placardpt
    365 dias de Godinho Lopes no Sporting

    365 dias de Godinho Lopes no Sporting

    Fecha-se esta segunda-feira, dia 26 de março de 2012, o primeiro ano de presidência de Godinho Lopes no Sporting. Um ano que começou turbulento ainda na noite da eleição e que até hoje viveu altos e baixos. O zerozero.pt guia-o pelo ano de Godinho em Alvalade.

     

    É incontornável a história que levou Godinho Lopes ao mais alto cargo dentro da hierarquia leonina. A 26 de março de 2011, a noite foi longa, confusa e agitada em Alvalade, num ato eleitoral que fez correr muita tinta, levou a festas antecipadas e ameaças de impugnação de resultados, que acabaram por nunca se concretizar.

    Bruno de Carvalho foi o primeiro «vencedor» da noite, ainda que sem a confirmação oficial dos órgãos sociais, depois do anúncio oficioso de Rogério Alves. Bem mais tarde, os números acabariam por revelar outro vencedor, Godinho Lopes, o 36º presidente do Sporting Clube de Portugal, eleito com mais 360 votos que Bruno de Carvalho.

    Instalado numa presidência que tinha tido um reinado curto e instável de José Eduardo Bettencourt, Godinho Lopes fez chegar a Alvalade Domingos Paciência, que ocupava o lugar de José Couceiro. O técnico português chegava ao Sporting depois de ter sido vice-campeão no SC Braga e finalista da Liga Europa, numa aposta leonina que trouxe ao clube 19 jogadores, num claro corte com o passado recente.

    No dia em que se tornou presidente dos leões, Godinho Lopes «pegou» numa equipa que estava no 3º lugar da Liga portuguesa, a 30 pontos do líder FC Porto. Na Taça de Portugal já não havia Sporting e na meia-final da Taça da Liga acabaria derrotado no Estádio da Luz, por 2x1, com um golo tardio de Javi García a roubar a terceira final verde e branca na competição. Na Liga Europa, o Sporting tinha caído nos 16 avos-de-final.

     

    Um ano depois, muita coisa mudou. Domingos Paciência foi despedido depois dos resultados na Liga portuguesa, que cedo deixaram o Sporting longe da luta pelo título, com Godinho a promover Ricardo Sá Pinto ao cargo de treinador principal. Ainda assim, a diferença atual para o topo é menor, 12 pontos, mas os leões ocupam apenas a 4ª posição - podem cair para o 5º lugar esta noite. 

    Contudo, as campanhas na Taça de Portugal e na Liga Europa apresentam melhorias significativas comparativamente à mesma altura do ano passado. Os leões estão na final do Jamor, onde defrontam a Académica, e na Europa estão nos quartos-de-final, depois de eliminarem o todo poderoso Manchester City. Apenas a Taça da Liga correu pior, com a eliminação ainda na fase de grupos.

    Portugal
    Godinho Lopes
    NomeLuís Filipe Fernandes David Godinho Lopes
    Nascimento/Idade1952-04-21(71 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Moçambique
    Moçambique
    FunçãoPresidente

    Fotografias(12)

    V. Setúbal v Sporting Liga Zon Sagres J8 2012/13
    Moreirense v Sporting Taça de Portugal 3E 2012/13

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    .
    2012-03-28 08h46m por Manfio
    Alguém se lembra das promessas eleitorais??? Memória curta. . . .
    BI
    godinho e companhia
    2012-03-27 22h32m por bitrivelas
    A unica coisa decente que este senhor tem feito é na contratação de jogadores, provavelmente não foi ele que escolheu nem fez os negocios mas ainda assim tiro o chapeu a quem os fez. De resto é uma nódoa ele e os outros duques que o acompanham que so sabem falar em arbitros. Ridiculos!
    MA
    Estaleca
    2012-03-27 18h45m por manodotiago
    Este ta ao nível dos Fiuzas. Fiuzas = mentecaptos. Fiuzas = Amputados Intelectuais
    Ghost_rider
    2012-03-27 17h31m por Ibrahimagic
    Mas usa sempre o mesmo argumento? Continua a chorar. . Continua a dizer que há um penalty ali, um penalty acolá. . E depois? É sempe a mesma história. Lembra-se do Beira-Mar 0 x 0 Sporting da 2. ª Jornada? Um jogo onde o Sporting não jogou NADA e esteve ali atrás da bola sem saber o que fazer. No entanto, se houvesse um penalty duvidoso, o senhor diria que o Sporting merecia ter ganho e que o penalty foi injusto, etc.

    Pensa que é só o Sporting? TODAS as equipas da Liga sã...ler comentário completo »
    ibrahimagic
    2012-03-27 15h33m por Ghost_rider
    eu nao disse que não marcam penaltys. . .

    porque é que voces quando leem não tem calma a perceber!?

    referia-me aos penaltis sofridos. . . penaltis fantasmas. . que o scp sofre. . e que 4 deles. . nos ultimos anos. . foram provenientes de faltas ou não faltas fora da area. . . o que é um record incrivel. . .

    LOL

    mais uma vez não entendes te o sistema de votação do scp. . o Bruno teve mais votantes a votar nele. . . 90 mil. . contra 60...ler comentário completo »
    Ghost_rider
    2012-03-27 15h10m por Ibrahimagic
    É sempre a mesma conversa dos árbitros. . . Não marcam penalties? E depois? Só de pealty é que dá para marcar . . A teoria exposta não faz sentido. .

    Eu sei muito bem como é que o Godinho foi eleito, os votos nele contam mais. Mas se os sportinguistas tivessem votado no Bruno em vez do Godinho, o Bruno ganhava. .

    Por mim pode defender o seu clube dessa maneira, está no seu perfeito direito, mas há que abrir os olhos
    EV
    Ghost_rider
    2012-03-27 14h17m por evolva
    Eu estou-me completamente a borrifar se o Sporting ganha o campeonato ou a taça ou se vai à final da Liga Europa. Este ano pura e simplesmente não quero saber disso para nada.

    Por mim o Sporting podia acabar em 13º lugar na liga que não me afectava.

    O que me preocupa e MUITO é a direcção que o Sporting está a tomar em relação à sua gestão. Preocupa-me MUITO o facto de o Sporting no últimos 12 anos ter perdido a quase totalidade do seu imobiliário (e olha que er...ler comentário completo »
    tenham calma!!
    2012-03-27 11h34m por Ghost_rider
    é só gente. . ignorante que por aqui fala. . . inclusive arrisco-me a dizer que nao entendem nada do mundo do sporting. . nem estão por dentro da realidade

    continuo a ver aqui mas propriamente o sr Ibrahimagic a dizer que os problemas do scp. . sao dois que até tiveram melhorias este ano. . .

    adeptos. . temos tido a casa bastante cheia. . e bastantes adeptos acompanhar a equipa fora. . a ligação entre adeptos e direcção até melhorou por isso não sei onde é visto ...ler comentário completo »
    HECATOMBE FINANCEIRA
    2012-03-27 09h42m por LEAOSELVAGEM
    . . . este presidente prometeu resolver a situação financeira do clube, prometeu reduzir o passivo e prometeu sucessos desportivos! Um ano depois o descalabro desportivo é um facto, o elemento chave do projecto já foi despedido e o passivo teve um aumento descomunal. . .
    Este senhor devia demitir-se
    lol
    2012-03-27 02h33m por Ibrahimagic
    o Sporting tem dois problemas:
    - direcção;
    - adeptos.

    Direcção porque são sempre os mesmos. Estava lá o Bettencourt; saiu; entrou este. . O que mudou? Sporting continua em 4. º / 5. º , e nem luta pelo título. Enquanto não houver uma mente "limpa" ali, nada muda. Tinham o dos 40M, que tinha russos e até tinha o Van Basten, e o que fizeram? "Ah e tal, é novo, não conhece. . Vamos votar naquele que já cá está" e assim foi . . Sim, ganharam ao City. ...ler comentário completo »
    Saidas SCP:
    2012-03-27 00h28m por miami_boy
    Um "Grande" com um plantel de 28 atletas, em que 4 deles estão lesionados:

    Rodriguez_O nyewu_Rinaudo_Pereirinha


    e que ainda faltam disputar 9 jogos, (pode até ser mais se passarem a próxima fase da Liga Europa), tem de mostrar que afinal a época até não correu nada mal. . .

    OBJECTIVOS:
    Liga ZON Sagres: 5º Lugar a 14 pontos do 1º
    Taça Portugal: FINAL dia 20 Abr.
    UEFA Europa League: Quartos-de-Final "até ao momento"
    Taça da Liga: 2ª Fase de Grupos

    SCP - 25V/10E/10D - 69-35 GS
    incrível!
    2012-03-26 22h49m por Ghost_rider
    Engraçado que continuam a existir comentarios tanto aqui como em outros locais. . de pessoal que não é do scp. . . a dizer mal. . do scp. . a comentar o que o scp gastou ou deixou de gastar. . e o lugar onde está. . . achando que as derrotas todas. . que tivemos. . foram por incompetência do scp. .

    ora isso é só cinismo de muita gente. .

    pois todos sabem dos jogos que o scp teve no inicio da temporada. . . sabem do jogo que o scp teve com o benfica. . sabem do jo...ler comentário completo »
    EV
    O que o é necessário
    2012-03-26 19h29m por evolva
    O Sporting precisa é de se ver livre desta continuidade do Jose Roquette. Mudam os lideres mas a mentalidade é a mesma.

    O Sporting tem que ser visto primeiro como um clube e só depois como uma empresa. Continuam a olhar para o Sporting como uma empresa à procura de gerar lucros. Mas sem resultados desportivos não há lucros.

    O Projecto Sporting XXI arruinou o Sporting e as suas reminiscências continuam a prejudicar.
    MFCR_Pest_Amare la
    2012-03-26 14h08m por FCPORTO_AMO-TE
    A grande prova que podes ter que não é preciso muito dinheiro para ter sucesso é o Braga.
    MFCR_Peste_Amar ela
    2012-03-26 12h00m por DragonPT
    Isso são tretas, o Sporting já gastou muito dinheiro e não deu em nada. . . . há equipas que com menos dinheiro fazem muito mais, o Sporting não precisa de mudar de treinador nem de jogadores, precisa de mudar a mentalidade perdedora.
    MF
    sporting
    2012-03-26 11h46m por MFCR_Peste_Amarela
    venha que vier ta no fundo.
    precisava de um investimento tipo manchester city
    Tópicos Relacionados
    Dirigente

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08