "passe" para fabiano.
Marshmallow
2018-11-25 11h17m por voltou_apito_dourado
obrigado por me ligares
CassaMacacos
2018-11-25 11h15m por voltou_apito_dourado
voces criticaram um penalti sobre o seferovic há umas jornadas atrás mais evidente que este e eu é que não tenho vergonha
gprof
2018-11-25 11h12m por voltou_apito_dourado
uau que diferença, um jogo foi na quinta e outro no sábado e há diferença de 1000 espectadores
fc porto x belenenses sad
2018-11-25 00h44m por moreno07
O resultado é justo, houve boas oportunidades dos 2 lados. .
Piores para min marega e andré pereira e melhores otávio, corona, fabiano e o adrian lopez tb não teve mal
FC Porto
2018-11-24 23h52m por RQ7T
Mais uma vitória, mais um passo rumo a um objetivo que neste caso é ganhar a Taça de Portugal.
Estivemos muito bem a ganhar as segundas bolas e a condicionar a primeira fase de construção do adversário, o que permitiu recuperar constantemente a bola, controlá-la e criar ocasiões claras de golo. Marcamos dois mas podiamos e deviamos ter marcado mais. Estamos na nossa melhor fase da época e é para continuar .
FORÇA FC PORTO
iSMURF4
2018-11-24 23h32m por ACastro6
Foi o Soares, e quanto aos comentadores já tamos habituados na sporttv, a rtp não é a pioneira xD
alvinho
2018-11-24 23h31m por ACastro6
Hulk e Lucho não eram excelentes cobradores de penaltis???? Epah pronto, diz me então quantos penaltis marcou cada um e quantos falhou.
lol
2018-11-24 23h21m por iSMURF4
esqueçam.

comentadores que nem sabem o nome dos jogadores.

lool
Não foi
2018-11-24 23h20m por iSMURF4
o Adrian Lopez a marcar o primeiro?
ACastro6
2018-11-24 23h17m por alvinho
Sejamos sinceros FCP tem tido péssimos cobradores de penalti dos que citou nenhum é especialista e Jackson meu Deus falhava 2 para Marcar 1.
MA
Voltou_o apito_dourado
2018-11-24 23h13m por Marshmallow
O que vale é que ninguém te liga. . .
**
2018-11-24 23h08m por ACastro6
Lucho, não Quaresma.
AvesSempre
2018-11-24 23h08m por ACastro6
Jackson, Hulk, Falcao, Quaresma, escolhe um.
tudo normal
2018-11-24 23h04m por voltou_apito_dourado
Um penalti que so pode ter sido feito por alguma toupeira no relvado

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Alemão
Aymen Barkok sofreu lesões no rosto
O médio marroquino Aymen Barkok foi submetido a uma cirurgia por ter sido agredido num bar na capital da Alemanha.