placardpt
    Espanha está na final

    Fàbregas deu a estocada rumo à final (0x0; 2x4)

    2012/06/27 22:28

    Num jogo elétrico houve muitos momentos de alta tensão, embora com alguns jogadores em claro curto circuito. Paulo Bento e Del Bosque trocaram de fusíveis, mas o empate durou até aos penáltis. Na noite de Donetsk a lotaria saiu à Espanha.

    Moutinho pauta o ritmo, Ronaldo foca a baliza

    A história de séculos moldou as fronteiras dos países da Península e determinou entre eles uma rivalidade ancestral. Havia uma presença na final para garantir e por isso, Portugal e Espanha tentaram resolver o jogo desde cedo.

    A primeira parte não teve golos, mas foi bem jogada entre duas seleções que procuraram não errar. Portugal foi tentando, quase sempre, empurrar Espanha para longe da sua área, mas o tiki-taka lá ia aparecendo.

    ©Carlos Alberto Costa
    Aqui e ali os espanhóis conseguiam espaço para explanar o seu futebol, com a presença de Iniesta, embora a primeira situação de perigo da Roja fosse protagonizada pelo «patinho feio» Arbeloa. O jogador do Real Madrid quase inaugurava o marcador, aos nove minutos, numa jogada espetacular do ataque espanhol: Iniesta a cruzar, Negredo a falhar o desvio e a bola a sobrar para o lateral-direito, que rematou por cima da baliza de Rui Patrício.

    A resposta lusitana ao aviso espanhol não tardou num «passe de letra» de João Moutinho, em pleno ar, com Ronaldo a rematar de primeira, mas com a bola a sair acima da barra da baliza espanhola.

    Depois disso, Iniesta quase marcava aos 29 minutos. A bola circulou pelos pés de Negredo e Xavi antes de chegar ao criativo do Barcelona. O remate, em jeito, saiu por cima da barra da baliza portuguesa.

    Até ao descanso a pressão inteligente de Portugal intensificou-se e obrigou nuestros hermanos a procurar outras soluções para fazer a bola chegar ao último terço luso, nomeadamente, através do jogo direto. Ainda assim o nulo manteve-se ao intervalo.

    Dúvida soberana durou até aos penáltis

    O mesmo cenário manteve-se no regresso dos balneários com a Espanha a circular a bola e Portugal a tentar sair com perigo para o ataque, mas sempre a «estancar» o ADN espanhol na relva.

    O relógio, esse, avançava e a questão física começava a imperar numa partida que teve 48 mil adeptos no Donbass Arena.

    A Espanha aparentou estar mais desgastada, até porque teve menos dias de recuperação do que Portugal face aos encontros dos quartos-de-final. Quem não se importou com isso foi Ronaldo que ia pedindo aos colegas para subirem no terreno.

    Aos 71 minutos, os corações portugueses e espanhóis ficaram em suspense. Ronaldo sofreu falta em «carreira de tiro». O estádio fez silêncio para ver o que ia sair dos pés do madeirense e, verdade seja dita, a bola não passou muito longe da baliza de Casillas.

    Ainda assim, é bom que se diga, a melhor ocasião de golo, durante os 90 minutos, pertenceu a Ronaldo. Os lusitanos saíram para o ataque numa situação de quatro para três, com Meireles a desmarcar o capitão e CR7 a acertar mal na bola e a enviar o esférico para a bancada! Seria português o golo aos 90 minutos.

    No tempo de prolongamento o desgaste foi notório e tudo acabou por ser resolvido na lotaria dos penáltis.

    Moutinho e Bruno Alves tremeram na lotaria, Fàbregas e Ramos não

    No momento das grandes penalidades, foi Xabi Alonso o primeiro a falhar, mas Moutinho, do FC Porto, não fez melhor e permitiu a defesa de Casillas.

    Depois foi a vez de Iniesta e Pepe que não falharam. No terceiro pontapé, Piqué focou Patrício e não falhou, tal como Nani.

    Seguiu-se Sergio Ramos que não tremeu e marcou à «Panenka».

    Os «nervos» passaram para Bruno Alves. Ele não podia falhar, mas falhou. O antigo jogador do FC Porto partiu para a bola e atirou com estrondo na barra. Os ferros também tiveram uma palavra, neste caso a última, no derradeiro pontapé de Fàbregas. O médio do Barcelona atirou para o fundo da baliza. A Espanha levou a melhor sobre Portugal. Uma das equipas que Platini imaginou... está na final.

    3ª final consecutiva para a Espanha, depois do Euro 2008 e do Mundial de África do Sul 2010. Poderá ser também o 3º título consecutivo, constituindo o «triplete».
    Nos últimos 54 anos, a Espanha só derrotou Portugal durante o tempo regulamentar por 2 vezes (total de 13 jogos, amigáveis e oficiais). Este foi o 35º jogo entre as 2 seleções.
    Portugal já falhou a passagem às finais de uma competição internacional por 5 vezes (em 6 «meias-finais»); apenas o conseguiu no Euro caseiro de 2004. As 6 «meias-finais» foram conseguidas num total de 11 presenças em fases finais.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Quadro completo (Meias-Finais):


    Euro 2012: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EU
    euro
    2012-06-29 12h54m por eurico20
    eu vejo mta gente a criticar o k vez e o deixou de fazer a seleçao. . . aki nao se pode comparar nada simplesmente aconteceu o tinha de acontecer, so tivemos mt azar durante todo o europeu. . . agora agente k kritica cria os ver no lugar deles haver o k faziam, provavelmente nada. . . podiam nao ter ganhado nada mas pelo menos lutaram com tudo k tinham, deram o seu melhor, mostram entre ajuda, e jogaram com amor ao pais, foram uns verdadeiros guerreiros. . . Força Portugal
    PI
    BMRC30
    2012-06-28 17h38m por Pinho352
    Sou da mesma opinião. Portugal apenas se preocupou em anular a Espanha e pouco em jogar.

    Jogou para o empate como se diz, poucas oportunidades teve (aquela ao minuto 90 podia ter sido golo), no prolongamento a selecção não se viu e podia bem ter perdido o jogo nesse período, deixou tudo para os penalties e foi o que foi.

    A nossa equipa podia bater-se com a Espanha, era preciso jogar sem medo, ser organizados (a selecção foi), mas faltou dominar o meio campo...ler comentário completo »
    IG
    BMRC30. . .
    2012-06-28 16h41m por Igor_23
    Imagina já agora se tivéssemos tantas soluções como a Espanha. . . acho que é preciso dar grande mérito à nossa selecção, dadas as circunstâncias e poderios, nós fomos gigantes!
    IG
    BMRC30
    2012-06-28 16h39m por Igor_23
    Pá a única coisa que se pode apontar à nossa selecção foi PB ter mexido tarde. Meireles é jogador para 70 mins, depois esgota-se, Nani não desiquilibrou e Ronaldo esteve muito só lá na frente. Notou-se a falta de Postiga e essencialmente notou-se a falta de soluções no banco! Mas ainda assim a Espanha só criou real perigo após o meio campo ter dado o pifo final! Digo, se tivéssemos metade das soluções no banco que a Espanha (deixar Fabregas no banco, que luxo!), ganharíamos confortavelmente!
    GL
    Penaltis
    2012-06-28 14h42m por glostblee
    so digo uma coisa se todos os penaltis fossem marcados como o do bruno alves era muito mais dificil defender pois ali o guarda-redes nem cheira foi pena ir a trava
    IG
    Lotaria dos penaltis!!!!!!
    2012-06-28 12h53m por Igor_23
    Verdade que Portugal sempre se deu bem com penaltis, mas creio que são a situação mais injusta do futebol! Portugal fez uma exibição brilhante, anulou a Espanha até ao prolongamento e não passou por não ter suplentes ao nível dos nuestros hermanos! Creio que neste tipo de jogos, uma decisão por penaltis é uma autêntica lotaria, é quase a mesma coisa que mandar uma moeda ao ar, portanto creio que os órgão máximos do futebol deveriam começar a pensar em melhores soluções, pois já vamos em de...ler comentário completo »
    UD
    Orgulho português
    2012-06-28 11h55m por UDScampeao
    Ontem, mostrámos à Europa e ao Mundo que temos muito para dar no futebol. Ontem, batemo-nos olhos nos olhos com os campeões da Europa e do Mundo e houve alturas em que os dominámos !E só temos de estar orgulhosos, porque nos batemos até ao fim e caímos como deve cair uma grande equipa, com dignidade. E já falta pouco para o Mundial de 2014, em que acredito que podemos voltar a fazer boa figura, porque com este nosso futebol nós podemos ganhar a qualquer equipa do Mundo. Força Portugal, sempre contigo!
    MF
    borradosespanho is
    2012-06-28 11h40m por MFCR_Peste_Amarela
    tu ja metes nojo
    RU
    fabinho_isback_ ZH_CH
    2012-06-28 11h40m por Rui_Santos_doZZ
    Vou pegar no teu comentário e analisar, o Nelson Oliveira fez realente 0, ou até -1.
    Agora quando dizes que temos que agradecer aos lagartos e tripeiros, só se for pela formação porque que joguem lá actualmente não me parece.
    Rui Patricio - Fez uma grande intervenção em todo o campeonato nem tempo teve para brilhar, apesar de achar que é um grande guarda-redes e o futuro da seleção juntamente com o Mika
    João Pereira - o elo mais fraco, era bem substituído pelo Miguel ...ler comentário completo »
    RU
    borradosespanho is
    2012-06-28 11h33m por Rui_Santos_doZZ
    já chega cala-te o árbitro turco não teve influência abre os olhos
    MF
    borradosespanho is
    2012-06-28 11h31m por MFCR_Peste_Amarela
    o rapaz tu continuando assim nao aguentas ca muito tempo
    SN
    azulado
    2012-06-28 10h49m por SNOWMAN
    Os Ingleses bem que precisam, a nós aconteceu pela primeira vez, nestas andanças.
    AZ
    OUVI DIZER
    2012-06-28 10h47m por azulado
    Ouvi dizer que a Inglaterra e Portugal vao organizar uma conferencia pra discutir competencias e tacticas nos penaltis?
    E' verdade?
    SN
    antonio1973
    2012-06-28 10h35m por SNOWMAN
    Se, se, se. . . se tivessemos no banco: Mata, LLorente, Torres, se, se, se, se. . .
    AN
    Substituiçoes
    2012-06-28 10h31m por antonio1973
    Podiam ter vindo mais cedo se o Paulo Bento poe o Varela a jogar logo nos 90 minutos em vez do N. Oliveira
    Portugal podia ter ganho bem o jogo
    ANGELITO007
    2012-06-28 09h06m por caf23
    És uma tristeza!! Como é ke tens coragem de dizer isso? Se nao fosse os tais tripeiros Portugal nao tinha chegado onde chegou, principalmente o Moutinho. Nao é so por acaso ke em toda a europa o compararam ao Xavi. E pra n dizer ke é dos 2 jogadores ke mais correram no Euro. Mas Portugal teve sucesso. E o segredo é ke nenhum jogador do Benfica jogou a titular. PORQUE SERÁ??
    PI
    Jogo
    2012-06-28 09h05m por Pinho352
    Melhor em campo: Fábio Coentrão

    Sem dúvida, o jogador do Real Madrid fez um grande Europeu, foi o melhor jogador de Portugal contabilizando os jogos realizados, com Pepe e João Moutinho logo atrás.

    Claro que a UEFA dá sempre (e estupidamente) o melhor em campo para a equipa vencedora e na minha opinião seria o Iniesta, o melhor jogador europeu da actualidade, mas a escolha recaiu no Sérgio Ramos, talvez pelo acerto defensivo e pelo penalti marcado de surpresa.
    N Oliveira
    2012-06-28 08h57m por federico10
    Não fez lá grande coisa, mas também não surpreende ainda é muito jovem, ainda tem muito para aprender. . .
    PI
    fabinho_isback_ ZH_CH
    2012-06-28 08h48m por Pinho352
    Não. Eu até acho que o AdamGaspar tem alguma razão.

    A nossa equipa partiu para o jogo exclusivamente a pensar em anular o adversário e em jogar pouco, via-se muita garra, muita organização e entreajuda de todos, mas na hora do ataque estavam poucos e oportunidades ao longo do jogo, foram muito poucas.

    Um remate perigoso do Ronaldo na primeira parte, livres falhados na segunda e uma oportunidade clara no minuto 90, em que o último passe foi mau e provocou em...ler comentário completo »
    tristeza
    2012-06-28 08h45m por angelito007
    tinham de ser dois tripeiros a dar cabo do sonho
    Portugal
    2012-06-28 08h37m por westside
    F. Coentrao - 5 estrelas
    Moutinho - 5 estrelas
    Pepe e B. Alves - 5 estrelas e segurissimos
    M. Veloso - Muito bom
    Nani - Podias ter explodido
    H. almeida/Postiga/N. Oliveira - Esforçados
    Portugal
    2012-06-28 08h33m por westside
    Antes demais, sou do FC Porto. Ontem fiquei Fodid. . .
    Portugal merecia passar á final !
    Este Europeu nao tivemos sorte. . . Até os postes. 6 bolas nos ferros ! A do B. Alves bate e sai a do Fabregas bate e entra. Estou orgulhoso de PORTUGAL !
    A sério?
    2012-06-28 06h48m por AdamGaspar
    Vamos mesmo achar-nos a melhor equipa da Europa? Visto que é isto que significa ganhar um Europeu de futebol.

    A Espanha é e foi, muito superior a Portugal, não só no jogo, mas em toda a passagem imaculada que fez pelo Europeu, nós não conseguimos fazer o nosso jogo, o que nós tentámos fazer foi parar o deles, e sair em contra-ataques rápidos e depois manter pressão, não tinhamos equipa para isso o que foi por demais evidente olhando para factores como o desgaste fisicio,...ler comentário completo »
    ID
    borradosespanho is
    2012-06-28 04h31m por IDanielGarrido
    nao sei como teve paciencia para escrever tantos comentarios mas estou plenamente de acordo!
    borradosespanho is
    2012-06-28 03h24m por rubmik90
    acho que já chega. já percebemos que odeias o platini e queres lhe fazer guerra. mas agora já cheira mal sempre a mesma coisa.
    jogos históricos
    U Quarta, 27 Junho 2012 - 19:45
    Donbass Arena
    Cuneyt Cakir
    0-0
    (2-4 g.p.)
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42