placardpt
    Dragão arranca com vitória segura na Liga

    Cumprir, mas não só...

    Vamos ser sinceros. Poucas pessoas antecipavam algo diferente do que aconteceu na estreia do FC Porto na Liga NOS em casa frente ao Estoril. Não estamos a tirar méritos ou a menosprezar a equipa de Pedro Emanuel, que até fez uma excelente pré-temporada, mas percebeu-se que só uma noite muito errada impediria o FC Porto de entrar a vencer no campeonato. Não fosse pela noite não de Aboubakar e o resultado poderia ter sido bem superior.

    Os azuis e brancos estão moralizados e o futebol que vão mostrando deixam a equipa sempre mais perto da vitória. Foi o que aconteceu. Mesmo sem ser totalmente demolidor as oportunidades apareceram de forma natural e quando se criam 10 ou 15 lances de golo é certo que alguns vão mesmo entrar.

    O Estoril aguentou-se bem até oferecer o primeiro golo, depois foi complicado parar tanto jogador aparecer na sua área e vindos de tanto lado.

    Cansados dos falhanços, ofereceram os estorilistas

    ©Catarina Morais / Kapta +
    A estratégia do FC Porto, desde o início acaba por ser simples. Laterais bem abertos, extremos metidos no meio e dois avançados em constantes movimentos de rotura e de apoio. Parece simples, mas requer um ritmo elevado sempre, para as coisas não se tornarem previsíveis. Foi desta forma que os dragões arrancaram a partida e até estiveram perto de marcar. Aboubakar teve o primeiro desperdício.

    O Estoril apareceu com a lição bem estudada. Dois médios defensivos bem perto da defesa e ia conseguindo evitar essas roturas, anulando o trabalho de Brahimi e Corona. Ofensivamente quase não existiam, mas defensivamente as coisas iam correndo bem. Quando não coisas não corriam bem à defesa, aparecia a falta de inspiração de Aboubakar.

    Parecia que o golo estava  perto de aparecer, mas com certeza ninguém esperava que fosse daquela forma. Soares tinha acabado de ser substituído e o homem que entrou para o seu lugar aproveitou um lance ridículo entre Mano e Moreira para encostar para o golo. A vantagem era justa, mas escusava de ter sido oferecida desta forma. O dragão conseguiu ser dominador, mas faltou alguma falta de agressividade no último passe e nas jogadas de rotura.

    Um exercício de futebol ofensivo

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Percebeu-se quando os  jogadores saíram para o intervalo que na segunda parte ia-se estar sempre mais perto da dilatação do resultado do que proporiamente do empate. Sérgio Conceição não se contentaria com uma vantagem mínima e o Dragão lotado também não. 

    Por isso não foi grande surpresa quando aos 54 minutos Brahimi apareceu isolado e desviou com classe perante Moreira. Novamente foi a defesa do Estoril a contribuir para o golo, ainda que desta vez tenha sido um ressalto involuntário.

    O resto da partida pareceu ser uma espécie de exercício ofensivo da equipa de Sérgio Conceição. Jogadas bonitas, intensas e Aboubakar a desperdiçar. Foi assim o filme de forma muito resumida. Marega ainda voltou a marcar, desta vez de cabeça, ainda houve tempo para Marcano fazer um golo e para Casillas fazer uma defesa para os aplausos.

    Se dúvidas havia sobre este FC Porto foram retiradas nesta partida. As ideias são boas, as peças estão lá e com as afinações normais que ainda vão acontecer está tudo lançado para uma época positiva. Pelo menos para já o reino do Dragão respira confiança e até os «patinhos feios» de outros tempos são aplaudidos quando marcam (Marega) e quando falham (Aboubakar).

    U Quarta, 09 Agosto 2017 - 19:00
    Estádio do Dragão
    Hugo Miguel
    4-0
    Moussa Marega 35' 62'
    Yacine Brahimi 54'
    Iván Marcano 70'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 1
    Lances Capitais
    16´
    FC Porto
    Vincent Aboubakar
    coloca a bola no fundo das redes mas o lance não conta! O árbitro assinalou fora de jogo ao avançado, que finalizou com classe, de calcanhar, após um cruzamento de Ricardo. Decisão correta da equipa de arbitragem.
    35´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    38´
    GOLO INVALIDADO Corona Cruzamento de Óliver e cabeceamento do mexicano para o fundo das redes, mas é assinalado fora de jogo. Mais uma vez, lance bem julgado pela equipa de arbitragem.
    54´
    GOLO FC Porto!
    Yacine Brahimi marca
    Yacine Brahimi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    62´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    69´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Marcano
    ! Mais um golo anulado aos dragões por fora de jogo...
    70´
    GOLO FC Porto!
    Iván Marcano marca
    Iván Marcano marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave
    O primeiro golo da partida acaba por ser o momento que catapultou o FC Porto para a goleada. Uma oferta repartida entre Mano e Moreira e que permitiu ao dragão suspirar e embalar.
    O Árbitro
    Hugo Miguel teve uma arbitragem complicada com vários casos. Golo de Aboubakar bem anulado na primeira parte por fora de jogo, houve ainda outro golo anulado por fora de jogo de Corona. Ficam as dúvidas num lance sobre Brahimi, mas parece não haver grande penalidade.
    O Melhor
    Avalange mesmo com Aboubakar
    Durante todo o jogo se notou que o FC Porto tem facilidade em criar oportunidades de golo. Perdemos a conta aos lances e mesmo Aboubakar completamente desinspirado os golos apareceram. Ofensivamente este FC Porto parece estar no ponto, defensivamente não deu ainda para tirar conclusões.
    O Pior
    Ataque estorilista não apareceu
    Percebeu-se a estatégia do Estoril e as coisas até estavam a funcionar na primeira parte. A equipa defendia bem e atacava quando podia. O problema foi quando apareceu o golo portista e a equipa de Pedro Emanuel teve de assumir mais o jogo. Nessa fase percebu-se que não havia essa capacidade.
    Forma
    FC Porto
    2017/2018
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Estoril Praia
    2017/2018
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Sabia que...by playmaker stats
    Dois anos depois, o Estoril volta a perder 4x0 na 1.ª jornada da Liga (2015 vs Benfica, 2017 vs FC Porto)
    O Estoril perde na jornada inaugural pela 3.ª época consecutiva
    FC Porto entra a ganhar na Liga pela 5.ª época consecutiva
    Maior vitória do FC Porto no arranque da Liga desde 1998/99 (também 4x0, ao Rio Ave)

    Fotografias(30)

    Liga NOS: FC Porto x Estoril
    Liga NOS: FC Porto x Estoril
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    ESTORIL PRAIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Penálti
    2017-08-10 10h51m por dakota_FCP
    Houve aí um papagaio que veio dizer que há mão na bola no primeiro golo do Porto. Será que o mesmo papagaio tem a mesma opinião no penálti cometido pelo Sálvio na Supertaça? É que há uma diferença abismal. No lance do Sálvio, o braço não está na posição natural, já o lance com o Danilo, só se o rapaz cortasse o braço. . . Só vêm e comentam aquilo que lhes convém. Já agora, um pormenor muito interessante no golo do Marcano e no golo do Braga (anulado). O fiscal de linha apenas esperou pa...ler comentário completo »
    Porto
    2017-08-10 10h47m por Freamunde1933
    Sérgio Conceição inicia esta época com sinal + comparativamente com os antecessores. Para além de ser um treinador interventivo é um treinador que chega a esta altura da época com um modelo de jogo e o onze definidos.
    A equipa assimilou bem as ideias, sente-se à vontade neste modelo e joga bem, vão ser mais os jogos em que só custará entrar o primeiro do que aqueles que parecem não sair do empate mas é preciso ter cuidado contra as equipas pequenas quando o Porto joga fora, porque o...ler comentário completo »
    XI
    Treinadordebanc ada
    2017-08-10 05h04m por Xixao
    😂 😂 és mesmo mouro ceguinho 😂. .
    Porto
    2017-08-10 03h36m por dragaoazul_18
    No meio do "azar" da lesão do nosso melhor Ponta de Lança ( assim partia com esse estatuto para o inicio da temporada ) eis que o seu substituto ( o mal amado e que toda a gente quer ver pelas costas ) , entrou , marcou , não um , mas dois golos !

    Sempre disse que o Marega poderia ser muito util, principalmente jogando num esquema de 2 avançados em que não lhe fosse exigido muito na construção de jogo. O melhor Vitoria da epoca passada foi curiosamente Soares & Marega . Mar...ler comentário completo »
    Porto
    2017-08-10 03h01m por RDArhgsar
    Ja esperava este resultado entao c a oferta inicial tudo ficou mais facil . . .
    Nota: afinal o Marega é q faz os golos, sempre disse q podia dar jeito ao porto caso jogasse c 2 avancados
    FC Porto 4X0 Estoril-Praia
    2017-08-10 01h54m por _valter_
    🔥🔥 Moussa Marega. . . 🔥🔥

    . . . Nada de mais, uma vitória que já se esperava, o meu prognóstico foi para 4X1 ficou pelos 4X0. . . Portanto, tudo normal!
    TR
    Plantel
    2017-08-10 01h25m por treinadordebancada1
    Nao fiquei convencido. Após o 1 golo é facil, mas ate ele surgir. . se o jogo chegasse empatado ao intervalo dificilmente o resultado seria diferente de 0-0 ou de uma vitoria muito sofrida por 1-0.
    Precisamos de fogo!! corona é um excelente jogador mas demasiado irregular, nao pode ser titular indiscutivel ponto.
    Marega bisou, ok, numa oferta da defesa e quando o jogo ja estava decidido. nao me convenceu. Merece o lugar no plantel mas nao é suficiente.
    Na liga por...ler comentário completo »
    PH
    Sergio Conceição
    2017-08-10 01h21m por phs29
    Como tinha dito em posts anteriores, este Porto não tem nada a ver com o Porto das ultimas temporadas, embora uma grande parte dos jogadores sejam os mesmos, o que temos agora?? Sergio Conceição!! Finalmente temos um homem exigente e que percebe de bola. Vemos uma equipa unida, a pressionar o adversário, a jogar com alegria e que no final de jogo se unem todos e dão o grito de guerra, ao tempo que não se via isto!!!
    Podemos até nem ganhar o campeonato (coisa que eu não acredito) ma...ler comentário completo »
    FC Porto
    2017-08-10 01h10m por Redfoo_16
    Jogo que acabou por se desbloquear graças à oferecida do Mano, que foi mano aqui da malta :D
    1ª parte, sem uma grande intensidade fomos criando e chegando com espaço à área contrária, mas às vezes errando na decisão ou no último passe. Mesmo assim, fomos controlando e tendo oportunidades. Como já disse, se não fosse a oferecida do Mano, teria sido mais difícil desbloquear o resultado. Mas a vantagem justificava-se ao intervalo.

    2ª parte mais aberta e com melhor fu...ler comentário completo »
    PA
    Joanaa
    2017-08-10 00h43m por PaoloDiCanio
    Em 2019 e não vai ser em Janeiro, penso que será no fim da época europeia.
    Meteste óleo na torradeira!!!
    PA
    Metam o Marega!!!
    2017-08-10 00h42m por PaoloDiCanio
    O homem mudou o jogo, com as suas acelerações e desequilibrios tornou o futebol do Porto mais fluído, e depois tem a sorte (mas não só sorte) de fazer o 1º golo, foi um excelente inicio para o homem, dá-lhe confiança.
    De resto, não gostei da nossa 1ª parte, onde criamos poucos lances de perigo, na 2ª a coisa melhorou.
    Última nota, o pouco aproveitamento das bolas paradas vai-nos custar caro, por isso é trabalhar nisso.
    Nota positiva para o Marega, o Ricardo e o Magnífico Oliver!
    Djrocker
    2017-08-10 00h34m por tripeiroFCP
    Porque em janeiro ficamos sem esses três vai ser vendidos?
    A can agora é no verão!
    Djrocker
    2017-08-10 00h22m por tripeiroFCP
    Para mim Reyes e indi é para vender !
    Layun ou Rafa sai
    Sérgio Oliveira e João Teixeira saíem!
    Os extremos do porto fazem sempre o mesmo jogo atrás de jogo nada de novo para os adversários!
    MA
    DJROCKER
    2017-08-10 00h19m por MaxPoliceFCP
    para mim o que interessa é que as meta lá dentro. Um PL tem é de estar no local certo para as meter na baliza. Que se lixe a técnica. Marega em grande
    MA
    MaregaEsmagaLam ps
    2017-08-10 00h09m por MaxPoliceFCP
    eu sempre disse que se devia ter calma ao dizer-se que não serve par ao plantel. Ainda vai explodir e calar muitos apesar das suas deficiências
    FC
    Fcp
    2017-08-10 00h08m por fcp88
    Não sei se alguém reparou, mas antes do jogo, no aquecimento os jogadores suplentes fazem sempre um meiinho e para além dos 7 suplentes que hoje vimos, estava com eles o Indi e o André André, mas equipados como os seus restantes colegas para jogo, algo que achei estranho
    MA
    Marega
    2017-08-10 00h04m por MaxPoliceFCP
    eu avisei para não andarem por aí a bater no jogador e que deviam ter mais calma e dar-lhe mais confiança. Penso que dentro das suas possibilidades pode sempre ajudar como foi o caso de hoje. Hoje fez dois golos, agora falta dar-lhe continuidade
    *
    2017-08-09 23h51m por tripeiroFCP
    Falta alguma mudança porque não trocam de flanco os extremos ?
    Tentar enganar o adversário!
    Plantel
    2017-08-09 23h50m por tripeiroFCP
    Depois de ver o jogo e analisar um pouco a minha opinião é a seguinte
    Precisamos de 1 DC
    1mc
    1ext
    1pl
    Marega hoje marcou dois mas marcará mais?
    Espero estar enganado mas com tão poucos jogadores de qualidade será suficiente?
    Brahimi e Corona hoje se fosse treinador aos 20 min já os tinha tirado fora!
    Alex Telles
    2017-08-09 23h36m por iSMURF4
    Não temos ninguém melhor para LE, parem de chorar.
    AvesSempre
    2017-08-09 23h20m por alvinho
    Telles é simplesmente melhor lateral esquerdo da liga NOS . . . simples assim
    Valdo
    2017-08-09 23h03m por Ultras-__FCP
    O 2° alguém joga no Zungu e ele cai, a bola sobra no Pizzi e o resto é história, hoje, o vosso 1° foi igual, o Matheus quis imitar o Miguel Silva e atenção, estes erros são mais graves com equipas que supostamente vão lutar pelo 4° lugar, ao invés do Estoril que joga para a manutenção.
    Temos treinador!
    2017-08-09 22h43m por Ultras-__FCP
    O resto é tanga, o plantel está mais forte, mais unido e muito mais completo.

    Pouco a dizer, a equipa vai certamente melhorar de jogo para jogo e vamos lutar por este título com uma união e coesão não vistas já desde os tempos do AVB.
    Vamos Porto!
    2017-08-09 22h37m por PalancaFCP
    Neste jogo notou-se o excelente trabalho feito durante a pré-temporada, dado o cansaço evidente em alguns jogadores. Soares, Aboubakar e Corona foram o espelho disso. Ou seja, a tendência será melhorar nos próximos tempos. Continuamos a criar muitas oportunidades de golo e a defesa continua sólida, uma herança deixada por NES. Gosto bastante da intensidade e pressão ao adversário quando não temos bola. Trabalho é a palavra de ordem!
    Valdo
    2017-08-09 22h35m por Ultras-__FCP
    Concordo, mas então, que dizer da defesa do Vitória? Os vossos três golos surgem de erros absurdos, hoje o vosso 1° golo é igual.

    A defesa do Estoril pode ter falhado mas a realidade é que o Porto já podia ter marcado mais que uma vez antes disso.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...