placardpt
    História Benfica

    História dos primodivisionários: Benfica

    2011/08/11 21:25

    Nas traseiras da farmácia

    O clube que um dia disseram ter seis milhões de adeptos nasceu humildemente a 28 de Fevereiro de 1904 nas traseiras da Farmácia Franco em Belém. Foram 24 os fundadores do Sport Lisboa, como tão bem atesta a lista redigida com 23 nomes por Cosme Damião, que curiosamente esqueceu de se incluir ao rol, onde ficaram gravados para a posteridade o nome dos "pais fundadores" nação encarnada.

    Os fundadores escolheram o vermelho como cor das camisolas, elegeram a águia como símbolo e optaram pelo mote “e pluribus unum” [de todos, um], locução erroneamente atribuída ao poeta latino Virgílio, que curiosamente também acompanha a águia no selo nacional dos E.U.A.

    Fundado por jovens de Belém, ex-alunos da Casa Pia e membros da Associação do Bem, o Sport Lisboa viveu nos primeiros anos da carolice e da enorme dedicação de Cosme Damião, dos irmãos Catatau (Rosa Rodrigues) e Manuel Golarde, empregado da Farmácia Franco, entre outros sócios fundadores, que se uniram para adquirir a primeira bola, o primeiro livro de regras e um par de redes para as balizas comprados aos pescadores da Nazaré.

    Os primeiros jogos e a rivalidade com o Sporting

    Começando a dar os primeiros pontapés no descampado onde viria a ser construída nos idos de quarenta a Praça do Império, e em baldios da zona de Belém, os membros do Sport Lisboa cedo elegeram as Salésias como palco privilegiado dos seus encontros.

    O primeiro jogo seria disputado no primeiro dia de 1905 contra o Campo de Ourique, sorrindo a vitória aos encarnados por 1x0.

    Rapidamente o Sport Lisboa tornou-se num dos melhores clubes portugueses da cidade rivalizando com o CIF da família Pinto Basto - introdutores e grandes dinamizadores do futebol em Portugal.

    Após várias vitórias contra equipas portuguesas o Sport Lisboa perdeu por 0x7 com os ingleses do Carcavelos, ficando demonstrada a enorme distância que então havia entre praticantes ingleses e portugueses.

    Em 1907 em consequência de uma crise, e sem campo próprio para jogar, o Sport Lisboa vivia momentos atribulados. Tudo parecia encaminhar-se para o fim quando oito dos seus jogadores resolveram mudar-se de armas e bagagens para o Sporting, clube fundado no ano anterior, que oferecia por aqueles dias as melhores condições de todo o país.

    Estavam criadas as condições para a histórica rivalidade com os verde-e-brancos. A 1 de Dezembro de 1907 disputa-se o primeiro derby da história, com a vitória a sorrir aos leões por 2x1.

    A fusão entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica

    Sem campo,mas com uma valorosa equipa, o Sport Lisboa foi aprofundando relações com o Grupo Sport Benfica, clube dessa zona da cidade da cidade que dispunha de um belo campo, mas que não tinha jogadores para criar uma equipa de futebol.

    Um clube com uma boa equipa e sem campo, e um clube com campo mas sem equipa, tornou-se óbvio para os membros dos dois clubes fundirem-se num só, adoptando o vermelho e a águia do Sport Lisboa, juntando-lhe a roda de bicicleta do Benfica e escolhendo o nome de Sport Lisboa e Benfica.

    Durante décadas o Benfica foi crescendo e ganhando adeptos em toda e cidade e pelo país fora, tornado-se o clube mais popular de Portugal, mesmo que nesses tempos o Sporting em Lisboa e o FC Porto na invicta fossem de facto as melhores equipas do país.

    Os primeiros troféus e a Taça Latina

    Os encarnados conquistaram o seu primeiro troféu nacional em 1929/30 quando venceram o Campeonato de Portugal. Durante a década de 30 e 40 foram juntando mais Campeonatos de Portugal ao palmarés, assim como três Campeonatos da I Liga conquistados de uma assentada, no primeiro "tri" do futebol nacional.

    Curiosamente o Benfica é o clube com mais tricampeonatos conquistados no futebol nacional, tendo o conseguido em cinco ocasiões distintas, mas nunca conseguiu ao contrário de portistas e sportinguistas conquistar um penta ou um tetra.

    Nos anos 40 e 50 o clube vive um pouco à sombra do Sporting que com os seus famosos cinco violinos é uma espécie de "papa-troféus" do futebol nacional por esses tempos.

    Não obstante o domínio leonino, em 1950 são os encarnados que conque valeu a vitória na Taça Latina.

    As Taças dos Campeões

    Em 1957 os benfiquistas estreiam-se na Taça dos Campeões, mas seria só em 1961 que comandados pelo carismático treinador húngaro Béla Guttmann e com uma bela equipa de onde se destacavam o guarda-redes Costa Pereira, o “inultrapassável” Germano, os grandes Santana e Cavém, Coluna e o capitão e goleador José Águas que o Benfica chegou à final da Taça dos Campeões em Berna.

    Contra um grande Barcelona que tinha cometido o feito de eliminar o Real - tão só pentacampeão europeu, os encarnados venceram 3x2 com muita luta e sofrimento, e com a indispensável sorte que protege os campeões. O Benfica vindo de um pequeno país que nunca tinha conseguido um feito desportivo era campeão da Europa para espanto do mundo.

    Um ano depois em Amesterdão o Benfica defendia o seu título contra o grande Real de Puskas e Di Stéfano e companhia. Mas em Amesterdão o Benfica já contava com um miúdo que tinha chegado um ano antes de Moçambique: Eusébio da Silva Ferreira, que neste jogo apontou dois dos cinco golos com que o Benfica se superiorizou aos três do Real.

    Bicampeões da Europa, senhores do futebol nacional e europeu, o Benfica entrava para história da modalidade acabando de vez com o domínio madridista no futebol europeu.

    Benfica: crónico campeão nacional

    Durante a década de 60 o clube voltou a chegar a mais três finais europeias, tendo as perdido para Milan, Inter e Manchester United. O Benfica de sessenta era uma equipa de sonho que encantava Portugal, a Europa e o Mundo. Com Germano a dar segurança ao reduto defensivo, tendo Coluna como líder da orquestra e com uma Pantera Negra felina à solta na frente, brilhantemente secundada por artistas da classe e gabarito de José Augusto, Simões e Torres, o Benfica não foi só uma das melhores equipas portuguesas de sempre, como foi certamente uma das melhores equipas da história do desporto rei a nível mundial.

    Não admira que a nível interno o Benfica na sua década dourada se destacasse dos rivais no número de troféus conquistados, ao ir conquistando três campeonatos de cada vez, sempre interrompidos pelo campeonato da praxe leonino.

    Líder incontestado do futebol português o Benfica tornou-se uma instituição nacional, sendo de longe o clube com mais adeptos no país e na diáspora. Dizia-se em jeito de adágio popular que o bom pai de família tinha de ser benfiquista. E Eusébio foi elevado a condição de embaixador português tal como Amália e o Vinho do Porto.

    O regime, como todos os regimes, usou o desporto em seu proveito, e quem mais do que o Benfica que como maior clube do país e amado pelo povo para servir de bandeira?

    Entretanto chegou a democracia sob o auspício vermelho dos cravos... Nos campeonatos do pós-25 de Abril os benfiquistas continuaram a dominar a seu bel-prazer o futebol indígena. Mário Wilson dizia acerca desses tempos que qualquer treinador se arriscava a ser campeão quando treinava o Benfica. E essa era a mais pura das verdades até que ventos soprados do norte começaram a mudar o tom da história...

    Tempos de transição

    A rivalidade Porto-Benfica começa verdadeiramente nos anos 80, depois de Pinto da Costa tornar-se líder dos Dragões e rapidamente os dragões substituem os leões como principais rivais das águias.

    Se Julinho e Arsénio tinham de se haver com Peyroteo e companhia, Eusébio e Coluna com Damas e Hilário, E Humberto Coelho e Nené com Yazalde e Keita, agora era a vez de Bento, Chalana, Diamantino e companhia defrontarem Gomes, João Pinto e colegas, as grandes equipas benfiquistas que durante anos tinham no Sporting o rival, agora tinham de se preocupar com um adversário mais a norte: o FC Porto.

    Em 1979 os encarnados foram o último clube português admitir estrangeiros na equipa. O primeiro de uma lista que inclui nomes como Preud'homme, Aldair, Ricardo Gomes, Thern, Mozer, Magnunsson, Poborsky, Pierre van Hooijdonk, Di Maria ou Saviola foi o pouco mediático ex-boavista Jorge Gomes.

    De novo nas finais europeias

    Liderados por Sven-Göran Eriksson o Benfica chegou à final da Taça UEFA que perdeu para o Anderlecht em 1982/83.

    Anos mais tarde às águias voltariam a chegar à final da Taça dos Campeões para jogar com PSV (1988) e AC Milan (1990).

    Primeiro em Estugarda e depois em Viena, a velha maldição de Guttmann - que tinha garantido que sem ele o Benfica não ganhava mais nenhuma Taça dos Campeões nos cem anos seguintes - continuou a cumprir-se e o Benfica, primeiro no desempate por grandes penalidades e depois por culpa de um golo solitário de Frank Rijkaard voltou a conhecer o travo amargo da derrota numa grande final.

    Com sete presenças em finais da Taça\Liga dos Campeões o Benfica é um dos clubes europeus que mais disputou o grande jogo, só sendo superado por Real, AC Milan e Bayern München.

    Na frente interna os anos 80 foram anos de disputa taco a taco com os dragões, num quase “ora agora ganho eu, ora agora ganhas tu”. Mas em 1987 surgiu a até então pior derrota da história benfiquista, em Alvalade uma derrota por 7x1 deixou os benfiquistas incrédulos, sem contudo impedir que o clube acabasse a época como campeão.

    Em 1991 o sueco Eriksson guiou a equipa a mais um campeonato, longe de imaginar que desde essa data o Benfica só conquistaria mais um título até ao final da década; seria em 1993/94 quando um genial João Vieira Pinto demoliu em pleno estado de Alvalade o sonho leonino de interromper o jejum de campeonatos com um hattrick numa histórica vitória por 3x6.

    Anos de desvario: a gestão Vale e Azevedo

    Para terminar uma época penosa que viu o FC Porto sagrar-se pentacampeão nacional e o Sporting quebrar o jejum, a 25 de Novembro de 1999 em Vigo contra o Celta local o Benfica sofreu a derrota mais pesada da sua história, perdendo por 7x0 para profunda tristeza dos seus adeptos que tinham enchido as bancadas dos Balaídos.

    Mas para tristeza dos milhões de adeptos encarnados o Benfica ainda não tinha batido no fundo, e o consulado de João Vale e Azevedo custou ainda um 6º lugar no campeonato e dois anos sem presença nas competições europeias.

    Um novo Estádio da Luz e de novo campeão

    Mas como em todas as grandes histórias o Benfica voltou a erguer-se... Construiu um novo Estádio, o maior de Portugal! Onde um ano depois quebrou o jejum de 11 anos sem ser campeão. Foi uma explosão vermelha e branca que contagiou o país, mostrando a tudo e a todos a grandeza da massa associativa benfiquista. Do Minho ao Algarve literalmente milhões encheram as principais artérias do país festejando Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Luisão, Petit e companhia.

    A mesma festa e o mesmo fervor acompanhou os benfiquistas quatro anos depois, quando sob a batuta de Jorge Jesus um Benfica com alta “nota artística” conquistou o ceptro pela 32ª vez.

    Hoje, como sempre, milhões de corações palpitam mais forte quando as camisolas berrantes entram nos campos deste país. O Benfica, instituição centenária, potência nacional de primeira grandeza, campeão de diversas modalidades, casa de alguns dos maiores atletas da história desportiva de Portugal, tem talvez o mais precioso dos títulos, o ser o mais amado dos clubes portugueses.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    História
    2014-07-08 19h57m por Sportinguista1976
    A história do Benfica é feita de trafulhices desde o início, ainda nos dias de hoje é assim, a forma como conseguiram o património é a prova disso, heranças ilegítimas de edifícios e fusões para se apropriarem de campos de futebol, falam que o Sporting é o clube dos viscondes mas o Conde do Restelo foi o fundador do Sport Lisboa. Além disso o símbolo do Benfica é o símbolo do fascismo, e o lema vem do império Romano e também está no brasão dos Estados Unidos da América!
    J0
    Errata
    2012-05-27 16h23m por J074_RiP
    "Mas para tristeza dos milhões de adeptos encarnados o Benfica ainda não tinha batido no fundo, e o consulado de João Vale e Azevedo custou ainda um 6º lugar no campeonato e dois anos sem presença nas competições europeias. "

    Não foi no mandato do vale e azevedo o 6º lugar mas sim no mandato do Vilarinho, assim como a ausência das competeições europeias.
    Uma correcção aí
    2011-08-31 22h22m por rcoelho14
    "Foi em 1904 que se deu a a Fundação de um clube respeitado, o clube Sport Lisboa, tudo corria bem a este clube quando em 1908, os dirigentes do clube Grupo Sport Benfica (um clube falido de Lisboa) começaram a aliciar os Dirigentes do clube Sport Lisboa para se unirem com promessas que o Sport Lisboa iria ser uma grande equipa.

    Os Dirigentes do clube Sport Lisboa não se mostravam interessados pois já eram equipa maior que o Benfica, foi então que numa ultima tentativa de sal...ler comentário completo »
    Benfica
    2011-08-19 13h46m por jeduardor
    ¤*¨¨*¤. ¸¸. . . ¸. ¤\
    \, , ♥BENFICA♥, . , \
    . \¸. ¤*¨¨*¤. ¸¸. ¸. ¤*
    . . \
    ☻/
    /▌
    / \
    Espanca_Galinha s
    2011-08-12 10h30m por David_Luiz
    O Benfica é a voz do povo, o Sporting é a voz da realeza, que tal como o Sporting, já nada mandam em Portugal xD
    pjsousa
    2011-08-12 09h33m por clorofila
    "Sem dúvida e actualmente, a equipa portuguesa mais influente a nível internacional é mo futebol clube do porto, visto como um dos grandes do futebol europeu e mundial. Pena o zerozero se mostrar tão tendencioso. "

    Sem dúvida que a equipa mais influente a nível internacional DA ACTUALIDADE é o FCP. Mas o nome do artigo fala em "História", tomando o percurso como um todo. Pena, portanto, que o teu comentário não faça qualquer sentido.
    VE
    BENFICA
    2011-08-12 04h38m por versuS
    ORGULHO EM SER BENFIQUISTA!

    6 milhões? Considero pouco, pois sempre que jogámos fora enchémos estádios, temos benfiquistas em todo a parte do mundo! E quando jogamos em casa temos muito povo benfiquista la´dentro a dar mais cor ao nosso GRANDIOSO estádio!

    E agradeço aos meus PAIS e aos meus AVÓS por me terem levado a ser benfiquista de sangue! AMO-TE BENFICA! :D
    JO
    Questões de dinheiro
    2011-08-12 02h23m por Jo_ELMAGO_10
    Se vêm falar que os adeptos do Benfica injectam dinheiro que os dirigentes recolhem com agrado, olha primeiro para o fcp: entram milhões lá dentro e mesmo assim esse dinheiro desaparece sempre, ou maior parte dele.
    E mais uma coisa: o zerozero está a ser tendencioso? Apenas se limitou a dizer aquilo que toda a gente sabe.

    Carrega Benfica!
    PJ
    befica de portugal, não o contrário
    2011-08-12 01h17m por pjsousa
    Engraçado que o Benfica, nos últimos anos, só tem dado nome a Portugal a partir dos aspectos mais negativos do futebol - escândalos de direcção e transferências falhadas. . . Sem dúvida e actualmente, a equipa portuguesa mais influente a nível internacional é mo futebol clube do porto, visto como um dos grandes do futebol europeu e mundial. Pena o zerozero se mostrar tão tendencioso.
    A única coisa boa que o benfica proporcionou ao futebol português foi o coentrão, mas esse também...ler comentário completo »
    RO
    Goulart_is_back
    2011-08-12 00h51m por robert81
    Boas . Gaitan entra na 2 parte
    RO
    Cardozo
    2011-08-12 00h46m por robert81
    nao calca mais , uma tremenda nulidade . Obrigado e Adeus
    RO
    4 3 3
    2011-08-12 00h42m por robert81
    Artur
    Jardel infelizmente
    Emerson
    Garay
    Maxi
    Javi
    W itsel
    Enzo
    Aimar
    Noli to
    Jara ou Saviola
    redceltic
    2011-08-12 00h33m por fzappa
    e os teus 27, quem pensas que serão?
    Goulart_Return_ again
    2011-08-12 00h31m por redceltic
    digo-te q rubio vai ser um grande avançado. . . grande contrataçao do sporting.
    nuno_r
    2011-08-12 00h29m por fzappa
    e que interesse é que tem o fcp?

    Quanto ao Porto, sim, é uma bela cidade.
    NU
    Que interesse tem
    2011-08-12 00h25m por nuno_r
    As goleadas sofridas pelo Porto no tempo de Jesus Cristo? Alguém quer saber disso?

    Podem dizer o dia todo que o Porto levou 12 do Benfica que isso faz-nos tanta diferença como dizer que o Porto é corrupto.

    Bonito mesmo é esmagar o Benfica hoje em dia, 5-0 este ano, 5-0 em 95 pa supertaça.

    Tomara ao Benfica alguma vez mais vir a dar uma goleada assim ao Porto. .
    fzappa
    2011-08-12 00h24m por redceltic
    uma pena pq podia ser o melhor medio portugues da actualidade. . .
    redceltic
    2011-08-12 00h22m por fzappa
    o Fernandes não tem cabeça para passar de um jogador mediano, não gosta de trabalhar, era mais um jorge Ribeiro, só joga para o contrato.
    Goulart_Return_ again
    2011-08-12 00h19m por redceltic
    depende do esquema na minha opiniao. . . como PL unico nao lhe vejo grande futuro mas se com 2 avançados claramente. . .
    ViciadoxD
    2011-08-12 00h18m por redceltic
    pois foi la tb. . . nao sei onde vao buscar as informaçoes, mas as x acertam. . .
    fzappa
    2011-08-12 00h17m por redceltic
    ate pensei mais no manuel fernandes por exemplo. . . era o substituto do witsel. . .
    redceltic
    2011-08-12 00h16m por fzappa
    esquece o Quaresma. . .
    VI
    redceltic
    2011-08-12 00h16m por ViciadoxD
    ves o mesmo que eu . . . era so para ver de onde tinhas vist porque não tinha visto em lado nenhum sem ser lá e por curiosidade perguntei. .
    Goulart_Return_ again
    2011-08-12 00h14m por redceltic
    boas. . . eu ja nao. . . so um avançado se sair cardozo. . . ou algum negocio com um grande jogador. . . se o besiktas descer por exemplo. . .
    fzappa e ViciadoxD
    2011-08-12 00h13m por redceltic
    desejo nao q nem me lembro deles. . .

    visao de mercado é a fonte. . .
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08