placardpt
Hulk resolve e atira Sporting para fora

Hulk resolve e atira Sporting para fora da Champions (2x0)

2012/05/05 22:26
E0

Na festa do título de campeão e frente ao Sporting, adversário contra quem conquistou o primeiro título nacional, na temporada 1921/1922, o FC Porto brindou os mais de 50 mil espectadores com um triunfo no último clássico da época.

Os golos dos campeões nacionais apenas surgiram a dez minutos dos 90, ambos por intermédio de Hulk, mas foram suficientes para os homens de Vítor Pereira conquistarem os três pontos e despedirem-se de um Dragão em ebulição.

Num jogo de festa para o FC Porto, o Sporting, que acabou o jogo com menos dois jogadores, viu cair por terra a oportunidade de agarrar o terceiro lugar e conseguir um lugar no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de quatro jornadas consecutivas a conquistar pontos ao SC Braga.

Primeiros 45 minutos mornos e sem grandes ocasiões de golo

O ambiente de festa que se vivia no Dragão antes do apito inicial do árbitro Pedro Proença merecia uma primeira parte melhor do que aquela que as duas equipas proporcionaram.

Numa etapa dividida e equilibrada, o FC Porto acabou por ter as melhores ocasiões de golo e o Sporting, a quem as contas deste campeonato ainda lhe interessavam, e muito, a tentar aproveitar possíveis deslizes dos azuis e brancos para fazer estragos.
 

©Carlos Alberto Costa

À custa disso, os primeiros 45 minutos foram mornos e com poucos lances junto de qualquer uma das áreas, embora no final dos primeiros dez minutos o FC Porto tivesse estado perto de marcar por duas ocasiões.

Primeiro, após a cobrança de um livre, foi Otamendi que cabeceou ao lado da baliza leonina. Apenas dois minutos depois, foi a vez de Lucho González rematar ao lado, depois de ter efetuado um remate à entrada da área e em zona frontal.

Entraram bem os bicampeões nacionais, com o jogo controlado e com ocasiões de golo criadas. Mas a verdade é que Rui Patrício não foi mais incomodado até ao intervalo.

Após ter aguentado o ímpeto mais ofensivo dos dragões nos primeiros minutos, o Sporting procurou subir mais no terreno. Os homens de Sá Pinto, sempre bastante cautelosos nas questões defensivas, tentavam aproveitar possíveis deslizes dos da casa, algo que só aconteceu aos 43 minutos, quando Insúa rematou por cima da baliza de Helton, num lance rápido e que sucedeu a um remate de Varela na grande área contrária, em que o FC Porto ficou a reclamar uma eventual grande penalidade cometida por Onyewu.

Hulk resolve na segunda parte com bis do triunfo

Mas com estádio cheio (50212 espectadores) e por se tratar de um clássico esperava-se mais na etapa complementar e o certo é que o jogo tornou-se mais vivo.

O primeiro remate, sem qualquer perigo para Rui Patrício, surgiu por intermédio de Sapunaru, mas não demorou muito para surgir a melhor ocasião de golo até então. Anderson Polga, aos 53 minutos, executou um forte disparo do meio da rua e só não deu golo porque o poste impediu a festa leonina no Dragão.

Ficou o aviso dos forasteiros, ao qual o FC Porto respondeu por intermédio de Varela, mas Rui Patrício defendeu o remate do número 17.



©Catarina Morais

Tal como na primeira parte, os primeiros minutos foram mexidos, mas desta vez as equipas não ficaram por aqui. Vítor Pereira, perto do minuto 60, foi o primeiro dos treinadores a mexer. De uma assentada tirou Sapunaru e Varela e colocou Danilo e Janko.

Com a alteração mais ofensiva, Hulk, que até então estava posicionado no eixo do ataque, descaiu para o lado direito e não demorou mais de um minuto para alvejar a baliza de Rui Patrício, puxando a bola para o pé esquerdo, o seu favorito, e rematando para defesa do guarda-redes do Sporting.

Logo de seguida, Sá Pinto também mexeu na equipa e Jeffrén, jogador que entrou para o lugar de Carrillo, teve uma boa ocasião para inaugurar o marcador, mas o remate, após assistência de Matías Fernandez, saiu por cima da baliza.

Era uma fase em que o FC Porto estava por cima do jogo e em que o Sporting tentava aproveitar a defesa mais subida dos campeões nacionais para explorar o contra-ataque. Mas a situação complicou-se para os verdes e brancos, que passaram a jogar com menos um desde o minuto 67, altura em que Onyewu foi expulso por ver o segundo amarelo.

Com mais um jogador, os dragões cresceram e tornaram-se mais perigosos. A partida passou a desenrolar-se no meio-campo defensivo do Sporting, com os da casa a ganharem quase sempre os duelos na zona do miolo, com João Moutinho, o melhor em campo, em destaque tanto nas movimentações defensivas, nomeadamente na recuperação de bolas, como ofensivas.

Fruto da aproximação mais regular junto da baliza do Sporting, o golo do FC Porto acabou por surgir a dez minutos dos 90 através de um lance de grande penalidade. Hulk, pela esquerda, cruzou para Janko e o austríaco, depois de um desvio com estilo, viu Patrício negar o golo com uma grande defesa.

Contudo, na sequência da jogada, o árbitro assinalou grande penalidade de Anderson Polga sobre James Rodríguez e expulsou o central brasileiro. Na conversão, Hulk, que nos últimos jogos tem estado com o pé quente, ofereceu a vitória ao FC Porto no último clássico da temporada

Pouco depois, Hulk ainda marcou por mais uma vez e decidiu de vez o jogo, embora o lance digno de realce tenha sido a expulsão de Fernando, que, ao contrário do que é normal, acabou por sair em festa do relvado.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
S7
Momentos Kleenex. . .
2012-05-06 21h25m por s7ss
Já não há pachorra para tanta choradeira, um único pedido ao Pr. do FCP, UM TREINADOR COMPETENTE, nem vou comentar o que por aqui se escreve pois não sou representante do laboratório que fabrica o VISADRON, é uma cegueira profunda aquela que ataca tanto benfiquistas como sportinguistas. . .
FM
fabinho_isback_ ZH_CH
2012-05-06 18h58m por FMDS
lol para me entalar. Tu viste esse campeonato? Foi um festival de futebol ofensivo, goladas trás de goleadas, o Benfica e o Porto foram absolutamente massacrados em termos de qualidade futebolistica. O Porto nesse ano no meio da época lá safou-se com Mourinho que os pôs no 3º lugar senão teria sido uma vergonha história (total culpa de Otavio Machado). Este ano com um futebol miserável o Porto foi campeão, com uma equipa que não apresentava fio de jogo. Não digo que o Sporting merecia mai...ler comentário completo »
sportingg4le
2012-05-06 18h56m por JoseSFortissimus
Hulk é Hulk, mas Deco foi Deco e o Deco para mim foi o melhor jogador que vi jogar no Porto. . . no ano em que fomos campeões Europeus foi considerado o 2º melhor do Mundo. . .
sportingg4le
2012-05-06 18h48m por JoseSFortissimus
Também ninguém estava a ver o Porto a aguentar-se sem o Deco, depois foi sem o Quaresma, depois foi sem o Lucho, sem o Lisandro, sem o Falcao, no entanto têm sempre surgido grandes jogadores. . .
FCP_CSM
2012-05-06 16h27m por Sucka88
És o quê tu? Juiz? Para impedir os outros de comentar sem antes ler o seu regulamento LOOOL cada um. . .
_A
FCP_CSM
2012-05-06 16h14m por _Anger_
LOL
FM
FCP_CSM
2012-05-06 15h57m por FMDS
1º Não te desejo morte nem nada, não te conheço de lado nenhum e a mim tanto me faz o que te acontece.
2º Como já disse, não li nem tenho intenção de ler o teu post ridiculo. Bastou-me olhar para o titulo.
3º Dei a minha opinião, tu tens de a respeitar e pronto. Não tens o direito de me falar dessa maneira. Estamos num país livre, onde temos liberdade de expressão e opinião. Dei a minha opinião de que o Sporting foi bastante prejudicado neste jogo e tens de a aceitar. ler comentário completo »
FM
FCP_CSM
2012-05-06 15h40m por FMDS
Caladinho?!?! Mas quem é que tu pensas que és para falar comigo assim?!?!? Conheces-me de algum lado? Sou agora obrigado a ler um post ridiculo teu? E ainda sou obrigado a dar-te uma resposta? E ainda tenho de estar calado?!?!? Mas és parvo ou quê? Eu tenho todo o direito de dar a minha opinião. Agora tenho de estar calado porque o meudiscurso não tem convém. Epá uma palavra: afoga-te!
SC
JoseSFortissimu s
2012-05-06 15h27m por scorpion_scp
O moutinho levou amarelo porque na falta, o jogador do sporting tenta marcar rápido e ele mete o pé à frente. . . levou amarelo por isso, não pela falta
FM
Inédito. . . mas isto é Portugal
2012-05-06 15h23m por FMDS
É inédito que mesmo já passados todos os processos de corrupção desportiva em Portugal, as arbitragens continuam increditavelmente a mostrarem a sua falta de isenção e a decidirem o jogo. . . sempre para o mesmo.
Ontem ninguém comenta, nem quer comentar a vergonha que foi a arbitragem de Pedro Proença. Foi um resultado feito para a festa, uma festa que ajuda a esquecer o futebol miserável do campeão nacional, que ajuda a esquecer como estão em 1º lugar.
Ontem o árbitro Pe...ler comentário completo »
Triper
2012-05-06 14h02m por JoseSFortissimus
Tou completamente de acordo, assim fica dificil de ver bom futebol, com o Sporting a jogar muito fechado, a dar porrada atrás de porrada, fica dificil ver bom futebol!
PO
Já dizia Jasus
2012-05-06 13h37m por portista___7
Isto nao é como se começa mas sim como acaba. . .

Ganhar ao SLB so na playstation. . . .
Assim fica dificil de ganhar . . .
2012-05-06 13h20m por Triper
O Sporting não jogou a 100% como costuma fazer e muito pelo azar no aquecimento com 2 lesões mas ainda assim com árbitros como este fica dificil de se ganhar -. -

Capitão América apanha o 1º amarelo que nem se percebe como.
O Polga faz falta para amarelo e apanha vermelho onde antes, na mesma jogada, já o Hulk tinha feito falta.

Sinceramente, assim é dificil de se ver bom futebol . . .
PV
Brilha_SLB
2012-05-06 13h06m por PV_SPORTING_SEMPRE
rapaz eu não escrevi que o Sporting merece-se outro resultado, o empate era justo até as expulsões, se o jogo acabasse com 11 até ao fim não sei o que poderia acontecer, já que não sei advinhar o futuro.

SL!
PV
fabinho_isback_ ZH_CH e MustaFCP
2012-05-06 13h04m por PV_SPORTING_SEMPRE
epa foi um jogo dividido, até as expulsões e isso estragou o jogo. Agora cada da um faz a sua analise, do que foi o jogo. se não concordam com a minha, não é problema meu.

Mas não vou perder mais tempo a falar de arbitragem ou do jogo, foi assim o campeoanato todo, todos foram beneficiados e prejudicados, portanto, uns mais que outros, ontem para mim o Sporting foi prejudicado, já escrevi porquê.

Mas acho bem o Sá Pinto ainda não ter falado das arbitrag...ler comentário completo »
PV
FORÇA SPORTING!!!!
2012-05-06 12h41m por PV_SPORTING_SEMPRE
bem jogo equilibrado até aos 67 minutos com a expulsão de onyewu e tbm a de polga e ainda ficamos sem pereirinha no fim. O resultado para mim é injusto, não sei se com 11 o resultado era este, mas pelo o que se estava a passar o empate era justo. O Porto já com o campeonato ganho, ontem jogou muito pouco mesmo, o Sporting procurou a vitória, mas tbm não criamos muitas chances. O Porto só conseguiu chegar com perigo baliza do Sporting, quando o Sporting ficou com 9, lá tiveram o penalty, ...ler comentário completo »
GR
E mais
2012-05-06 12h27m por grandefcp
Parem de nos chamar corruptos pois nós fomos roubadinhos em barcelos, olhão, paços e contra a académica, como podem ver o adepto portista também tem muito sitio por onde reclamar, na minha opinião com razão
GR
Pessoal
2012-05-06 12h25m por grandefcp
A vitória do porto não foi justa, o empate era o melhor resultado, porque nenhuma das equipas apresentou um bom futebol, o porto não consegui ultrapassar um sporting bem montado e o sporting apenas teve no carrillo e insua ( que é um grande jogador ) as suas unidades mais fortes para desequilibrar!

A questão é esta treta das arbitragens, na minha opinião o unico errro, foi talvez um exagero no primeiro amarelo ao onyeuw, pois acho que no inicio do jogo (20 minutos creio ) po...ler comentário completo »
sportingg4le
2012-05-06 12h21m por FCPORTO_AMO-TE
Foste ver o jogo ao estádio?
fabinho_isback_ ZH_CH
2012-05-06 12h13m por JoseSFortissimus
Como já vi aqui um Sportinguista dizer, no lance do penalty o James foi contra os pitões do Polga!
fabinho_isback_ ZH_CH
2012-05-06 12h04m por masere
esqueceste-te de dizer que o fernando devia ir a tribunal por ter gozado com o árbitro
FCP_CSM
2012-05-06 11h35m por JoseSFortissimus
Não vale a pena, eles não chegam lá. . .
scorpion_scp
2012-05-06 11h35m por JoseSFortissimus
Aconselho-te a veres o jogo outra vez!
SC
JoseSFortissimu s
2012-05-06 11h23m por scorpion_scp
O moutinho não levou amarelo nenhum por falta. . . isso é que foi uma atenção ao jogo
templo
2012-05-06 11h18m por JoseSFortissimus
E já agora, onde ficou o amarelo ao Carrillo por simulação?? No bolso?
jogos históricos
U Sábado, 05 Maio 2012 - 00:00
Estádio do Dragão
Pedro Proença
2-0
Hulk 82' (g.p.) 90'
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Chaves relançou esperança pela manutenção
A análise de Moreno à vitória do Chaves em Vizela.

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Buzioscp 16-04-2024, 05:29
moumu 16-04-2024, 04:16
moumu 16-04-2024, 04:15
moumu 16-04-2024, 04:12
moumu 16-04-2024, 04:11
moumu 16-04-2024, 04:09
moumu 16-04-2024, 04:08
moumu 16-04-2024, 04:06
moumu 16-04-2024, 03:11
moumu 16-04-2024, 03:06
moumu 16-04-2024, 03:04
moumu 16-04-2024, 03:01
moumu 16-04-2024, 03:01
FA
Fanny 16-04-2024, 01:04
LA
lascasasdj 16-04-2024, 00:46
OJaime_Pacheco 16-04-2024, 00:06