placardpt
Sporting e Benfica empatam

Final de loucos sorri ao Benfica (1x1)

2015/02/08 22:06

O Benfica é o grande vencedor do dérbi de Alvalade, apesar do empate a uma bola no marcador. Os encarnados foram pragmáticos e deixaram a ideia de que a igualdade servia claramente as suas intenções, pelo que terminaram o encontro frente ao rival Sporting a celebrar. Os leões foram mais ofensivos e mesmo não criando grandes oportunidades de golo, estiveram sempre mais perto de o marcar.

Quando o conseguiram, por intermédio de Jefferson aos 86 minutos, nada fazia prever o final de loucos a que se assistiu, com o Benfica a conseguir chegar ao empate no último minuto. Num lance em que a bola foi bombeada para a área na cobrança de uma falta, Jardel aproveitou a confusão que se instalou e bateu Rui Patrício, que nada pôde fazer para evitar o golo, a alegria encarnada e a tristeza leonina.

Sporting com mais bola e Benfica a jogar à distância

A primeira parte não teve grande momentos junto das balizas, mas o Sporting foi sempre mais ofensivo que o Benfica ©Carlos Alberto Costa
A primeira parte não teve golos, mas na verdade as equipas também não foram capazes de criar grandes situações para que eles aparecessem. O Sporting ainda foi a formação que esteve mais perto de desfazer o nulo no resultado, mas apenas em lances pontuais e de bola parada, como aquele, registado nos instantes finais do primeiro tempo, em que Luisão cortou para canto mas viu a bola passar perto da baliza de Artur Moraes, guarda-redes que durante os primeiros 45 minutos pouco ou nada teve que fazer (assim como Rui Patrício).

O Sporting foi a equipa com mais bola e procurou sempre que possível lateralizar o seu jogo, na tentativa de aproveitar a velocidade de André Carrilo e Nani nos corredores. O peruano começou por ter mais sorte, pois Eliseu cometeu alguns erros de início, mas aos poucos o internacional português do Benfica conseguiu recompor-se e impedir que o perigo surgisse pelo seu lado.

William Carvallho, com pouco trabalho do ponto de vista defensivo, foi impecável na tentativa de lateralização do jogo do Sporting. O médio usou e abusou do passe longo e todos eles tiveram o destino desejado: Nani ou Carrillo. Porém, pela insistência dos leões na mesma forma de jogar, o Benfica, mesmo tendo pouca bola, foi conseguindo manter o adversário longe da baliza.

Carrillo teve na cabeça a primeira grande situação de golo do jogo. Já estavam decorridos 70 minutos ©Carlos Alberto Costa
Certo, porém, é que pelo meio é que não estava o caminho do Sporting para chegar à baliza de Artur Moraes, muito por culpa da estratégia de Jorge Jesus para este jogo. O treinador do Benfica decidiu apostar na titularidade de André Almeida no meio campo e o português, juntamente com Samaris, não deu um palmo a Adrien Silva e João Mário. Muito boa a exibição de André Almeida durante a primeira parte, na qual os encarnados, claramente mais satisfeitos com o empate do que os leões, pouco investiram no ataque.

O quarteto formado por Salvio, Jonas, Ola John e Lima praticamente apenas se viu nos primeiros minutos, mas quando nessa altura tentaram chegar à área leonina, bateram-se com uma defesa coesa, com especial destaque para Paulo Oliveira, sempre bem posicionado e perfeito nos cortes.

Final de loucos com alegria benfiquista

A segunda parte começou da forma como terminou a primeira, com o Sporting mais ofensivo do que o Benfica, mas novamente sem conseguir criar situações de golo junto da baliza de Artur Moraes, apesar de João Mário ter conseguido soltar-se mais um pouco da marcação de Samaris e André Almeida. O médio leonino conseguiu conquistar mesmo uma falta perigosa à entrada da área encarnada, mas na cobrança a bola não passou da barreira.

O golo de Jefferson, a quatro minutos dos 90, parecia ter decidido o jogo ©Carlos Alberto Costa
A grande diferença do primeiro para o segundo tempo foi o facto do Benfica ter conseguido subir mais no terreno. Os campeões nacionais deixaram de ter uma atitude tão passiva e distante do jogo e os seus jogadores procuraram ter mais bola e partir para o ataque, embora sem dar trabalho a Rui Patrício. Jonas ainda conseguiu uma vez surpreender a defesa verde e branca e surgir sozinho nas suas costas, mas do lance nada resultou. Pouco depois, já com Talisca em campo, surgiram dois remates de fora da área mas que terminaram muito longe da baliza.

Só aos 70 minutos a partida deixou de ser «mastigada» da mesma forma. Foi nessa altura que o Sporting teve a primeira grande ocasião de golo, com Carrillo a fugir bem da marcação e a aparecer no lugar do ponta de lança a cabecear, depois de uma preciosa assistência de Jefferson, obrigando Artur Moraes a uma enorme defesa. Essa situação fez crescer os leões do ponto de vista ofensivo e atacar pelo lado direito, onde estava Eliseu, claramente o elo mais fraco da defesa encarnada, era a solução encontrada.

Mas esse ímpeto ofensivo do Sporting durou pouco e o Benfica voltou a equilibrar ao conseguir subir novamente no terreno, a ponto de aos 80 minutos ter conquistado primeiro canto (!) do jogo a seu favor. As substituições, de um lado e do outro, de pouco serviram para mudar o rumo do encontro, mas este acabaria mesmo por mudar por culpa dos golos tardios que entretanto surgiram para as duas equipas.

Jardel, aproveitando a confusão na área do Sporting, marcou praticamente na única vez em que o Benfica foi à baliza de Rui Patrício ©Carlos Alberto Costa
Aos 86 minutos, João Mário aproveitou uma falha de Samaris (um dos melhores em campo do lado dos encarnados) e surgiu isolado perante Artur Moraes. O guarda-redes defendeu o remate do médio português, mas nada pôde fazer para impedir que a recarga de Jefferson entrasse na sua baliza. A explosão de alegria em Alvalade foi enorme e a verdade é que a equipa que mais tinha feito por isso estava na frente do marcador.

Porém, praticamente no último lance da partida, Jardel restabeleceu o empate, que serve bem os interesses do Benfica, tanto pela forma como abordou e se comportou no jogo, como nas contas do campeonato. O defesa brasileiro, depois de um livre, aproveitou a confusão na área leonina para restabelecer o empate. Ficou a sensação de injustiça do lado dos leões, mas as águias, que claramente procuraram o empate do início ao fim, seguem para a Luz com 1 ponto que tanto procuraram e são os grandes vencedores do dérbi, apesar da igualdade no marcador.

U Domingo, 08 Fevereiro 2015 - 20:00
Estádio José Alvalade
Jorge Sousa
1-1
Jefferson 87'
Jardel 90'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 20

Fotografias(43)

Sporting v Benfica Primeira Liga J20 2014/15
Sporting v Benfica Primeira Liga J20 2014/15
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
TH
scp06rga
2015-02-10 02h55m por TheDevilHimself
Eu quero e sou coerente. Por isso é que o teu discurso é um disparate. Disparas em todas as direcções, a maioria dos tiros pólvora seca, mas nada disso tem a ver com o que eu disse.

A minha crítica vai para aqueles que fizeram o funeral do Benfica no início da época e lançaram o "super-Sporting" do "super-Marco Silva" para uma época fenomenal. Como ainda nenhuma dessas pessoas veio a público retratar-se, não compreendo como o Benfica continua a ter um nível de exigência ele...ler comentário completo »
ST
TheDevilHimself
2015-02-09 23h29m por Stormborn
Disse praticamente tudo.
Mas algo que me custa bastante também, é ver tantos adeptos do sporting defenderem o 'baile' / 'banho' de bola que deram. . . o Benfica jogou muito abaixo do que eu esperaria, não conseguiu a posso de bola que tem conseguido, demonstrou muitas fragilidades a defender nos corredores laterais. . . mas o sporting 99% dos ataques limitaram se a 'bolas para a frente' e depois pressionar os defesas ( e bem) no qual conseguiu situaçoes mais perigosas, mas foi lon...ler comentário completo »
TH
Esclareçam-me
2015-02-09 21h53m por TheDevilHimself
No início da época o Benfica não ia a lado nenhum, era uma equipa fraca, destruída, limitada, sem fio de jogo e com um treinador teimoso. O Sporting foi o proclamado campeão da pré-época, jogava muito bem, tinha um plantel fortíssimo e um treinador fantástico.

Aquilo que vejo é que o Sporting está (mais uma vez) fora da Liga dos Campeões. Apesar dos jogos mal conseguidos e do empate ridículo com o Maribor, a culpa foi da arbitragem e um tal de Carrillo mostrou é um excel...ler comentário completo »
Golo irregular
2015-02-09 20h06m por Maxaqueen
De acordo com o antigo árbitro português Jorge Coroado, houve uma irregularidade no golo do Benfica. Fica aqui uma imagem comprovativa: https://fbcdn-sphotos-f-a. akamaihd. net/hphotos-ak-xap1/v/t1. 0-9/s720x720/10968499_10205140 477767342_8514154608403007658_ n. jpg?oh=aeb7ea7181cb68cf0c0c096 ef62f50ec&oe=55608042&__gda__= 1432828665_12b23123642ad5a8314 59652158202e7
SCP bem melhor!
2015-02-09 18h34m por lucaserico
Apesar de estar pelo Benfica, não há duvidas de que o sporting merecia vencer, por aquilo que mostrou nos 90 minutos, mas futebol não é matemática, tem muitas variáveis, e nem sempre quem joga melhor vence, mas o Benfica, até quando não se apresenta bem, tem se mostrado com pinta de campeão, não fez grande coisa toda a partida, mas no momento que realmente precisava, guardou 1 la dentro. E aos lagartos só resta chorar, pois por aquilo que mostraram em alguns jogos, deveriam estar em posição melhor!! saudações !
benficacampeao1 4
2015-02-09 16h58m por tripeiro666
Tu repeste-te vezes sem conta com aquilo que queres que seja verdade. . mas ela só é para ti. . assim sendo, discutir futebol ctg é uma completa perda de tempo. . . Fui. Até á próxima.
BE
tripeiro666
2015-02-09 16h25m por benficacampeao14
Tu é que só arranjas desculpas, isso sim é ver a realidade que tu queres. Como é que dizes que o Porto foi sempre superior. Em 3 clássicos perdeste dois em casa por uma diferença de 2 golos. Contra o Benfica só me assustaram aos 76 minutos, já com 0-2 no marcador e Luisão de fora. Contra o Sporting, na primeira parte levaram banho, com oportunidades para golo, não foi o vosso suposto "banho" sem oportunidades. Na segunda parte, o Porto melhorou e esteve por cima mas a melhor oportunid...ler comentário completo »
benficacampeao1 4
2015-02-09 15h47m por tripeiro666
Tu vês o futebol da maneira que te interessa e que te convém. . . no teu entender, quem joga com autocarro e marca 2 ou 3 golos em 2 ou 3 jogadas é dar baile. . . Magnifico, sem duvida. . . O FCP foi superior SIM, e está provado que o slb não jga de igual para igual com os rivais. . . mete-se na retranca. . . porque simplesmente não tem argumentos para o fazer. . . factos!
BE
tripeiro666
2015-02-09 15h15m por benficacampeao14
o benfica foi beneficiado contra o gil vicente e prejudicado contra o braga. nao venhas com arbitros, nao vale a pena.
continua com a tua superioridade toda, por mim es superior em tudo, menos em pontos.
(eu nao sou advogado do sporting, mas contra o sporting em casa levaste 3-1 e nunca foste superior, para o campeonato em alvalade levaste um baile na primeira parte, na segundo o porto esteve por cima, mas mesmo assim a maior oportunidade foi do sporting. no dragao, con...ler comentário completo »
benficacampeao1 4
2015-02-09 15h06m por tripeiro666
O FCP não conseguiu AINDA ganhar aos rivais este ano, é um facto! como é um facto TAMBÉM que em todos os jogos, foi superior. . . Por outro lado não falei em 20 Jogos. . . disse que o slb tem tido sorte e foi beneficiado em meia duzia de jogos. Há também óbviamente jogos em que foi superior a adversário. . .
NO
derby
2015-02-09 15h03m por notaartistica
exibição miserável do benfica (mais uma), salva-se o resultado que acabou por não ser mau.
vejo muita gente a dizer que o resultado não foi justo e eu concordo. tendo em conta o que foi o jogo, o mais justo era o 0-0. nenhuma das equipas criou grande perigo á outra e apesar de o sporting ter estado por cima, so teve o golo (por erro do benfica) e aquele cabeceamento do carrillo.
e o que eu gostei mais do jogo foi mesmo o golo no fim do jogo para responder aos "oles", adore...ler comentário completo »
MA
jlag
2015-02-09 13h51m por Markes88
Não ser derrotado no ultimo lance do jogo na casa de um rival é obvio que é motivo de alegria.

Ninguém ainda disse que éramos campeões. Mas este era, e foi um dos jogos que marcava mais a 2ªvolta, porque era a deslocação do benfica mais complicada, teoricamente. . .

MA
Enfim. . .
2015-02-09 13h46m por Markes88
Foi um jogo mal jogado. O sporting com Slimani tinha ganho muito possivelmente, já que com 10 cantos alguma tinha entrado. . .

O benfica, quando realmente viu-se obrigado a atacar, marcou. Verdade seja dita, jogar com dois trincos dava bastante mais liberdade aos quatro do ataque, mas isso não se viu. O ola john se tocou na bola 3x já foi muito, e o salvio só se viu na 2parte, já para não falar dos avançados, que foram bem marcados pelos defesas do scp. . . .
<...ler comentário completo »
. . . piores que mulas. . .
2015-02-09 13h45m por jlag
. . . . NÃO APRENDEM. . . já estão outra vez a reservar o marquês. . . se calhar vai-me valer umas gargalhadas daqui a 4 meses. . .
WO
dedicado á administração desta [. . . ]
2015-02-09 12h49m por Wolverin68

Então assim sendo não vou perder o meu tempo com pessoas medíocres que, que não conseguem despir a camisola!!!

saudações, rumo ao 34, 35, 36. . . . . . . . . . .
Sem outro assunto
WO
dedicado aos complexados frustrados
2015-02-09 12h43m por Wolverin68
Então assim sendo não vou perder o meu tempo com pessoas medíocres que, que não conseguem despir a camisola!!!

saudações, rumo ao 34, 35, 36. . . . . . . . . . .
Sem outro assunto
BE
jotinha10
2015-02-09 12h36m por benficacampeao14
Eu já tive a oportunidade de ler o comentários do dito user e sei do que falas. Desconfio que o 1ºFCP seja o Manuel Serrão. . .
Mas se é treinador então só posso dizer que espero muito sinceramente que nunca treine o meu Benfica, com aquelas palas não ia correr nada bem
BE
tripeiro666
2015-02-09 12h34m por benficacampeao14
O Benfica não tem estofo, mas curiosamente é a tua equipa que ainda nao conseguiu ganhar um clássico aos rivais este ano. Felizmente o Benfica anda há 20 jogos a ganhá-los com golos caídos do céu. Só peço que continuem a cair durante mais 14 jogos, se já caíram em 20, mais 14 não é pedir muito.
O Benfica está em primeiro desde a 5ªJornada! Ninguém se mantem líder 15 jornadas por sorte
jotinha10
2015-02-09 12h32m por Nonnenmacher
Não mintas, ganhou a Supertaça.
Este slb
2015-02-09 12h27m por tripeiro666
não joga pevas! estão em primeiro lugar graças á sorte e aos favorecimento da arbitragem em meia duzia de jogos. . Não mereceram este empate caído do ceu no ultimo minuto de jogo, assim como também não mereceram ganhar no Dragão com dois golos caídos do céu. . . Enfim. . . Vê-se claramente que esta equipa do slb está em fim de ciclo. . . JJ construi uma equipa ao longo dos ultimos 5 anos e agora, está a ficar velha e lenta, jogando no pragmatismo e no erro do adversário. Com o cam...ler comentário completo »
BE
1ofcp
2015-02-09 12h17m por benficacampeao14
encontrei o porto, estava em segundo lugar a 4 pontos com duas limas secas no bagulho. vem buscá-lo porque anda um espanhol a tomar conta disto e nao anda a correr muito bem
BE
malaiko
2015-02-09 12h10m por benficacampeao14
Citar o Rui Santos não te credibiliza nada, pelo contrário, tem o efeito oposto.
Jogo a jogo, lembro-me de todos e vi todos:
Nacional Benfica - Os golos do Benfica são regulares, o Nacional tem um fora de jogo mal assinalado, ainda longe da baliza do Júlio Cesar, o jogo já estava parado muito antes do remate, não se pode dizer que seja um golo mal anulado até porque o JC nem se fez ao lance. Um fora de jogo mal assinalado, cuidado contigo, que prejuízo, há lances iguais...ler comentário completo »
malaiko
2015-02-09 12h01m por Nonnenmacher
Gabo-te a paciência de estares a responder a esse user depois de ele já te ter chamado vários nomes nos comentários. Acho que mereces também um Ballon D'or.
BE
malaiko
2015-02-09 11h49m por benficacampeao14
Com o que os jornais dizem posso eu bem. Qualquer gajo com dois dedos de testa percebe que as suas análises são encomendadas. Eu já vi essa opinião do Coroado, revi o lance e continuo sem perceber a interferência que o Maxi possa ter tido no lance. É que nem chega a tocar no outro defesa, nem se põe à sua frente, nada. O defesa chega atrasado ao Jardel porque simplesmente foi mais lento do que a bola. Mas como és dos carneiros que vão nas propagandas encomendadas, continua a achar que o...ler comentário completo »
liga NOS
2015-02-09 11h46m por jlag
pois é. . . não gostei lá muito do resultado mas do mal o menos e este empate mantém, na minha opinião, tudo em aberto pois a nossa liga que agora se tornou liga NOS, parece-me longe de estar decidida. . . nas primeiras 20 jornadas o benfica só perdeu 10 pontos (por obra e graça de jesus, mas também por obra de alguns "alás", "budas" e outos deuses do futebol que costumam vestir de preto e amarelo e usam bandeirolas e apitos como instrumento de ação divina). . . o porto perdeu 14 pontos nas ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Destaque
Espanhol está afastado das opções de Conceição
Afastado dos trabalhos do plantel profissional do FC Porto desde o dia 16 de abril, Iván Jaime apela ao clube que o reintegre e aproveite «as inúmeras potencialidades» que ...