Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

betclic.pt Odds
FK KapazAzerbaijão
MoldáviaFC Dacia
FC FloraEstónia
GibraltarLincoln Red Imps
Partizani TiranaAlbânia
EslováquiaSlovan Bratislava
Supertaça
FC Porto vence Supertaça

Jackson resolve à boa maneira de um 'thriller'! (1x0)

2012/08/11 22:38
Texto por Duarte Monteiro

Noite de festa em Aveiro, com o regresso do futebol 'a contar' aos estádios portugueses. A primeira taça da época, a Super, vai de viagem até ao Porto, porque Jackson Martínez resolveu a partida aos 90 minutos, com o golo da vitória portista por 1x0.

Só Ricardo entrou nervoso nos estudantes

Como está adulta e madura esta Académica, sem complexos de equipa média ou de valor menor, mesmo que o adversário da noite se tenha chamado FC Porto, por sinal o bicampeão do nosso futebol. Não foi exuberante - nem pouco mais ou menos -, mas olhou o dragão bem de frente e travou uma luta na qual esteve sempre na disputa aos pontos até bem perto do fim. Cai de pé, como se diz.

O duelo, à boa maneira estudantil, teve algo de «caloiros versus doutores.» A Briosa, estreante no palco de uma Supertaça Cândido de Oliveira, apanhou pela frente o grande dominador da prova, agora com 19 Supertaças a reinarem no museu do Dragão. Ainda assim, e apesar do respeito natural, foi um «bando» de novatos a irritaram os mais credenciados pela história.

Jackson foi protagonista do primeiro título da época para o FC Porto ©Catarina Morais
Mas nem tudo brilhou no manto negro. Ricardo, por exemplo, mostrou logo aos 30 segundos que o nervosismo lhe morava no corpo, quando deixou que a bola lhe fugisse perigosamente para a linha de golo. Aos 17' saiu em falso a um canto de James Rodríguez - tal como aos 61' - e aos 27' não conseguiu segurar um livre de Maicon. Sorte para ele que Christian Atsu falhou o remate que sobrou.

E por aqui já vamos nos momentos 'Porto' da noite de Aveiro. O campeão continua lento nos processos e Defour não é, claramente, João Moutinho. O primeiro foi titular, o segundo substitui-o aos 57 minutos. Ainda assim, foram do FC Porto as melhores ocasiões, como a bela jogada entre Lucho e Miguel Lopes: o lateral cruzou atrasado mas o remate de James acabou nas mãos seguras - agora sim - de Ricardo.

Até ao descanso, dois momentos. O primeiro, aos 39', num livre batido por Hélder Cabral. O topo norte do Municipal de Aveiro festejou, enganado pela ilusão de ótica da baliza oposta. Helton voou sem hipóteses mas a bola tocou na parte errada da linha. Por fim, aos 45', um cabeceamento de Mangala a assustar Ricardo.

Crescimento azul até ao thriller de Jackson

Agora, a vez de Jackson Martínez. O reforço colombiano dos dragões passou 45 minutos a jogar de costas para Ricardo e no primeiro lance do segundo tempo atirou por cima, já dentro da área academista. Mostra que tem «pés» para a bola, embora estes ainda procurem o caminho certo para o futebol portista. Contudo, iria resolver de cabeça, bem perto do fim. Mas já lá vamos.

Já com Moutinho em campo - só podia, face à nulidade de Defour -, o FC Porto cresceu na intensidade (nem sempre na qualidade) e forçou a Académica a um redobrar na concentração. Numa das vezes em que conseguiu esticar-se, Salim Cissé trocou os passos e esqueceu-se de rumar à baliza de Helton. Parecendo que não, estava quase isolado. Pouco tempo depois, uma história de redenção. Ricardo, o do nervosismo no corpo, brilhou ao mais alto nível. A defesa ao remate acrobático de Otamendi é soberba!

Vivia-se por esta altura, a 25 minutos do final, um assédio assombroso do FC Porto à baliza da Briosa, com o cenário a repetir-se das bancadas para o relvado. O dragão atravessava o melhor momento de todo o jogo, mas a baliza continuava um corpo estranho aos azuis e brancos. A Académica, essa, vestiu-se para sofrer e lá foi aguentando o sonho ao compasso disciplinado dos minutos, resistindo até ao golo anulado a Jackson. E Salim Cissé, aos 84', até teve na cabeça o chamado «golpe de teatro.»

No entanto, esse estava guardado a «sete chaves» para o minuto 90, qual ato apoteótico em Aveiro. Jackson Martínez, o reforço de peso, resolveu o jogo de cabeça, num golpe a bater Ricardo e que selou a conquista da 19ª Supertaça por parte do FC Porto. E assim, à primeira, Jackson resolveu o thriller.

Comentários (80)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Ja foi ?
2013-06-30 14h49m por miticaCamisa10SLB
isto deu na tv?
NU
POLVO
2012-08-12 11h08m por nunooo
http://scoutfootstars. [. . . ] . pt/ Analise à performance do Fernando (POLVO), fantástico. . . .
HA
jogo
2012-08-12 05h00m por Halibut
Deduzi uma coisa neste jogo, o djalma devia ser emprestado ou vendido, não é jogador para o Porto, Miguel Lopes vai ser útil pois joga na direita e esquerda, o mangala parece-me que se faz jogador, defour muito apagado (precisa de mais andamento), o lucho tem de ter alguém que o substitua quando começar a perder fôlego, o james ou até o kelvin. de resto parece-me tudo bem. jackson é forte, tem técnica, posiciona-se bem, é jogador de equipa, mas é importante que faça golos, tem o que é preciso.
1676
2012-08-12 01h07m por Tintim1893
isso e mais os jornais a tentar desvirtuar completamente as declarações para desestabilizar o porto
16
tintim1893
2012-08-12 00h57m por 1676
as declaraçãos do moutinho é que demosntram que se passa alguma coisa . (pelo menos o que li nos jornais , logo tambem pode ser super exagerado ) e o vp falha um bocado na gestão de balneario , era por isso que para mim funcionou muito bom com o vilas-boas , um geria mais balneario e o outro lidava com o treino propriamente dito
16
tintim1893
2012-08-12 00h54m por 1676
percebo isso , mas ve-s claramente que o moutinho faz imensa falta ao modo de jogar da equipa . o defour é bom jogador mas nao consegue minimamente substituir . por mim nem me importava que o defour substitui-s o lucho num inicio de jogo para mais tarde entrar o lucho mais fresco . temos que nos começar a habituar á ideia que ele ja nao tem a mesma frescura e que , para mim, seria uma boa arma para mexer com os jogos a meio da segunda parte .
em relação ao jackson concordo plenament...ler comentário completo »
1676
2012-08-12 00h48m por Tintim1893
Jackson Martinez e bom jogador precisa ainda de ter mais ligação com o resto da equipa mas isso e normal e precisa de mais cruzamentos como o que resultou em golo porque ele e muito bom no ar!!
1676
2012-08-12 00h46m por Tintim1893
Ele deixou o Moutinho no banco por que era injusto o Defour ter feito a pré época toda a titular e o Moutinho chega e era logo titular e mais para não deixar o Defour descontente!!!
16
vp
2012-08-12 00h38m por 1676
este treinador arranja cada confusão com os jogadores , nao sabe lidar com eles e depois são cenas destas. . . ja foi o mesmo com guarin , belushi, fucile etc . . . agora o alvaro pereira e o moutinho pelos vistos que veio dizer que o treinador é que tem que justificar porque nao foi titular. .
se um jogador nao quer estar no porto que vá embora mas ja foram quatro jogadores titulares "limpos" do balneario (3 se nao contarmos com belushi ) a ver como vem o hulk e como fica o mou...ler comentário completo »
_A
barkfire52
2012-08-12 00h04m por _Anger_
são eras. . . foi a era do salazar, agora é do pinto da costa LOL :)
Brilha_SLB
2012-08-12 00h04m por RicardoJRPereira
Simplesmente porque tem menos dias de treino que os colegas.

Não me parece dificil de perceber.

vê quantos jogos tem o Moutinho na pré época, e os restantes.
_A
1oFCP
2012-08-11 23h59m por _Anger_
a unica coisa comprovada é a atitude do luisao. . .

de resto, td exagero



barkfire52
2012-08-11 23h51m por Redhawk
caro user se soubesses do q falas saberias q na data da morte do ditador era o sporting o clube mais titulado do país no futebol como tb saberias que o benfica era durante a ditadura a unica entidade do país que tinha eleiçoes livres. contra factos nao há argumentos. acresce dizer q o clube da luz tev como presidente no tempo do estado novo um dos fundadores do partido comunista- curioso para clube do regime como insinuas.
_A
Jozef_Stalin_20 12
2012-08-11 23h48m por _Anger_
eu acho q escreves mt bem mas se calhar quem n lê bem as coisas es tu! eu disse logo q o luisao deve ser castigado, LOGO, assumi, AO CONTRARIO DO Q DIZES, q o jogador é culpado, agora NÃO TENTEM ARRANJAR MAIS DO Q AQUILO Q REALMENTE SE PASSOU, DESDE DESMAIOS, A CABEÇADAS ETC ETC.

ja que são tao correcto, e defendem tt a verdade, pq nao condenam tb o que o arbitro fez ao maxi? tb é tentar branquear??


sejam coerentes

o luisao merce ser ...ler comentário completo »
pouca magia
2012-08-11 23h47m por lucho3gonzalez
continuo a ver este Porto com muito pouca magia no meio campo.
Muito trabalho vê-se. Na defesa sobretudo é evidente a solidez.
Mas é preciso mais do que "carregadores de piano" na equipa. Não sei se é de ser o início da época mas o James está com pouca magia nos pés. Este que era suposto ser o creativo do meio campo.

Que chegue o dia 31 de Agosto rápido para ficar tudo resolvido de vez. Hoje fiquei muito mais convencido de que Hulk vai sair.
Espero que...ler comentário completo »
erro
2012-08-11 23h45m por Jay-Jay_Okocha
*Ele foi
voltei_ale
2012-08-11 23h45m por Jay-Jay_Okocha
Ele o jogador que causou mais desiquilibrios no Porto, tirou varios cruzamentos perigosos e ainda esteve seguro a defender. Fez um grande jogo.
E BEM JACKSON
2012-08-11 23h41m por fcphenrique
ES O MELHOR AVANÇADO DE PORTUGAL !
voltei_ale
2012-08-11 23h40m por Jay-Jay_Okocha
O Miguel Lopes calou-te hoje. Grande exibição.
Jozef_Stalin_20 12
2012-08-11 23h40m por British_Wisdom
Deve ter sido o Academica que jogou contra o SCP nao? Mesmo atrevimento, mentalidade defensiva etc. . . ne? So que um pouco mais fraca pois nao tem Adrien que fazia muito no meio. . (e ainda cedric mas deve haver um substituto a altura)


Entao, este Porto vai dar trabalho na Liga Portuguesa?
_A
Jozef_Stalin_20 12
2012-08-11 23h40m por _Anger_
mas o q teve isto a ver com a equipa adversária?
Jackson resolve. . . . .
2012-08-11 23h38m por AlwaysTruth
com um golo há Luisao!
_A
Jozef_Stalin_20 12
2012-08-11 23h37m por _Anger_
sabes o que leio? conheces me?
. .
2012-08-11 23h36m por Jay-Jay_Okocha
la esta o Pinto da Costa a "picar" o Benfica hahaha
barkfire52
2012-08-11 23h36m por Redhawk
salazar??? falaste mesmo de salazar? sabes ao menos do q falas? nao brinques com coisas serias. qd nao se sabe mais vale nao dizer nada.
jogos históricos
U Sábado, 11 Agosto 2012 - 20:45
Municipal de Aveiro
Olegário Benquerença
1-0
Jackson Martínez 90'
Tópicos Relacionados
OUTRAS NOTÍCIAS
Euro
Oficial
Eliminados do Euro 2016
Desde maio de 2012 no comando técnico da seleção inglesa, Roy Hogdson entende que é chegado o momento de sair.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
MielcarskiFCP 27-06-2016, 23:02
maninblue 27-06-2016, 22:59
petitor 27-06-2016, 22:58
ThePunisherFCP 27-06-2016, 22:56
TomPen94 27-06-2016, 22:55
TomPen94 27-06-2016, 22:55
MielcarskiFCP 27-06-2016, 22:54
ZN
Zninguem 27-06-2016, 22:54
GO
GoLions 27-06-2016, 22:53
Mikhal18 27-06-2016, 22:51
iSMURF4 27-06-2016, 22:51
ThePunisherFCP 27-06-2016, 22:51
HJ
hjtc 27-06-2016, 22:51
SO
Somos_Benfica 27-06-2016, 22:50
MielcarskiFCP 27-06-2016, 22:48
ZN
Zninguem 27-06-2016, 22:47