Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Taça de Portugal
J(Amor) de Briosa (1x0)

J(Amor) de Briosa (1x0)

2012/05/20 18:59
Texto por José Bragança
E0

73 anos depois a Taça de Portugal está de regresso à cidade dos estudantes. Diz a música que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida, mas o mesmo pôde hoje aplicar-se ao Estádio do Jamor, na perspetiva dos adeptos da Académica, logicamente.

Num palco carregado de história e num jogo entre dois clubes históricos, ou não estivesse de um lado o Sporting, que esteve presente na inauguração do Estádio Nacional em 1944 e venceu a primeira final da Taça de Portugal realizada no Jamor em 1946, e do outro a Académica, que foi a primeira equipa a inscrever o nome na lista de vencedores da prova-rainha do futebol português em 1938/1939, foram precisos apenas quatro minutos para encontrar o sucessor do FC Porto.

Na primeira tentativa de chegar perto da baliza defendida por Rui Patrício, a Académica encontrou logo o caminho do golo. Os estudantes, que não pisavam o Jamor há 43 anos, não podiam ter desejado melhor regresso, com a primeira explosão de alegria a surgir na sequência de um cabeceamento certeiro de Marinho, após cruzamento de Diogo Valente.
 

Marinho acaba de marcar o golo que valeu a segunda Taça de Portugal à Académica ©Catarina Morais

Desde cedo em vantagem, a Académica optou por se manter uma equipa bem organizada e coesa a defender e atacar apenas pela certa, dando a iniciativa de jogo ao Sporting. Mas a equipa de Ricardo Sá Pinto, essencialmente na primeira parte, esteve bastante apática e longe de dar um «rugido» que impusesse respeito ao adversário e que deixasse clara a mensagem de que queria conquistar a 16ª Taça de Portugal do palmarés.

Resultado disso, a primeira parte é fácil de resumir. O Sporting foi a formação com mais posse de bola, mas não conseguiu materializar esse dado estatístico favorável em ocasiões de golo, pois, a bem da verdade, Ricardo nem sequer foi posto à prova. A Académica, por sua vez, foi eficaz no único lance de perigo que teve e isso justificava o 1x0 que se registava ao intervalo.

Sporting acordou, Académica aguentou e Ricardo defendeu tudo

O lance do golo da Académica foi o único em que realmente a bola rondou com perigo alguma das balizas, mas a segunda parte foi bem distinta, com ambas as equipas a terem oportunidades para sair do Jamor com um resultado diferente.

Logo a abrir, Edinho teve duas oportunidades claras para ampliar o resultado a favor da Académica. Na primeira, isolado por Adrien, permitiu a defesa a Rui Patrício e na segunda teve muita fraca pontaria, rematando bem torto após uma incursão veloz de Marinho na grande área.

Mas ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, o Sporting reagiu e desta vez mostrou que a equipa de Pedro Emanuel teria que suar bem mais se quisesse sair vencedora do duelo. Diego Capel, após um passe em profundidade, quase conseguiu desviar a bola do alcance de Ricardo, mas o guarda-redes da Académica, com serenidade, resolveu a questão.



Sporting melhorou na segunda parte, mas a Académica esteve sempre bastante personalizada e soube defender a vantagem ©Catarina Morais

Pouco depois foi a vez de Onyewu, na sequência de um lance de bola parada, a cabecear a bola perto do poste da baliza da Académica, chegando a dar a sensação de golo aos adeptos do Sporting.

A resposta da Académica também surgiu de bola parada e aos leões valeu Schaars, que de cabeça tirou o segundo golo ao adversário mesmo em cima da linha de baliza e já com Rui Patrício completamente batido.

O jogo estava vivo e Ricky van Wolfswinkel finalmente apareceu no jogo para colocar a defesa contrária em apuros por duas ocasiões consecutivas, valendo em ambas a atenção de Ricardo, que conseguiu defender os remates do holandês, primeiro quando este estava isolado perante si e depois após um cabeceamento ao primeiro poste.

Na reta final da partida, o Sporting, como seria de esperar, começou a apertar mais com a Académica, mas a organização demonstrada pelos estudantes desde o primeiro minuto manteve-se até ao apito final de Paulo Baptista. Antes disso, porém, Schaars, na cobrança de um livre, e Jeffrén ainda proporcionaram duas grandes defesas a Ricardo, guarda-redes que pelo que defendeu na etapa complementar levou os adeptos leoninos ao desespero.

Nas bancadas, à medida que os minutos tornavam o fim mais próximo, a mancha negra composta por centenas de capas de estudantes presentes fez-se notar e foi ao som de cânticos de incentivo à briosa perante o desalento dos leões que a final da Taça de Portugal terminou com a conquista da Académica, que venceu a competição pela segunda vez na sua história.

O Jogo
Portugal
Taça de Portugal 2011/2012
2012/05/20, 17:00
Oeiras
Sporting
Sporting Clube de Portugal
0:1
Académica
Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol
Marinho 4'
Comentários (249)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
PI
JoseSFortissimu s
2012-05-21 11h07m por Pirisca
Não vês lá escrito o motivo pelo qual o processo foi arquivado pelo Ministério Público? A n ser que aches q fui eu q inventei. . . . LOL
Pirisca
2012-05-21 11h05m por JoseSFortissimus
Excertos de noticia sem contexto, são susceptiveis de 1001 interpretações!
PI
JoseSFortissimu s
2012-05-21 11h03m por Pirisca
Um exerto da notícia:

"O caso foi arquivado pela FPF e o Ministério Público confirmou terem existido alegados actos de corrupção, embora não tenha sido provado que a viagem ao Brasil de Carlos Calheiros e família tenha sido para pagar favores ao FC Porto"".

PI
JoseSFortissimu s
2012-05-21 10h57m por Pirisca
Amigo, o motivo pelo qual o FCP foi ilibado nesse processo foi o q eu referi em baixo, n foi pq n existia nenhuma factura. . .
Pirisca
2012-05-21 10h54m por JoseSFortissimus
Isso é completamente falso, não ficou provado que houvesse viagem, nem havia factura!
PI
JoseSFortissimu s
2012-05-21 10h51m por Pirisca
Só podes estar a brincar Boato. . . . ??????

Sabes pq é q o FCP foi ilibado deste processo? não foi por falta de provas, foi pq o Juiz entendeu q n havia uma relação directa entre esse pagamento (ficou absolutamenteb provado esse pagamento, como te disse o próprio FCP nunca desmentiu esse facto, nem o podia fazer, havia uma factura paga pelo FCP) e favorecimentos q o árbitro pudesse ter feito ao FCP.

Claro que o juiz devia ser a madre teresa de calcutá, achar ...ler comentário completo »
Pirisca
2012-05-21 10h45m por JoseSFortissimus
Isso é completamente falso, no caso do FC Porto isso não passou de um boato inventado, como a do suposto jantar com o árbitros do jogo com o Villareal, aliás, em todos os processos, Pinto da Costa foi ilibado de todos! Antes de falares, informa-te! Eu não falei no SCP não sei para que vens dizer isso! Atacaste logo o FC Porto, com algo ofensivo e mentiroso, vê se atinas rapaz!
PI
JoseSFortissimu s
2012-05-21 10h35m por Pirisca
Eu n sou do SCP, mas para já é d caso do SCP q n há provas há indicios.

No caso do FCP houve provas, apareceu uma viagem paga a um árbitro, aliás o FCP nunca desmentiu isso, veio é dizer q tinha sido paga por engano, era a esta falta de provas q te referias?
Pirisca
2012-05-21 10h10m por JoseSFortissimus
Acusar sem provas é muito bonito. . . enfim. . .
PI
FCP_azul
2012-05-21 09h43m por Pirisca
Ainda bem q desta vez houve justiça, pq no ano em que o FCP pagou uma viagem ao Brasil a um árbitro houve a injustiça do FCP ter sido campeão.
lolololol
2012-05-21 03h01m por Slb_quintacity
claro que nao me esquecerei, se vier a confirmar-se lembrarei-me logo do que tu disseste, ate lá, é apenas e só um rumor
nao
2012-05-21 02h56m por Slb_quintacity
me acredito nisso, mas. . . nnc se sabe :)
coach2
2012-05-21 02h46m por Slb_quintacity
ai sim?onde viste isso?lol
ENTAO
2012-05-21 02h15m por Slb_quintacity
nao aparece aqui o domingos?ahahahah, que melao deve ter
Gostei
2012-05-21 00h49m por Swyzzar
É engraçado como os Benfiquistas vêm falar de anti-sportinguistas e vice-versa quando os maiores crimes de corrupção assentam no SLB e no FCP. As diferenças são que o Porto sabe esconder as provas (daí o Pinto da Costa ser grande) enquanto o Benfica e Sporting fazem tudo à descarada. Mas enfim, quem vem aqui falar de outros clubes além do SCP vs AAC que ontem foi disputado uma final, onde a BRIOSA foi grande, eu pessoalmente e, como conimbricense e estudante que sou, estou muito feliz. 7...ler comentário completo »
VA
.
2012-05-21 00h47m por Valliant
Coimbra?! Só a arder . . .
AN
que passarinhos. . ai ai!
2012-05-21 00h30m por anglikanu
Para muitos daqueles sportinguistas que muito olham para aquilo que o SLB faz época após época - pois na verdade são essencialmente anti-benfiquistas, vejam-se aqueles festejos exacerbados no final do Sporting-Benfica para o campeonato! - aqui fica o TOMEM LÁ E EMBRULHEM!

Diga-se também que essa instituição nem deveria estar presente na final depois das palhaçadas que foram as arbitragens do Nacional-Sporting e do Sporting-Marítimo com o colinho que tanto jeito deu mas que ning...ler comentário completo »
XanDiii
2012-05-21 00h20m por redceltic
abraço e ate amanha
XA
redceltic
2012-05-21 00h19m por XanDiii
bem tou de saida vamos ver o que calha amanha. . . ate amanha abraço
XanDiii
2012-05-21 00h19m por redceltic
e que o benfica dispensou. . . enfim. . .

afinal ha uma novidade: hugo viana apontado ao benfica por imprensa italiana. . . nao parece no entanto plausivel. . . eu nao queria pelo menos
XA
redceltic
2012-05-21 00h17m por XanDiii
pois é e é muito polivalente dos melhores dos juniores


e sabes quem tambem pode dar um ramires??? o sana que ta a custo zero fez a formaçao no slb e teve no mundial sub 20
XanDiii
2012-05-21 00h11m por redceltic
e sabes quem pode dar um ramires??? um tal de cafu q temos nos juniores
XanDiii
2012-05-21 00h11m por redceltic
podia. . . lol. . .

penso no entanto q do brasil nao regressa nenhum. . .

nos precisamos no entanto de um medio defensivo alternativo. . . mas pode ser o coelho. . . para a equipa b compramos um amorim do gondomar
_A
é impressao minha
2012-05-21 00h09m por _Anger_
ou o sa pinto chamou a academica de equipa fraca com a qual o sporting nc podia ter perdido?
XA
redceltic
2012-05-21 00h07m por XanDiii
fellipe bastos podia dar um novo ramires hehehe tem um remate fantastico e acho que quando teve aqi na luz nao teve mal era é inexperiente.
jogos históricos
U Domingo, 20 Maio 2012 - 17:00
Nacional do Jamor
Paulo Baptista
0-1
Marinho 4'
Tópicos Relacionados
NOTÍCIAS
Sporting
Não cabem nas opções de Jesus
Zakaria Labyad e Viola vão treinar com a equipa B do Sporting e vão esperando por uma solução de futuro para dar às respetivas carreiras.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PA
PalancaFCP 03-09-2015, 09:46
LA
lagostin 03-09-2015, 09:44
zzFan 03-09-2015, 09:43
BITW_L3G4CY 03-09-2015, 09:41
BITW_L3G4CY 03-09-2015, 09:41
tmagalha 03-09-2015, 09:39
Prof_Pardal 03-09-2015, 09:39
SA
Sab 03-09-2015, 09:35
BITW_L3G4CY 03-09-2015, 09:34
pedrostrik 03-09-2015, 09:34
tmagalha 03-09-2015, 09:31
Talmeida89 03-09-2015, 09:31
BITW_L3G4CY 03-09-2015, 09:30
BITW_L3G4CY 03-09-2015, 09:28
PA
PalancaFCP 03-09-2015, 09:25