placardpt
Rio Ave e Benfica empatam

Um mal menor para o tetracampeão

2017/08/26 22:24

À quarta jornada, o primeiro deslize de um líder. Ou melhor, de dois. Perdeu pontos o tetracampeão em Vila do Conde, sim, mas face à qualidade e ambição exibida pelo adversário da noite, o também líder Rio Ave, o empate a uma bola acabou por ser um mal menor. Guedes, a meias com Lisandro López, ofereceu à equipa da casa uma vantagem merecida mas um penálti de Jonas pouco depois ditou o desfecho final.

Domínio caseiro

Entrou muito bem a equipa da casa e assustou os tetracampeões, que não conseguiram reagir até ao intervalo. Francisco Geraldes foi o primeiro a tentar a sorte, num remate de classe a tentar o chapéu e a obrigar Bruno Varela a uma defesa em grande esforço. Estava dado o primeiro de vários avisos vila-condenses.

Aquilo que o Benfica tantas vezes tão bem faz, a circulação da bola e progressão no terreno com futebol apoiado, não saía. Pela frente estava um meio-campo rioavista talentoso e empenhado, com Pelé (sobretudo ele) e Tarantini a travarem as tentativas de incursão benfiquistas e Francisco Geraldes a tentar desequilibrar, com o apoio eficaz de Rúben Ribeiro e Barreto nas alas. O último procurava explorar as fraquezas de Eliseu, bem patentes neste encontro.

©Catarina Morais / Kapta +

O sinal mais para a equipa da casa manteve-se durante todo o primeiro tempo e houve mais ocasiões para a formação rioavista abrir o marcador. Guedes tentou de muito longe, sem sucesso, e de muito perto, num incrível falhanço em frente à baliza de Varela. Pelo meio houve erros do guarda-redes Cássio na reposição de bolas que deram ao Rio Ave os únicos calafrios do primeiro tempo, mas a ofensiva benfiquista, e Seferovic em particular, não conseguiram aproveitar.

Tanto dava para um como para outro

O nulo ao intervalo era penalizador para o Rio Ave e lisonjeiro para os encarnados, a quem se pedia muito mais na segunda parte. E mais (embora não muito mais) foi o que os comandados de Rui Vitória trouxeram no regresso ao relvado. A entrada em jogo foi bastante melhor do que uma hora antes, os ataques mais ponderados e a bola a rodear, por fim, a grande área vila-condense. Cervi aproximou-se do golo, depois de um cruzamento rasteiro de Rafa, mas o remate do argentino, de costas para a baliza, não acertou no alvo.

Foi a partir da hora de jogo que vieram os golos: um para cada lado, com a equipa da casa a ser a primeira a festejar, num golo a meias entre Guedes e Lisandro López. Bruno Teles cruzou na esquerda para Guedes desviar, Bruno Varela defendeu contra Lisandro e viu a bola entrar mesmo na baliza encarnada. O Rio Ave mostrava assim que o domínio do primeiro tempo não era por acaso e apresentava toda a legitimidade para sonhar com os três pontos.

©Catarina Morais / Kapta +

Só que apenas seis minutos depois dos festejos rioavistas veio o ligeiro alívio para os encarnados e a marca profundamente negativa no encontro de Marcão, que até então demonstrava sinais claramente positivos no eixo defensivo. O central do Rio Ave puxou Jonas de forma absurda na grande área, num lance em que o brasileiro nem conseguiria chegar à bola, e viu Hugo Miguel apontar para a marca de grande penalidade. Jonas não desperdiçou.

Tudo aquecia mais ainda. O ambiente nas bancadas aquecia e o jogo no relvado também, com ambas as equipas a tentarem transformar os seus argumentos num triunfo. Cássio redimiu-se da intranquilidade transmitida até então com duas grandes defesas e Nuno Santos fez a bola passar a centímetros da baliza de Bruno Varela, dando novos calafrios aos muitos adeptos visitantes.

Não se voltou a desbloquear o empate, apesar da entrada em campo de Raúl Jiménez, herói dos últimos dois encontros do Benfica nos Arcos. E o Rio Ave terá saído do encontro com um misto de sensações: se travar o tetracampeão tem de ser considerado positivo, terá também ficado a sensação de que até era possível algo mais. Para o Benfica podia ter sido bem pior: o primeiro deslize no campeonato, sim, mas também um ponto arrancado a ferros frente a uma equipa que mostrou que não vinha de três vitórias por acaso.

U Sábado, 26 Agosto 2017 - 20:30
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Hugo Miguel
1-1
Lisandro López 61' (p.b.)
Jonas 67' (g.p.)
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
FaseCampeonato
JornadaJornada 4
Lances Capitais
61´
GOLO Rio Ave
Lisandro López marca na própria baliza!
67´
GOLO Benfica
Jonas marca de grande penalidade!
Jonas marca o seu 5º golo na prova (4 jogos)
A Chave
Minuto 66: Marcão penalizou duramente a sua equipa depois de uma hora de jogo de imensa qualidade dos vila-condenses. O central do Rio Ave puxou Jonas em falta sem qualquer necessidade para tal e o avançado converteu a grande penalidade.
O Árbitro
Hugo Miguel pareceu algo parco no capítulo disciplinar, mas esteve bem na análise aos lances capitais. O penálti por falta de Marcão, em particular, foi bem ajuizado.
O Melhor
Primeira parte do Rio Ave
Foi de enorme qualidade a primeira metade da equipa da casa, que conseguiu dominar uma equipa teoricamente de maior valia. O meio-campo rioavista voltou a mostrar toda a sua qualidade, com médios defensivos imponentes e criatividade mais à frente.
O Pior
Desnecessário, Marcão...
O central do Rio Ave estava até então a fazer um jogo claramente positivo, mas o agarrão a Jonas na grande área prejudicou seriamente o Rio Ave. Tendo em conta que o avançado brasileiro nem iria chegar à bola, a falta foi completamente desnecessária.
Forma
Rio Ave
2017/2018
4J
3V
1E
0D
6-2G
Benfica
2017/2018
5J
4V
1E
0D
13-3G
Sabia que...by playmaker stats
Benfica esteve em desvantagem pela 1.ª vez esta época
Golos GP Liga desde 2014/15:
14 JONAS
10 Adrien Silva
8 André André, Bas Dost
7 Pelé
Depois de 2 derrotas nas duas últimas épocas, o Rio Ave volta a pontuar frente ao Benfica em casa
Rio Ave iguala o seu melhor início de campeonato: 10 pontos à 4.ª jornada (2014/15 e 2017/18)
Rio Ave e Benfica perdem pontos pela 1.ª vez neste campeonato

Fotografias(25)

Liga NOS: Rio Ave x Benfica
Liga NOS: Rio Ave x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
DR
vermelhos
2017-08-27 15h45m por dragaodebancada
penaltie escandaloso onde lhes foi oferecido dois pontos e assim evitar a primeira derrota já. . os padres continuam a rezar a missa para o polvo vermelho. apito encarnado URGENTE
Critérios
2017-08-27 14h55m por One82
O que é "assustador" são os critérios e a leviandade com que a comunicação social os trata.
O lance do Jonas é um penalti claríssimo, tal cimo o do Bas Dost este ano, o que me incomoda é que no ano passado contra Setubal e Feirense (especialmente nestes 2 jogos) houve vários lances (a favor do Porto) que não tiveram este critério. Já este ano, o Marcano levou 1 murro no focinho e não se passou nada (ainda estava 0-0) e é isso que faz os campeonatos.
PR
benfica
2017-08-27 14h33m por professorxibanga
Uma equipa que tem como titulares Bruno Varela, Andre Almeida, Jardel, Luisao, Eliseu e Filipe Augusto claro que nao pode ser campeã. Mais medo mete o Sporting, e nunca pensei a vir dizer tal coisa.
Jogo
2017-08-27 13h53m por boixos_nois
Resultado correcto, o Rio Ave é uma equipa muito forte e competente em casa, os outros também eram os melhores contra o areal Madrid e chegaram lá levaram chapa 3 logo a seguir. Cá estamos para ver ;)
Continua. . . .
2017-08-27 13h15m por unihark
O Escobar era de Medellín e paga a toda a gente que morava lá, se querem chamar a isso corrupção tudo bem. Também foi esse o facto de demorar tanto a apanhar o homem porque ninguém o denunciava. Agora alguem me explique se é tudo falso porque nenhum deles diz que é mentira e são precisos 4 escritórios de advogados?
ispeakwiththetr ue
2017-08-27 13h00m por unihark
Rapaz, pareces ter ciúmes dos dois😁🤣 já agora o Escobar pura e simplesmente eliminava as pessoas não era muito dessas coisas da corrupção.
TR
Easy
2017-08-27 12h07m por TrickerFCP_SD
Entao lampionagem? Já começou o deslize total? Ahahaha só rir essa equipa de flops, e o mesmo digo do Zbordem, 2 equipas manchadas de corrupçao nao merecem ganhar um campeonato sequer. Nao seria de esperar q o Hugo Miguel fosse ajudar o Benfica e ja se esperava de uma simulaçao do Jonas para enganar o arbitro. . . . enfim. . nem com VAR dao amarelo ao Jonas. Hoje vamos dar um banho de bola ao Braga e isolarmo-nos na liderença e atençao Sporting, que este Estoril ta a lutar para ir para as...ler comentário completo »
da_ni82
2017-08-27 11h54m por Loki
Discurso de coitadinho todos o tem, não importa o clube, basta lembrar o que foi a temporada passada, qual foi o clube com o discurso de coitadinho? Foi o Porto não foi? Os 1001 penaltis da época passada ficam para a história, por falar em penaltis, e pelo que diz, não concorda com a maioria dos portistas que pediram penalti ao mínimo toque. Voltando ao coitadinho! Tenho pena sim mas é do coitadinho do futebol português, que é obrigado a aturar as birras dos dirigentes deste pobre campeo...ler comentário completo »
Época nova, treta velha. . . !
2017-08-27 11h19m por Loki
Depois de Maxi, foi o Pizzi, depois de Pizzi, é o Eliseu, depois de Eliseu, não importa o nome, mas uma coisa é certa, será um jogador do Benfica o alvo a abater pelos rivais. Pouco interessa se devia ter sido expulso ou não, pouco interessa se devia ter sido castigado, afinal não é isso que está em questão, o objectivo é ou era um, impedir que o Benfica tivesse um lateral esquerdo para o jogo com o Rio Ave, essa era a verdadeira preocupação de Porto e Sporting, tudo o resto não im...ler comentário completo »
Zabetimano
2017-08-27 10h43m por TheFCPorto
E a semana passada andaram a pedir vermelho direto ao maxi por um braço na cara semelhante a do Eliseu ontem.
Penálties
2017-08-27 10h29m por TheFCPorto
Poderão os especialistas todos dizer que este penálti e o do Bas Dost são bem marcados, mas para mim não devem ser. Tal como muita gente disse que havia penálti sobre o Marega com o Tondela, eu disse que não. Quero um futebol menos picuinhas! Onde os contactos não sejam todos considerados faltosos!
LU
Nao vi o jogo tudo
2017-08-27 05h58m por luxus
So vi 30 minutos e depois vi 1-1 e nao fiquei surpreendido porque o Rio Ave em casa e uma equipa mais complicada e que joga bom futebol nao como o Vitoria de Setubal que aquilo e so antijogo mas hoje o Benfica tambem nos 30 minutos nao vi muitos lances de perigo talvez 3 lances se nao me engano o Rio Ave este ano cuidado pode tirar pontos ao Sporting e o Porto em Vila do Conde para aquelas pessoas que diziam que o Sporting era o primeiro a ceder pontos o Benfica foi o primeiro mas a jornada ainda falta muitos jogos e muitas jornadas.
TH
jokky
2017-08-27 03h15m por the_true
Falaste muito bem! Concordo com todos os pontos que tocaste de facto, e nao sendo eu desse clube, nao tinha noçao de como estava o benfica em termos de plantel sinceramente pensei que tivessem mais e melhores soluçoes mas pelos jogadores que enunciaste vejo que tens razao, contrataçoes de nivel duvidoso pois os jogadores nao se sabe se jogam bem ou mal e a gestao de facto é duvidosa mas com uma divida tao grande que é do conhecimento de todos nao é facil equilibrar as contas penso que seja is...ler comentário completo »
Jogo
2017-08-27 02h25m por Jokky
Sou benfiquista mas vou criticar o Benfica sendo completamente honesto. O Felipe Augusto deveria ter sido expulso, 3 faltas depois do amarelo e ainda vi uns empurrões em livres, o que só mostra a burrice e qualidade do jogador. O Varela tem qualidade mas não é o Ederson, entre ele e o Júlio César parece-me a melhor opção. O Eliseu como não tem pedalada para jogadores com o mínima qualidade técnica e velocidade, faz uso dos cotovelos e braços constantemente, acabou sem amarelo, algo que ...ler comentário completo »
Jonas
2017-08-27 01h46m por Redfoo_16
Pode ser um grande jogador mas também é um grande covarde. Está bem para o benfica. Só lá pode ser a bailarina que é e ainda beneficiar com isso. Enfim. Joga limpo, c*****!
TA
palhaca_pobre_s lb_pt
2017-08-27 01h42m por Tantoscasos
Milos é, neste momento, a maior incógnita do plantel.
OS
Aquilo era Penalti?
2017-08-27 01h41m por oscarpt2000
Aquilo era Penalti?
ou era daqueles que só se marcam quando o Benfica precisa? Hum. . .
TA
Centrais
2017-08-27 01h34m por Tantoscasos
Hão de me chamar maluco, mas defendo uma aposta no Kalaica, caso não venha ninguém.
TA
BITW
2017-08-27 01h32m por Tantoscasos
A meu ver necessitamos de um trinco como deve de ser para substituir o Fejsa, para que não corramos o risco de ter de jogar com o Filipe Augusto(já vi que para o RV o Samaris não conta, devido à imposição de terceiros para por o Filipe a jogar). O jogador que gostaria de ver para esta posição de 6 tradicional seria o Nemanja Radoja(Celta), pois é um jogador jovem com experiência acumulada numa liga exigente e, penso que se deveria aproveitar o mau momento do Celta para se fazer negócio. Par...ler comentário completo »
sandocha
2017-08-27 01h00m por unihark
deixa lá isso faz-te mal. Mas verdade seja dita hoje o Rio Ave fez 17 faltas e 4 cartões amarelos, o Benfica fez 26 e dois cartões, das quais 7 foram do Filipe Augusto que levou amarelo.
SA
Escrevi
2017-08-27 00h57m por sandocha
O ano passado que o Rúben Ribeiro era fenomenal. . . . este ano juntaram lhe o Geraldes e o RAVE tem um meio campo fabuloso
off topic
2017-08-27 00h53m por unihark
O Corinthians perde com o último.
SA
Que Revolta
2017-08-27 00h53m por sandocha
Escrevo aqui para acalmar a bílis.

Mas que vergonha foi aquela? Como é que o árbitro consegue inventar um penaltie num lance em que nem há disputa de bola? A bola nem passou perto. Quanto recebe este senhor?

E as faltas? Ficaram diversos amarelos por mostrar a AA Eliseu Feija Pizzi. . . que mentira de jogo.

Nunca um remate no ante braço a 20 cms seria penaltie. Só mentes toldadas pelo clubismo
Hoje os piores jogadores. . .
2017-08-27 00h52m por unihark
Foram o Rafa e o Varela, deixem o Eliseu o rapaz até jogou bem para o habitual.
Bem já chega por hoje. . Fui
2017-08-27 00h51m por No_Ban_Joanaa
Farmácias de serviço esta noite não dão conta com tanto trabalho. .
Porque Será?

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Técnico refletiu sobre derrota
Sérgio Vieira destacou o momento atual do clube e o que é preciso fazer até final para garantir a manutenção na Primeira Liga.