placardpt
    Paços derrota FC Porto

    Um Vieira a meter o campeonato ao rubro

    Foi com um golo de Miguel Vieira e uma defesa de Mário Felgueiras a um penálti de Brahimi que se pôde resumir a primeira derrota do FC Porto no campeonato. A equipa de Sérgio Conceição revelou dificuldades em lidar com as circunstâncias do jogo e o campeonato fica ainda mais quente. O Paços sacode os maus resultados com um excelente triunfo.

    Como lidar com o dilúvio

    As condições adversas já há muito se previam. Quando os dois treinadores escolheram os onzes, para além das ausências, também sabiam que outra condicionante existia para encarar o desafio. E João Henriques levou a melhor neste aspeto.

    O treinador dos castores, mais conhecedor do terreno, percebeu que as trocas de bola curtas no setor intermédio eram uma forma de confrontar um FC Porto sem o seu poder de fogo medular (Herrera, por castigo) e à procura de remendar com um André André que pareceu sempre uma mudança abaixo do desejável.

    Além disso, a utilização de Quiñones mais à frente do terreno não apenas ajudou a que a equipa fechasse melhor, como também motivou muito trabalho a Ricardo Pereira, que só no último quarto de hora do primeiro tempo conseguiu as habituais subidas no terreno, numa altura em que a equipa já perdia, depois de um lance de bola parada que depois se desenrolou precisamente pela esquerda do ataque do Paços.

    Jogo de muita luta ©Catarina Morais / Kapta +
    Sérgio Conceição deu mostras de insatisfação logo a meio do primeiro tempo, quando Gonçalo e Otávio começaram a aquecer. E, se é verdade que Aboubakar desperdiçou os poucos lances portistas, também não deixou de ser um facto que a equipa se mostrou muito desligada. Apesar de ter o vento a favor, os dragões raramente conseguiram lidar bem com esse aspeto, razão pela qual Waris demorou muito a entrar no ritmo desejado - tal como Corona, claramente num tapete ao qual não se conseguiu adaptar.

    Ao intervalo, a eficácia explicava a vantagem, bem como a falta de lucidez portista, que pedia a pausa de 15 minutos.

    Era necessária uma mudança do lado portista. Não a houve no imediato (o Paços entrou bem no segundo tempo), tentou o treinador que viesse com Otávio.

    Não foi propriamente por Otávio, pois já estava a haver um embalo para a equipa portista, mas coincidiu com a subida de produção dos dragões. A energia vinda das bancadas - que apoio impressionante - injetou a equipa, que não fez alterações posicionais, simplesmente empurrou um adversário que também percebia essa inevitabilidade.

    Mesmo sem muitas ideias, a avalanche de ataque trouxe possíveis frutos: Rui Correia agarrou Felipe, Bruno Paixão assinalou penálti, mas Mário Felgueiras envenenou a maçã a Brahimi e travou o remate.

    Um rude golpe para os portistas, que acusaram muito esse momento. Perderam momentaneamente o ímpeto ofensivo e expuseram a sua retaguarda, que várias vezes deu espaço que quase foi aproveitado pelo adversário.

    Nos últimos minutos, intervalados por várias quedas dos jogadores pacenses, só Gonçalo Paciência teve alguma clarividência, embora pouca força na hora de finalizar.

    U Domingo, 11 Março 2018 - 20:15
    Estádio Capital do Móvel
    Bruno Paixão
    1-0
    Miguel Vieira 34'
    Estádio Capital do Móvel
    Estádio Capital do Móvel
    Portugal
    Paços de Ferreira
    Lotação8 076
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1973
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 26
    A Chave
    Penálti de Brahimi: a meio da segunda parte, quando o FC Porto estava na sua melhor fase, a grande penalidade tinha tudo para ser o momento de viragem, só que Mário Felgueiras travou o pontapé de Brahimi e mexeu com o sistema nervoso dos portistas.
    O Árbitro
    Bruno Paixão é um árbitro que, fisicamente, tem dificuldades para acompanhar um jogo flúido e corrido, por isso protege-se com sucessivas paragens, conversas e tretas que não ajudam ao espetáculo. É um estilo muito difícil de gostar e de concordar. Ainda assim, nada a dizer nos lances capitais.
    O Melhor
    Paços na primeira parte
    João Henriques percebeu muito bem duas coisas: as condicionantes do tempo e do terreno e também as debilidades de um FC Porto remendado a meio. Por isso, optou por um futebol mais criativo a meio e mais robusto nas alas. Foram 45 minutos de maior qualidade que fizeram a diferença.
    O Pior
    Falta de frieza
    Tantas vezes um FC Porto letal, desta vez a equipa de Sérgio Conceição foi ansiosa, precipitada e pouco tranquila na hora de finalizar. É verdade e indesmentível que a postura do adversário enervou e que o modo de Bruno Paixão também, mas não chega para explicar.
    Forma
    Paços Ferreira
    2017/2018
    31J
    7V
    7E
    17D
    33-54G
    FC Porto
    2017/2018
    43J
    31V
    8E
    4D
    105-34G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÇOS DE FERREIRA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    O porque da Derrota
    2018-03-12 20h58m por rtcb
    Como portista, nao deixo de sentir as injustiças de arbitragem e nojo do anti-jogo. . . mas tem sido assim para nós. .

    Quanto ao jogo, perdemos antes de o jogo começar, face a lesao do Marega o treinador procurou manter aquele estilo de jogo com um avançado movel, mas faltou imensas coisas ao Warris. . por isso devia ele ter sido mais tatico e menos teimoso nas suas ideia, e colocar um terceiro medio para dar mais controle do jogo. . Quando meteu o Otavio no meio no apoi...ler comentário completo »
    ricak lidacomisto
    2018-03-12 13h35m por moreno07
    Totalmente de acordo. Os retornos financeiros estão assim embora eu não entenda muito dessas situações porque se formos a ver, verdadeiramente os portugueses só querem saber dos 3 grandes e os programas televisivos aplaudem isso, é o que dá audiências. Já disse que temos que reduzir o número de clubes para termos 1 liga mais competitiva mas acredito mais que aumentem o número de clubes do que diminuam.
    ricak
    2018-03-12 13h12m por Lidacomisto
    Qual é o teu clube?
    moreno07 Lidacomisto
    2018-03-12 13h04m por ricak
    Equipas como o Pacos de Ferreira existem. . . pk tem de ser.
    So na Primeira liga conseguem ter algum retorno financeiro de direitos televisivos, bilheteira e patrocinios. . . :/
    eb tb gostava que fosse como na liga inglesa. que até os da 2 divisao teem mais dinheiro que os nossos grandes da Primeira. . .
    eu nao tenho solucoes, nem nada que se pareca, mas se alguns campeonatos funcionam bem, deviamos seguir o caminho deles. neste momento o nosso futebol vive para os 3 primeiros. . .
    moreno07
    2018-03-12 12h53m por Lidacomisto
    Sim concordo, todos nós gostamos de ver um jogo de futebol corrido, e não sempre a parar.
    Mas já pensaste porque é que isso acontece. . . .
    Pelo enorme desnível que há no campeonato português, a nível de orçamento, infraestruturas e público. Por isso estas equipas jogam sujo no campo e fora dele para terem as contas em dia, para ganhar nem que seja 1 ponto, para não descerem. . .
    Lidacomisto
    2018-03-12 12h46m por moreno07
    Equipas como o paços não fazem falta na liga. Já vi jogos assim no passado recordo-me por exemplo do porto x vitoria de setubal e curioso que o porto também empatou 1-1 e perdeu o título para o benfica quando podiamos saltar para a liderança. Concluindo. . o porto não lida bem com estas situações e não tem culpa quanto a min (não estou a dizer que os outros grande também não tenham tido estas situações). . Já disse e repito que fizemos 1 mau jogo mas se formos a ver quanto tempo foi jogado? ...ler comentário completo »
    Porto
    2018-03-12 12h44m por dragaoazul_18
    Jogo deprimente. Em todos os seus contextos.

    Campo empapado e de muita má qualidade, chuva intensa e um frio de rachar.

    Para alimentar ainda mais, jogamos contra uma equipa que tinha a clara intenção de não DEIXAR o Porto ganhar pontos. Desde o inicio do jogo o Paços sempre com uma postura de anti-jogo e queimar tempo. Uma triste amostra do que é o futebol Português na sua maioria das vezes em que uma equipa pequena joga contra uma grande, incluindo o própri...ler comentário completo »
    moreno07
    2018-03-12 12h34m por Lidacomisto
    Quero pedir desculpa, se fui demasiado ofensivo no meu texto. Não é nada contra ti, apenas contra o sistema do futebol português.
    Lidacomisto
    2018-03-12 12h30m por moreno07
    Nem vou responder.
    IN
    Respeito ou falta dele
    2018-03-12 12h28m por Infestante
    Durante grande parte deste campeonato ouvi adeptos portistas a falarem de alegadas grandes penalidades por marcar nos seus jogos, e assumindo que grandes penalidades equivalem a golos. . . Quem vê futebol com imparcialidade sabe bem que as percentagens de finalizações de grandes penalidades andam muito longe dos 100%, muito por mérito do trabalho e mérito dos guarda-redes! Parece-me portanto uma falta de respeito para a classe dos jogadores, principalmente os guarda-redes que se fale tanto d...ler comentário completo »
    Jogo
    2018-03-12 12h24m por Freamunde1933
    O Porto deve ter feito o pior jogo da época para o campeonato. É certo que as condições do tempo e do relvado não eram as melhores e que a necessidade de pontos do Paços também não ia ajudar mas uma equipa que luta pelo título, numa altura em que a perda de pontos nos jogos fora dita muita coisa e que vem de uma vitória num clássico não pode fazer um jogo tão pobre nem pode dar-se ao luxo de falhar penaltis quando está a perder. Em termos de jogo jogado não houve muito mais do que o Porto a t...ler comentário completo »
    moreno07
    2018-03-12 12h19m por Lidacomisto
    Aceita doí menos.
    Se tivesses visto o jogo, tinhas visto que o jogo foi justo. Um Porto apático, um Paços que marcou e adoptou uma estratégica defensiva e de perder tempo. Os cartões foram mostrados quando tiveram de ser mostrados. O macaco a levar com o Karma nas beiças, e, Perdeste e perdeste bem. Menos chroro.
    O orçamento do Porto é de 120 milhoes (site do porto) e o do Paços é de 3 milhoes. Isso tambem nao será anti-jogo?
    Padre Paixão
    2018-03-12 12h12m por moreno07
    O padre paixão permitiu tudo ontem. . . será que ainda não entenderam? Como é possível o felgueiras demorar 40s a bater cada pontapé de baliza? Como é possível cada toque que um jogador do porto fazia ser logo falta? Como é possível aceitar tanto anti-jogo e no fim dar só 7 minutos sendo que até nos 7 minutos nem metade desse tempo deve ter sido jogado? A única coisa que o padre paixão deve ter assinalado bem foi o pénalti porque de resto. . viu-se claramente que paixão queria que o porto perdes...ler comentário completo »
    keylornavas
    2018-03-12 10h18m por ricak
    olha para o teu treinador primeiro, e ve a diferenca de postura que ele tinha quando estava em primeiro e depois. . .
    Vergonhoso. . .
    2018-03-12 10h12m por joaogalo
    Quando vi na TV as imagens depois do apito final, fiquei escandalizado e envergonhado, uma vez que estas imagens estão a ser transmitidas além-fronteiras. Isso faz lembrar os 30 anos do vale-tudo como por exemplo o caso do José Pratas que teve de andar a fugir dos jogadores do "fcp" dentro das 4 linhas. Vamos esperar para ver a coragem e determinação do conselho de disciplina para este caso vergonhoso de toda a comitiva do "fcp" a cercar o árbitro Bruno Paixão, que até assinalou um penalti que não existiu.
    JS
    Correção SLBStars
    2018-03-12 10h11m por jsilva77
    O FCPorto já há uns anos que não joga no estádio das Antas, mas sim, no Estádio do Dragão.

    Cumprimentos desportistas para todos
    JS
    Erros de casting no jogo de ontem
    2018-03-12 10h03m por jsilva77
    Antes de mais, os meus parabéns ao Paços de Ferreira por ser a primeira equipa portuguesa a bater o FCPorto e, diga-se, com alguma justiça até, apesar de achar que o empate (o penalty falhado por Brahimi) seria o resultado mais justo.

    O título deste post vai inteiramente para Sérgio Conceição, sem lhe querer tirar o mérito por tudo o que tem feito (tanta omolete sem ovos) até agora num plantel curto . . . muito curto . . . para não dizer curtíssimo . . .

    Es...ler comentário completo »
    =)
    2018-03-12 09h45m por ricak
    Malta, CALMA!
    quem vai em primeiro?
    perdemos um jogo, OK. é sempre complicado perder, e pode ter sido por causa da chuva, por causa do anti-jogo, de falta de eficacia, disto ou daquilo!
    o que há a fazer é seguir em frente!
    analisar os erros, corrigir, e ser mais pragmatico da proxima vez! SIGA PORTO! tudo o resto é ruido de fundo! e abutres a quererem estar no nosso lugar!
    DR
    FC Porto
    2018-03-12 08h32m por dragaodebancada
    Péssimo jogo do Porto. mais uma vez nos momentos importantes não sabemos marcar penalties. Estava com medo do arbitro benfiquistas Paixão, mas em nada teve influência no jogo. De resto é deixar os canitos lampiões a ladrar sozinhos que não metem medo a ninguém. Não passa de lixo.
    Relembro
    2018-03-12 04h22m por PapaVelhinhas
    Que estão para a regressar:
    Alex Telles e Danilo (dois pilares da equipa)
    Marega (alguem que ninguém sabe travar, vai fazer do ruben dias uma passadeira. . daquelas do ginasio)
    Herrera regressa de castigo.

    VAMOS PORTO!!! Os rivais acordaram, temos de lhe dar ko outra vez
    5LBSkars
    2018-03-12 04h19m por PapaVelhinhas
    Não preferes dar-me a mim os 20euros que eu uso-os melhor ?
    Penalti fantasma.
    2018-03-12 01h53m por joaogalo
    Um penalti fantasma quase estragava a verdade desportiva. . . ao intervalo cheguei a pensar num reeditar do Estoril 1 x "fcp" 0, mas sem saber porquê a 2ª parte não foi adiada. O Paços de Ferreira mereceu a vitória e o fcp já vem em declínio há alguns jogos.
    FU
    Papadoapitodour ado
    2018-03-12 01h32m por Furiosovp
    O Porto perdeu porque só sabe dar mocada e chutão para a frente, não construiu uma jogada por dentro, o Benfica teve mais tempo útil porque marcou golos antes dos descontos, fez muito mais que o Porto em Paços de Ferreira, talvez porque nos focámos na nossa equipa e não no que acontecia com as outras duas, sejam homenzinhos e assumam as derrotas!
    JK
    Papavelhinhas
    2018-03-12 01h25m por JKappa
    Foi o Bruno Paixão que falhou o penalty? Culpem-se a vocês mesmos.
    O penalty foi aos 68min, tinhas mais meia hora para dar a volta.
    bludouro
    2018-03-12 00h45m por dgc98
    Se os jogadores não treinam os penaltis é por incompetência do treinador, não dos árbitros. Não é por determinada situação ocorrer poucas vezes que uma equipa pode ir para o jogo sem estar preparado para ela.

    Em 2º o Sérgio Conceição falava em 20, 25 mins de tempo jogado pode-se dizer que era o dobro do tempo que ele dizia, ja para não dizer que por norma os jogos não têm todos o mesmo tempo de jogo "jogado", uns têm mais outros têm menos por isso é que me parece irrisório u...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    MARxFEI em direto!
    Já há onze do Feirense: Diego Callai, Sérgio Conceição, Guilherme Ferreira, Tony Shimaga, Bruno Silva, Jorge Pereira, Henrique Jocú, Washington, Olamide Shodipo, Carnejy Antoine, Zidane Banjaqui ...