placardpt
    Tunísia venceu Panamá por 1x2

    Sem pontos, ficam as histórias para contar

    Chegou ao fim. Panamá e Tunísia já sabiam os seus destinos antes desta partida, mas procuraram pontuar antes do regresso a casa. A seleção africana era favorita e conseguiu confirmar o favoritismo com o triunfo por 1x2, mas foi obrigada a uma reviravolta num jogo em que o Panamá esteve muito perto de fazer história.

    Numa competição onde se olha para as grandes seleções, importa realçar também aquilo que o Panamá trouxe para a Rússia. A nível futebolístico foi pouco, mas a paixão com que jogadores e adeptos viveram estes dias lembram aquilo que o desporto tem de especial. Uma seleção que vai deixar saudades.

    O alimentar do sonho

    Como se esperava, Tunísia e Panamá chegaram à última jornada do Mundial já eliminadas. Ainda assim, este não era um jogo qualquer. A Tunísia procurava a primeira vitória em 40 anos, o Panamá tentava, pelo menos, o primeiro ponto em Mundiais.

    Festejos no momento do golo do Panamá ©Getty / Laurence Griffiths
    A seleção panamiana tem vindo a fazer história nos últimos jogos. Depois do apuramento inédito para o Mundial, a derrota com a Inglaterra trouxe o primeiro golo na história e os panamianos, sempre com muita emoção, acreditavam que também era possível pontuar pela primeira vez. Para a Tunísia esta era a derradeira oportunidade de fazer pontos, naquele que seria o último jogo de uma seleção africana neste Mundial.

    A Tunísia surgia com favoritismo claro e entrou bem na partida. Com algumas alterações no onze, os tunisinos chegavam rápido a zonas de ataque, sempre com profundidade e à procura da velocidade de Khazri. Ben Youssef esteve perto do golo, mas o desvio não surgiu e o Panamá começou a crescer.

    Sem medos, a seleção centro-americana avançou no terreno, assumiu o jogo e procurou aproveitar as falhas defensivas que a Tunísia tinha demonstrado nos últimos jogos. O equilíbrio instalou-se e o Panamá foi demonstrando capacidade para trocar a bola com qualidade. Pouco depois da meia hora, Puma Rodriguez protagonizou um grande momento. O médio, que estava a ser dos melhores, com um desvio pelo meio, bateu o guardião tunisino e as bancadas entraram em ebulição. 

    O Panamá chegou ao intervalo em vantagem pela primeira vez, mas Hernán Gomez decidiu mudar o esquema tático para segurar o resultado. A decisão não podia ter sido mais errada.

    Panamá decidiu mal e a Tunísia virou

    Não foi só com a vantagem que o Panamá regressou dos balneários. Hernán Gomez mexeu na equipa e no esquema tático, alterou várias peças na sua estratégia e a equipa panamiana ficou descoordenada. Uma situação bem aproveitada por Ben Youssef para empatar o encontro.

    Ben Youssef fez o empate, aproveitando descoordenação do Panamá ©Getty / Kevin C. Cox
    Arrependido, o técnico colombiano, selecionador do Panamá, voltou ao plano inicial, mas a Tunísia tinha crescido com o golo. Sempre com facilidade para chegar ao ataque, Khazri apareceu solto para fazer a reviravolta, ele que já tinha assistido para o golo do empate. As diferenças entre uma e outra seleção ficaram claras nos dois golos, mas no Panamá não se desiste.

    Agarrado pelo sonho de sair da Rússia com um ponto, o Panamá tentou, com mais coração do que cabeça, chegar ao empate e voltou a subir linhas. Houve muito esforço, mas faltou sempre algum discernimento para decidir melhor no último terço. Apesar da vontade, o Panamá deixa o seu primeiro Mundial sem qualquer ponto conquistado. A Tunísia também volta para casa, tal como todas as seleções africanas, mas foi mais feliz na despedida.

    U Quinta, 28 Junho 2018 - 19:00
    Arena Mordovia
    Nawaf Shukralla
    1-2
    Yassine Meriah 33' (p.b.)
    Fakhreddine Ben Youssef 51'
    Wahbi Khazri 66'
    Arena Mordovia
    Arena Mordovia
    Rússia
    Saransk, Mordovia
    Lotação44 442
    Medidas-
    Inauguração2018
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo G
    Lances Capitais
    33´
    GOLO Panamá
    Yassine Meriah marca na própria baliza!
    51´
    GOLO Tunísia!
    Fakhreddine Ben Youssef marca
    Fakhreddine Ben Youssef marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    66´
    GOLO Tunísia!
    Wahbi Khazri marca
    Wahbi Khazri marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    72´
    GOLO INVALIDADO ao Panamá, por falta de Tejada
    A Chave
    Intervalo: Mudança tática no Panamá e Tunísia a aproveitar para fazer a reviravolta. Uma má opção do selecionador do Panamá, que foi bem aproveitada pelos tunisinos.
    O Árbitro
    No único lance polémico, Shukralla decidiu bem. Há falta de Tejada no golo de Bárcenas.
    O Melhor
    Uma das imagens do Mundial
    Sem olhar para resultados ou para o futebol jogado, o Panamá fica para a história deste Mundial. Em ano de estreia, a emoção no rosto de jogadores e adeptos foi imagem de marca da prova. O golo de Puma Rodríguez não teve impacto nas contas do Mundial, mas foi festejado como se o Panamá tivesse ganho o troféu. Fantástico.
    O Pior
    Má opção
    O Panamá estava a fazer uma partida interessante, a conseguir ter bola e a vencer. Só que, ao intervalo, uma alteração tática deitou tudo a perder. A equipa ficou descoordenada e cedeu o empate com facilidade. Hernán López tentou corrigir, mas já não fo a tempo.
    Forma
    Panamá
    2018/2019
    Tunísia
    2018/2019
    1J
    1V
    0E
    0D
    1-0G
    Sabia que...by playmaker stats
    Mais golos sofridos em fases de grupos Mundial (Séc. XXI):
    12 Arábia Saudita (2002), Coreia Norte (2010)
    11 PANAMÁ (2018)
    10 Sérvi Montenegro (2006)
    Só 2 seleções se despediram do Mundial só com derrotas: Egito e Panamá
    O Panamá despede-se do Mundial com o pior registo do torneio: 3 jogos, 3 derrotas, 2 golos marcados, 11 sofridos
    A Tunísia interrompeu uma série de 13 jogos sem vencer em Mundiais
    As duas vitórias tunisinas em Campeonatos do Mundo foram sobre seleções da CONCACAF e com reviravolta no marcador:
    1978 3x1 México
    2018 2x1 Panamá
    40 anos depois, a Tunísia volta a vencer um jogo do Campeonato do Mundo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PANAMÁ
    EMPATE
    TUNÍSIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Oh yeh
    2018-06-28 22h40m por Rubro_Negros
    Aposta certicima e 10 pontos. Não vi o jogo e só tenho a dizer que venham num futuro próximo a participar num mundial e que possam fazer melhor. Especialmente o Panamá que é uma equipa que simpatizo

    OUTRAS NOTÍCIAS

    ROMxLEV em direto!
    Já há onze do Bayer Leverkusen: Matej Kovár, Jeremie Frimpong, Josip Stanisic, Jonathan Tah, Edmond Tapsoba, Piero Hincapié, Granit Xhaka, Robert Andrich, Álex Grimaldo, Florian Wirtz, Amine Adli ...