placardpt
    FC Porto bate PSG

    James, a fórmula «anti-desperdício» (1x0)

    James Rodríguez resolveu aos 83 minutos aquilo que o FC Porto devia ter arrumado muito mais cedo. Os dragões bateram o Paris SG por 1x0, na 2ª jornada da Liga dos Campeões, e assumem com isso a liderança do Grupo A.

    Entrada forte do FC Porto com Ibra a assustar

    Se Carlo Ancelotti viajou da Cidade Luz com a curiosidade de ver o FC Porto, ao intervalo do desafio no Dragão já levava que contar aos seus jogadores. A entrada em jogo dos portugueses foi avassaladora e ao longo dos primeiros 45 minutos repetiram-se os lances de perigo junto à baliza de Sirigu. Ainda assim, o aniversariante Ibrahimovic nunca deixou que os portistas se entusiasmassem e foram dele as melhores ações do PSG.

    Mas primeiro o FC Porto. Em país de austeridade, os milhões de Paris não passaram com facilidade; aquela postura portista foi o cabo dos trabalhos para um PSG desconfiado, que deixou Pastore e Lavezzi no banco e apostou em três médios com tração atrás. Mas nem assim, porque de uma assentada contam-se seis ocasiões flagrantes do FC Porto só na primeira metade do jogo.

    James fez o Dragão respirar de alívio ©Catarina Morais
    Começou com um desvio de James Rodriguez logo aos três minutos que acabou nas mãos de Sirigiu e prosseguiu segundos depois com um tiro de Moutinho à malha lateral. Os primeiros cinco minutos foram diabólicos e só não culminaram com a vantagem portista por mero acaso. Do acaso acabou por nascer a primeira situação francesa: Helton entregou mal e Nenê cruzou perfeitinho para a cabeça de Ibrahimovic. O cabeceamento do sueco levava selo de golo, mas também uns centímetros de erro no cálculo.

    Verratti apresentava-se ao Porto como o «motor» do jogo parisiense e durante alguns minutos a equipa de Ancelotti respirou melhor, até sofrer novo susto aos 17 minutos, quando João Moutinho tirou tinta ao poste direito. Mas com Ibra, nunca se sabe e pouco depois o Dragão ficou em suspenso. De repente, o avançado sueco apareceu isolado mas quis desembrulhar um presente especial; era um golo de anatologia, aquele de calcanhar, mas Helton sacudiu para canto.

    Sempre com Ibra no retrovisor, o FC Porto procurou a felicidade na frente, mas Jackson, também ele de parabéns, errou o alvo depois de aparecer na pequena área a cabecear. Antes dele, James tinha visto Sirigu negar-lhe o golo que, diga-se, assentava que nem uma luva à superioridade portista na primeira parte. Parte que acabou envolta em polémica: Ibrahimovic – quem mais – isolou-se mas Howard Webb travou-o para assinalar falta a favor do... PSG. Falhou na lei da vantagem o juiz inglês e o FC Porto livrou-se de um golo quase feito.

    FC Porto seguiu mandão mas perdulário

    Assim como na primeira, foi a segunda. O PSG andou às voltas com nova entrada vertiginosa do FC Porto, parente «pobre» no estatuto financeiro mas que nem por isso deixou de esbanjar «à rico» o que podia – e devia – ter sido um resultado bem diferente. Da lentidão de Jackson (52’) ao remate à meia volta de James (59’), até à defesa de Sirigu aos pés de Varela (60’), a superioridade portista jamais se traduziu no mais importante e mais rentável às aspirações azuis e brancas: golos. Sim, no plural, porque o dragão teve crédito para isso e muito mais, mas gastou «à toa» perante um milionário que nunca se importou de sair do Dragão com as sobras pontuais.

    Mas há mais. Atsu, por exemplo, acabado de entrar não perdeu tempo em alistar-se no role dos perdulários, nomeadamente aos 79 minutos, permitindo nova defesa a Sirigu; tudo iso num encontro que só teve dois sentidos ao longo de 90 minutos: o do topo norte na primeira parte e o do sul na segunda. É certo que pontualmente o PSG subia, mas apenas para visitas inofensivas à baliza de Helton. 

    Por fim, o alívio no pé de James

    Foram 83 minutos de espera nervosa nas bancadas do Dragão. A superioridade portista parecia não encontrar correspondência no mais importante, até que James Rodríguez desatou o nó que o próprio FC Porto tinha criado nos minutos anteriores. O colombiano finalzou com um belo remate de pé esquerdo ao poste mais distante uma bola que sobrevoou a área do PSG e lhe caiu no pé que mais gosta. Mérito também para João Moutinho, construtor do lance no flanco esquerdo que acabou por valer o triunfo azul e branco.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CH
    mas cada um
    2012-10-04 15h58m por chourie
    tem a sua panca. . . o Ancelotti diz que ele é o melhor central do mundo,

    na minha opinião, num clube que o possibilite crescer em todas as suas faculdades e torna-se em senhor lateral, até lá , vamos vendo
    CH
    o cedric?
    2012-10-04 15h57m por chourie
    LOL
    FC
    Porto 1-0 PSG
    2012-10-04 13h05m por fcp19fcp
    Jogo fantastico do Porto. Um dos melhores da epoca, e contra uma equipa fantástica como o PSG que tanto investiu e tantas estrelas contratou. Nota máxima também para o golo do GRANDE James Rodriguez!
    HA
    jogo
    2012-10-04 12h33m por Halibut
    se não fosse o james era um empate, que comentário é este? lol, que eu saiba o james é jogador do FCP, se não fosse ele, podia ter sido outro, agora venha o Sporting que é para ganhar, VP mantém esta equipa, o miguel lopes fica no banco esta jornada.
    Portistas
    2012-10-04 12h30m por Portista-Portugues
    Nem todos os benfiquistas e sportinguistas são aziados, não generalizem ! Ontem houve muuuuuuuuuitos Portistas. . .
    Um abraco
    2012-10-04 11h49m por 1893_fcp via mobile
    Para todos os aziados. Somos Porto.
    PI
    SergioFcp19
    2012-10-04 11h22m por Pirisca
    O "problema" das teorias dele é q ele pretende passar a mensagem de que isto só se passa aqui. . . LOL
    SE
    jp7slb
    2012-10-04 11h10m por SergioFcp19
    1º comentário de jeito, parabéns.
    As tuas teorias e como consegues juntar diferentes assuntos num só, confunde tudo, de resto gostei desse último comment.
    LE
    FCPORTO
    2012-10-04 10h49m por let_it_be
    GRANDE FCPORTO, a ganhar naturalmente, pois é um GIGANTE da Europa, nos últimos 10 anos, tem 3 grandes conquistas europeias.
    Porto
    2012-10-04 10h36m por GreatBlue
    Resultado justo que peca por escasso. Podiamos ter feito o golo mais cedo e ate quem sabe ganhar por uma diferença confortavel.
    Agora temos que dar continuidade a este resultado e vencer as duas partidas com o D. Kiev para garantirmos 12 pontos e o apuramento.
    KA
    Grande
    2012-10-04 09h39m por KarelCV
    Jogo, Moutinho, Alex Sandro e James p'ra mim são os três melhores
    Porto
    2012-10-04 08h39m por cramos
    Parabéns ao Porto. Não vi o jogo, infelizmente, mas pelo resumo fizeram grande jogo e o PSG só não levou mais por pura sorte. Os oitavos estão cada vez mais próximos :)
    DR
    se. . .
    2012-10-04 03h56m por dragoN1893
    não fosse o golaço do James, era mais um empate a fazer lembrar o jogo do ano passado contra o Zenit no Dragão.
    PO
    jp7slb
    2012-10-04 03h15m por portocampeao97
    excelente comentario e apreciaçao ;)
    os meus parabens, ainda há quem saiba ver as coisas
    WI
    Todos
    2012-10-04 02h41m por wickedgame
    falam de Moutinho, James, Fernando que fizeram grande jogo, mas reparem no Alex Sandro, que craque, fez um jogão !
    JP
    JosephGoebbels
    2012-10-04 02h27m por jp7slb
    Não ves porque estão todos a pensar que o Estado é que deve ser:

    - Os militares preferem chular o Estado do que trabalhar numa empresa que produza algo para o país
    - Nas empresas de transportes estão famílias alentejanas inteiras- só a chularem sem se preocuparem em serem úteis à sociedade
    - 70% dos bons alunos vão para Medicina, quando pelo menos 70% desses 70% tinha muito maior voação para um área técnica.
    - As áreas das Humanidades estão cheias de gente ...ler comentário completo »
    PI
    verdades
    2012-10-04 02h26m por pintinho1
    o porto tem jogadores de classe mundial, james, alex sandro, danilo e atsu em breve, moutinho, depois tem mais uns quantos muito bons jogadores maicon, otamendi, fernando, lucho, varela, jackson, etc, medianos so kleber, castro, mlopes, mangala, por enquanto.
    JP
    Bruvista
    2012-10-04 02h10m por jp7slb
    Para já nunca foi a Suécia.

    Mais uma vez constato que nunca les bem os comentários dos outros.

    Eu disse um user que esteve durante uma temporada a viver na Suécia disse que o que eu disse era o que se passava na Suécia (sem eu ter a certeza que era verdade)

    Eu não estou a culpar a comunicação social, o futebol, as federações. . .

    Eu estou a culpar a cultura que é um fenómeno transversal a todos esses fenómenos. . .

    ...ler comentário completo »
    jp7slb
    2012-10-04 02h08m por Bruvista
    Tu misturas tudo, nao vou estar a gastar o meu tempo com pessoa que nao sabe manter a coerencia na conversa e as desvia para coisas sem sentido. . .

    Queres um culpado para a falta de praticantes de desporto culpa a Play Station. . . :)

    Vou agora conversar com a minha almofada que sem qq duvida e mais inteligente que tu. . . pq afinal nem vale a pena discutir com uma pessoa que se acha dona da razao e so diz barbaridades e faz comparaçoes sem sentido. . .
    ...ler comentário completo »
    JP
    JosephGoebbels
    2012-10-04 02h05m por jp7slb
    Não percebes-te o que eu disse Portugal é o 52º país da Europa com mais medalhas por habitante na Europa que tem 52 países. . .
    Conclusão estamos em último lugar. . .

    Queres saber quantas medalhas tem os países europeus com a nossa população

    Bélgica 10 403 951-139 medalhas
    Rép. Checa 10 220 911-33 medalhas (só contando desde que se separou da Eslováquia)
    Hungria- 9 930 915- 459 medalhas
    Bielorrússia- 9 685 768- 64 medalhas
    Suéci...ler comentário completo »
    jp7slb
    2012-10-04 02h02m por Bruvista
    Pronto fazes uma coisa, arranja um plano para as pessoas serem obrigadas a fazer outras modalidades. . .

    Agora nao culpes comunicaçao social nem politicas, a culpa ai e somente das federaçoes que tem que implementarem medidas para fomentar a pratica desse desporto, nao e ficarem a espera que as pessoas venham ter com eles. . . .

    Ridiculo es tu em pensar que podes obrigar as pessoas a nao gostarem de futebol e obriga las a fazer outros desportos. . .
    ler comentário completo »
    JP
    Bruvista
    2012-10-04 01h57m por jp7slb
    Se achas que se deve investir só no que dá retorno. . .

    Então havia uma maneira das televisões ganharem imenso dinheiro. . .

    Terem programas diários e publicidade sistemática de sexo. . .

    Meu percebe uma coisa. . .

    Se um milhão de pessoas estão a ver um jogo de futebol em casa, não estão noutro sítio ao mesmo tempo.

    Se não tiverem oportunidade de ver esse jogo, passaram o seu tempo doutra forma e gastaram noutro se...ler comentário completo »
    JP
    JosephGoebbels
    2012-10-04 01h49m por jp7slb
    Isso significa que as modalidades não tem propaganda nenhuma na comunicação social, porque se assim fosse pelo menos 5 milhões de pessoas sabiam que eram estes desportistas. . .

    Por isso não existe propagandas a essas modalidades e elas assim nunca podem crescer como deviam. . .
    JP
    JosephGoebbels
    2012-10-04 01h47m por jp7slb
    Mas como é que se criam tardições e desenvolvem culturas. . . É sempre porque alguém tem uma iniciativa. . .

    Porque o futebol existe porque alguém o inventou. . .

    Portugal é que não desenovle cultura nenhuma a nível da educação e por isso é que estamos como estamos. . .

    É uma questão cultural não biológica. . .

    Mas para ti devemos resignar-mos e achar que está tudo bem só porque é a nossa cultura e sermos o 52º país da Europa em 52 com mais medalhas por habitante. . .

    Ok. . .
    jp7slb
    2012-10-04 01h45m por Bruvista
    Agora quase que me fazias morrer de rir. . .

    Com as tuas filosofias esatares a falar de liçoes de economia e de rir sem parar e logo tares a dar liçoes de economia a quem. . . looool

    Daqui a um bocado estas a como o outro a chamar ignorantes, pq tu e que sabes tudo e nao passamos na tua cadeira de economia. . .

    Quem percebe minimamente de economia nao diz barbaridades como tu dizes de estar a prejuadicar e diminuir receitas naquilo que da retorno ...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Quarta, 03 Outubro 2012 - 00:00
    Estádio do Dragão
    Howard Webb
    1-0
    James Rodríguez 83'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Técnico abordou a arbitragem do último jogo
    Nuno Espírito Santos, técnico do Nottingham Forest, recordou a arbitragem da última partida diante do Everton. O técnico português corroborou do comunicado do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41
    TH
    TheRocker 26-04-2024, 17:31
    moumu 26-04-2024, 17:25
    moumu 26-04-2024, 17:22
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:20
    moumu 26-04-2024, 17:20
    Tobin 26-04-2024, 17:17
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 17:16
    moumu 26-04-2024, 17:14
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:10
    moumu 26-04-2024, 17:07
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:02
    AngelEyes 26-04-2024, 16:55
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 16:42