placardpt
    Antevisão da II Liga

    O ano das equipas «B» na Honra e do «boxing-day»...

    2012/08/10 01:05

    Já se chamou simplesmente Liga de Honra, depois mudou para os nomes dos patrocinadores. Agora, chama-se apenas II Liga, mas continua com a mesma emoção e ambição de sempre. Na antecâmara do arranque de mais uma edição da II Liga o zerozero.pt faz a viagem pelo segundo campeonato mais importante de Portugal.

    Num país dominado pelos «três grandes», a II Liga tem conseguido, a espaços, algum destaque junto do grande público, sobretudo (e isto conta muito) porque a II Liga costuma ter emoção até aos últimos instantes.

    Esta temporada entram em ação 22 equipas. As jornadas passam de 30 para 42, com a realização de jogos entre o Natal e o Ano Novo. Isso mesmo. A II Liga vai ter uma espécie de «boxing-day», como em Inglaterra.

    Sobre as equipas «B» pode consultar toda a informação aqui.

    Falamos agora das restantes 16 equipas que podem aspirar a subir de divisão: umas pelo peso histórico, outras pelo investimento - mesmo em tempo de crise - e outras pela aposta nos mais novos.

    Vai começar a luta pela subida de divisão

    Começamos esta 'viagem' pela II Liga com as equipas que teoricamente aspiram a subir: Desportivo das Aves, Belenenses, Feirense e Naval.

    ©Catarina Morais
    Nas Aves mora uma equipa que tenta fazer o que «não foi feito» na última época. O Desportivo quase subiu de divisão, mas o Moreirense levou a melhor. Agora, os rapazes da Vila das Aves têm nova chance.

    Já o Feirense tenta nova subida ao escalão maior do futebol e acabar com o fenómeno 'ioiô'. Henrique Nunes continua no comando dos fogaceiros e não promete, uma vez mais, «mundos e fundos». Seja como for, a ambição passa por recolocar os azuis na Liga portuguesa. A formação da Feira perdeu Paulo Lopes para o Benfica, mas ganhou Pires (autor de 13 golos na última época).

    Quanto à equipa da Naval entra na nova temporada com a ideia fixa da subida de divisão. O quarto lugar da última época «soube a pouco» e Filó, o treinador, procura estar na corrida da II Liga. Luís Tinoco chega para a defesa, Tozé Marreco e Di Paula para o setor mais avançado dos figueirenses.

    No Restelo, Mitchell Van Der Gaag tenta colocar o histórico Belenenses de volta às luzes da ribalta. Ricardo Alves e André Teixeira chegam das camadas mais novas do FC Porto, enquanto que Desmarets – que passou pelo Vitória de Guimarães – é o reforço mais sonante do emblema da Cruz de Cristo.

    O que esperar do Santa Clara e do Leixões?

    Nesta corrida pela II Liga, os adeptos devem contar sempre com o Santa Clara e Leixões.

    Em Matosinhos são vários os pontos de interrogação. O clube dos bebés só à última da hora conseguiu garantir a inscrição na prova e perdeu vários jogadores importantes. Ainda assim, Horácio Gonçalves tenta construir um plantel para fazer uma campanha «de peito erguido, sempre na luta, por um ideal...».

    Já nos Açores, o Santa Clara foi buscar Reguila ao Trofense, Porcellis ao Fátima e Hélder Godinho ao Brasov da Roménia. A formação de Luís Miguel cumpre a nona época seguida na Liga de Honra e tenta, para já, fazer uma temporada tranquila.

    Em busca da manutenção...

    A correr pela tranquilidade estão a Oliveirense e o Penafiel.

    A formação de Oliveira de Azeméis cumpre a quinta temporada consecutiva na prova e tem andado sempre intrometida na luta pela subida. João de Deus, que na última época fez uma interessante campanha no Atlético, está aos comandados da equipa.

    Em Penafiel, o rigor orçamental continua a imperar. O emblema duriense aposta na «prata da casa», depois de perder Manoel para o SC Braga. Com uma equipa sem reforços de luxo, mas com matéria-prima de qualidade, o Penafiel pode ser um outsider a ter em linha de conta.

    Já o Trofense vive dias complicados e não se esperar um ano fácil. A equipa está a ser construída com atraso, mas o treinador – Professor Neca – já mostrou ser capaz de operar «milagres».

    ©Catarina Morais
    Na Tapadinha, o Atlético volta a ser liderado por António Pereira. Após as renúncias de Filipe Moreira e Lázaro Oliveira, o «Mourinho dos pobres» é a solução escolhida pela estrutura. O plantel sofreu uma razia, mas chegaram reforços com experiência de 2ª Liga: Tininho, Vítor Moreno, Quinaz e Rui Varela.

    Na luta pela manutenção corre ainda o União da Madeira, de Pedrag Jokanovic. A equipa insular tenta fazer uma temporada tranquila e conta com um reforço de peso: Hugo Morais.

    Nesta viagem pela II Liga, resta falar do Arouca, Freamunde, Covilhã, Portimonense e Tondela.

    O Arouca continua a ser liderado por Vítor Oliveira, um treinador com vasta experiência no mundo da bola e capaz de operar subidas de divisão, mesmo quando não se espera.

    Em Freamunde procura-se um novo ciclo de tranquilidade. Nuno Sousa é o treinador e conta com Pinto (ex-Moreirense) como reforço mais sonante.

    Quanto ao Covilhã, Portimonense e Tondela esperam garantir a manutenção o quanto antes.

    O Tondela, de Vítor Paneira, estreia-se na competição ao fim de 79 anos de história. A equipa perdeu Batatinha e Hélder Lopes para o Beira-Mar, mas garantiu Cândido Costa.

    Agora sim, a bola já pode rolar nos campos da Liga de Honra.


    Quadro completo (Jornada 1):


    Segunda Liga 2012/2013: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Leixoes
    2012-08-10 17h03m por tuareg1969
    Parece-me que um comentario de um utilizador chamado "chulice" a proposito do Leixoes é bastante inapropriado e apenas denota azia e um odio despropositado. . . Deveria talvez preocupar-se mais com o seu clube (se é que o tem) do que estar a fazer afirmações anti_Leixoes!
    CH
    leixoes
    2012-08-10 16h36m por chulice
    os peixeiros não vão poder disputar a subida porque lá para janeiro o fisco fecha-lhes a porta
    BORA COVILHA!!
    2012-08-10 14h12m por SS44
    Covilha este ano tem excelente equipa. . vamos ver se e desta que voltamos ao maximo escalao do futebol profissional!!
    FORÇA DESPORTIVO!!!
    2012-08-10 13h18m por swoop_boy
    Ferrenho: claro que não. As B não podem subir (mas podem descer). Penso que Feirense, St. Clara e Naval são os principais candidatos. Estou curioso em relação ao meu Aves e ao Sp. Covilhã (boa pré-época).
    F3
    LOL
    2012-08-10 13h06m por F3rr3nh0-
    Pergunta estupida, se caso uma das equipas b ganharem campeonato, podem sibir para primeiro escalão jogando juntos das equipas A's?
    SL
    PENAFIEL
    2012-08-10 11h37m por slb_forever7
    FORÇA PENA
    RE
    Subir de divisão
    2012-08-10 11h34m por rEd_plAyEr
    As equipas B's não podem subir de divisão certo?
    Carrega!
    2012-08-10 11h34m por PP11
    Crrega Benfica.
    II Liga: a Liga dos pobres. . . .
    2012-08-10 11h31m por tuareg1969
    Concordo parcialmente com a análise feita aos candidatos teoricamente mais preparados para a subida de divisão: Se o Belenenses, Feirense e Naval têm de forma indiscutivel esse estatuto, parece-me que há duas equipas mais que no arranque apresentam argumentos mais sólidos que o D Aves: estou a falar do Sporting da Covilhã (apesar de estar nesta divisao de forma administrativa) e do Arouca (forte apoio financeiro do presidente - já que adeptos saõa apenas umas centenas. . . ).
    Quanto á...ler comentário completo »
    Só espero
    2012-08-10 10h47m por luso08
    que o Covilhã não ande outra vês a lutar até as últimas pela permanência, é conseguir a manutenção rapidamente e depois tentar o melhor lugar possível.
    FR
    Previsões
    2012-08-10 05h34m por fredmundus
    No meu entender, por aquilo que vi até agora, há uma equipa muito candidata a subir que é o Santa Clara. . Há um punhado de equipas capazes de se intrometer na luta, lideradas pelo feirense, seguido de perto pelo belem e covilhã. . O união, o aves também têm boa equipa. . É claro que o meu Freamunde tem uma palavra a dizer, muitos projectam-nos dificuldades mas acredito piamente numa temporada nos lugares cimeiros!
    Tanto floreado mas falta a verdade
    2012-08-10 03h16m por pemartins
    Pintar de cor-de-rosa é bonito mas a tinta não pega nestas paredes. Chamem as coisas pelos nomes e chamem à Liga de Honra aquilo que ele foi durante todos os anos da sua existência até hoje: a desgraça financeira dos clubes que a jogam. O clube que tem o azar de jogar esta liga por 3 ou 4 épocas seguidas fica para lá de falido.
    As equipas B são uma balãozito de oxigénio, mas se os Bês dos grandes fazem uma época desportiva má então em vez de balão de oxigénio passam a ser pedragulho p...ler comentário completo »
    Portimonense
    2012-08-10 02h43m por Benficarlos
    FORÇA PORTIMONENSE. . . . . .
    TU
    Segunda Liga.
    2012-08-10 01h32m por TugaFootball
    Eu acho que a ll Liga é a Liga, mais imprevisível que já vi . . . nunca podemos dizer achamos que vais descer, subir ou manter-se.
    Tem muita qualidade, só faltas mesmo os clubes terem melhores condições financeiras para atraírem melhores jogadores, e para terem boas condições de trabalho, aposta nos jovens portugueses e mais publico do estádio.
    E agora com as 6 equipas B, vai ficar muito interessante.

    II liga
    2012-08-10 01h14m por rfpr22
    Apesar de ser muito competitiva a qualidade dos jogos é muito baixa.
    A parte de haver mais jogos é bom, Portugal tem mesmo de seguir o exemplo de Inglaterra para melhorar o futebol em portugal.
    Tópicos Relacionados
    Competição

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47