PortuguêsEnglishFrançaisEspañolDeutschItalianoBrasilInternational
RSS
Facebook
Twitter
Blog
Mobile

J(Amor) de Briosa (1x0)

2012-05-20 18:59




Gostaria de comentar? Basta registrar-se!

 
Ficha de Jogo
Comentários

73 anos depois a Taça de Portugal está de regresso à cidade dos estudantes. Diz a música que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida, mas o mesmo pôde hoje aplicar-se ao Estádio do Jamor, na perspetiva dos adeptos da Académica, logicamente.

Num palco carregado de história e num jogo entre dois clubes históricos, ou não estivesse de um lado o Sporting, que esteve presente na inauguração do Estádio Nacional em 1944 e venceu a primeira final da Taça de Portugal realizada no Jamor em 1946, e do outro a Académica, que foi a primeira equipa a inscrever o nome na lista de vencedores da prova-rainha do futebol português em 1938/1939, foram precisos apenas quatro minutos para encontrar o sucessor do FC Porto.

Na primeira tentativa de chegar perto da baliza defendida por Rui Patrício, a Académica encontrou logo o caminho do golo. Os estudantes, que não pisavam o Jamor há 43 anos, não podiam ter desejado melhor regresso, com a primeira explosão de alegria a surgir na sequência de um cabeceamento certeiro de Marinho, após cruzamento de Diogo Valente.
 

Marinho acaba de marcar o golo que valeu a segunda Taça de Portugal à Académica ©Catarina Morais

Desde cedo em vantagem, a Académica optou por se manter uma equipa bem organizada e coesa a defender e atacar apenas pela certa, dando a iniciativa de jogo ao Sporting. Mas a equipa de Ricardo Sá Pinto, essencialmente na primeira parte, esteve bastante apática e longe de dar um «rugido» que impusesse respeito ao adversário e que deixasse clara a mensagem de que queria conquistar a 16ª Taça de Portugal do palmarés.

Resultado disso, a primeira parte é fácil de resumir. O Sporting foi a formação com mais posse de bola, mas não conseguiu materializar esse dado estatístico favorável em ocasiões de golo, pois, a bem da verdade, Ricardo nem sequer foi posto à prova. A Académica, por sua vez, foi eficaz no único lance de perigo que teve e isso justificava o 1x0 que se registava ao intervalo.

Sporting acordou, Académica aguentou e Ricardo defendeu tudo

O lance do golo da Académica foi o único em que realmente a bola rondou com perigo alguma das balizas, mas a segunda parte foi bem distinta, com ambas as equipas a terem oportunidades para sair do Jamor com um resultado diferente.

Logo a abrir, Edinho teve duas oportunidades claras para ampliar o resultado a favor da Académica. Na primeira, isolado por Adrien, permitiu a defesa a Rui Patrício e na segunda teve muita fraca pontaria, rematando bem torto após uma incursão veloz de Marinho na grande área.

Mas ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, o Sporting reagiu e desta vez mostrou que a equipa de Pedro Emanuel teria que suar bem mais se quisesse sair vencedora do duelo. Diego Capel, após um passe em profundidade, quase conseguiu desviar a bola do alcance de Ricardo, mas o guarda-redes da Académica, com serenidade, resolveu a questão.



Sporting melhorou na segunda parte, mas a Académica esteve sempre bastante personalizada e soube defender a vantagem ©Catarina Morais

Pouco depois foi a vez de Onyewu, na sequência de um lance de bola parada, a cabecear a bola perto do poste da baliza da Académica, chegando a dar a sensação de golo aos adeptos do Sporting.

A resposta da Académica também surgiu de bola parada e aos leões valeu Schaars, que de cabeça tirou o segundo golo ao adversário mesmo em cima da linha de baliza e já com Rui Patrício completamente batido.

O jogo estava vivo e Ricky van Wolfswinkel finalmente apareceu no jogo para colocar a defesa contrária em apuros por duas ocasiões consecutivas, valendo em ambas a atenção de Ricardo, que conseguiu defender os remates do holandês, primeiro quando este estava isolado perante si e depois após um cabeceamento ao primeiro poste.

Na reta final da partida, o Sporting, como seria de esperar, começou a apertar mais com a Académica, mas a organização demonstrada pelos estudantes desde o primeiro minuto manteve-se até ao apito final de Paulo Baptista. Antes disso, porém, Schaars, na cobrança de um livre, e Jeffrén ainda proporcionaram duas grandes defesas a Ricardo, guarda-redes que pelo que defendeu na etapa complementar levou os adeptos leoninos ao desespero.

Nas bancadas, à medida que os minutos tornavam o fim mais próximo, a mancha negra composta por centenas de capas de estudantes presentes fez-se notar e foi ao som de cânticos de incentivo à briosa perante o desalento dos leões que a final da Taça de Portugal terminou com a conquista da Académica, que venceu a competição pela segunda vez na sua história.


O Jogo
Portugal Taça de Portugal 2011/2012
2012/05/20, 17:00
Oeiras
Sporting
Sporting Clube de Portugal
0:1
Académica
Associação Académica de Coimbra - O.A.F.
Marinho 4'
Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.


Notícias Relacionadas
2014-05-18 Onzes oficiais: regressam Enzo e Salvio, Nuno surpreende na frente
2014-05-18 Equipas chegam em clima de euforia
2014-05-18 Jamor: Estádio septuagenário repleto de simbolismo
2014-05-18 Fernando Gomes: «Espero um excelente jogo»
2014-05-18 Onda vermelha invade a mata verde do Jamor
2014-05-18 Última chamada para mais uma página de história...
2014-05-17 Nuno Espírito Santo: «Dificilmente conseguirei enganar o Jorge Jesus»
2014-05-17 Carlos Xistra: «Os jogadores confiam em mim»
2014-05-16 André Vilas Boas promete: «Domingo vamos jogar para ganhar e conquistar a Taça»
2014-05-16 André Gomes: «Queremos ganhar o troféu e conseguir algo histórico»
2014-05-16 Rio Ave espera um Benfica «cansado» no Jamor
2014-05-12 Carlos Xistra no Jamor
Comentários (250)
Gostaria de comentar? Basta registrar-se!
JoseSFortissimu s por Pirisca2012-05-21 11h07m
Não vês lá escrito o motivo pelo qual o processo foi arquivado pelo Ministério Público? A n ser que aches q fui eu q inventei. . . . LOL


Pirisca por JoseSFortissimus2012-05-21 11h05m
Excertos de noticia sem contexto, são susceptiveis de 1001 interpretações!


JoseSFortissimu s por Pirisca2012-05-21 11h03m
Um exerto da notícia:

"O caso foi arquivado pela FPF e o Ministério Público confirmou terem existido alegados actos de corrupção, embora não tenha sido provado que a viagem ao Brasil de Carlos Calheiros e família tenha sido para pagar favores ao FC Porto"".




JoseSFortissimu s por Pirisca2012-05-21 10h57m
Amigo, o motivo pelo qual o FCP foi ilibado nesse processo foi o q eu referi em baixo, n foi pq n existia nenhuma factura. . .


Pirisca por JoseSFortissimus2012-05-21 10h54m
Isso é completamente falso, não ficou provado que houvesse viagem, nem havia factura!


JoseSFortissimu s por Pirisca2012-05-21 10h51m
Só podes estar a brincar Boato. . . . ??????

Sabes pq é q o FCP foi ilibado deste processo? não foi por falta de provas, foi pq o Juiz entendeu q n havia uma relação directa entre esse pagamento (ficou absolutamenteb provado esse pagamento, como te disse o próprio FCP nunca desmentiu esse facto, nem o podia fazer, havia uma factura paga pelo FCP) e favorecimentos q o árbitro pudesse ter feito ao FCP.

Claro que o juiz devia ser a madre teresa de calcutá, achar ...


Pirisca por JoseSFortissimus2012-05-21 10h45m
Isso é completamente falso, no caso do FC Porto isso não passou de um boato inventado, como a do suposto jantar com o árbitros do jogo com o Villareal, aliás, em todos os processos, Pinto da Costa foi ilibado de todos! Antes de falares, informa-te! Eu não falei no SCP não sei para que vens dizer isso! Atacaste logo o FC Porto, com algo ofensivo e mentiroso, vê se atinas rapaz!


JoseSFortissimu s por Pirisca2012-05-21 10h35m
Eu n sou do SCP, mas para já é d caso do SCP q n há provas há indicios.

No caso do FCP houve provas, apareceu uma viagem paga a um árbitro, aliás o FCP nunca desmentiu isso, veio é dizer q tinha sido paga por engano, era a esta falta de provas q te referias?


Pirisca por JoseSFortissimus2012-05-21 10h10m
Acusar sem provas é muito bonito. . . enfim. . .


FCP_azul por Pirisca2012-05-21 09h43m
Ainda bem q desta vez houve justiça, pq no ano em que o FCP pagou uma viagem ao Brasil a um árbitro houve a injustiça do FCP ter sido campeão.



lolololol por Slb_quintacity2012-05-21 03h01m
claro que nao me esquecerei, se vier a confirmar-se lembrarei-me logo do que tu disseste, ate lá, é apenas e só um rumor


nao por Slb_quintacity2012-05-21 02h56m
me acredito nisso, mas. . . nnc se sabe :)


coach2 por Slb_quintacity2012-05-21 02h46m
ai sim?onde viste isso?lol



ENTAO por Slb_quintacity2012-05-21 02h15m
nao aparece aqui o domingos?ahahahah, que melao deve ter


Gostei por Swyzzar2012-05-21 00h49m
É engraçado como os Benfiquistas vêm falar de anti-sportinguistas e vice-versa quando os maiores crimes de corrupção assentam no SLB e no FCP. As diferenças são que o Porto sabe esconder as provas (daí o Pinto da Costa ser grande) enquanto o Benfica e Sporting fazem tudo à descarada. Mas enfim, quem vem aqui falar de outros clubes além do SCP vs AAC que ontem foi disputado uma final, onde a BRIOSA foi grande, eu pessoalmente e, como conimbricense e estudante que sou, estou muito feliz. 7...


. por Valliant2012-05-21 00h47m
Coimbra?! Só a arder . . .


que passarinhos. . ai ai! por anglikanu2012-05-21 00h30m
Para muitos daqueles sportinguistas que muito olham para aquilo que o SLB faz época após época - pois na verdade são essencialmente anti-benfiquistas, vejam-se aqueles festejos exacerbados no final do Sporting-Benfica para o campeonato! - aqui fica o TOMEM LÁ E EMBRULHEM!

Diga-se também que essa instituição nem deveria estar presente na final depois das palhaçadas que foram as arbitragens do Nacional-Sporting e do Sporting-Marítimo com o colinho que tanto jeito deu mas que ning...


XanDiii por redceltic2012-05-21 00h20m
abraço e ate amanha


redceltic por XanDiii2012-05-21 00h19m
bem tou de saida vamos ver o que calha amanha. . . ate amanha abraço


XanDiii por redceltic2012-05-21 00h19m
e que o benfica dispensou. . . enfim. . .

afinal ha uma novidade: hugo viana apontado ao benfica por imprensa italiana. . . nao parece no entanto plausivel. . . eu nao queria pelo menos


redceltic por XanDiii2012-05-21 00h17m
pois é e é muito polivalente dos melhores dos juniores


e sabes quem tambem pode dar um ramires??? o sana que ta a custo zero fez a formaçao no slb e teve no mundial sub 20


XanDiii por redceltic2012-05-21 00h11m
e sabes quem pode dar um ramires??? um tal de cafu q temos nos juniores


XanDiii por redceltic2012-05-21 00h11m
podia. . . lol. . .

penso no entanto q do brasil nao regressa nenhum. . .

nos precisamos no entanto de um medio defensivo alternativo. . . mas pode ser o coelho. . . para a equipa b compramos um amorim do gondomar


é impressao minha por _Anger_2012-05-21 00h09m
ou o sa pinto chamou a academica de equipa fraca com a qual o sporting nc podia ter perdido?


redceltic por XanDiii2012-05-21 00h07m
fellipe bastos podia dar um novo ramires hehehe tem um remate fantastico e acho que quando teve aqi na luz nao teve mal era é inexperiente.


Páginas:  123456 ... »  »|  (250 comentários)