placardpt
      Rússia vence Portugal

      Rússia, à moda italiana, derrota Portugal

      2012/10/12 17:55

      A Rússia, com características de futebol italiano, segurou o cronómetro e uma vantagem sobre Portugal, alcançada aos seis minutos de jogo num lance fortuito. Portugal jogou, controlou, sufocou, mas não marcou, e sai da Rússia vergado a uma derrota injusta. Pragmatismo, estratégia defensiva e eficácia ditam o resultado final e colocam os russos no topo do grupo F, isolados e com nove pontos.

      Seis jogadores do Zenit no 11 inicial, três do CSKA Moskva. Quer queiramos quer não, Fabio Capello teve uma tarefa mais facilitada. Além de os seus jogadores já estarem mais habituados à baixa temperatura e ao relvado artificial, o técnico italiano ainda contava com a vantagem de meia equipa já se conhecer e jogar junta, o que em termos de entrosamento é mais do que facilitador.

      Paulo Bento não contou com as mesmas ajudas, apesar de as previsões iniciais serem piores. Pepe e Ronaldo acabaram por jogar de início, ficando de fora apenas Raúl Meireles, que ontem havia abandonado o treino mais cedo, por lesão.

      Em 20 minutos, no entanto, o cenário gelou mais ainda que os 3º que se faziam sentir em Moscovo: aos seis a Rússia colocou-se na frente do marcador e aos 20 Fábio Coentrão saiu lesionado, obrigando Paulo Bento a remendar a lateral-esquerda com Miguel Lopes.

      Não foi por aí, no entanto, que o sofrimento surgiu. Menos ainda pelo que a Rússia fez, que foi, diga-se, muito pouco. Foi mais pelo que Portugal não marcou, filme já visto. Aí é que as mãos foram à cabeça.

      Ataca, ataca, sofre e não marca

      Portugal mandou no jogo. Mas isto não quer dizer que não tenha sofrido a bom sofrer, mais, muito mais pelos falhanços do que pelos sustos, subido como se impunha depois de estar em desvantagem desde o minuto seis. Nem os russos contavam com aquele lance, até o público se surpreendeu. Rúben Micael perdeu a bola numa transição, Pepe e Bruno Alves falharam no diálogo e Aleksandr Kerzhakov só teve que encostar.

      Murro no estômago que não afetou a turma lusa. Se Paulo Bento havia dito que, mesmo em momentos adversos, a equipa tinha que fazer aquilo que treina, foi exatamente isso que aconteceu.

      Em cima da Rússia, ofensiva, organizada, num jogo de sentido único - a baliza de Igor Akinfeev – a equipa das quinas tentou, tentou, e a prová-lo surgiam os 63 por cento de posse de bola ao intervalo.

      Primeiro foi Postiga, de cabeça, que atirou por cima da barra, depois foi Bruno Alves, do alto da sua capacidade de impulsão, obrigando Akinfeev àquela que terá sido mesmo a melhor defesa da partida.

      ©Carlos Alberto Costa

      Da Rússia nada, apenas vontade nos contra-ataques e nada mais que isso, com inteligência, todos atrás da linha da bola e a provar aquilo que os portugueses já sabiam: Portugal tem melhor seleção, individual e coletivamente.

      O sufoco do segundo tempo

      Mais do mesmo. Portugal aumentou a posse de bola, o domínio, a circulação, instalando-se no meio-campo ofensivo e apertando os russos sem tréguas nem pausas.

      Primeiro Ronaldo, depois Micael, Nani também tentou. A equipa portuguesa, balanceada para o ataque, chegou a sufocar a turma russa mas o golo não saía.

      A injustiça do cronómetro que não parava, dos russos que mais pareciam italianos a defender – Capello ensinou-os tão bem – e do golo que não surgia pesavam sobre as cabeças dos internacionais portugueses, que jogavam em meio-campo apenas, o seu ofensivo, e justificavam, desde o primeiro tempo, muito mais do que um golo.

      Na segunda parte só dois lances merecem destaque da Rússia, ambos fruto de uma equipa que explora bem o contra-ataque e aproveita as mangas arregaçadas com que Portugal jogava, subido no terreno procurando o golo.

      Denis Glushakov recebeu de costas à entrada da área, rodou e rematou rasteiro para uma defesa apertada de Rui Patrício, o mesmo, Santo Patrício, que defendeu aos 82 um remate forte à entrada da área de Aleksander Kokorin.

      Daí até ao apito final do húngaro Viktor Kassai, mais cedo que o previsto, foi uma repetição do filme que já vimos. A Rússia jogou com o relógio, segurou a vantagem e garantiu os três pontos e a liderança isolada deste grupo de qualificação.

      Fica, no entanto, uma certeza: Portugal é superior, joga melhor e é claramente favorito na qualificação para o Mundial 2014.

      Na terça-feira há mais, no Dragão, contra a Irlanda do Norte, e com duas dúvidas importantes: Fábio Coentrão e Raúl Meireles.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RÚSSIA
      EMPATE
      PORTUGAL

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      A CULPA DO JOGO FOI DOS DC´S E DO GR
      2012-10-13 09h24m por Balotelli_il_boss
      a bola vinha direita ao GR e ele deixou-se sofrer e os DC´S estavam muito adiantados no campo, deveriam estar mais atras, pelo menos que houvesse um para marcar o kerzhakov.

      Sobre o mau passe do micael, maus passes acontecem sempre até no barcelona acontecem.
      PI
      Jogo
      2012-10-13 08h59m por Pinho352
      Um jogo que teve para mim um desfecho previsível, ou seja, a vitória da Rússia. Jogando em casa, tendo um mestre a treinar e sendo uma equipa organizada era normal que ganhasse.

      Não basta ter melhores jogadores, a equipa do Jorge Mendes já provou que joga pouco, há jogadores que não dão uma para a caixa, tipo Micael, João Pereira e Bruno Alves (este estava a dormir e a pôr a equipa adversária toda em jogo no lance do golo) e depois querem o quê?

      Milagres? Q...ler comentário completo »
      PI
      aconteceu afinal o costume
      2012-10-13 03h19m por pintinho1
      pois nao e por acaso que o ruben micael nao tem lugar no porto, nem no atl madrid, faz muitas asneiras daquelas. Depois o veloso nao tem lugar na equipa alem de muito lento e muito macio. O meio campo portugues jogou com 3 jogadores lentos, 1 deles disfarça com a tatica e a tecnica o moutinho. PBento mostrou porque nao e treinador de topo, e treinador para 2 e 3 lugares como no sportibg, alem de jogarem sempe os mesmos e das alteraçoes serem sempre iguais edemadiado teimoso, ninguem p...ler comentário completo »
      JO
      Gemizuk
      2012-10-13 03h16m por jonatan10
      Se na Russia poucas pessoas falam inglês (ou alemão), o que dizer do Brasil? kkkkkkk

      Garanto que muita gente que vier ao Mundial de 2014 vai sofrer um pouco por aqui.
      joaomanu9
      2012-10-13 01h52m por Gemizuk
      na maioria das vezes e o que acontece mas eles parecem nao se importar com isso. . .
      joaomanu9
      2012-10-13 01h47m por Gemizuk
      nao o ingles aqui nao é obrigatorio, tu aqui escolhes o ingles ou o alemao e depois safas-te da maeira que conseguires. . . por isso para uma viagem a russia e melhor aprender russo, levar um dicionario ou ir ao tradutor. . .
      Sim, posso dizer que a selecçao portuguesa aqui é prestigiada, por 2 grandes motivos:

      - A russia nao pertence a UE, e nao têm uma visao de portugal com a alemanha por ex

      - Por causa do ronaldo, aqui na russia ha muito poucos ou qu...ler comentário completo »
      joaomanu9
      2012-10-13 01h42m por Gemizuk
      é verdade sim, mas os russos nao sao pessoas que vêm as noticias, o que nao lhes acontece nao lhes importa muito. . . pelo menos e a ideia com que eu fico. . .

      Sobre a selecçao, eles no geral como ja disse gostam mais de nos do que os outros paises da europa. E qd ia jogar futebol eles ficavam todos impressionados, pois era portugal, um pais que so tinham ouvido falar na televisao (se tanto)
      joaomanu9
      2012-10-13 01h36m por Gemizuk
      é verdade, moscovo tem 11milhoes de habitantes, a primeira vez que eu fui a moscovo saimos do comboio e fomos para o metro (sao espetaculares as estaçoes de metro em moscovo) e eu vi tanta gente na Komsomolskoya, que eu virei para minha mae e disse - bolas, portugal inteiro veio a moscovo? eu nunca tinha visto tanta gente (com a excepcçao do futebol), para mim nao é normal tanta gente.

      A cidade onde eu vivo tem 500mil pessoas (tal como porto), no porto tem ruas de um sentid...ler comentário completo »
      concelho
      2012-10-13 01h36m por hakuna_matata
      Espinho, Mealhada, Oliveira de Azeméis, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Arouca. . . conheço mais ou menos bem.
      em Aveiro mesmo conheço o centro, a ria, São Jacinto, as pessoas que conheço do melhor.
      tudo 5*
      joaomanu9
      2012-10-13 01h30m por Gemizuk
      é um pais gigantesco sim, eu n sei como funcionam as coisas ca, mas acho que so mostram as coisas principais, eles nao vao para as cidades pequenas porque aconteceu n sei o que, como em portugal. Mostram so as noticias de moscovo basicamente. . .
      joaomanu9
      2012-10-13 01h25m por Gemizuk
      Vem ca, vem conhecer moscovo mas nao te queixes do frio (pode chegar aos 40º, negativos claro. . . )
      ehehehehehe
      Aveiro
      2012-10-13 01h21m por hakuna_matata
      Aveiro fantástico, só não gosto do ovos moles lol
      não sabia isso das padarias.
      joaomanu9
      2012-10-13 01h19m por Gemizuk
      Sinceramente, nao te sei responder. . . (ja que so tou aqui ha 2 meses. . . ) mas sao boas e lindas pa cara***
      Portugal
      2012-10-13 01h15m por hakuna_matata
      uma coisa é certa, nos portugueses tambem nunca estamos bem, temos sempre do que nos queixar lol

      eu conheço Aveiro, já fui muito feliz em Aveiro lol
      joaomanu9
      2012-10-13 01h15m por Gemizuk
      Aqui é por todo o lado, viras a cabeça para um lado ves um monte, viras para o outro ves outro monte delas. . . ehehehehehe
      santorini
      2012-10-13 01h12m por hakuna_matata
      santorini santorini ou creta, ia já passar umas boas ferias a Grécia lol
      hakuna_matata
      2012-10-13 01h11m por Gemizuk
      é verdade que em portugal tambem ha ordenados baixos e corrupçao em portugal mas na russia é bem pior, muito pior. . .

      eu vivi 2/3 da minha vida em portugal, ja que tou na russia comparo as coisas e para sinceramente, apesar da ma situaçao economica de portugal, portugal continua a ser um bom pais para viver, e qd as coisas melhorarem as coisas vao se endireitar. . .

      O governo é um bost* mas eu nasci na russia vim para portugal muito pequeno e para mim portug...ler comentário completo »
      Gemizuk
      2012-10-13 01h09m por hakuna_matata
      arredores do Porto, gaja boas mas mesmo boas boas é em Ermesinde lol


      viva a Ermesinde eheheh
      Hakuna_matata
      2012-10-13 01h07m por Anfield_Road_1982_LP
      Eu cá acho a Grécia boa, país muito bonito com uma religião interessante, a única coisa que faz aquilo tar em crise é a preguiça aguda das pessoas, pois lá o ordenado mínimo deles é de 800€ e queixam-se. LOL
      gigante
      2012-10-13 01h06m por hakuna_matata
      o gigante era uma moka eheheh
      doraemon e mesmo porreiro so a musica muito fixe tambem =)
      joaomanu9
      2012-10-13 01h05m por Gemizuk
      Para mim Portugal é o melhor pais para viver, pelo menos para crescer, nao sei se digo isso por passei a minha vida quase toda em portugal ou se é verdade. Mas eu escolho sempre portugal clima, pessoas, cidades, tudo

      Aqui a temperatura, ja esta quase no negativo, eu cheguei a casa com as pernas todas molhadas e nem sabia, ja no estadio tinha deixado de sentir as pernas. . .

      Os russos gostam tudo em grande a MKAD (estrada tipo a circunvalação mas a volta de...ler comentário completo »
      Joaomanu9
      2012-10-13 01h04m por Anfield_Road_1982_LP
      Eu via por ver, a minha vida é semelhante e diferente ao mesmo tempo, nunca tive uma mãe tãp exigente, e eu não sou tão aparatoso assim. . .

      Aos 5 anos de idade era sempre a ver. . . Eu ao lado da minha Mãe. :) Memórias.

      Onde vejo o ultimo episódio?
      Gemizuk
      2012-10-13 01h03m por hakuna_matata
      não venhas para Portugal lol fica a meio, Alemanha, Luxemburgo, Suiça. . . lol isto ca corrupção não falta, ordenados baixos é o que há mais, e muito desemprego.


      shin chan tambem era muito porreiro lol
      Jp7slb
      2012-10-13 01h00m por Anfield_Road_1982_LP
      Tudo fazia rir, depende era do que cada um fazia, e o Doraemon era fofo. *-*
      Joaomanu9
      2012-10-13 00h58m por Anfield_Road_1982_LP
      Já vi todos, era fanático, agora fiqui triste por saber do ultimo episódio. Deixara um sabor amargo ao ver os episódios.
      jogos históricos
      U Sexta, 12 Outubro 2012 - 16:00
      Luzhniki Stadium
      Viktor Kassai
      1-0
      Aleksandr Kerzhakov 6'
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      É Viral
      com video
      Plantel festeja o 20º título de campeão
      O Inter de Milão continua a partilhar imagens das celebrações do título alcançado esta semana, depois da vitória (1-2) frente ao rival AC Milan. Um deles ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      Ispeaksempolemicas 23-04-2024, 16:33
      moumu 23-04-2024, 16:19
      RI
      river_shannon_is_bac 23-04-2024, 16:18
      moumu 23-04-2024, 16:17
      moumu 23-04-2024, 16:16
      Platinum-Returns 23-04-2024, 16:11
      ZH
      zhar 23-04-2024, 16:10
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:06
      johnspencer 23-04-2024, 15:35
      Tobin 23-04-2024, 15:28
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 15:25
      carlos_batuta 23-04-2024, 15:14
      felipecamargodelima 23-04-2024, 15:13
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:58