placardpt
Benfica vence Vitória SC na Luz

Águia passa a Páscoa na liderança

O Benfica vai dormir pelo menos duas noites na liderança da Liga NOS. Os encarnados venceram o Vitória Sport Clube (2x0), este sábado, no estádio da Luz e ascenderam, provisoriamente, ao primeiro lugar da tabela classificativa, com mais um jogo do que o FC Porto, que só entra em campo na segunda-feira, após o dia de Páscoa.

Pecado na finalização até aparecer o suspeito do costume

Encarnados e vitorianos saíram para a pausa para os compromissos das seleções com bons resultados no Campeonato e procuravam continuar a somar pontos após a interrupção para não se distanciarem dos objetivos. Se de um lado a equipa de Rui Vitória apontava ao primeiro lugar, já o emblema da Cidade de Berço queria reforçar a posição no lado superior da tabela, aproveitando os resultados menos conseguidos dos adversários mais diretos.

Com uma casa muito bem composta, muito perto da lotação esgotada, o Benfica fez valer o estatuto de visitado e assumiu logo de início praticamente todas as despesas do encontro, perante um Vitória que se apresentara na Luz sem um ponta de lança de raiz – o extremo Raphinha era o homem mais adiantado na equipa de José Peseiro – e com uma linha intermédia mais recuada.

As águias deixaram o primeiro aviso ao adversário logo aos nove minutos, através de Rafa Silva, que aproveitou um desentendimento entre Konan e Miguel Silva para criar um calafrio ao guarda-redes vimaranense. O futebol do Benfica era fluído, com os jogadores a trocarem muito bem a bola, mas o desacerto na hora da finalização era o pecado capital dos homens de Vitória. O lance de Pizzi, aos 18 minutos, reflete na perfeição esse momento.

O Vitória reagia como podia, entenda-se, em contra-ataque, mas sempre muito retraído, exceção feita ao lance que resultou no golo anulado a Raphinha por pretenso fora de jogo de Jubal no momento da assistência ao extremo brasileiro. Carlos Xistra recorreu ao VAR para tomar a decisão final.

O nulo ao intervalo parecia resultado certo, até que João Aurélio, aos 42 minutos, desviou um cruzamento na direita do Benfica com o braço. A irregularidade escapou ao olhar de Carlos Xistra, mas não escapou ao VAR. Penálti para o Benfica e 32.º golo para Jonas. Bola para um lado e Miguel Silva para o outro. Simples.

Letra de Raúl para bis de Jonas

A vantagem encarnada aceitava-se por aquilo que tinha sido a primeira parte, mas não deixava os tetracampeões nacionais totalmente descansados para a segunda metade. O Vitória ainda esboçou uma leve reação, com alguns momentos interessantes de... contra-ataque. Mas nada que tenha causado grande frisson junto à baliza de Varela.

Perante esta atitude um pouco mais atrevida vitoriana, Rui Vitória decidiu mudar a estratégia, juntando Raúl Jiménez a Jonas na frente de ataque e o domínio dos encarnados voltou a ser (quase) total. O avançado mexicano conseguiu desequilibrar e de que maneira.

O camisola 9 tirou um coelho da cartola e assistiu, de letra (!), o parceiro Jonas para o bis do brasileiro. Momento de pura genialidade no estádio da Luz e celebrado efusivamente pelos mais de 50 mil adeptos benfiquistas presentes nas bancadas.

O golo trouxe um conforto maior ao Benfica e o Vitória só conseguiu chegar à baliza contrária através de uma bola parada de Matheus Oliveira, que proporcionou uma defesa atenta a Bruno Varela. Nada mais. Bem perto do final, ainda deu para Vitória lançar Salvio – não jogava desde 3 de fevereiro – para o lugar de Jonas, que recebeu a ovação da noite.

Com este triunfo, o Benfica sobe ao primeiro lugar, com 71 pontos, com mais um ponto e mais um jogo do que o rival FC Porto. Já o Vitória SC mantém o 10.º posto, com 33.

U Sábado, 31 Março 2018 - 18:15
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Carlos Xistra
2-0
Jonas 45' (g.p.) 78'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 28
Lances Capitais
23´
GOLO INVALIDADO V. Guimarães
O VAR anula golo a Raphinha, de cabeça, por fora de jogo
45´
GOLO Benfica
Jonas marca de grande penalidade!
Jonas marca o seu 32º golo na prova (28 jogos)
78´
GOLO Benfica!
Jonas marca
Jonas marca o seu 33º golo na prova (28 jogos)
A Chave
Minuto 78: Momento de pura magia na Luz. Cruzamento de letra de Raúl Jiménez na esquerda e cabeceamento certeiro de Jonas. Fantástico!
O Árbitro
Nota positiva para Carlos Xistra. O árbitro da AF Castelo Branco foi cauteloso na análise dos lances e sempre que teve dúvidas recorreu ao vídeo-árbitro (VAR), nomeadamente no golo anulado ao Vitória SC, ainda na primeira parte, e na grande penalidade assinalada a favor do Benfica.
O Melhor
Magia de Jiménez para o bis de Jonas
Foi o momento alto do encontro entre Benfica e Vitória SC. O passe de letra de Raúl Jiménez para o bis de Jonas foi absolutamente delicioso e mereceu fortes aplausos.
O Pior
Fraca reação vitoriana
Sofrer um golo no final da primeira parte nunca é bom, ainda para mais na casa de um dos candidatos ao título, mas o Vitória SC poderia ter feito um bocadinho mais. Faltou ousadia aos homens de Peseiro.
Forma
Benfica
2017/2018
41J
25V
8E
8D
87-39G
V. Guimarães
2017/2018
41J
13V
7E
21D
54-77G
Sabia que...by playmaker stats
Foi a 11.ª vez que Jonas garantiu uma vitória ao Benfica.

2.ª vez consecutiva que um jogador das águias (Jonas) garantiu o triunfo aos encarnados:
Março 2018 V. Guimarães (2-0), bis
Outubro 2017 Feirense (1-0)
Há 1 ano que o Benfica não estava 4+ jogos consecutivos sem sofrer golos:
Março 2018 vs V. Guimarães [C], [4.º jogo]
Fevereiro 2017 vs SC Braga [F], 4.º jogo]
Benfica está há 8 jogos consecutivos a triunfar na Liga, o melhor registo dos últimos 2 anos.

Melhores séries de Rui Vitória no Benfica:
2017/18 - 8 vitórias
2016/17 - 7 vitórias
2015/16 - 12 vitórias

Fotografias(25)

Liga NOS: Benfica x V. Guimaraes
Liga NOS: Benfica x V. Guimaraes
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FR
TheColorBlue
2018-03-31 23h50m por Fragha
Depois dos presentes que tens tido esta época de jogadores adversários, daqueles de fazer corar até o mais céptico, custa-me a acreditar o número de palavras que te dignaste a escrever para te humilhares a ti próprio. . .
Cuida dessa gastrite!
TH
O amigo Aurélio neste nojo de campeonato
2018-03-31 23h19m por TheColorBlue
Felizmente há sempre pessoas com as quais se pode contar neste campeonato.
Não estavam a fazer nadinha, mas tem que haver sempre um destes.

Já o Filipe Ferreira desbloqueou em Paços, contra o Benfas só faltava tropeçar nas próprias pernas e enterra no 1º e 3º golos do Benfas, contra o Porto come a relva e ainda cruza para o golo do Paços. Que favorzão aquela substituição do treinador do Paços.

Mas disto não falam.
Campeonato mais infestado de R...ler comentário completo »
OS
Fruta
2018-03-31 22h40m por Os-ANJOS
Amém . . . Que Jonas esteja connosco!
OS
Ultima
2018-03-31 22h38m por Os-ANJOS
Ja me tinha chegado aos ouvidos. . . Ja começaram a quebrar e o Alverca tem, de longe, o melhor plantel da Divisao. . . Trata-se de uma subida merecida, creio que pelo que foram os ultimos anos da Distrital, o Alta de Lisboa tambem merecia algo mais, mas este ano tem estado medianos
FR
Jogo interessante
2018-03-31 22h11m por Fragha
Taticamente, foi um jogo interessante.
O Peseiro surpreendeu, ao abdicar de um avançado para reforçar o meio-campo e fechando as alas, ou seja, ao bloquear os pontos nevrálgicos do Benfica: encostando em Pizzi, pressionando o Fejsa e marcando o Jonas em cima. Deu a bola ao Benfica e preocupou-se apenas em sair pelas alas. Não foi fácil furar esta estratégia, principalmente na primeira parte, que terminou com um penálti que só escandaliza porque o VAR não indicou logo que era pen...ler comentário completo »
OS
Ultima
2018-03-31 22h05m por Os-ANJOS
Do primeiro classificado! Tambem nutro simpatia pelo Linda-a-Velha, no entanto
OS
fruta_gostosa
2018-03-31 22h04m por Os-ANJOS
Garanto-te que vai fazer ainda pior, 11 atras do meio-campo. . . . Eu normalmente defendo que se deve mudar sempre algo de um jogo para o conseguinte, pois poderemos apresentar uma monotonia e previsibilidade, que serao faceis de contrariar. . . Por isso creio que uma alteraçao para 4-4-2 baralharia ali a defesa do VFC. . . . Ou isso, ou pelo menos a inclusao do Salvio no jogo em detrimento do Rafa
OS
fruta
2018-03-31 21h41m por Os-ANJOS
(Bom username, um tributo merecido ao costa). . . Os centrais do Setubal sao o Semedo e o Nuno Reis (Yohan lesionado?), o Semedo ja entrara cansado para o jogo. . . .

E jogamos outra vez a 3 no meio-campo? Correndo o risco de o Pizzi ser novamente uma nulidade nos jogos forasteiros, ou o Cervi/Zivkovic desencantarem outra exibicao como a de hoje? (Zivkovic fez uma boa segunda parte, nao obstante)
ZH
ups
2018-03-31 21h40m por zhar
"mudar para um 442"
ZH
Os-ANJOS
2018-03-31 21h39m por zhar
mudar para um 433 a jogar fora com o setubal nao é nada aconselhavel. . . levar o jogo com o setubal como mais um jogo e se possivel sim o jardel e fesja tentarem evitar entradas para amarelo. . . quanto muito podia-se tirar o fesja e jogar com o samaris a medio defensivo
OS
Benfica
2018-03-31 21h32m por Os-ANJOS
4-4-2 em Setubal, Jonas e Jimenez na frente. . . Poupar Fejsa, jogar com Samaris e Pizzi no meio-campo e marcar muito cedo para evitar o magno anti-jogo da equipa mais useira nessa "arte"
27
zhar
2018-03-31 21h29m por 27SLB
e ainda não te esqueças no inicio dessa jogada avia penalty a favor do braga.
ZH
. . .
2018-03-31 21h25m por zhar
Bem o braga sportinga esta a ser das maiores vergonhas dos ultimos tempos. . . nem falando de amarelos e faltas so para um lado aquele gola anulado é uma comedia
Tirei as palas
2018-03-31 21h10m por Fatola
E vi um fora de jogo no 2 golo do Benfica, enfim, nem linhas, nem var, continuem assim, corruptos, devem 600milhoes ao Bes que podiam pagar aos lesados que se mataram a trabalhar no estrangeiro, já chega desta pouca vergonha, deste Salazarismo. .
Death_Bringer - Infelizmente
2018-03-31 21h09m por FinalFantasy
Já é normal. . .
" Até aparecer o suspeito do costume " - O árbitro.

Oh Tite ! Anda cá ver isto.
ZH
. . .
2018-03-31 20h55m por zhar
Oh "pedro guerra" para la de dizer disparates. . . os bans sao justos e quanto muito demoram muito a mandar para fora pessoas que veem so para aqui para provocar ou arranjar confusao. . .
Futebol Português
2018-03-31 20h51m por Fatola
Alguém explica como se marca um penalti destes e não se marca um penalti ao Luísao do tamanho de um planeta no dragão? Visto por qualquer pessoa do mundo?
Sem colo, nem missas, não são nada, não jogam nada.
DE
Fruta gostosa
2018-03-31 20h51m por Death_Bringer
É indicador da atenção que não vais ter da minha parte.
DE
Zero Zero coerência
2018-03-31 20h36m por Death_Bringer
Não vou falar do título ao estilo "Pravda", mas da espectacular coerência deste site entre o seu relato do jogo e a crónica. Dizia no zero zero live ao fim dos primeiros 45 minutos que o Benfica nada havia feito para lá da grande penalidade e que o Vitória estava melhor e com melhor postura.
Na crónica aconteceu tudo ao contrário, o Benfica teve muitas oportunidades (imaginárias) e o Vitória estava sufocado.
Vê-se bem que foram duas pessoas distintas, uma talvez isenta e o o...ler comentário completo »
ZH
fraco
2018-03-31 20h31m por zhar
Jogo muito muito fraquinho. . . bons movimentos ofensivos pelo lado esquerdo no inicio (como habitual naquele trio) mas depois sempre inconsequente o resto. . . penalti (certo) caido do ceu e 2a parte la saiu um golo. . . o guimaraes tirando os centrais e o rafinha tem uma equipa horrivel. . . querem dar o rafinha pelo heldon e bebetinho? bela gestão sim senhor. . . enfim. . . obrigatorio vencer para a semana , evitar o amarelo ao fesja e ao jardel (parece que foram cirurgicamente mostrados) e venha o jogo do titulo

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Destaque
Os destaques da ronda
Tal como aconteceu nas últimas três temporadas, o zerozero volta esta época a reunir as notas do desempenho dos jogadores ao longo das jornadas de Liga Portugal Betclic ...