placardpt
    Dois anos de Paulo Bento

    Paulo Bento há dois anos no comando da seleção

    2012/09/22 16:13

    Faz hoje dois anos que Paulo Bento iniciou funções como selecionador nacional. O ex-treinador do Sporting entrou na estrutura da Federação Portuguesa de Futebol numa altura conturbada mas não há dúvida de que os resultados melhoraram desde setembro de 2010.

    Quando Paulo Paulo Bento assumiu a seleção nacional, Portugal estava em grandes apuros na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2012. Um empate com o Chipre e uma derrota com a Noruega colocavam a seleção das quinas em maus lençóis.

    No entanto, com Paulo Bento regressaram os bons resultados e o percurso foi quase imaculado até ao final da fase de grupos, tendo sido apenas manchado com a derrota na Dinamarca na última jornada que, juntando à vitória da Suécia sobre a Holanda noutro grupo, obrigou Portugal a disputar o play-off com a Bósnia-Herzegovina.

    Paulo Bento há dois anos no comando de Portugal ©Catarina Morais
    Numa repetição do play-off para o Mundial 2010, pois os bósnios também foram os adversários dos portugueses, Portugal voltou a levar a melhor, empatando a zero em Zenica e ganhando por 6x2 no Estádio da Luz.

    Ainda assim, foi num clima de pessimismo que Portugal iniciou a campanha no Campeonato da Europa de 2012. Com Alemanha, Dinamarca e Holanda no grupo, poucos pareciam acreditar no sucesso da seleção que, na verdade, apenas parou...nas meias-finais.

    Nas grandes penalidades frente à Espanha terminou o sonho de Portugal ser campeão europeu, depois de ter deixado para trás a Dinamarca e a Holanda na fase de grupos e a República Checa nos quartos-de-final.

    A excelente prestação na Polónia e Ucrânia reconciliou os portugueses com a seleção e isso tem-se notado na fase de qualificação para o Mundial 2014. Portugal leva dois jogos e duas vitórias, sendo que nas duas partidas contou com um forte apoio do público. No Luxemburgo, o contingente português que lá vive não deixou escapar a oportunidade de apoiar os jogadores lusos e em Braga, frente ao Azerbaijão, a lotação do Axa esgotou.

    Selecionador conseguiu devolver os portugueses à seleção ©Carlos Alberto Costa
    O regresso do melhor Cristiano Ronaldo à seleção

    As críticas em torno das exibições de Cristiano Ronaldo com a camisola de Portugal eram uma constante. Os portugueses queriam golos do melhor jogador português da atualidade mas a verdade é que não viam na seleção as maravilhas que o capitão da seleção fazia nos clubes que representava, primeiro o Manchester United e depois o Real Madrid.

    A verdade é que com a chegada de Paulo Bento até os números de Cristiano Ronaldo melhoraram na seleção portuguesa. Com Carlos Queiroz, o número 7 apontou apenas dois golos em jogos oficiais, frente ao Luxemburgo, no apuramento para o Mundial 2010, e diante da Coreia do Norte, na prova realizada na África do Sul.

    Com Paulo Bento, Cristiano Ronaldo marcou sete golos na fase de qualificação para o Euro 2012, tendo apontado mais três na fase final do Campeonato da Europa. No apuramento para o Mundial 2014, o capitão já conta com um golo em dois jogos. Contas feitas, 11 golos em 15 jogos oficiais por Potugal com Paulo Bento no comando.

    As mudanças no 11 sem Bosingwa e Ricardo Carvalho

    Com a chegada de Paulo Bento houve várias mudanças naquele que é o 11 tipo da seleção portuguesa.

    ©Catarina Morais
    Rui Patrício tirou o lugar a Eduardo e passou a ser o novo dono da baliza da seleção. A defesa, por sua vez, deixou de contar com Ricardo Carvalho e Bosingwa, jogadores que foram afastados por Paulo Bento durante o apuramento para o Euro 2012. Com isso, Bruno Alves assumiu-se como titular e João Pereira, que nunca tinha ido à seleção, passou a ser o novo dono do lado direito.

    No meio-campo, destaque para a presença de Miguel Veloso e de João Moutinho, jogador que inexplicavelmente ficou fora das contas de Carlos Queiroz no Mundial 2010 após ter sido dos mais utilizados na fase de apuramento.

    No ataque, Hélder Postiga, que nunca foi opção com o anterior selecionador, passou a ser a referência no centro, ladeado pelos habituais Cristiano Ronaldo e Nani.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EZ
    Paulo Bento
    2012-09-23 12h44m por Ezpecial
    O homem certo para estar na selecção neste momento. Sem dúvida que merece todo o respeito e mérito por parte dos portugueses. Aqueles que não o respeitam apenas podem ser chamados de ingratos, pois levar uma selecção a qual esses ingratos diziam "não prestar" ás meias finais e perdendo daquela forma azarada não é nada fácil e exige muito trabalho, atitude e competência.
    FORÇA PAULO. FORÇA PORTUGAL!
    RI
    xiii
    2012-09-23 12h36m por ritoac
    Com bons jogadores prefere mete-los no banco e usar Flops como o Nelson Oliveira e Postiga, Varela esta em melhores condições que esses nem sei porque o mete sempre no banco, Portugal tem um ponta.
    PAULO BENTO 3
    2012-09-23 12h00m por Balotelli_il_boss
    ele conseguiu melhorar a equipa não é por aspectos tecnico-taticos mas sim por impor liderança e conseguir afastar o mau ambiente que havia no balneario. Depois os jogadores fizeram tudo o resto. A unica tatica que ele inventou na seleçao foi substituir meireles por varela para tornar a equipa mais dinamica e mais ofensiva porque de resto ele poe sempre os mesmos a jogar, a mesma tatica e as mesmas funçoes que haviam antes de paulo bento ser selecionador. A maquina ja esta montada, so preci...ler comentário completo »
    PAULO BENTO
    2012-09-23 11h51m por Balotelli_il_boss
    esqueci-me do AVB que tambem é melhor que ele
    PAULO BENTO
    2012-09-23 11h50m por Balotelli_il_boss
    pra mim nao passa dum treinador mediocre e com grande medo de arriscar. A sorte dele são os jogadores que levam a equipa às costas e não ele com as suas taticas(que nao tem quase nenhumas). Acho leonardo jardim, jose peseiro, jose mourinho, domingos paciencia, pedro martins e jorge jesus(pode ter teimosias e invençoes, mas tem uma cultura tatica bem superior à dele) melhores que ele.
    Paulo bento é um treinador claramente sobrevalorizado.
    TREINADORES
    2012-09-23 11h26m por rmhmp
    Melhores treinadores portugueses da atualidade:
    1º José Mourinho
    2º Paulo Bento
    3º Jorge Jesus e Manuel José
    4º Vítor Pereira, Domingos, Leonardo Jardim, Vilas Boas, José Peseiro
    5º Paulo Alves, Pedro Martins, Sá Pinto, Rui Vitória, Jaime Pacheco, Manuel Cajuda, Paulo Sousa. . .
    NO
    paulo bento
    2012-09-22 21h48m por nota_artistica
    digam o que disserem, este treinador fez com a seleçao o que ja nao se fazia ha muito tempo, jogar bem à bola.
    e quanto a convocatorias, claro que ha sempre opinioes, e eu tambem nao concordo com algumas mas o que
    é facto é que, mais que um conjunto de jogadores, o PB constroi equipas, e isso nao é facil
    que fique por muitos anos
    Grande
    2012-09-22 20h17m por Portista-Portugues
    Paulo Bento, sempre gostei dele, no SCP como se diz mais abaixo, com pouco ovos fazia omeletes ! E com Portugal, fez nos acreditar, e ainda o faz !
    CH
    yellow_boy17
    2012-09-22 19h43m por chourie
    não sei se apanhei no teu comentário ou não mas n interessa, se quise se responder directamente a ti fazia-o.

    peguei nesse crítica porque é a que oiço mais por aqui. . .

    obrigado pelo esclarecimento na mesma: "mas eu disse "o aspecto mais fraco" e não o ponto fraco. "
    chourie
    2012-09-22 19h29m por yellow_boy17
    Não sei se estavas a falar do meu comentário, mas eu disse "o aspecto mais fraco" e não o ponto fraco.
    CH
    ??
    2012-09-22 19h23m por chourie
    se o ponto fraco de paulo bento sao as convocatorias, so podemos dar-nos por contentes, temos um dos melhores selecionadores do mundo.

    convocados sao 20? 20 e tal?

    so jogam 14.
    FC
    sempre adorei o paulo bento
    2012-09-22 18h55m por FcPorto_
    o sporting de paulo bento, tinha momentos muito bons, e momentos muito maus. . . . mas o sporting nos sabemos como é
    Quem acreditava em Paulo Bento?
    2012-09-22 18h44m por dmdm59
    Eu vou ser sincero eu fui um daqueles entre a maioria que também não acreditava neste treinador na altura Paulo Bento não era visto como o treinador ideal para a selecção das quinas devido aos seus resultados que teve enquanto treinador do SCP. . . ainda me lembro. . . vários jogadores que eram importantes retiraram-se da selecção tal como Simão, Tiago, Miguel, Paulo Ferreira, Deco. . . e para juntar isto tudo, Portugal andava ainda com a polémica de Carlos Queiroz, a selecção estava to...ler comentário completo »
    IV
    Pinho352
    2012-09-22 18h17m por ivsk_017
    O eliseu já foi convocado, aliás quando o coentrao esteve lesionado foi ele que jogou a titular, e por acaso nesse jogo até perdemos. . . Portanto teve a sua oportunidade. . . Agora se nao a soube aproveitar é outra coisa. . . Não vejo grandes hipoteses de jogar no meio campo. . . Ia tirar quem?? O nani ou o ronaldo???
    Não digo que não possa voltar a ser convocado, parece-me que tem possibilidades, agora não é justo dizer que nc teve a sua oportunidade!
    Pinho352
    2012-09-22 18h13m por yellow_boy17
    Concordo que o aspecto mais fraco do P. B. são as convocatórias mas tens que reconhecer que a selecção melhorou muito desde a mancha do Queiroz. . .
    PI
    Paulo Bento
    2012-09-22 18h09m por Pinho352
    É tão bom que continua sem se perceber porque nunca chama o Eliseu, o melhor jogador do Málaga e um jogador polivalente, que vale mais do que muitos jogadores daquele meio-campo que, com excepção do Moutinho, está fraco.

    E continua a promover jogadores que nunca provaram nada para ir à selecção tipo Éder ou Nuno André Coelho e só lá vão pelo tacho.

    E depois dizem que não há lugares cativos. Pois não, são sempre os mesmos convocados. . .
    IV
    nefaray
    2012-09-22 18h06m por ivsk_017
    Sim é verdade, em 2006 tb fizemos um bom mundial. . . Fomos eliminados pela França, mas tinhamos sem dúvida uma equipa mais forte, tinhamos já na altura jogadores de grande calibre em grande forma. . Neste momento o paulo bento nao tem uma selação tao forte na minha opinião, mas temos liderança. . .
    E também temos já um estilo de jogo consolidado. . Não é precisso mts treinos p saberem o k o treinador quer e isso é uma vantagem!
    AF
    Na minha opinião
    2012-09-22 18h04m por afonsocfel
    O Paulo bento é o 2º melhor treinador português. Só mesmo ultrapassado pelo Mou. No SCP com uma equipa bastante mais fraca do que o que a equipa atual fazia praticamente milagres. Com poucos ou quase nenhuns ovos fazia omeletes. Quando entrou na seleção disse logo, havemos de ir longe. Até agora, vai-se confirmando a pouco e pouco a minha perspectiva e o meu palpite. Um grande senhor Paulo Bento
    HULK ESMAGA
    2012-09-22 18h04m por miami_boy
    Marcou 1 golo frente ao Krylya Sovetov. . . mas. . . ultimos 3 jogos do Zenit depois da Chegada dos "Magnificos leva 2 DERROTAS e 1 EMPATEEEEEE
    PO
    paulo bento
    2012-09-22 18h02m por portocampeao97
    no fim desta epoca sai v. p e entra paulo bento
    AZ
    Paulo Bento
    2012-09-22 17h40m por Azigoth_2
    Sem duvida a melhor coisa que aconteceu no nosso futebol estes ultimos anos. . .

    Espero que consigamos continuar com o bom trabalho

    : )
    NE
    ivsk_017
    2012-09-22 17h27m por nefaray
    em 2006 ate tinhas seleçao
    IV
    Melhoramos bastante
    2012-09-22 16h56m por ivsk_017
    Tendo em conta o mundial que fizemos, em que jogavamos com metade da equipa em que os jogadores eram centrais de origem. . . Enfim. . .
    Não somos a melhor seleção do mundo, mas temos um GRUPO, algo que já não via desde EURO´2004. . . O paulo bento tem algo que agrada muito. . . Chama-se espirito de liderança. . . Não há cá lugares cativos. . . Ou se dá ou máximo. . . Ou fora!!! Sem dúvida construiu uma equipa! :)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Destino: Saudade
    Podcast
    Rui Miguel Tovar no zerozero
    O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país, do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15