placardpt
    FC Porto vence no Bonfim

    O FC Porto é isto: três golos sem resposta (0x3)

    2013/01/23 22:07

    Três golos do FC Porto, duas expulsões no Vitória de Setúbal e os três pontos no bolso azul e branco. Os bicampeões nacionais colam-se ao Benfica no topo da classificação e terminam - tal como o rival encarnado - a primeira volta sem derrotas.

    Jackson não facilitou na marca de grande penalidade

    Vitória de Setúbal e FC Porto subiram ao relvado do Estádio do Bonfim para colocarem as contas da Liga portuguesa em dia. No último jogo da primeira volta da Liga - encontro que ficou em atraso da 12.ª jornada devido ao mau tempo – os bicampeões nacionais tiveram uma entrada forte e podiam ter chegado à vantagem bem cedo.

    Aos sete minutos, Jackson Martínez apareceu isolado na cara de Kieszek, tirou o polaco da frente mas rematou para fora. Ainda assim, a jogada foi invalidada por Pedro Proença por fora-de-jogo no ataque portista.

    Jackson marcou mais dois para a sua conta pessoal ©Carlos Alberto Costa
    O árbitro português – que Lucho González achou estranho não ser chamado ao clássico com o Benfica – voltou a ser o juiz da partida no Bonfim (tal como o seria no dia em que foi adiado o jogo) e, aos nove minutos, assinalou uma grande penalidade a favor dos portistas. Proença entendeu que Pedro Santos, do Vitória de Setúbal, carregou Varela pelas costas.

    Chamado a marcar o pontapé dos onze metros... Jackson Martínez não falhou e colocou os azuis e brancos na frente.

    Pouco depois, aos 10, foi Kelvin a ficar perto do segundo. O brasileiro atirou para uma boa defesa do guarda-redes sadino, após cruzamento rasteiro de Lucho.

    O FC Porto, sobretudo nos primeiros 25 minutos, ia mostrando que queria resolver rapidamente a partida.

    Quanto ao Vitória de Setúbal, por seu lado, não conseguia sacudir a pressão a que era sujeito pelos nortenhos. De resto, apenas aos 22 minutos, os setubalenses chegaram com perigo à baliza de Helton; Meyong atirou com força mas a bola foi embater em Mangala. Na recarga, Bruno Turco ganhou um canto.

    Este foi o primeiro de vários lances que levaram algum calafrio à defesa portista. É que até ao final da primeira parte, o FC Porto tentou colocar "gelo" na partida mas os sadinos tentavam – aqui e ali – ameaçar as redes de Helton. Seja como for, os portistas foram a vencer por 0x1 ao intervalo.

    Duas expulsões para o V. Setúbal e mais um de Jackson

    No recomeço, o treinador do FC Porto deixou Kelvin nos balneários e lançou em campo o regressado Maicon. A equipa azul e branca arrumou-se, pois, da seguinte forma: Alex Sandro a extremo, Mangala desviou-se para o lado esquerdo da defesa e Maicon passou a assumir a zona central ao lado de Otamendi.

    Tal como na primeira parte, o FC Porto voltou a tentar imprimir dinâmica no seu jogo na busca do segundo golo. E ele podia ter chegado logo ao segundo minuto da segunda metade; Moutinho, de livre direto, levou perigo para a baliza de Kieszek.

    Proença expulsou dois jogadores do Vitória ©Carlos Alberto Costa
    Com Ricardo Sá Pinto a assistir ao encontro e pouco mais de duas mil pessoas numa fria noite em Setúbal, seria a vez de Helton, pouco depois, testar o coração dos portistas. O internacional brasileiro, em lance individual à entrada da área, tirou três adversários do caminho, empurrou um deles e depois sacudiu a bola para longe. Vítor Pereira, no banco, não gostou da iniciativa do guarda-redes portista.

    Os minutos que se seguiram foram de fraco futebol. O encontro foi sofrendo várias paragens, perdeu andamento e ambas as equipas iam jogando afastadas das respetivas zonas de perigo. A equipa do FC Porto ia gerindo a sua magra vantagem de um golo e os vitorianos não pareciam ser capazes de ameaçar Helton.

    Até ao final, o FC Porto segurou e ainda aumentou a vantagem. Aos 86 minutos, o Cha Cha Cha aproveitou o espaço dado pela defesa sadina e, à entrada da grande-área, rematou rasteiro e bateu Kieszek. Aos 90', Lucho fechou a contagem num remate cruzado, após um passe de classe de João Moutinho.

    Assim, os azuis e brancos colam-se ao Benfica no topo da classificação com 39 pontos. Os portistas, tal como os benfiquistas, encerram a primeira volta sem derrotas, tendo apenas perdido seis pontos (fruto de três empates).

    Já a equipa do Vitória de Setúbal, que acabou a partida reduzida a nove jogadores por expulsão de Bruno Gallo e Jorginho, continua nos lugares baixos da classificação.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA FC
    EMPATE
    FC PORTO

    Quadro completo (Jornada 12):


    Liga ZON Sagres 2012/13: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RI
    Tem piada
    2013-01-24 19h37m por RicardoJorgeCoelho
    Eu acho que este senhor a sente se intimidado ao arbitrar em portugal nao percebo e porque mas pronto, tem piada tambem andarem sempre a falar do benfica ainda fico a pensar mais que no campeoinato ha apenas duas equipas :0 sera?
    32
    FCp
    2013-01-24 18h01m por 32LP24TP
    porto é isto muita fruta, marisco, viagens para o Brazil, e muitos perdros doenças.
    LI
    . . .
    2013-01-24 17h47m por like_sport
    OBRIGADO PROENÇA.

    Até pensei que o Benfica ia jogar na próxima jornada com o Setubal tantos foram os cartões para os homens do Sado.
    So azia ar
    2013-01-24 13h59m por jackson9fcp via mobile
    Falam falam falam mas nao dizem que quando amarelam 4 jogadores Moreirense e central Braga mal expulso para beneficiar Benfica arbitros tambem ajudam ou sera so coincidencia.
    unreal_returns_ ch_zh
    2013-01-24 12h31m por Turiacus16
    acho que foi exagerado, claro que em condições normais o árbitro deveria dar o amarelo mas tendo em conta que o jogador já tinha um amarelo acho que o proença deveria ter deixado o 2º amarelo no bolso.
    aparte
    2013-01-24 12h23m por Turiacus16
    o lance em que o hélton finta 3 jogadores é soberbo!! Gostava que pusessem o vídeo no youtube, infelizmente ainda não o consegui encontrar.
    jogo
    2013-01-24 12h23m por Turiacus16
    vitória merecida do Porto que apesar de não ter praticado um futebol exuberante conseguiu ainda assim ganhar merecidamente. Penalti bem assinalado. O 1º amarelo ao bruno gallo foi duma entrada bastante dura provavelmente a merecer vermelho porém, uns minutos depois, o mesmo jogador faz uma falta para amarelo de forma descuidada e foi justamente expulso. A 2º expulsão, a do jorginho, acho que foi bastante exagerada e injusta, de resto acho que a arbitragem foi boa e já estou farto de ver ...ler comentário completo »
    no momento
    2013-01-24 12h01m por dragaoazul_18
    Em que a ABOLA dá razao ao pedro proçena tanto no penalty como nas expulsoes, nao há mais nada a dizer.

    Benfiquistas com visão turva. . .
    2013-01-24 11h59m por Dream_Theater
    O que vos dói. . . (Sim é dor de espírito), é o facto de até a imprensa vermelha, estar a dar como justos os lances de ontem e, até, imagine-se o escândalo, razão ao Porto no jogo com o Benfica.

    O Proença teve um classificação fantástica no Jornal Record e na Bola. . . Pois é. . . Só vocês é que teimam em não ver as coisas como elas são. . .
    tavarestiago
    2013-01-24 11h54m por Dream_Theater
    Voce quer que o Benfica ganhe com erros. . . Está explicado, não precisa de dizer mais nada, já fez valer a sua crença.
    TH
    Na minha opinião
    2013-01-24 11h45m por the_reader
    Desta vez não podem protestar! A única coisa que levanta dúvidas neste jogo é a segunda expulsão mas mesmo assim a verdade é que o jogador faz uma ganda fita e ainda ficou um penalty por assinalar sobre o Varela! Hoje não percebo as queixas, é mesmo só porque é o Porto se fosse outra equipa nem diziam nada pq n ouve qualquer tipo de beneficio !
    ME
    tavarestiago
    2013-01-24 11h35m por Menaco23
    Vejo erros tanto po lado do porto como do benfica, mas quando falam pressao sobre arbitros ultimamente os factos que tao vista é que quando benfica fala, eles borram se todos fazem nomeacoes que eles querem, vejam jogo madrid ainda falam incompetencia dos arbitros portugueses, ontem foi uma anedota com o valencia, modric levou amarelo por despentear o j pereira lol
    ME
    so nao percebo
    2013-01-24 11h27m por Menaco23
    benfica nao foi o clube consegui por vitor pereira fazer uma conferencia de analise erros arbitragem, é que eu vi tanta pressao que o homem borrou se todo á 5 jornada veio publica explcar com imagens e tudo. . . . esta nomeacao do joao ferreira entao foi comica. . . depois no final do jogo jesus dizer que foi uma grande arbitragem foi o rir completo. . . . vitor pereira(fcp) entao kuando fala na arbitragem tb é outro é o rir completo, dupla do caraças estes 2 treinadores, um jogo como da luz ...ler comentário completo »
    Este jogador
    2013-01-24 11h25m por mangala22fcp via mobile
    Cresce dia para dia.
    AN
    Proença é isto
    2013-01-24 11h24m por Anti-Lapis_Azul
    MVP
    tavarestiago
    2013-01-24 11h21m por Dream_Theater
    Não houve nenhuma banda a tocar para o lado do Vítor Pereira, as regras apenas foram cumpridas? O que queria? Injustiça e que os jogadores não fossem expulsos, que o penalty não fosse assinalado? Assim o FCP era prejudicado claramente mais uma vez e ficavam os benfiquistas todos contentes é isso? Não percebo a lógica mas tudo bem. . .
    tavarestiago
    2013-01-24 11h19m por Dream_Theater
    Não, aquilo foi só estupidez, completa do Helton! Se vir bem o lance, o Helton dá um chega para lá, no entanto, não é para amarelo, visto que o jogador setubalense nunca chegou a ter a bola. Quando muito era falta e livre directo. Já as expulsões acha que não foram bem ajuízadas? E o penalty? Não é correcto? Então e aquele que ficou por assinalar sobre o Varela?
    unreal_returns_ ch_zh
    2013-01-24 11h15m por Dream_Theater
    Eles sabem que não há nada a apontar então não falam de nada em concreto apenas mandam bitaites. . . Não te aborreças.
    Dream_Theater
    2013-01-24 11h08m por vmjs
    repito. . não falei que tinha sido prejudicado ou beneficiado. . pois não vi o jogo e não posso opinar. . nos lances capitais só vi os segundos amarelos e os golos. . não vi como receberam o primeiro amarelo nem etc etc. . log não posso opinar. . . so estava a fazer valer um ponto de vista sobre a pressão k o VP esta a exercer sobre os árbitros. . kuase exigindo que não podem errar contra a quipá dele. . mas kd e a favor. . claro dá jeito. . .

    mas pronto para mim é um treinador...ler comentário completo »
    vmjs
    2013-01-24 10h22m por Dream_Theater
    Lógico que foi pressão sobre os árbitros. Mas isso não lhe tira a razão no que disse. A forma como o disse é que pode não ter sido a mais correcta. Agora o facto
    é que neste jogo o Setúbal não se pode queixar de ter sido prejudicado. Os lances das expulsões foram bem ajuízados bem como o penalty.
    Benfica2013
    2013-01-24 10h20m por Dream_Theater
    Está tudo bem consigo? Está a rir sozinho. . . Parece-me algo do foro psíquico. Longe de mim querer provocar algo de mau em si.

    Não tem uma ponta de argumentação válida. Não consegue ter vitalidade e veracidade para construír uma frase concreta e objectiva, e lança farpas sem sentido. . . Caíndo em lugares comuns e frases feitas.
    Eu não o queria dizer, mas a verdade é que me deu pena.

    Bem, sabe o que aconteceu aqui? Acontece que foi derrotado! Foi d...ler comentário completo »
    enfim
    2013-01-24 10h15m por vmjs
    não digo k o jogo foi beneficiado para os azuis pois so vi os lances capitais. . ma suma coisa é vdd. . o vitinho é incompetente mas não é burro. . . tem um presidente k diz k é burro kem fala de árbitros e ele é o único a falar jornada apos jornada. . ta a criar uma pressão em cima deles de tal maneira que os árbitros vao ser sempre a figura do jogo daqui para a frente nos jogos do porto. . a maior parte deles vao ter medo de errar para não haver mais polemica e vao acabar por assinalar o k nã...ler comentário completo »
    Benfica2013
    2013-01-24 10h00m por Dream_Theater
    Cada vez desce mais o nível. . . Eu sei que sou sabichão e inteligente não precisa de mo dizer, mas obrigado! Quanto a ser miúdo ou não? Vou tomar como elogio chamar-me miúdo com 30 anos é sempre bom sermos mais jovens, embora não saiba a sua idade. . . Mas calculo que deva ser um adolescente qualquer com as hormonas aos saltos - cito - "OMG", "dass". Talvez deva ser esse estado imaturo que o faça ver as coisas tão deturpadas. Assim, secalhar não chega aos 30 tenha cuidado com o coração e passe bem.
    Benfica2013
    2013-01-24 09h50m por Dream_Theater
    Eu pedi educadamente para subir a fasquia (até porque os seus comentários estavam a ser penosos), e você ainda a desce mais? Então? Categoria por favor. . .
    Já agora, a si, também ninguém lhe perguntou nada, e você, além de debitar inutilidades, vem para aqui defender o indefensável. . .
    Nainemaigal
    2013-01-24 09h46m por Dream_Theater
    Se você acreditasse mesmo no que diz "30 anos de roubalheira portista", demonstrava pouca inteligência em continuar a seguir futebol em Portugal. Pois, quando alguém não confia em determinada coisa não lhe dá crédito. No entanto como você até é inteligente vai seguindo o campeonato português de igual forma, pois não acredita naquilo que diz.
    jogos históricos
    U Quarta, 23 Janeiro 2013 - 00:00
    Estádio do Bonfim
    Pedro Proença
    0-3
    Jackson Martínez 9' (g.p.) 86'
    Lucho González 90'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Após derrota com o Everton
    O Liverpool perdeu, esta quarta-feira, diante do Everton, por 2-0, e pode ter hipotecado as hipóteses de chegar ao título inglês. Em termos matemáticos, a distância ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41