placardpt
    Benfica e FC Porto empatam

    E acabaram por empatar (2x2)

    2013/01/13 22:12

    Empataram!!! Os rivais ficaram olhos nos olhos, deram show mas acabaram por empatar a duas bolas. Tudo na mesma na frente do campeonato. Águias com 36 pontos, FC Porto com 33 mas menos um jogo.

    20 minutos loucos na Luz, quatro golos

    Um Benfica x FC Porto não é apenas mais um jogo. Além dos três pontos há outras coisas em jogo, leia-se a honra e rivalidade. A noite lisboeta, essa, era fria mas a crença não arrefecia o ânimo dos adeptos. O Estádio da Luz estava quente e o espetáculo em "ponto de rebuçado".

    Pelos adeptos - e também para eles - a Luz engalanou-se: haviam cânticos de apoio e picardia ao rival, cartolinas, cachecóis e a coreografia dos adeptos da casa: «Força Benfica», lia-se nas bancadas da Luz.

    O clássico já faz parte do ADN de Portugal. Toda a gente sabe, todos gostam, ninguém consegue ficar indiferente.

    Certo é que quando se ama um clube, naquele exato momento em que se ama, tem de se acreditar que é para sempre. Perante essa sensação que pode ser de segundos ou de minutos, de dias ou de horas, mesmo de anos ou meses... eles acreditam que é mesmo para sempre e que esta noite seria mais uma para vencer o rival.

    Jackson abriu a lista de golos na Luz ©Carlos Alberto Costa
    O Benfica, líder do campeonato, subiu ao relvado com três pontos de vantagem sobre o FC Porto, segundo colocado mas com menos um jogo. Enquanto uns beijavam a aliança e outros o terço, haviam adeptos e jogadores que erguiam as mãos e pediam a ajuda dos deuses.

    Quanto aos treinadores, que tinham várias baixas nos seus conjuntos, maquilharam as suas equipas com pedras importantes. Jorge Jesus, a jogar em casa, colocou Nico Gaitán - que vinha ganhando espaço a Ola John nos encarnados - e projetou a sua equipa com dois avançados: Lima e Cardozo. Luisão, lesionado, acabou por ficar de fora das opções para o duelo.

    Já Vítor Pereira, privado que está de James Rodríguez, lançou o belga Defour na direita e deixou o reforço Izmaylov no banco de suplentes.

    Os dados estavam lançados e quando João Ferreira apitou para o começo do jogo, os dragões, a exemplo do seu rival, não somavam qualquer derrota e tinham apenas dois empates.

    Goste-se ou odeie-se, o futebol foi esta noite mais uma boa desculpa para não pensar em mais nada.

    No relvado ambas equipas entraram com algum receio mas tiveram um começo de encontro verdadeiramente louco.

    O FC Porto saiu na frente, aos oito minutos, numa bola parada. Livre de João Moutinho, Jackson «penteia» a bola para o coração da pequena área e Mangala, de cabeça, bateu Artur.

    Matic marcou um golo de classe ©Carlos Alberto Costa
    Mas os bicampeões nacionais não tiveram muito tempo para festejar. É que Matic, aos 10', tirou um golaço num belo pontapé, após um canto curto.

    Numa partida de parada e resposta, Artur errou e Jackson Martínez aproveitou para fazer o 1x2. O guarda-redes do Benfica recebeu o atraso mas perdeu a bola para Jackson, que com a baliza aberta fez o segundo golo portista. Loucura na Luz!

    Os artistas estavam a corresponder em campo e a partida tinha tudo: golos, emoção, incerteza, alguns erros e toques de classe. Assim, o Benfica empatou o resultado por Gaitán; Maxi e Salvio construiram bem, Helton deixou a bola para Gaitán, que disparou para o 2x2.

    Depois dos primeiros 20 minutos de alta tensão, Benfica e FC Porto meteram um travão e jogaram um futebol mais pensado. O meio-campo começou a ser o espaço mais povoado e onde se ia articulando o clássico. Matic e Enzo de um lado, Lucho, Moutinho e Defour do outro... tentavam colocar calma e inteligência no xadrez das respetivas equipas.

    Ao intervalo, Benfica e FC Porto empatavam a duas bolas e o segundo tempo prometia.

    Cardozo isola-se... cheira a golo mas Helton rouba a festa

    No regresso dos balneários, os portistas entraram melhor, com mais bola e a jogar mais perto de Artur. O Benfica, por seu lado, ia tendo mais dificuldades em construir.

    Muito do jogo do Benfica passou pelos pés do sérvio ©Carlos Alberto Costa
    Jesus não tinha – como o outro – pedido para se amarem uns aos outros. Na sua área técnica, o elétrico treinador do Benfica pedia garra e pressão aos seus jogadores. Era isso, apenas isso, que ele pedia. Tão simples, mas por vezes tão difícil.

    Do outro lado, Vítor Pereira exigia entrega total aos seus pupilos e tentava corrigir algumas posições. E todos, todos mesmo, tentavam cumprir no retângulo de jogo o que o treinador pedia.

    Mas o controlo do meio campo e os cruzamentos assumiam-se como as jogadas de perigo (em ambas as balizas). Só faltavam entrar os golos... como na primeira metade.

    Mas eles não apareciam e a partida encaminhava-se para os derradeiros minutos quando Cardozo perdeu uma soberana ocasião. O paraguaio isolou-se e só uma defesa soberba de Helton evitou o golo. A bola ainda bateu no poste e saiu.

    A emoção voltava a crescer e o Estádio da Luz outra vez ao rubro. Ninguém queria errar mas as pernas já começavam a perder gás... mas Tacuara falhara na altura onde não podia. Helton, que foi motivo de conversa de Luís Filipe Vieira, mostrou alí que a baliza do FC Porto estava bem guardada.

    Já com Aimar em campo, o Benfica cheirou outra vez o golo, aos 84'. El Mago cabeceou ao lado, mas o argentino estava em posição irregular. 

    No banco, os treinadores alteravam o que podiam: Jesus tirou Gaitán para manter o jogo vivo, Vítor Pereira tentou colocar "gelo" e agarrar o resultado com as entradas de Abdoulaye e Castro. O médio rendeu Lucho (muito desgastado).

    E assim chegamos aos 90 minutos. João Ferreira, o árbitro, deu mais quatro minutos de compensação. Mas nenhuma das equipas marcou... e continuam na luta pela conquista do título.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PR
    MAIS
    2013-01-14 22h59m por previously
    E uma coisa é certa, o empate, no fim de contas, é justo. O que vem provar que o "grande" Benfica, o Benfica do futebol ultra-ofensivo e avassalador não é assim tão bom. Nem a um FCP sem James e sem alternativas de jeito no banco conseguem ganhar, mesmo a jogar na Luz. E ainda sofrem 2 golos.
    PR
    dv_2000
    2013-01-14 22h56m por previously
    Vocês são mesmo cegos. Enfim. Até o jornal A BOLA, que é do mais benfiquista que há, na secção de análise dos lances duvidosos de arbitragem, dá razão a todas as queixas que os portistas têm feito:

    - Expulsão perdoada a Maxi
    - Expulsão perdoada a Matic
    - 3 foras de jogo mal assinalados (1 deles numa jogada que deixava o Defour completamente isolado)

    Quanto aos lances que supostamente prejudicaram o Benfica de que falas, o jornal A BOLA não concor...ler comentário completo »
    dv_2000
    2013-01-14 21h24m por RuiPACesar
    JJ alegou que o arbitro fez de proposito, pelo que sei VP e PD apenas disseram que o árbitro fez uma má arbitragem e não teve coragem para expulsar ninguem.
    angelito007
    2013-01-14 20h28m por RuiPACesar
    Pois, para os benfiquistas o empate caiu que nem uma luva, melhor não podia ter calhado e bem se viu nas reações de JJ e companhia.
    vitinho
    2013-01-14 20h16m por angelito007
    que estivesse calado era muito melhor, queixar-se de arbitragens???e o moutinho?fernando? azia e lixada
    NE
    jogo
    2013-01-14 19h47m por Nelson1979
    Foi um bom jogo o empate aceita-se. . .

    Casos opa desde que eu me lembre acho que foi o primeiro derby que o Benfica foi "beneficiado" pela arbitragem e a maior parte dos portistas ficou chateado mesmo por causa disso. . .

    Sim maxi e matic deveriam ter sido expulsos como o moutinho viu o primeiro cartão amarelo muito tarde e como o fernando deveria ter sido expulso mas caso a partes o resultado foi justo muito equilibrio de parte a parte. . .
    mas também ...ler comentário completo »
    MU
    artista esse pereira
    2013-01-14 19h45m por mustang
    a verdade é que ele esteve bem!!! ora vejam lá, alguem falou dor remates do porto na 2º parte??? alguem falou das oportunidades do porto da 2º parte, eu respondo: 0 oportunidade e 0 remates. no entanto falam de foras de jogos encostados a linha e de pseudo agressoes. . . . essa tecnica ja é velha. a verdade é que o tal porto que vinha pra ganhar nao jogou [. . . ] nenhuma. Parabens vitor pereira
    RI
    pois la esta
    2013-01-14 19h39m por RicardoJorgeCoelho
    agora ah que realçar o ambiente no estadio e o respeiro que os adeptos do benfica tiveram pelos do porto agora estou para ver se na segunda volta e igual
    JO
    Zero Zero
    2013-01-14 19h30m por joshua_556
    Juro que não entendo como é que um site, supostamente conhecedor de futebol, chega ao fim do texto e diz que o Abdoulaye entrou pra colocar gelo. É dificil entender que: Abdoulaye para central, Mangala para lateral e Alex para extremo? Na falta de soluções, só assim dava para manter o esquema.
    RI
    Ahahah
    2013-01-14 19h29m por RicardoJorgeCoelho
    nao nao e nada desse lance e um em que o gaitan ganha a frente ao fernando e depois cai dentro da area
    Apenas A VERDADE. . .
    2013-01-14 19h28m por PadreMalicias
    A BERDADE é que se o Puôrto tibesse gánho, ninguém estaba a falár de faltas e de foras de jôgo, NUM É???

    Tadinhos, empataram. pensavam que eram favas contadas. . . !!! Temos pena, afinal o resultado até não foi muito mau, se não fosse o vosso GR naquela grande defesa. . . :)

    Penso eu de que. . .
    RI
    bestmanager1983
    2013-01-14 19h22m por RicardoJorgeCoelho
    contato mas nao um jogo de apoios e suportes, ah e aquele lance do gaitan na area com o fernando nao foi nada? e que aina nao tive oportunidade de ver o lance
    RI
    bestmanager1983
    2013-01-14 19h14m por RicardoJorgeCoelho
    andebol e voleibol era ontem sobre os ombros do cardozo tem piada o mangala tao alto e preciso saltar sempre apoiado e o bandeirinha ali a frente ate se fazia de esquesito
    RI
    Benfica_Campeao _NN
    2013-01-14 19h11m por RicardoJorgeCoelho
    Concordo um ambiente excelente mesmo
    RI
    Ah e atençao
    2013-01-14 19h09m por RicardoJorgeCoelho
    digam ao senhor pereira que se esta na linha a olhar para o maxi pereira ele que va para o meio campo para ver as faltas que o lucho e o moutinho fizeram ah e que nao se esqueça do pontape do lucho ao carlos martins foi a frente dele e ele nao viu "e preciso ter coragem" ahah.
    RI
    Ahahahah
    2013-01-14 19h00m por RicardoJorgeCoelho
    nao sei se todos os acontecimentos deram na televisao entao, lembro-me muito muito bem daquele lance em que o porto ia marcando golo e a equipa medica esta em campo a assistir o mangala e que o jogador depois entra em campo com o arbitro mandou-o sair para ser assistido e ele levanta-se e entra em campo, moutinho pega numa bola e atira-a para dentro de campo so para o arbitro o veja e lhe de autorizaçao para voltar a campo ao fim de ser assistido, lucho que deu um pontape no carlos martins lo...ler comentário completo »
    quem foi prejudicado. . . porto
    2013-01-14 18h26m por dani321
    1:20m-Fora de Jogo mal Assinalado a Defour (Estava Isolado)…3:20m-Fora de Jogo Mal Assinalado a Alex Sandro…17m-Jardel Derruba Lucho-João Ferreira Não Vê…25m…Gaitan Atira-se para o Chão…João Ferreira Marca…34m-Fora de Jogo mal Assinalado a Varela…42m-Sálvio atira-se para o Chão…João Ferreira marca Livre á Entrada da Area do Fcporto…Quanto a Maxi Pereira…Hoje está Calmo…Faltas aos Minutos 6, 25 e 26…Mais um Jogo em que o Clube da Verdade Desportiva está a ser Roubado…Começa a 2ªparte…52m-Gaitan a...ler comentário completo »
    PR
    A BOLA
    2013-01-14 18h24m por previously
    Vi o mesmo que o utilizador __Jozef_Stalin__

    A BOLA, o jornal mais "vermelho" do país, põe em foco 6 lances do jogo e em todos eles é admitido que o árbitro tomou decisões que prejudicaram o Porto.
    Grande Helton
    2013-01-14 16h48m por Oporto via mobile
    Vieira engoliu disse. Helton melhor redes Portugal. Artur com Porto treme.
    E ainda queixam apito
    2013-01-14 16h45m por 1893_fcp via mobile
    Fomos prejudicados toda gente viu menos arbitro tunel. Com dois menos coisas eram diferentes.
    Esquecimento
    2013-01-14 16h34m por morinha
    No ano passado fizeram campanha contra a arbitragem durante seis meses, por causa do golo fora de jogo, este ano como foram claramente favorecidos até agradecem e elogiam o Arbitro amigo.
    dv_2000
    2013-01-14 14h46m por Balotelli_il_boss
    o jackson estava desmarcado e só tinha garay à frente(pouco mais de 3 metros), jardel estava um bocado mais ao lado. Agora só poderia saber o que o alex sandor pudesse fazer senão fosse marcado o fora-de-jogo, e tinha tambem varela para o servir

    E aleluia, és o primeiro benfiquista que culpa o fora-de-jogo ao fiscal em vez do proença que eu ouvi.
    _Anger_
    2013-01-14 14h39m por Balotelli_il_boss
    o fernando é agressivo às vezes, mas ali não vi maldade nenhuma. Gaitan é um jogador rapidissimo que apareceu logo ali num piscar de olhos
    dv_2000
    2013-01-14 14h37m por Balotelli_il_boss
    está em linha e além do mais, na dúvida beneficia-se o ataque. O lance não é opurtunidade de golo mas estava mas já estava lá jackson à frente da defesa do benfica desmarcado que poderia beneficar dum remate à entrada da grande area
    _A
    Balotelli_il_bo ss
    2013-01-14 14h32m por _Anger_
    oh balo, n me digas agora q o fernando tb nao é um jogador agressivo qd quer. . . .
    jogos históricos
    U Domingo, 13 Janeiro 2013 - 00:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    João Ferreira
    2-2
    Nemanja Matić 10'
    Nico Gaitán 17'
    Eliaquim Mangala 8'
    Jackson Martínez 15'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Negócio Mistério
    Podcast
    Novo episódio do Negócio Mistério
    No verão de 1999, depois de ter perdido Suker e Mijatovic, o Real Madrid tentou na Bósnia e Herzegovina encontrar outro filão dos golos dos balcãs.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    sparagufas 24-04-2024, 10:17
    Vic-54 24-04-2024, 10:07
    sexydriver 24-04-2024, 10:00
    naosabesonde 24-04-2024, 09:58
    ricardolouromartins 24-04-2024, 09:47
    Maia_1993 24-04-2024, 09:41
    Maia_1993 24-04-2024, 09:38
    ES
    Esi 24-04-2024, 09:37
    MI
    miguelreis1976 24-04-2024, 09:34
    JotaGo 24-04-2024, 09:34
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 09:13
    Tobin 24-04-2024, 09:11
    Diasmartins 24-04-2024, 09:02
    Diasmartins 24-04-2024, 08:59
    johnspencer 24-04-2024, 08:46
    Avalanche27 24-04-2024, 08:02