placardpt
Sporting e Benfica empatam em Alvalade

Um empate de sabor mais doce para o leão

Sporting e Benfica não foram além de um empate a zeros no encontro da 33.ª jornada da Liga NOS. O emblema da Luz teve várias oportunidades para desatar o nó no primeiro tempo, mas chocou de frente com um Rui Patrício inspirado. A segunda parte foi de mais gestão e as oportunidades escassearam. Resultado? 0X0.

Um gigante entre os postes

Intenso. Apaixonante. Imprevisível. Há lá melhores palavras para descrever o encontro entre Sporting e Benfica, em Alvalade. O dérbi da Segunda Circular é um jogo histórico e as duas equipas fizeram de tudo para honrar e preservar os valores dessa mesma história. A primeira metade foi rica em oportunidades de golo, com as duas equipas numa luta sagaz pelo segundo lugar do Campeonato e os consequentes milhões da Liga dos Campeões que resultam dessa mesma classificação.

Com um Sporting fiel à sua matriz, registando-se apenas os regressos de Cristiano Piccini e William Carvalho à equipa inicial, os leões tiveram pela frente um Benfica igual no modelo, mas muito diferente no seu estilo, sobretudo na linha de meio-campo, onde Samaris surgiu ao lado de Fejsa e Zivkovic para dar maior músculo ao miolo. Por sua vez, Pizzi foi colocado na ala em detrimento de Franco Cervi.

Naquela que à primeira vista poderia parecer uma aposta mais defensiva por parte de Rui Vitória, o tempo de jogo encarregou-se de mostrar o contrário, com o Benfica a ganhar a batalha no meio-campo e a conseguir fugir em transições rápidas até à área leonina, graças à verticalidade e velocidade de Rafa.

O extremo português esteve autenticamente endiabrado no primeiro tempo e travou duas lutas muito interessantes com Rui Patrício. Contudo, o guarda-redes esteve à sua medida entre os postes – gigante! - e contou ainda com a ajuda dos ferros para evitar que o Benfica chegasse à vantagem, que não seria nada descabida por tudo aquilo que aconteceu nos primeiros 45 minutos.

Samaris e Pizzi também testaram os reflexos do camisola 1 dos leões, mas também não foram eficazes. Muito mérito para Rui Patrício. Seguro e confiante. Na resposta, em cima do apito para o intervalo, Bas Dost protagonizou lance a fazer lembrar Zinedine Zidane – bela roleta do avançado holandês -, só que decidiu mal. Muito mal.

O encontro estava animado e a primeira parte deixava água na boca. A grande questão seria saber se as equipas iam conseguir manter a intensidade, principalmente os encarnados que entraram a todo o vapor na casa do rival.

Sporting e Benfica estão em igualdade pontual, mas os leões têm vantagem no confronto direto ©Carlos Alberto Costa

Menos oportunidades e maior rigor tático

A resposta é simples: a segunda metade foi muito mais estratégica e recheada de batalhas táticas do que propriamente oportunidades claras de golo. A intensidade também baixou, tanto de um lado como do outro, e foi muito mais complicado quer para águias quer para leões chegarem à área contrária.

Uma combinação entre Toto Salvio e Raúl Jiménez foi o melhor que se viu nos primeiros 25 minutos, numa jogada em que o internacional mexicano falhou por muito pouco o objetivo, que passava por desviar a bola para o fundo das redes de Rui Patrício.

A saída de William Carvalho, aos 63 minutos, para a entrada de Marcus Acuña – o argentino fixou-se no corredor esquerdo, fazendo recuar Bryan Ruiz para o meio-campo, ao lado do todo-o-terreno Rodrigo Battaglia -, deu um pouco mais de acutilância ofensiva aos leões, mas faltou uma melhor ligação entre os setores.

O empate sem golos prolongou-se até ao final e acabou por beneficiar mais o Sporting, que empatou a 1x1 no Estádio da Luz, no encontro da primeira mão, e fica assim em vantagem no confronto direto para encarar a última jornada da Liga NOS, agendada para a próxima jornada.

Além disso, graças ao empate entre leões e águias, o FC Porto conquistou o título de campeão nacional no sofá. Os dragões entram em campo apenas amanhã, mas, em termos matemáticos, já nada os pode fazer cair do primeiro lugar.

U Sábado, 05 Maio 2018 - 20:30
Estádio José Alvalade
Carlos Xistra
0-0
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 33
A Chave
Minuto 38: Rafa Silva remata ao ferro! Que bomba do internaional português para grande defesa de Rui Patrício a desviar a bola para o poste. Este foi o melhor lance de todo o encontro.
O Árbitro
Carlos Xistra tentou ter a partida sob controlo, fazendo valer a sua enorme experiência, mas houve vários momentos em que o cartão ficou por mostrar e não teve a capacidade necessária para avaliar os lances. Aos 84 minutos, a título de exemplo, pedia-se uma avaliação do VAR a uma alegada cotovelada de Rúben Dias a Gelson Martins, mas o lance passou em claro à equipa de arbitragem. Existem ainda alguns lances na área leonina que foram reclamados pelo Benfica.
O Melhor
Primeira parte
Os primeiros 45 minutos foram bastante ricos em oportunidades claras de golo. O nulo ao intervalo em nada se ajustava às ocasiões criadas, sobretudo pela equipa do Benfica, através de Rafa Silva - o extremo enviou duas bolas ao ferro na 1.ª parte. É verdade que os golos não apareceram, mas não foi por falta de oportunidades.
O Pior
Pirotecnia
O encontro não começou da melhor forma em Alvalade. Ainda nem o relógio marcava 30 segundos quando Carlos Xistra foi obrigado a interromper a partida devido ao arremesso de engenhos pirotécnicos para a área onde estava Rui Patrício. Uma situação que em nada favorece o espetáculo e que neste caso atrasou a partida em aproximadamente três minutos.
Forma
Sporting
2017/2018
58J
36V
13E
9D
106-46G
Benfica
2017/2018
46J
27V
9E
10D
93-45G
Sabia que...by playmaker stats
Com o empate de hoje, o FC Poro sagrou-se campeão nacional em 2017/18
Não se registava um nulo entre Benfica e Sporting desde 2009/10 (era Jorge Jesus o treinador do Benfica)
Sporting somou o 15.º jogo consecutivo nas provas nacionais sem sofrer qualquer golo
O Sporting interrompeu uma série de 14 vitórias consecutivas em Alvalade nas competições nacionais
Sporting garante vantagem no confronto direto frente ao Benfica: depende apenas de si para garantir o 2.º lugar e disputar as eliminatórias de acesso à Champions
Nas 4 últimas jornadas, o Benfica só venceu um, conquistando apenas 4 pontos
Esta época, o Benfica não ganhou qualquer jogo frente a adversários que disputaram a Champions (10 jogos, 3 empates e 7 derrotas)
Benfica não venceu nenhum dos 6 últimos Clássicos
Benfica e Sporting terminam a época sem vencer nenhum Clássico (3 empates e uma derrota)

Fotografias(39)

Liga NOS: Sporting x Benfica
Liga NOS: Sporting x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Derby, alguem manda link para ver golo ir
2018-05-06 15h28m por dani321
Nao consegui encontrar um resumo longo, alguem sabe onde posso ver isso? Ainda não vi o lance do suposto golo invalidado.



Contudo pelo resumo notou-se que o SLB dominou a primeira parte, e teve oportunidades para marcar e sair em vantagem. Mas não marcou. E na segunda parte adormeceu e o Sporting equilibrou mais o jogo.


Sporting esta na frente devido ao confronto direto entre ambos. O SCP marcou um golo fora no empate a 1 da primeira v...ler comentário completo »
El-Mago-10
2018-05-06 13h12m por JHendrix
Tivesse o Benfica sido minimamente competente contra o Tondela, hoje não estaríamos a falar disso sequer. É verdade que esse golo tem peso na classificação, mas o Benfica está na situação que está muito por culpa própria. Jogou a medo com o Porto (para não variar), e contra o Tondela demonstrou uma incompetência gritante. Agora não depende só de si para ficar em 2º lugar, e terá de esperar que o Marítimo roube pontos ao Sporting, coisa que acho pouco provável. É triste mas é a realidade.
O último lance
2018-05-06 12h21m por boixos_nois
Não há qualquer falta sobre Patrício, dá golo é ninguém fala disso. É normal os Sportinguistas preferem espumar-se da boca como de costume e ficar á frente do Benfica, parabéns!!! Este é o vosso campeonato, porque o jogo de ontem tem tanto valor para mim, como os tristes users que por aqui vemos. Parabéns ao Porto é justo vencedor, o campeonato acabou no jogo do Fcp, os outros jogos. . . . não jogamos para ficar em segundo, pouco interessa.
SA
Factos
2018-05-06 12h21m por sandocha
1 Desde o Tondela que o sentido do derbie mudou, o slb é que tinha de marcar obrigatoriamente. Isto condicionou as equipas e o jogo. O SCP sabia que acima de tudo não podia sofrer golos e o slb sabia que tinga de marcar 1 no mínimo. JJ não colicou nem Acuna nem depois Montero, foi por William, Lumor e Misic. Não podia sofrer golos. Ganhou na batalha dos milhões. Factos.

2 o slb mais apertado teve mais ocasiões. O scp também esteve muito perto de marcar. Poucos casos di...ler comentário completo »
Arbitragem
2018-05-06 11h58m por Jokky
Há árbitros que ainda não perceberam que o VAR é uma ferramenta para os ajudar, não entendo como continuam a parar lances sem ter 100% de certeza se era fora de jogo ou se existiram faltas. Neste jogo temos um fora de jogo mal tirado ao Gelson que seguia isolado e temos um lance que provavelmente daria golo do Jimenez no final do jogo. Além disso, temos 2 lances apra vermelho direto, um do Rúben Dias que deu uma cotovelada no Gelson, não sei se intencional mas a verdade é que deu e outro d...ler comentário completo »
MA
Somos_Benfica2
2018-05-06 11h15m por manso98afl
Vinha dizer o mesmo, nem mesmo na hora da vitória largam o nosso nome! De qualquer das formas não levo a mal são picardias normais no futebol agora no Benfica praticamente (eu incluído) só ouvia pessoal a gritar pelo nome do Benfica mas obviamente que também no meio houve alguns malucos também a picar os rivais!
TA
Dérbi
2018-05-06 09h33m por Tantoscasos
Sou benfiquista, mas imparcial e, para mim, o Rúben Dias merecia ter sido expulso, assim como aquele lance com o Mathieu deveria ter resultado em penálti para o Sporting.
De resto, fomos a melhor equipa, na primeira parte, e, depois, adormecemos. . .
Jogo
2018-05-06 09h12m por senhor-doctor
Benfica melhor na primeira parte, infelizmente para eles não marcaram. Estava a elogiar o Rúben dias durante o jogo mas é agressivo de mais. Devia ter levado vermelho e cometeu penalty sobre Mathieu.

Fora de jogo muito mal assinado ao Gelson que só tinha um jogador e guarda redes a frente!

Mas empate aceita-se. Agora temos de vencer o Marítimo fora e o final da Taça. Destaco mais um jogo sem golos sofridos em Alvalade nem derrotas.
Rubro_Negros
2018-05-06 08h44m por Somel12
Pelo que me pareceu o Olhanense cedeu à pressão e não conseguiu ir à fase de subida. Espero que vocês subam para a próxima época, mas sempre que há um duelo com o pessoal de Olhão, tenho que torcer pelo meu Farense.
Como já disse quero mais equipas do sul na 1 e 2 Liga.
Somel 12
2018-05-06 08h24m por Rubro_Negros
Foi uma pena o meu olhanense não ter tido equipa e estabilidade para subir. Para o ano lá estarei a torcer para que subam.
Não te preocupes, cá em Olhão também não vos suportamos farenses xD mas espero que subam para o Algarve ser mais representado nos campeonatos profissionais de maior nível.
Zerozero. pt vai pra pqtp
2018-05-06 07h13m por SPORTlNG
Falando só do Rúben Dias, faz 2 penaltis e perdoam 3 cartões vermelhos. . .
E na análise ao árbitro o Benfica é que foi prejudicado! Já deixou de ter piada a parvoíce desta gente. . .
Eixo_do_Mal
2018-05-06 00h43m por Somel12
Olhanense não tem equipa para subir. Quebrou muito no final da época e capitulou por completo a ida à fase de subida. Quanto ao teu Oriental fico a torcer que tenha melhor sorte para o próximo ano, tiveram ainda uma boa recuperação final. O Farense é para subir e o Olhanense até podia subir mas só termos o Algarve em peso, porque de resto não quero nada com esses chavalos.
P. S: Fiquei impressionado, com a excursão que os South Side, organizaram para a ida a Felgueiras. 10 euros ...ler comentário completo »
rmrfernandes
2018-05-06 00h36m por dynamite
Certo mas esse contacto impede o Rafa de continuar a jogada e marcar na recarga.
dynamite - Outro a mentir
2018-05-06 00h31m por FinalFantasy
O lance foi anulado antes do remate, logo, antes de haver sequer golo, logo não houve golo anulado.

E enganas-te, pois o ZZ adicionou a última parte, a favor da equipa visitante, minutos depois ( não estava lá ), e nem sequer menciona os 2 penalties a favor da equipa da casa, bem como as duas expulsões a Ruben Dias ( duas vezes até. . Uma por acumulação e outra por vermelho directo ) e a Samaris.

E o Jardel foi pegar no braço do árbitro e puxar quando lev...ler comentário completo »
Eixo_do_Mal
2018-05-06 00h26m por Somel12
Gostava que o Oriental, tivesse ido à próxima fase mas infelizmente acho que a diferença de golos vos lixou. Mais valia o Oriental que o Olhanense, que esse pessoal de Olhão como deves saber não os suportamos. Eu quero é mais equipas da zona de Lisboa para sul nos campeonatos principais do futebol nacional. Estou saturado desta "nortização", na 1º e 2º Liga.
Eixo_do_Mal e rmrfernandes
2018-05-06 00h23m por Somel12
Sem problema, percebi que estavas na tanga. Agradecido pela sorte para o Farense que o primeiro jogo é já hoje.
Sinceramente se estás às esperas que essas "piadas", me atinjam de alguma maneira, enganas-te. Para o próximo weekend logo se vê.
Análise ao árbitro
2018-05-06 00h22m por dynamite
Que fanatismo do zerozero pelo Sporting, até posso concordar com o cartão vermelho para o Rúben Dias mas há um penalty claro, do mais que pode existir sobre o Rafa, um vermelho para o Bruno Fernandes e um golo limpo aos 97. E esse nem é mencionado na análise, não houve empate, o Benfica ganhou no último minuto, o vídeo-árbitro é que já estava no balneário
Somel12 - O resumo do jogo
2018-05-06 00h20m por FinalFantasy
Está delicioso.

Os resumos costumam ter 4 ou 5 minutos de lances e casos, mas neste há apenas 3 minutos LOL

Nâo dá jeito, não convém. .

Este resumo ( quem toma conta disto tudo, sabe-se bem ) e a adição daquela última frase na análise ao árbitro, diz muito da rapidez das cartilhas e da máquina oleada.

Com que então, 3 minutos de resumo. .
Nem o lance do Bas Dost mostraram LOL ( Há muitos mais, mas este teve bastante est...ler comentário completo »
Eixo_do_Mal
2018-05-06 00h13m por Somel12
Não ouvi o relato, nem me apeteceu para não me enervar. Normalmente vejo os jogos do benfica hoje infelizmente não deu.
Com orgulho Farense, não sei de onde és, mas digo uma coisa. Este ano se tudo correr bem estaremos na segunda, e para a semana vou ao S. Luís para arrebentarmos com o Felgueiras
mrfernandes
2018-05-06 00h01m por Somel12
Acredito que o teu sportinguismo não seja baseado em títulos, o meu apoio ao benfica também não o é, mas é sempre apoiado e aumenta com a conquista de títulos, não podes negar isso.
Quanto à questão do 2º lugar, logo se vê como é que isto acaba para o próximo fim de semana. Em questões de arbitragem, não posso opinar porque não consegui ver o jogo, apenas os melhores momentos.
Adição à análise do árbitro
2018-05-06 00h00m por FinalFantasy
E o ZZ agora adicionou, e ao contrário, o seguinte :

" Existem ainda alguns lances na área leonina que foram reclamados pelo Benfica "

Já chegou o Mail ? Ou são mais adeptos ferrenhos ?
rmrfernandes
2018-05-05 23h58m por business-as-usuall
O facto de termos estado muito mal nas taças e na Europa, invalida os pontos que amealhamos no campeonato? Pela tua lógica também não deves compreender como é que o Real Madrid está na final da Champions, certo? Estiveram tão mal nas outras frentes. Enfim, uma competição não invalida a outra. A não ser que a tua questão esteja subentendida, e esteja ligada à eterna questão é choradeira da arbitragem. Abraço
MA
FinalFantasy
2018-05-05 23h56m por manso98afl
Se o Rio Ave tiver o 5º lugar garantido acho que o Marítimo pode rodar a equipa por isso também acho uma possibilidade o Sporting rodar um pouco uma vez que muitos dos jogos já estão com muitos jogos nas pernas.
OS
FinalFantasy
2018-05-05 23h55m por Os-ANJOS
Excelente, a parafrasear Einstein e a fazer uso de um estrangeirismo para concluir uma frase, esta crescido o menino.


Hoje? Nossa senhora, que iludido. . . Foi pessimo para ambos os lados, mas e no jogo da I Volta? Sabes quem foi? Benfica-Sporting? Falha a memoria ou e acto motivado? E necessario mencionar a habilidosa arbitragem da I Volta no Sporting-Braga que foi curiosamente do. . . . ?
mrfernandes
2018-05-05 23h50m por Somel12
Atualizado estou eu meu caro. Puto? Até posso ser mas com certeza que já vi o meu clube ser mais vezes campeão que o teu.
Não ganhamos em casa, porque falhámos bastantes golos nem vou falar dessa arbitragem. Hoje jogamos melhor. Talvez tenha exagerado ao dizer bailinho. Eu sei muito bem que tens vantagem no confronto direto. Achas que eu não sei disso? Se leres o meu comentário com atenção está lá a dizer que o benfica tem que esperar um empate do maritimo e vencer o seu jogo. Portanto não venhas disparar à toa, sobre este tópico.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Destaque
Os destaques da ronda
Tal como aconteceu nas últimas três temporadas, o zerozero volta esta época a reunir as notas do desempenho dos jogadores ao longo das jornadas de Liga Portugal Betclic ...