placardpt
    Sporting perde pontos em Setúbal

    Bonfim foi terreno escorregadio para o leão

    A pressão psicológica sobre o FC Porto pode muito bem ter chegado ao fim antes do que os sportinguistas esperariam. Os leões estiveram a ganhar até ao último fôlego mas permitiram o empate (1x1) diante do Vitória de Setúbal. Numa espécie de vingança do encontro da primeira volta, já perto do fim, os sadinos conseguiram um importante ponto com uma grande penalidade convertida por Edinho já mesmo no final da partida.

    Equilíbrio provocou... desequilíbrio

    Antes da Taça da Liga, há o campeonato. Vitória e Sporting não entraram em poupanças antes da prova que se realizará na próxima semana e foram para o campo na máxima força. Leões lutam pelo campeonato, sadinos pela manutenção e essa diferença de objetivos foi visível na forma como os dois treinadores abordaram a partida. 

    Sadinos foram aumentando a agressividade ©Carlos Alberto Costa
    A equipa de José Couceiro entrou em campo com os três setores bastante próximos e foi, durante algum tempo, deixando os leões trocarem a bola no seu próprio meio-campo. Nessa altura, era um Sporting confortável e a tentar a aproximação à baliza de Cristiano. Gelson e Rúben Ribeiro tinham liberdade total de movimentos, mas nem isso confundiu a defesa sadina, que apenas de bola parada acabou por apanhar um susto. Foi também na sequência de livres laterais que o Vitória conseguiu atacar a baliza leonina, mas a atitude mais passiva do início da partida acabou por mudar ao longo dos primeiros quarenta e cinco minutos.

    O meio-campo sadino começou a procurar a bola com maior agressividade e conseguiu equilibrar a partida, obrigando até a alguns erros dos leões, especialmente a Piccini que esteve perto de dar um golo a João Amaral. Depois do susto, acabou por ser o Sporting a inaugurar o marcador. Coates saiu bem da pressão de João Teixeira e num lance de contra-ataque Gelson serviu Bruno Fernandes que voltou a fazer a diferença. O Sporting chegava ao intervalo a vencer pela oitava vez este campeonato.

    A vantagem alcançada no primeiro tempo deu maior fôlego à equipa de Jorge Jesus que veio dos balneários com vontade de chegar rapidamente a um segundo golo que permitisse respirar ainda melhor e gerir o resto da partida, em véspera do encontro com o FC Porto, até porque a época é longa e os jogos são uns atrás dos outros. Era um leão muito mais pressionante, mais rápido e cada vez mais perto da baliza de Cristiano, pelo menos no reatar da partida.

    Vitória acreditou e sorriu no final

    Os sadinos pareciam adormecidos e não estavam a conseguir aproximar-se de qualquer das formas da baliza de Rui Patrício. Ainda assim, depois de uma bola longa, João Amaral teve aquela que acabou por ser a melhor oportunidade do Vitória durante todo o encontro. Coates tirou perto da linha de golo, mas os sadinos começaram a acreditar. 

    José Couceiro depois do corte de Coates ©Carlos Alberto Costa
    A margem mínima era perigosa para a equipa leonina e Jesus ia desesperando com as perdidas da sua equipa. Acuña, Bruno Fernandes, Bas Dost, Gelson, Rúben Ribeiro, todos podiam ter dado maior tranquilidade aos leões, só que na hora de finalizar acabaram por pecar bastante e deixaram Jorge Jesus num ataque de nervos. O treinador sportinguista demorou a mexer, mas quando o fez foi para fechar o meio-campo de forma a tirar todas as possibilidades aos sadinos. A estratégia parecia resultar, até ao último minuto. Bola longa nas costas da defesa subida dos leões e Edinho acabou travado por Mathieu dentro da área de Rui Patrício.

    Na zona dos onzes metros, o avançado sadino não vacilou e fez os leões tropeçarem. E agora, ainda há pressão psicológica?

    U Sexta, 19 Janeiro 2018 - 19:00
    Estádio do Bonfim
    Fábio Veríssimo
    1-1
    Edinho 90' (g.p.)
    Bruno Fernandes 31'
    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 19
    A Chave
    Golo de Edinho: Os leões pensavam que já tinham os três pontos, mas Edinho, na hora da grande penalidade, não tremeu e consumou a divisão de pontos.
    O Árbitro
    Fábio Veríssimo usou e abusou do apito. No lance da grande penalidade errou ao não expulsar Mathieu
    O Melhor
    Até ao último fôlego
    O Vitória não teve grandes oportunidades, foi várias vezes dominado pelos leões, mas acreditou até ao final e acabou por ter uma espécie de vingança dos últimos jogos. Desta vez, foram os sadinos a conseguir o empate depois de estarem a perder. No acreditar é que está o ganho... ou pelo menos o empate.
    O Pior
    Tanto desacerto
    O Sporting procurou controlar a partida e teve várias oportunidades para impedir que o resultado ficasse em aberto até ao final. Os leões falharam bastante na hora de finalizar e o Vitória não desistiu. A equipa verde e branca perde pontos, no Bonfim, muito por culpa do seu desacerto ofensivo.
    Forma
    V. Setúbal
    2017/2018
    25J
    6V
    9E
    10D
    28-42G
    Sporting
    2017/2018
    34J
    22V
    9E
    3D
    74-25G
    Sabia que...by playmaker stats
    3.ª grande penalidade assinalada frente ao Sporting:
    SC Braga
    Benfica
    V. Setúbal
    Sporting volta a perder pontos no Bonfim, algo que não tinha acontecido nas 3 últimas épocas

    Fotografias(29)

    Liga NOS: V. Setúbal x Sporting
    Liga NOS: V. Setúbal x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA FC
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    *correção
    2018-01-20 21h03m por dgc98
    realmente
    Citro1st
    2018-01-20 20h50m por dgc98
    "a equipa que ganha tem de marcar golos, de bola corrida ( que é tremendamente difícil para vocês pois precisas de jogar mesmo à bola)":

    _46 golos apenas 5 de penalti;

    "já que contra o Porto seria impossível defender o que quer que seja. "

    _também eu pensava que contra o Sporting seria impossível defender o que quer que seja e não é que para meu espanto existe alguém a defender;

    "Liga dos Campeões Grupo MU/Basileia/Cska/Carnide = 0 pon...ler comentário completo »
    SC
    JohnnySCP19-Reg ressa
    2018-01-20 20h30m por Scpdp
    Eu também não vejo mal nenhum mas como o treinador do Sporting chama-se JJ dúvido muito que ele vá jogar. Se não joga contra Aves e Setúbal por exemplo vai logo jogar contra o Porto??????
    P. s- há que reconhecer, excelente golo do Jonas. Gostava de ver o Bas Dost fazer aquilo. . . . .
    SC
    JohnnySCP19-Reg ressa
    2018-01-20 19h48m por Scpdp
    Salin joga nas taças????? Contra o Porto???????
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-20 16h44m por Daniele
    Acho que enquanto valorização do jogador um dia mais tarde é que é problema.
    Mas isto é um grupo e isso resulta em várias personalidades, uns mais fortes que outros, mas não gostava de ver até um colega a ser assim resumido.
    Alguns dizem que segue o Mourinho em atrair as atenções para ele, treinador.
    Mas é tudo menos isso porque aquilo que ele segue é "Eu ganho, nós empatamos, vocês perdem", porque quando se perde ele fala em Sporting e equipa. E em outros momentos...ler comentário completo »
    SC
    JohnnySCP19-Reg ressa
    2018-01-20 16h43m por Scpdp
    Então e o Salin????? Quanto ao Bruno César, tu e eu temos ideias diferentes. Tu preferes o Bruno César ao Iuri Medeiros mas eu não. Não gosto nada do Bruno César pois ele só perde bolas e faz faltas. Não me lembro de nada que o Bruno César tenha feito de jeito, pelo menos ultimamente ( passe a rasgar deixando um jogador isolado, golo, assistência, corte que vale como um golo, etc).
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-20 15h53m por Daniele
    Não queria falar em nomes porque posso desestabilizar como alguns depois podem referir :P Porque Jorge Jesus dizer aquilo que disse sobre o Bas Dost acerca do melhor PL que já treinou, não desestabiliza (E já agora, bela campanha do vídeo do Peyroteo sobre este assunto. . . pena que a questão era sobre os jogadores que o JJ tinha treinado. . ). Dizer que o Palhinha vai de seguida ver vídeos ou ler livros do Javi Garcia e não do William (aproveitando para esquecer o passado e falar de um jogad...ler comentário completo »
    SC
    *etc
    2018-01-20 15h44m por Scpdp
    *etc
    SC
    JohnnySCP19-Reg ressa
    2018-01-20 15h43m por Scpdp
    Onze para a Liga Europa:
    Salin, Ristovski, André Pinto, Tobias Figueiredo/ Marcelo???, Jonathan Silva/ Acuna, Battaglia, Bryan Ruiz/ Misic, Podence, Ruben Ribeiro, Fredy Montero e Doumbia.
    Caso o Sporting calhe com um adversário mais complicado ( Napoli, Arsenal, era ) mudaria o onze.
    JohnnySCP19_Reg ressa e Scpdp
    2018-01-20 15h20m por Daniele
    Boas.

    Disseram quase tudo, o problema mesmo é a gestão que (não) se faz da equipa.
    Fisicamente de rastos e espero e Deus queira que não, mas mais um resultado assim ou uma eliminação e não é só o físico que fica de rastos.

    Temos qualidade na equipa, concordo com tudo e para mim só chegava apenas mais um jogador, alguém que substituía o Gelson ou um avançado para o Doumbia ir á sua vida porque isto até é gozar com a cara do rapaz esta gestão. SL
    SC
    oglorioso1904
    2018-01-20 15h14m por Scpdp
    Já vi que esse comentário oportuno é para mim. Na minha opinião sim, o Sporting têm qualidade para ganhar tudo em Portugal. Opiniões são opiniões.
    Foi mau demais.
    2018-01-20 15h06m por Daniele

    Vi o Coentrão naquele estado e pensei "Este também sabe bem o que aconteceu: restam as Taças. . . ", mas não entremos em "depressões". Mas que foi um momento que custou, sim e ainda vai demorar a passar.
    Depois ligo a SportingTV e falam: da bancada do Estoril, do Benfica, claques ou grupos organizados e emails. Numa estação de um clube com mais de 50 modalidades, consegue-se dar horas por semana apenas sobre estes temas. Compreendo e é óbvio que num meio de comunicação do...ler comentário completo »
    SC
    JohnnySCP19-Reg ressa
    2018-01-20 15h03m por Scpdp
    Sem dúvida, contratar mais para quê???? Há qualidade suficiente no plantel para ganhar tudo em Portugal e ir o mais longe na Liga Europa.
    Quanto a ti senhor-doctor, não esquecer que há Carlos Mané, Chico Geraldes ( que na opinião do JJ é um extremo) e ainda o Mateus Pereira para a próxima época.
    JohnnySCP
    2018-01-20 14h40m por senhor-doctor
    Sim, o JJ so tem culpa no resultado por isso, não sabe, nem nunca soube fazer substituicoes nesta época. São B. Ruiz, B. Cesar a entrar em vez de Podence, ou tirar o jogador errado. . . Enfim. . .

    Gelson Dala seria bom para fazer dupla com Bas Dost, ou mesmo ser alternativa. Agora só tenho de esperar que Montero ajude a equipa.
    Precisamos de um extremo, que possa jogar no lado direito. . .

    E digo, não vamos atirar a toalha ao chão, faltam muitos jogos.
    BTW
    2018-01-20 14h35m por senhor-doctor
    Sim, J. Mário não seria realista. Sobre Bas Dost, acho que sabia que o Sporting ganhava, então achava que não tinha de ser egoísta. Vi o resumo, mas por acaso não vi o lance, vou procurar novamente (mas não é a primeira vez que faz isso).

    Os jogadores precisam de ter mentalidade de marcar sempre quando der.

    Qual é o teu prognostico para o Benfica hoje?
    Citro1st
    2018-01-20 14h27m por dgc98
    Essa parte do esta quieto a jogar à bola sem ser contra equipas "vassalas" (sempre a desculpa da treta) tem muito que se lhe diga pois embora frente ao Porto o Benfica tenha jogado realmente pior e não tenha perdido por causa de erros de arbitragem que neste jogo beneficiaram o Benfica, frente ao Sporting o Benfica foi muito superior e não fosse a arbitragem teria ganho este jogo.
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2018-01-20 14h19m por dgc98
    "mas desde a jornada 8 que nao perdem um único ponto frente aos nao-grandes", entre a jornada 8 e 9 tens um mês de diferença (la se vai a parte "de um momento para o outro"), já para não dizer que embora o treinador se mantenha o mesmo a partir da 11ª jornada o Benfica passa a jogar de uma forma completamente diferente mudando o sistema tático para o 4-3-3 (muitas das vezes com um novo treinador não existem diferenças tão acentuadas como esta).
    SC
    Sporting- saídas
    2018-01-20 13h35m por Scpdp
    João Palhinha- empréstimo
    Petrovic- venda/ empréstimo ( caso seja preciso incluir no negócio do Marcelo)
    Iuri Medeiros- empréstimo ( já vi que com este treinador ele não vai a lado nenhum. Se lhe tivessem sido dadas as suas devidas oportunidades penso que a história poderia ter sido outra. Só tenho pena é que muito provavelmente ele vai ser vendido ao Génova daqui a uma época e meia pois presumo com a qualidade que ele tem que o Génova vai acionar a cláusula de compra)
    Mat...ler comentário completo »
    SC
    JohnnySCP19-Reg ressa
    2018-01-20 13h26m por Scpdp
    Acho que o grande problema do Sporting é mesmo o treinador. Não gosto nada deste modelo de jogo. O jogo do Sporting reside principalmente nas alas onde existem muitos poucos remates ( houve uma altura em que nos meus comentários até dizia para alguém chutar a bola mas agora já nem perco o meu tempo, continua tudo igual). O Sporting têm grandes jogadores mas o JJ está a desperdiçá-los ( Ristovski, Doumbia, etc). Não percebo isto, contrata-se vários jogadores por milhões para depois ficare...ler comentário completo »
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-20 12h55m por SLB-1904
    E se for novamente o Benfica quem ri por último?

    JohnnySCP19_Reg ressa
    2018-01-20 12h24m por triodeouro
    O JJ vai aprender vai. . . quando enfiar o Sporting numa situação igual ou pior do que a que estava antes de chegar o Jardim.
    SC
    senhor-doctor
    2018-01-20 12h18m por Scpdp
    Se o João Mário viesse era o fim do Podence. Se ele com Gelson Martins, Ruben Ribeiro e Bruno Fernandes só joga nos descontos de tempo, então nem quero imaginar o que aconteceria com a chegada do João Mário.
    Reforços Sporting
    2018-01-20 12h06m por senhor-doctor
    -O J. Mário poderia vir por empréstimo, voltava a casa aonde foi feliz, e recuperava a confiança e o ritmo.
    -Precisamos de extremos com a saída de Iuri. Pity poderia vir ou mesmo Raphinha.
    Sporting
    2018-01-20 12h02m por senhor-doctor
    Tinha visto apenas a primeira a parte. O Sporting dominou o jogo, mereceu vencer, mas falhou demais. JJ parece ter responsabilidade limitada no resultado, pois a equipa jogou bem, mas não foi eficiente. Talvez deveria ter tirado Gelson/Acuna por Podence.

    Pena termos empatado em véspera de jogo conta o Porto, e nesse jogo espero que não joguemos apenas tacticamente, mas também com coração.
    Empates assim faz o titulo ficar difícil, quando temos como adversário um ...ler comentário completo »
    TI
    .
    2018-01-20 10h15m por Tinga02
    já Era de se esperar esse Deslize .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Hóquei em Patins
    Jogos realizam-se em Barcelos
    Depois do SC Tomar ter engordado a lista de vencedores da Taça de Portugal, com a conquista em 2023, a edição de 2024 vai ter um vencedor repetido. FC Porto, ...