placardpt
    Vitória por 3x1 diante do Marítimo

    Defesa começou ao ataque

    O Sporting começou da melhor maneira a defesa da Taça da Liga ao bater o Marítimo por 3x1 na primeira jornada do grupo D. Os leões protagonizaram uma excelente partida e estiveram quase sempre por cima, conquistando um triunfo importante neste regresso à competição.

    Os leões saíram para o intervalo a vencer por 1x0 e na segunda parte o Marítimo procurou reagir, mesmo após o golo de Bruno Fernandes. Correa ainda reduziu, mas o mesmo Bruno Fernandes voltou a marcar logo a seguir e tranquilizou a sua equipa, num jogo em que Gudelj e Diaby fizeram a estreia de leão ao peito e que ficou também marcado pelo regresso de Danny a Alvalade, 13 anos depois.

    Menos balão, mais controlo

    A época passada não trouxe muitas coisas boas para o Sporting, mas a Taça da Liga foi um dos pontos positivos do leão. A defender o troféu, Peseiro não entrou pelo caminho das mudanças em jogos da Taça da Liga e defrontou o Marítimo com uma equipa perto daquela que tem sido mais utilizada. Cláudio Braga teve a mesma forma de pensar e quem olhar para os onzes pode ficar na dúvida se este foi um jogo do campeonato ou da Taça Allianz.

    Sem grandes alterações nos onzes, também não houve muitas mudanças estratégicas. O Sporting entrou melhor, com mais velocidade e olhos na baliza. Raphinha foi o elemento mais entusiasmante desse início de encontro, que só não teve golos porque Jovane Cabral, a estrear-se a titular, não acertou na bola no momento de finalizar.

    Danny regressou a Alvalade, 13 anos depois, agora como capitão do Marítimo ©Carlos Alberto Costa

    Passado o momento de maior ímpeto leonino, o Marítimo foi aparecendo mais em jogo, muito graças às recuperações de Jean Cléber ou Fabrício, que iam procurando levar a equipa para a frente. Apesar do maior equilíbrio, o Sporting continuou a dominar a partida e a tentar sair para o ataque de forma organizada e mais temporizada do que na etapa inicial, período no qual Bruno Fernandes sentiu dificuldades fruto do excesso de bolas longas. 

    Se até então a capacidade de recuperação dos homens do Marítimo era de elogiar, acabou por ser a recuperação sportinguista a originar o primeiro golo da partida. Com as linhas de pressão bem subidas, a equipa de Peseiro tentou sempre dificultar a transição maritimista e isso acabou por resultar. Acuña foi rápido a recuperar e Montero foi inteligente a assistir Raphinha para o golo leonino. 

    Em vantagem, o Sporting procurou ter ainda mais bola no pé e tentar jogar menos de forma direta (trabalho de Peseiro durante a paragem das seleções?). A equipa de Cláudio Braga continuou na expectativa e manteve a organização, mas isso fez com que regressasse aos balneários sem qualquer ocasião flagrante de golo.

    Jogo ficou feito num 8

    Depois de uma primeira parte de domínio algo consentido, o Sporting sentiu mais dificuldades perante um Marítimo mais atrevido e com outro tipo de intenções. A equipa de Peseiro regressou dos balneários mais adormecida e só Jovane Cabral estava a procurar mexer com o jogo. A velocidade do extremo leonino estava a ser incomodativa para a defensiva maritimista, que acabou por cometer uma grande penalidade convertida com muita calma por Bruno Fernandes.

    Bruno Fernandes fez uma exibição em crescendo e coroada com dois golos ©Carlos Alberto Costa

    A vantagem de dois golos não tardou a ser contrariada. O Marítimo aproximou-se da baliza de Salin e conseguiu mesmo chegar ao golo. Depois do número 8 sportinguista ter marcado, foi a vez do número 8 da equipa de Cláudio Braga. Correa estava a ser o elemento mais inconformado e a uma bola perdida por Acuña respondeu com o golo.

    O tento do argentino podia ter relançado a partida caso Bruno Fernandes não tivesse feito das suas. O médio leonino fez uma exibição em crescendo e pegou imediatamente na bola após o golo sofrido numa demonstração de vontade em resolver rápido as coisas... e assim foi. O internacional português finalizou uma bela jogada que ele próprio criou e voltou a dar grande conforto ao conjunto de Peseiro, que a partir desse momento voltou a dominar o jogo por inteiro.

    Até final, oportunidade para as estreias de Gudelj e Diaby e ainda para os primeiros minutos de Wendel na nova época. Os leões ainda foram criando algumas oportunidades de golo mas o 3x1 manteve-se até final da partida, sendo que o Marítimo acabou com menos um elemento por expulsão de Lucas Áfrico após falta duríssima sobre Wendel. Uma maneira menos boa de terminar um jogo que teve bons momentos de futebol.

    U Domingo, 16 Setembro 2018 - 20:00
    Estádio José Alvalade
    Manuel Mota
    3-1
    Raphinha 26'
    Bruno Fernandes 54' (g.p.) 63'
    Jorge Correa 61'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo DJornada 1
    Lances Capitais
    26´
    GOLO Sporting!
    Raphinha marca
    Raphinha marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    54´
    GOLO Sporting
    Bruno Fernandes marca de grande penalidade!
    Bruno Fernandes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    61´
    GOLO Marítimo!
    Jorge Correa marca
    Jorge Correa marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    63´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    A Chave
    3x1: O Marítimo tinha acabado de marcar e os insulares tencionavam procurar o segundo, mas o golo de Bruno Fernandes logo a seguir voltou a dar o controlo de jogo ao Sporting.
    O Árbitro
    Jogo gerido de forma tranquila por Manuel Mota e a sua equipa. Sem dúvidas no penálti assinalado sobre Jovane, já a expulsão de Lucas Áfrico não podia ser mais clara.
    O Melhor
    Bola no chão
    Depois de muitos jogos a apostar em demasia no futebol direto, o Sporting regressou da pausa para as seleções com uma ideia de jogo mais atrativa e que beneficia os seus jogadores. Apesar de haver falta de criatividade no setor intermediário (Gudelj pode corrigir essa lacuna), este já foi um Sporting mais de bola no chão e isso ficou percetível pelo maior impacto de Bruno Fernandes comparando com os jogos mais recentes.
    O Pior
    Entrada que fechou o jogo
    Arrepiante e sem nexo. A falta de Lucas Áfrico sobre Wendel, mesmo a fechar o jogo, foi o ponto negativo de uma partida bem disputada. Não deu para perceber o que passou na cabeça do defesa maritimista.
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    5J
    4V
    1E
    0D
    10-4G
    Marítimo
    2018/2019
    6J
    4V
    0E
    2D
    9-7G
    Sabia que...by playmaker stats
    7 meses depois, o Sporting volta a marcar 3 golos em Alvalade:
    V 3-1 Marítimo, Taça da Liga
    E 3-3 Astana, Europa League
    Sporting regressa às vitórias na Taça da Liga.

    Últimos 6 jogos na prova (ao fim dos 90 minutos):
    V 2-1 Marítimo [C]
    E 1-1 FC Porto [N]
    E 0-0 V. Setúbal [N]
    E 1-1 Belenenses [F]
    V 6-0 U. Madeira [C]
    E 0-0 Marítimo [C]
    Bruno Fernandes nunca tinha marcado 3+ golos nos primeiros 5 jogos da temporada.

    O melhor arranque do médio internacional português aconteceu na temporada passada com 6 golos em 9 jogos.
    Bruno Fernandes fez 3 dos últimos 7 bis de jogadores do Sporting (o único médio):
    Bruno Fernandes vs Marítimo
    Nani vs V. Setúbal
    Bas Dost vs Moreirense
    Bruno Fernandes vs Portimonense
    Bas Dost vs Chaves
    Montero vs Plzen
    Bruno Fernandes vs Astana
    Há 31 anos que o Sporting não tinha uma média igual ou superior a 2 golos em épocas consecutivas (5 primeiros jogos):
    2018/19 - 2.00 G/J, 2017/18 - 2.60 G/J
    1986/87 - 3.40 G/J, 1987/88 - 2.20 G/J
    Sporting nunca esteve tantos jogos consecutivos [26] de forma invicta em Alvalade (jogos disputados no Séc. XXI):
    José Peseiro [3 jogos]
    Jorge Jesus [23 jogos]

    Fotografias(30)

    Sporting x Marítimo - Allianz Cup 2018/2019 - Fase de Grupos Grupo DJornada 1
    Sporting x Marítimo - Allianz Cup 2018/2019 - Fase de Grupos Grupo DJornada 1
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RI
    Forza_Lega
    2018-09-17 13h01m por Richardf33
    Claro que nem comenta, este pessoal que se diz do maritimo aqui na Madeira gosta muito de criticar principalmente nestes jogos com o sporting, pois o benfica vem cá e os barreiros fica quase todo tapado de vermelho, são maritimistas até ao jogo com a carneirada, as criticas deles são mais por ver o rival a ganhar, no fundo 85% é vermelhado e n querem saber do maritimo para nada.
    FORZA_lega
    2018-09-17 11h25m por Wizzel
    Sim ganhamos nos descontos mas honestamente. É preciso ter uma lata , pois o golo invalidado dava o empate e a historia do jogo era outra, sem contar com as ditas expulsões. Não sei porque estou a dar-lhe resposta ainda por cima com um comentário desses.
    Arbitragem
    2018-09-17 09h55m por Harakiri
    É o assunto incontornável de ontem.
    Esperava um melhor jogo do Maritimo mas um golo limpo invalidado e um penalty inexistente fazem a exibicao do Sporting mais mediocre.
    Assim vai o futebol portugues. . .
    Mais um site de desporto tendencioso
    2018-09-17 08h50m por Wizzel
    É inacreditável um site como o ZeroZero consegue inverter de forma tendenciosa o que se passou no jogo. Então o unico especto negativo do jogo só foi a entrada do Lucas ao Wendel, o golo limpo que foi anulado , a expulsão do Coates e Battalia em lances para tal, será que isso foi tudo ficção. E enquanto os comentadores de futebol em geral se comportarem de forma vergonhosa quando falam de futebol e não conseguem ser imparciais, o futebol Português não passará desta miséria. Aos corr...ler comentário completo »
    JM
    PORTO__INVICTUS
    2018-09-17 03h51m por JMCLSCP
    Como é que Raphinha não é superior a Hernâni?
    Ultras-__FCP
    2018-09-17 01h22m por PORTO__INVICTUS
    Sim. . . O Hernâni marcou 12 golos com menos jogos. . . e marcou 8 no Olympiacos. . .
    PORTO_INVICTUS
    2018-09-17 00h44m por Ultras-__FCP
    Discordo totalmente, um gajo que com 21 anos, a jogar como extremo faz quase 20 golos no Vitória é porque deve ter qualidade.

    Otávio, Marega e Tiquinho destacaram-se muito enquanto lá estiveram, mostram no Porto essa mesma qualidade, agora o Hernani é antiquíssimo, mas pior que isso é a tremideira defensiva com as equipas a não terem que fazer muito para nos marcarem, o Leite tem um tremendo potencial, mas não pode ser um titular neste momento, precisamos urgentemente de...ler comentário completo »
    Ultras-__FCP
    2018-09-17 00h18m por PORTO__INVICTUS
    O Raphinha não é melhor que o Hernâni. .
    DIFERENÇA
    2018-09-17 00h18m por PORTO__INVICTUS
    É a diferença. . .

    O 5enfica nada de especial, nem jogou bem, nem mal. . . . num lance SURREAL oferecem um penalty. . .

    O Sporting nada de especial, nem jogou bem, nem mal. . . num lance REGULAR anulam um golo ao Maritimo que dava o 1-1, e 30 seg depois um penalty. . . .

    O Porto nada de especial, nem jogou bem, nem mal. . . O penalty sobre o Aboubakar que foi o MAIS CLARO de todos não foi assinalado, há outro duvidoso que também não foi ass...ler comentário completo »
    Porto
    2018-09-17 00h17m por Ultras-__FCP
    Não fosse o nosso bloqueio financeiro dos útimos dois anos e jamais teríamos deixado fugir jogadores como B Fernandes ou Raphinha para o Sporting, tal como não deixamos fugir Danilo e Marega(que é um monstro e que as qualidade que se lhe reconhecem hoje já o JJ via nele, daí a força que fez para o ter em Alvalade. . . com Danilo foi exatamente o mesmo).

    A aposta cega no Lopetegui deixou-nos assim, com repercussões que ainda estão para durar pelo menos mais um ano,
    JM
    SCP
    2018-09-17 00h08m por JMCLSCP
    Bom jogo do Sporting, no geral. Não deslumbramos mas cumprimos e com óptimas exibições de vários jogadores. Destaque para a estreia de Wendel (esta temporada) e também de Gudelj, que entrou bastante bem e tem tudo para conquistar a titularidade (quem sabe, já na quinta feira)

    Jogadores em destaque: André Pinto, Raphinha e Gudelj

    SL
    Sporting
    2018-09-16 23h57m por Ultras-__FCP
    Como já referi mais que uma vez, têm uma grande equipa, plantel muito sólido com boas soluções, falou-se tanto do meio campo de forma desnecessária, o Sporting tem Batta, Gudelj, Sturaro, Wendel e B Fernandes, tudo jogadores de grande qualidade, cada um à sua maneira.

    Só não estão mais fortes porque deixaram fugir, estupidamente, diga-se, jogadores como Badelj e Coentrão, porque apesar do Gudelj ser um jogador de muita qualidade, o Badelj era outro nível, da mesma ...ler comentário completo »
    10
    Jogo
    2018-09-16 23h53m por 10Valdo
    Vitória justa do Sporting. A defesa do marítimo parecia de amadores.
    Zerozero está errado na chave do jogo que e quando aquele golo e mal anulado ao marítimo e na jogada seguinte há o 2-0 de o pênalti.
    Quanto ao Africo, felizmente Semana Velázquez deve ser reforço.
    CR28
    2018-09-16 22h50m por senhor-doctor
    Aahah, exacto. O Sporting entrou muito bem, futebol bonito (acredito que vai melhorar ainda mais) e mereceu os 3 pontos.
    __BXTW__
    2018-09-16 22h47m por senhor-doctor
    Não vi a entrada do Galeno sobre Gedson, tentei encontrar no Twitter, mas nada. Se for comos dizes, sim deveria ter levado vermelho. . . Ninguem disse o contrario.
    __
    AlpLenda
    2018-09-16 22h42m por __BXTW__
    a unica diferenca entre os lances foi que o Wendel hj levou com os pitons cravados no peito e o Gedson ontem levou com eles cravados na cabeca

    mas cm e do benfica nao faz mal! Era bom que tivesse morrido ne?
    __BXTW__
    2018-09-16 22h40m por senhor-doctor
    O Sporting foi melhor que o Marítimo em tudo, por isso mesmo que fosse 1-1 na primeira parte, acredito que venceríamos na mesma. Os jogadores finalmente estão a jogar como devem, não "à Italiana".
    Sandocha/AlpLen da
    2018-09-16 22h35m por senhor-doctor
    Sim o Sporting tem um futebol muito mais atraente. . .

    Wendel precisa de minutos e penso que precisa de melhorar sem bola.

    E 3 jogos de suspensão não chega. Poderia ter posto o Wendel facilmente no hospital, 6-8 jogos!
    Sporting
    2018-09-16 22h34m por Heinrich_Schmitz
    Já notei melhorias neste jogo , começamos a saber sair a jogar e estamos mais seguros . . Não podemos é permitir muitos apertos ainda como no início da 2a parte . . Acho que Acuna não dá para MC . . E gostava de ver mais vezes o Wendel . . Gostei da entrada do Gudelj tem muito perfume no seu futebol . . Bom jogo e 3 pontos importantes para passar o grupo . . Seguimos para o próximo jogo rumo a uma boa época . .
    Jogo
    2018-09-16 22h33m por senhor-doctor
    B. Fernandes teve uma primeira parte tímida, mas mostrou-se presente na segunda parte.
    Gudelj deixou água na boca, espectacular.
    Jovane e Raphinha muito mais assertivos que o Gelson, grande jogadores!

    Lucas Africo precisa de pelo menos 8 jogos de suspensao! Até eu senti. Por favor, isso nao se faz.
    SA
    Falta Acuna
    2018-09-16 22h14m por sandocha
    Parece me que devia jogar a DE, no meio é que não
    SA
    Wendell Gudelj e Raphinha
    2018-09-16 22h12m por sandocha
    Wendell é jogador, já tinha mostrado, foi mais uma confirmação.

    Gudelj jogou 20 minutos se tanto e tem 3 intervenções de grande qualidade. A rever.

    Raphinha em grande. Está a tomar o protagonismo do Gelson, porventura sem tanta qualidade técnica mas com mais golo.

    Estou muito satisfeito com o SCP que se tem visto
    SC
    Jogo
    2018-09-16 22h12m por Scpdp
    Salin: pouco trabalho
    Bruno Gaspar: não notei nenhuma diferença em relação ao Ristovski. Insuficiente para mim
    Coates: no outro jogo fiz uma análise errada pois falhou muitos passes e hoje também falhou alguns. De resto normal
    André Pinto: bem
    Jefferson: normal, que para mim é insuficiente
    Battaglia: normal
    Acuna: após estes jogos Acuna não pode ser MC. O Sporting precisa de um jogador que faça a ligação entre a defesa e o ataque, que perfure o mei...ler comentário completo »
    MO
    Jogo
    2018-09-16 22h07m por monarca13
    Vitória justa do sporting, não achei que o meu marítimo tivesse deixado uma má imagem e o jogo podia ter sido diferente se o fiscal não tivesse anulado o golo que daria o empate à nossa equipa, mas pronto feliz pela exibição contra um adversário com armas superiores à nossa, infeliz a expulsão do áfrico no fim, não pode ter entradas desta, apesar de não ter sido intencional vermelho mais que justo. Saudações

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Hóquei em Patins
    Jogos realizam-se em Barcelos
    Depois do SC Tomar ter engordado a lista de vencedores da Taça de Portugal, com a conquista em 2023, a edição de 2024 vai ter um vencedor repetido. FC Porto, ...