placardpt
    Cardozo mantém os golos

    Liga esclarece que atribuição de golos depende do relatório do árbitro

    2013/02/08 17:14

    A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) publicou um esclarecimento no seu site oficial, explicando que os golos são atribuídos aos jogadores de acordo com o relatório feito pelo árbitro do jogo, não havendo, por isso, lugar a qualquer alteração da informação por parte do organismo que rege o futebol português após o final das partidas.

    Apesar de no referido esclarecimento não haver qualquer referência a Óscar Cardozo, este documento serve para clarificar os golos atribuídos ao paraguaio no jogo entre o Sporting e o Benfica, a 10 de dezembro do ano passado.

    No referido jogo a LPFP considerou que os três golos do Benfica foram marcados pelo Tacuara, mas dois deles suscitaram dúvidas, havendo a dúvida se não teriam sido marcados por jogadores do Sporting na própria baliza, Rojo e Insúa, especificamente.

    Contudo, e tendo em conta o esclarecimento da Liga, só é válido o que o árbitro coloca no seu relatório, explicando-se assim o facto de a LPFP atribuir os três tentos a Cardozo.

    Leia o esclarecimento da Liga na íntegra:

    «Nos termos do n.º 1 do artigo 17.º do Regulamento de Competições, “os jogos serão disputados de harmonia e em obediência ao disposto nas Leis do Jogo aprovadas pelo International Football Association Board (…)”, o organismo a quem a FIFA confia a definição das regras por que se rege o futebol.

    Nas Leis do Jogo do International Football Association Board (IFAB), mais propriamente na Lei 5 intitulada “O árbitro”, encontra-se estabelecido que “as decisões do árbitro sobre os factos relacionados com o jogo, incluindo o facto de um golo ser ou não validado, não têm apelo. O árbitro só pode revogar uma decisão se ele verifica ser incorreta ou se o entender necessário, por indicação do árbitro assistente ou do quarto árbitro, desde que o jogo ainda não tenha recomeçado ou terminado”.

    No referido quadro regulamentar não é possível à Liga Portugal tomar a iniciativa da atribuição da autoria de um golo distinta da atribuída pela equipa de arbitragem, mas somente dar o devido tratamento estatístico aos dados oficiais que resultam do relatório do árbitro.»

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LI
    carrela2 e Liedson19
    2013-02-08 21h38m por like_sport
    Não estou a por em causa quem foi mais beneficiado ou prejudicado com este ou aquele erro do árbitro. Estou a dizer que não se pode depois do jogo reverter os erros dos árbitros.

    Tanta discussão por causa e um golo? O Jackson vai ganhar a bola de prata não se preocupem, é o melhor avançado do campeonato sem margem para dúvidas.
    LI
    1oFCP - Mais algumas curiosidades
    2013-02-08 21h32m por like_sport
    Foi o arbitro que deixou o jogador do porto lançar a bola num lançamento lateral enquanto estava outra em campo e que acabou por dar golo do Porto, com toda a equipa adversária parada à espera que a bola fosse colacada fora.


    FPF
    2013-02-08 21h01m por paganizonda
    So manda lenha para a fogueira, já não basta os circos que vem nós jornais, e as vendas de peixe que fazem aqui no zerozero, " posta de pescada para aqui , posta de pescada para ali " ainda vem divulgar mais uma noticia destas. Os jornais assim não ao de vender? ;D
    AM
    shaktar
    2013-02-08 21h00m por amazonias
    melhor clube do mundo o dortmund nao tem ipoteses
    GreatFCPorto190 6
    2013-02-08 19h25m por Pedro_Amaral
    Nao te preocupes que ele marca os penaltis. . . É o marcador oficial para alguma coisa!
    Isto é uma tristeza
    2013-02-08 19h21m por GreatFCPorto1893
    o que vale é que o Cha Cha Cha Martinez mesmo assim vai sempre ficar a frente do cardozo. . . Atribuam-lhe lá golos que ele não marcou e ele que marque os penaltis todos do fenfica que nem assim lá chega.
    E mais uma . . .
    2013-02-08 19h21m por James2Rodriguez2
    discussão interessante aqui no ZZ!

    Vou-me agora. . . antes disso opinião final:

    Deixando de parte a "guerra" de clubes; o que se percebe da noticia e da discussão abaixo é que mesmo os arbitros e pessoas ligadas directamente ao futebol tem dificuldade em atribuir certos golos pois a "definição de auto-golo" não é muito clara e deixa muitas lacunas!

    Passem bem rapaziada!
    Dom_Afonso
    2013-02-08 19h14m por James2Rodriguez2
    Peço desculpa pensei que eras alguém mais interessante de falar mas não parece ser o caso!

    Disse que fizeste uma guerra porque tu proprio levaste o assunto pra esse lado, e sim aposto que vos agradava ver ele a "refugiar-se" já que muitos o veêm como o Diabo em forma de gente, tal como disse antes a azia está-se a tornar uma doença bastante perigosa!

    Nada contra ti apenas uma opinião diferente em certos aspectos, passa bem!
    jameslucho
    2013-02-08 19h13m por Pedro_Amaral
    O LFV nao tem nem nunca teve escutas . . . quem estava sobre escuta era o Valentim Loureiro! O LVF aperece apenas nessa escuta e ao contrario daquilo que dizem "estava a escolher arbitros" nao foi nada disso que se passou. . . O VL telefonou aos presidentes dos 4 clubes envolvidos nas meias finais da taca para haver um concenco sobre os arbitros a nomear!
    carrela2
    2013-02-08 19h08m por Pedro_Amaral
    Ainda bem que falas dessa escuta ao Valentim Loureiro, mas nao referistes a parte mais importante que é aquela em que o Valentim Loureiro fala em varios arbitros disponiveis e Luis Filipe Viera diz que "Isso é tudo Porto, é tudo para nos lixar" ao qual o VL responde "pois. . . Entao so se for o Joao Ferreira". . . E resto ja sabem pois estao fartos de repetir mas fora do contexto. . . Agora preocupante foi o VL ter confirmado que os arbitros estavam todos do lado do Porto. . .
    PI
    carrela2
    2013-02-08 19h05m por Pirisca
    Os exempos q dás são frases generalistas (ter alguém na liga) q n incrinimam concretamente uma pessoa ou outra, num acto concreto.

    No dia tal, para o jogo tal, pagaste a tal pessoa. . . .

    Agora se um dirigente diz q se deve levar fruta para o arbitro X do jogo Y, esta frase incrimina os intervenientes ou não?


    R0
    wildporto
    2013-02-08 19h01m por r0bben
    domina a opinião publica? vai se informar melhor amigo.

    Se me disseres que ele exerce uma forte influencia nos órgãos de decisão, aí aceito
    PI
    1oFCP
    2013-02-08 18h57m por Pirisca
    Diz-me lá uma coisa. Tu qd falas com alguém e n tens nada a esconder falas em código? Pq é q um dirigente fala em código com outro dirigente sobre arbitros?
    PI
    James2Rodriguez 2
    2013-02-08 18h56m por Pirisca
    Aqui o voluntária entende-se por uma acção em que o jogador "ataca" a bola de forma clara, e n um ressalto, um raspar de bola.

    O lance do jardel com o dinamo de moscovo é auto-golo dele pq ele ataca a bola claramente depois em vez de chutar para fora chutou para dentro da baliza.



    R0
    unreal_returns_ ch_zh
    2013-02-08 18h54m por r0bben
    Sabes ler? Lê mais uma vez. . . vá, só mais uma.
    carrela2
    2013-02-08 18h52m por Pedro_Amaral
    No fundo o que queres dizer com essa conversa toda é que os Benfiquistas defendem o clube a dizer "Nos nao somos corruptos" e o portistas defendem o clube a dizer "Nos somos corruptos mas os outros tambem sao" Se é isso concordo plenamente!
    Pirisca
    2013-02-08 18h52m por James2Rodriguez2
    Sim faz algum sentido da maneira que disseste, mas então quase nunca era pois uma acção de auto-golo nunca é voluntaria pois como é obvio o jogador não vai querer marcar na propria!

    Exemplo:
    Da nilo fez claramente um auto-golo pra Taça de Portugal contra o braga quando "chutou" a bola pra dentro da baliza mas sem duvida que a intenção dele era chutar pra fora simplesmente não percebeu onde estava

    Otamendi no jogo co Guimarães chuta a bola contra o defesa que...ler comentário completo »
    R0
    carrela2
    2013-02-08 18h49m por r0bben
    "Será que é porque PC domina que é a pessoa mais investigada deste país??"

    ser investigado não quer dizer nada amigo. . . Berlusconi também é investigado e so what?
    Dom_Afonso
    2013-02-08 18h46m por James2Rodriguez2
    "Os únicos aziados aqui são os que não descansam enquanto não virem Lisboa a arder. Está tudo dito. "

    Mas tu estás bem?? a TUA azia é tanta que já fazes disto uma guerra de cidades e não de clubes. . .

    Então agora queremos deitar fogo a Lisboa enfim. . . secalhar para adeptos como tu que não diferenciam uma rivalidade futebolistica do resto até chegam ao ponto de desejar a morte a certas pessoas. . . . esta boca não era pra ti directamente mas já vi benfiquistas a...ler comentário completo »
    Jackson_Martine z_9
    2013-02-08 18h46m por Pedro_Amaral
    O "Robocop" Já marcou 150 golos desde que chegou a Portugal 5 anos atras. . .
    PI
    1oFCP
    2013-02-08 18h45m por Pirisca
    N tem nada fora do contexto, é apenas para perceberes q há meios de prova q n são legais juridicamente, mas q nem por isso deixam de apresentar a verdade dos factos, como é o caso de filmagens ilegais, n servem para punir, mas servem para q se saiba a verdade.
    PI
    James2Rodriguez 2
    2013-02-08 18h43m por Pirisca
    "no Luisão ou este a tentar cortar mete-a na baliza isto sim é auto-golo pois a bola só entra graças a acção (mesmo que involuntaria) do Luisão!"


    É este principio q está errado, a acção tem de ser voluntária, pq senão todos os golos de livre directo em que a bola bate na cabeça de um gajo pq saltou na barreira, eram auto-golos.

    Se a acão n for voluntária, o golo é atribuido ao ultimo jogador q jogou de forma voluntária a bola.


    carrela2
    2013-02-08 18h40m por Pedro_Amaral
    Um dos juizes do caso Apito Dourado era tambem. . . Dirigente da SAD do FCP! Mas nao convem relebrar isso a ninguem. . . Pois " o Pinto da Costa que domina a justiça em Portugal. . . ao que alguns chegam. . . é inacreditável!!"
    Auto-golo
    2013-02-08 18h39m por James2Rodriguez2
    Pra mim a definição basica (sem palavras caras) é esta!

    è auto-golo quando a bola entra na baliza devido a uma acção dum jogador da mesma equipa!

    Se um remate do Jackson vai na direcção da baliza e o Luisão tenta desviar mas acaba por mete-la dentro é golo do Jackson pois a bola já ia pra baliza!

    Se Jackson remata e a bola ia ao poste ou pra fora mas toca acidentalmente no Luisão ou este a tentar cortar mete-a na baliza isto sim é auto-golo pois a bola só entra graças a acção (mesmo que involuntaria) do Luisão!
    PI
    alterar o q o arbitro "disse". . .
    2013-02-08 18h39m por Pirisca
    O carrela tem razão, pq isto dos golos pode ser alterado como pode ser por exemplo se o arbitro mostrar um cartão erradamente qd quem fez a falta foi outro jogador.

    Claro q agora n se vai alterar os foras-de-jogo, os penaltys etc, etc. . . . LOL
    12
    jogos históricos
    U Segunda, 10 Dezembro 2012 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Marco Ferreira
    1-3
    Ricky van Wolfswinkel 30'
    Óscar Cardozo 59' 81' (g.p.) 86'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    Equipa de Neemias com eliminatória empatada
    A última madrugada contou com mais dois jogos dos play-offs da NBA. Os Boston Celtics de Neemias Queta (não utilizado) receberam os Miami Heat e acabaram derrotados por 101-111. 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13