Playmaker - O futebol em números!

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

BragaPortugal
PortugalFeirense
BoavistaPortugal
PortugalTondela
ChavesPortugal
PortugalMoreirense
X
FC Porto
FC Porto ganha em Guimarães

Com a cabeça na liderança (0x4)

2013/02/02 22:21
Texto por Duarte Monteiro

De cabeça e nas alturas, assim venceu o FC Porto no «castelo» D. Afonso Henriques. Três golos de cabeça embalaram o dragão para um 4x0 imaculado, numa Liga em que a clivagem entre dragões, águias e tudo o resto assume a cada jornada maior dimensão (preocupante para o interesse do futebol nacional).

Tal como o Benfica em Braga na jornada anterior, Guimarães constituía em teoria e nas páginas da história um dos mais complicados obstáculos para o FC Porto; e tal como as águias na «Pedreira», também os dragões trataram de provar ainda na primeira parte que há um – ou dois, ou três – mundos a separar os dois «colossos» nacionais das restantes equipas.

FC Porto mandou sempre

Não obstante as boas intenções vitorianas no papel, isto só deu FC Porto desde o minuto inicial. Antes do golo de Mangala, Douglas evitou o golo a Varela (13’) e o perigo rondou mais uma ou outra vez a baliza do guardião brasileiro do Afonso Henriques. Previa-se com facilidade a vantagem portista selada pelo central francês aos 15 minutos, saltando tão mais alto que Paulo Oliveira para um cabeceamento indefensável.

Entre os golos, nota para Marat Izmaylov. O russo, titular em Guimarães no lugar do lesionado Steven Defour (que já estava a substituir James Rodríguez), desenhou a mais bela jogada da primeira parte, quando aos 19 minutos «furou» entre dois adversários e com um passe a «rasgar» lançou Jackson Martínez; o colombiano seria travado por Douglas, por enquanto.

Mais um jogo de altíssimo nível de Jackson Martínez ©Catarina Morais
«Hat-trick» de Jackson resolve o resto

Sem que Helton visse o perigo de perto – o manto vitoriano não estica sempre -, o FC Porto chegou ao 0x2. Novamente na sequência de um canto, novamente nas alturas, novamente de cabeça. Agora foi Jackson Martínez a aplicar as «leis da bola», de cima para baixo, celebrando o 16º golo na Liga portuguesa. O 17º e o 18º chegariam mais tarde.

Por «mais tarde» entenda-se o minuto 56, primeiro, quando a segunda parte corria à medida de um FC Porto controlador com base nos dois golos de vantagem. De repente o colombiano surgiu isolado perante Douglas – a passe de Fernando - e não falhou, aumentando os números da vitória azul e branca para 0x3. Tudo resolvido, tudo fácil, até no historicamente difícil «berço» de Portugal.

Mas o show de Jackson ainda não tinha acabado, selado antes com um hat-trick puro aos 73 minutos. Varela fez tudo bem, olhou e encontrou a cabeça do melhor marcador do campeonato.

A estreia de Liedson

No dia em que o Sporting abriu mais uma ferida com a derrota em Vila do Conde, por 2x1, também a norte se registou um momento que em nada consola a alma leonina. Liedson, símbolo e ídolo em Alvalade, estreou-se de dragão ao peito quando pisou o relvado do Estádio D. Afonso Henriques para jogar os últimos 15 minutos da partida, rendendo um antigo capitão e ídolo de... Alvalade, João Moutinho. E sobre Izmaylov também já se falou...

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
V. GUIMARÃES
EMPATE
FC PORTO
Comentários (93)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MI
ainda tem mais outra. . .
2013-02-03 19h09m por miguelslb20122
E jornalistazeco comparar a vitoria do Benfica em Braga por margem minima e com sufoco de 7 remates do Benfica contra 20 do Braga com a goleada (GOLEADA!) do POrto em GUimaraes em que 7 remates (se houve) foi do GUimaraes, é no minimo surreal e digno de autismo clubistico!
MI
bracaralegion_ EXCELENTE COMMENT
2013-02-03 19h06m por miguelslb20122
EXCELENTE COMENTÁRIO BracaraLegion: de facto, este Duarte e outros pseudo-jornalistas (serao miudos?) deste site que começou por puro amadorismo duns cromitos da bola, nao sabem um c----u--- de Deontologia Jornalística! 1ª regra: NAO SE OPINA, INFORMA-SE! 2ª REGRA: FALE DA NOTICIA e nao do que lhe vai na alma.
Nao se entende MINIMAMENTE pk raio ele fala do BENFICA em Braga quando:
1- Este jogo nao foi Guimaraes-Benfica, foi Guim-PORTO. Portanto, ja nao sabe distinguir a letr...ler comentário completo »
JO
calma
2013-02-03 18h44m por joaquim_Ferreira84 via mobile
foi um excelente jogo mas acho que devemos manter a calma e a humildade. . . devemos focar os aspectos negativos e tentar melhorar.

1- falhamos muito golos
2- nao temos substituto a altura do moutinhi
3 - falta um extremo ao nivel de james para o ataque. Varela e atsu nao tem qualidades suficientes.
4- helton brinca muito com os pes

sao estes pontos q temos de melhorar.
WI
period
2013-02-03 16h54m por wickedgame
O FC Porto treina e aprimora-se na Liga portuguesa e em todas as provas nacionais, para durante a época deslumbrar e conquistar adeptos por essa europa e mundo fora, com brilhantes prestações nas provas da UEFA e FIFA. Os grandes clubes europeus, os colossos europeus estão-se marimbando para os torneios caseiros. O FC Porto sendo um clube do top 10 na Europa, não foge à regra. Tem sido assim nos últimos 30 anos. O resto é ranho, tacanhez, pasquins ao serviço da batota centralista, lac...ler comentário completo »
F. C. PORTO
2013-02-03 16h48m por pintas_fcp
Melhor 11 na minha opinião do futebol português:

GR: Helton
DD: Danilo
DC: Otamendi
DC: Mangala
DE: Alex Sandro
MD: Fernando
MO: Moutinho
MO: Lucho
ED: James
PL: Jackson
EE: Ola John
SA
Toze
2013-02-03 13h34m por sapt92
gostava de ver o toze a jogar na equipa principal. so nos falta um defesa direito como alternativa do Danilo, podiamos começar a apostar no David Bruno ja que nao se pode ir ao mercado
HA
jogo
2013-02-03 13h17m por Halibut
gostei do jogo, dominámos por inteiro, espero que consigamos manter este nível.
ME
Bem
2013-02-03 13h12m por Menaco23
Axo que houve um "click" na equipa ja desde jogo benfica qualidade futebol tem vindo aumentar, principalmetes estes 2 ultimos jogos. . . . . eu pessoalmente gosto deste estilo de jogo sempre baseado em posse bola controlar jogo partir de tras, porto ano passado quis fazer isto com city ano passado em casa mas claramente nao estava preparado. . . agora sim. . . e coisa que da mais gosto é ekipa mesmo a ganhar confortavelmente, gosta contnuar jogar este estilo te ao fim sempre concentrados procura mais golos
Porto
2013-02-03 12h59m por Jay-Jay_Okocha
Mais um enorme jogo do campeão, asfixiando totalmente o adversário e tornando uma deslocação potencialmente dificil num jogo fácil.
Não vale a pena destacar A ou B, TODOS andam a jogar muito bem, até o Varela (já tinha perdido a esperança por ele).
Nisto, há mérito do VP, nota-se que a equipa tém cunha pessoal do VP, a forma como pressionamos o portador da bola é impressionante e coisa que não via com tanta qualidade no Porto de AVB. Agora a dúvida é, se conseguimos domin...ler comentário completo »
Fomos Castelo Guimaraes
2013-02-03 11h27m por Oporto via mobile
E derrubamos muralha Vitoriana. Jackson infelizmente tem dias contados Porto pois colossos nao estao nanar.
bracalegion_
2013-02-03 11h04m por Sapunaru21
Muito bem argumentado, realmente artigos deste são rídiculos.

Mas não é só no ZZ, infelizmente. . .

Como o Salvador diz: "arbitragens destas já não se usam"
Tava agora a ver. .
2013-02-03 10h24m por tmagalha
as fotos em que mostra os saltos do mangala são incriveis, que impulsao do caraças vejam-nas. . na mesma sequencia vejam o izmaylov, perece o Iturbe :D
miguelslb20122
2013-02-03 09h31m por KradFire
Esqueceste-te de um pormenor também interessante: J. Martinez-17 jogos. Cardozo-13 jogos.
@VitorPereiraFC P
2013-02-03 03h15m por JamesKrekel
#topmister
MI
Jackson vs. Cardozo
2013-02-03 03h09m por miguelslb20122
Ainda me lembro de quando Cardozo tinha 13 golos e Jackson tinha 11 ou 12. . . "Ah e tal o Cardozo vai ser o melhor marcador, Jackson um flop. . . . "
Agora ja vai 18 de Jackson para 13 de Cardozo. . . tem de marcar 5 para igualar. . ehehe. . . E mais: Cardozo tem 6 penalties contra só 2 de Jackson. . . Ou seja: 4 golos a mais so em penalties. . . seriam 9 golos. . .
O mesmo se passa com MEYONG: dos 13 golos, 5 foram de penalti. . . . assim é facil.
p. s. : eu sou Migu...ler comentário completo »
NU
credo
2013-02-03 01h09m por NunoM18
Baseio-me (baseava-me) no seu trabalho feito até então e na imagem que passava cá fora. Não se conhecia grande coisa sobre ele. Quando, na época passada, surgiram os maus resultados e as más exibições (e consequente afastamento da Champions e Taça) parecia-me que estava a prazo até ao final da época. Ainda hoje não sei como ganhamos o campeonato o ano passado. Mas este ano, com todos os revoltados do balneário a serem despachados, está tudo diferente e ele provou-me que eu estava errado....ler comentário completo »
Grande jogo
2013-02-03 00h07m por leal75 via mobile
Meu clube. Continuem assim rapazes ainda temos muito trabalhar ate fim campeonato mas acredito em mais um Tri Campeonato para meu clube.
JosephGoebbels
2013-02-03 00h02m por RyanGomes
Cada vez mais acho que o campeonato se vai decidir no Dragão, vamos precisar praticamente de um milagre se queremos ganhar no Porto, mas va, eu acredito.

Vou indo, boa noite.
WR
Marat
2013-02-02 23h56m por wrangler
Entao no dia em que o Jackson faz uma grande exibição, faz o 1o hat-trick tu nao o metes no 11 de sonho. O jackson apesar de ser muito diferente do esta a demostrar ser um jogador ao mm nivel do Radamhel. Grande porto :)
JosephGoebbels
2013-02-02 23h56m por RyanGomes
Quando vemos o rival a jogar assim, apenas temos de apreciar e no fim dar mérito que foi o que muitos fizeram aqui.

Só por acaso, durante esta conversa toda, vi mais portistas a picar benfiquistas do que benfiquistas a queimar portistas.

Começo a ficar rendido ao Jackson! Primeira época em Portugal e já leva 18 golos!! Notável!! Parabéns pela vitória.
credo
2013-02-02 23h24m por fcp4ever_
Por exemplo no FM, tu quando queres comprar um jogador, ofereces XM por ele, mas depois não pagas mais dinheiro nos prémios de assinatura, comissões, etc? Pronto, foi isso que aconteceu ao Danilo. Tal como no FM, tu pelo jogador em si deste 13M, mas com esses prémios e comissões a transferência chegou aos 18M. E no FM, quando vais ver as tuas transferências, aparece apenas o valor que gastaste no passe do jogador.
Uma LIÇÃO de CONTROLO e DOMÍNIO de jogo
2013-02-02 23h19m por tato_gomes
Nem é preciso ir tão longe. . . Basta comparar à mais una pálida exibição do Real, agora em Granada (se calhar mais acessível que o Vitória), uma "constelação de estrelas" (não é novidade para ninguém) desnorteadas em campo, com raros momentos de criatividade. Por outro lado, o Porto demonstra ser uma "máquina" de jogar futebol que sabe muito bem o que fazer com (e sem) a bola. Enfim, uma verdadeira equipa!
credo
2013-02-02 23h19m por fcp4ever_
O passe do Danilo custou 13 milhões de euros, agora o valor chegou a 17, 8 devido a comissões e prémios.

Mas o valor do passe dele foi 13M.
ca porto!!!
2013-02-02 23h18m por ginixl
É dificil não vencer, a jogar assim.
Isto sim é futebol. As 2 ultimas jornadas foi do melhor que já se viu. Controlo total e dinamica ofensiva, com finalização suprema.
Qual benfas, qual quê? Quem gosta de ver a bola, tem aqui espetáculo de primeira. A continuar assim, o bailinho da luz, prejudicado pelo roubo dos 3 foras de jogo, será em dobro no dragão. Força PORTO
NO
melhor onze
2013-02-02 23h18m por Nosten
não ha mtas duvidas
seria a equipa do porto so c algumas duvidas.
na baliza podia ser qualquer um dos grandes artur, helton(apesar de tudo continua a ser o melhor) e rui(esta a fazer melhores exibiçoes de todos) estão no mesmo nivel.
defesa podia entrar o garay rodando entre mangala, otamend(n percebo porque ja n vai a seleção) e garay qualquer dupla seria boa.
Meio campo e toda do porto onde entraria outro seria o matic a rodar c o lucho.
Ataque seria...ler comentário completo »
jogos históricos
U Sábado, 02 Fevereiro 2013 - 00:00
Estádio D. Afonso Henriques
Marco Ferreira
0-4
Eliaquim Mangala 14'
Jackson Martínez 37' 56' 73'
Tópicos Relacionados
APOSTAS EM DESTAQUE
1Escolha quanto quer apostar
Aposto
2Escolha suas apostas
OUTRAS NOTÍCIAS
América do Sul
Clube já se despediu
Vai chegar ao fim a experiência de Guillermo Schelotto no comando técnico do Boca Juniors. A confirmação foi dada por Daniel Angelici, presidente do clube que adiantou a ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
j-f-uite 14-12-2018, 20:01
PsychBug 14-12-2018, 20:01
j-f-uite 14-12-2018, 19:56
BM
bmgb_bmgb 14-12-2018, 19:56
RS
Rsoares67 14-12-2018, 19:48
LE
Lewis80 14-12-2018, 19:26
LE
Lewis80 14-12-2018, 19:25
bxtw-pt2 14-12-2018, 19:23
bxtw-pt2 14-12-2018, 19:23
gprof 14-12-2018, 19:11
LE
Lewis80 14-12-2018, 19:05
SO
Soueu1992 14-12-2018, 18:57
moreno07 14-12-2018, 18:57
ON
One82 14-12-2018, 18:53
ON
Ultras-__FCP 14-12-2018, 18:44