placardpt

    Capital da transparência

    2007/03/14 16:59
    Esta semana o presidente da comissão de arbitragem da liga, Vítor Pereira, nomeou o árbitro Pedro Henriques para o clássico entre FC Porto e Sporting. Sem surpresas (pelo menos para mim), mais um árbitro de Lisboa (e conhecidamente afecto aos leões…) é nomeado para dirigir os azuis e brancos contra um dos rivais de Lisboa. Uma vez revogado o requisito de que árbitros e clubes da mesma associação não se podiam encontrar no mesmo campo de futebol (se bem que Lucílio Baptista tenha torneado bem o problema…), a fim de evitar possíveis conflitos de interesses e de mostrar imparcialidade (na lógica de que à mulher de César não basta ser séria…), como acontecia em anos transactos, a esta nova direcção é permitida, agora e sem despudor algum, nomear árbitros da mesma associação de um clube para um determinado jogo.
     
    O que uma primeira análise, ainda que superficial, nos permite concluir, de facto, é o de que os árbitros, supostamente, serão nomeados para os respectivos jogos com base na sua exclusiva competência e não, como anteriormente, com base em aspectos geográficos. Mas, ao mesmo tempo, e porque não gosto que façam de mim palerma, as recorrentes nomeações de árbitros alfacinhas (ainda que estrategicamente registados em outras associações, como a de Setúbal) para jogos do FC Porto com os seus rivais de Lisboa, permite-me retirar outro tipo de ilações e dúvidas, no que concerne às nomeações e ao trabalho respeitável da comissão liderada por Vítor Pereira.
     
    Em primeiro lugar, parece-me ridículo e desprestigiante para todo o resto da arbitragem portuguesa, particularmente para todos aqueles que não sejam lisboetas ou dependentes da associação de futebol de Lisboa, não poderem ser nomeados para jogos entre o FC Porto e os dois rivais de Lisboa. De facto, parecem-me, este tipo de jogos, os que maior prestígio e visibilidade conferem aos árbitros em termos de carreira assim como são estes que permitem, principalmente pela sua especificidade mediática, aferir da sua qualidade e competência.
     
    Em segundo lugar, creio poder concluir que a comissão e Vítor Pereira assumem publicamente que só existem árbitros verdadeiramente competentes e idóneos na zona de Lisboa e Vale do Tejo e que todos os outros, pelos mais variados motivos, não oferecem a segurança (não sei propriamente de que tipo…) exigida pela comissão de arbitragem.
     
    De facto, o que isto nos mostra, em conjunto com o processo do apito, é que o nosso país está, realmente, fracturado entre Norte e Sul, entre corruptos e honestos, entre azuis e de outras cores, entre manipuladores e manipulados, entre vilões e bons, ao bom estilo dos western americanos. Os meios de comunicação e os centros de poder (todos sedeados naturalmente em Lisboa) tentam fazer passar a imagem de que o banditismo e as mais variadas formas de corrupção fazem parte, de alguma maneira, do código genético do povo do norte.
     
    Para esses pretensos combatentes pela moral e pela justiça, o país só voltará a ter honradez e seriedade quando ao encerramento das maternidades, das escolas, de repartições públicas e de hospitais, que consistem, inexoravelmente, numa centralização desumana e tristemente salazarista, se juntar a despromoção, o encerramento ou a falência de todos os clubes que se encontrem para lá dos limites periféricos da capital. Nem que, para isso, se procedam ou recorram a nomeações parciais, sumaríssimos subjectivos, reuniões clinicamente adiadas, relatórios de árbitros deixados em pára-brisas de automóveis ou ainda a dossiers anónimos. Isto sim, no entender deles, é de capital…transparência.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FC
    e uma pouca vergonha
    2007-03-20 21h00m por FCPedro
    inda dizem k o pinto da costa ta por tras do apito dourado... eu axu e k deviam mudar o nome para apito avermelhado!!!!no jogo [...] benfica partem a perna ao anderson e nem falta foi... kontra o leiria mais gamados era impossivel!!!! sem duvida s as outas ekipas n xegam pa ganhar ao porto em k usar o arbito como ajuda... mas mesmo assim a nos ninguem nos para este campeontao tem k ser nosso :)
    PA
    Fcp,BFC,FPF
    2007-03-19 23h49m por pauloakadrwnz
    Para esses pretensos combatentes pela moral e pela justiça, o país só voltará a ter honradez e seriedade quando o Pinto da Costa for dentro.

    Falas tu de centralização e de poder e disto e aquilo quando que por mera coincidência digamos assim 3 nortenhos estao arguidos no precoesso apito dourado: Valentim Loureiro Ex.Presidente da Liga, João Loureiro, António Azevedo Duarte (FPF) e pinto da costa, suponho que "De facto, o que isto nos mostra, em conjunto com o processo do apito, é...ler comentário completo »
    KL
    anonimo01
    2007-03-18 21h18m por klaudia
    o Pinto da Costa é o cumula da tranaprencia e da dignidade...
    KL
    anonimo01
    2007-03-18 21h17m por klaudia
    o Pinto da Costa é o cumula da tranaprencia e da dignidade...
    AN
    zizou_ed
    2007-03-17 12h13m por anonimo01
    "jose veiga é portista e nasceu no porto..."

    Então foi juntar-se bem aos iguais a si no SLB (corruptos). Nasceu no Porto por acaso mas a sede $ levou-o para Lisboa. Escreveu-se certo por linhas tortas.
    E também já não é sócio do FCP pois foi expulso por incumprimento do pagamento das quotas. o Vieira é que ainda é sócio do FCP parece.

    Como vês eles antes de serem dirigentes do SLB eram à muito tempo sócios do FCP, ou seja, como não obtiveram lugares de destaq...ler comentário completo »
    ...
    2007-03-17 02h18m por zizou_ed
    oh vasco guimaraes dsklpa la mas tas a ser muito parcial so das razao ao portistas ker dizr o norte sao uns santinhos e os do sul é k sao os maus da fita lol tau sempr com a mania da perseguiçao voces
    ...
    2007-03-17 02h16m por zizou_ed
    anonimo01 tas errado meu amigo o jose veiga é portista e nasceu no porto é o valenti loureiro k é arguido no apito dourado e eu n vou proteger o jose veiga pork ele é dos vossos pa min nunka tinha entrado no benfica ah e o pinto da costa é arguido no caso agressao a luis bexiga ou la como se chama o gajo por isso
    MI
    De nada serve ...
    2007-03-16 18h07m por mig28
    estou de um modo geral de acordo com os amigos portistas sobre esta mascarada que vai se fazendo contra tudo o que é do NORTE. Hoje em dia precisa-se, pelas bandas de lisboa, voltar ao modelo Antigo para poder como antigamente controlar por completo todos os meandros da modalidade e repartirem-se como bem entender.
    fazer destes casos mediaticos uma generalidade é da conveniencia desta mesma gente, pois assim indirectamente mentaliza-se, criam-se opinioes de que tudo no Norte é corupção. O...ler comentário completo »
    AN
    corrupção
    2007-03-16 15h11m por anonimo01
    Que eu saiba até agora os únicos dirigentes desportivos a serem julgados e que foram considerados culpados foram o Vale e Azevedo (ex-presidente do SLB pois saiu quando soube que não tinha escapatória) e o José Veiga (ficou com alguns bens penhorados para garantia pagamento dívidas).
    Corrijam-me se estiver enganado mas estes distintos senhores não são da capital Lisboa?? Afinal onde é que está o Norte metido nesta sujidade, corrupção e corja de interesses que proliferam no nosso futebol???
    Fica a questão no ar..........
    BO
    O único que se pede é justiça....
    2007-03-16 12h40m por borisbecker
    O único que se pede é justiça e nao parcialidade como "outros" preferem pedir. De facto este senhor anónimo que apresentou aqui a sua opiniao nao exige imparcialidade, o que sim seria legítimo, pede que as coisas sigam assim como säo e se nomeiem árbitros de Lisboa quando convém em vez de pedir um árbitro indiferente aos dois clubes...Eu nao vinguem a pedir que fosse um arbitro do Porto! Esta mentalidade pequenina e mesquinha do típico discurso do "café com leite" já enoja...ainda há gente que p...ler comentário completo »
    SL
    Sem medo
    2007-03-16 12h34m por Slavograt

    Ainda bem k tens a coragem de vir aki comentar e mostrar toda a tua azia, e mau perder nestes ultimos 25 anos!!!
    Ainda bem k tens coragem de acusar sem apresentar provas... o k tu tas a fazer é crime e xama-se... difamação!!

    Acusa kuando tiveres provas... e se estas aziado por o Porto ser mt mt grande nestes ultimos 25 anos, temos pena!!!

    Ps: A administração do "ZeroZero.pt" devia proibir os comentários anonimos, pois se para comentar um pessoa tem de...ler comentário completo »
    AN
    Queria o mesmo do Costume? Paulo Costa, Bruno paixao ou olegario benquerença?
    2007-03-15 22h29m por Anónimo em Fora de Jogo
    Queriam um arbitro do porto nao era? ou de Setubal? um que aceita-se o cafe com leite e tal, e as viagens ao Brasil, mas nao percisam de se preocupar que este tambem pode muito bem entrar no esquema. Norte? Ainda querem mais poder no futebol que o vosso? Entao o poder do futebol nao esta no norte? O que vale é que ninguem vos leva a serio quanto mais vos dar valor ou ao vosso clube, nada, nao valem nada...

    Credito? sim tem umas taças mas de há 25 anos para cá todas ganhas com desc...ler comentário completo »
    RI
    Norte e Sul
    2007-03-14 21h24m por Ricki
    Concordo plenamente consigo. O nosso país é cada vez mais centralizado no Sul, mais propiamente em Lisboa, o que eu acho que não tem jeito nenhum... Se somos um país, temos de trabalhar em conjunto, não discrimando o nosso Norte.

    E isso vê-se também no futebol. Dá-se os defeitos todos aos nortenhos, e os outros é que são bons. Mas mesmo com estes problemas, o nosso FCP continua em 1ºlugar.

    Não sendo contra o Sporting nem contra o Benfica, mas como ninguém consegue ...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Barrilete Cósmico
    entrevista
    Rui M. Tovar entrevista Jaime Pacheco - Parte II
     Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 14:07
    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55
    Peixe28 26-04-2024, 13:51
    edgarlima 26-04-2024, 13:51
    Shunsuke__Nakamura 26-04-2024, 13:48
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:39
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:38
    ikercasillasbestgk 26-04-2024, 13:33
    Vic-54 26-04-2024, 13:04
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 12:50
    Vic-54 26-04-2024, 12:46
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:37
    FA
    fabiopereirascp 26-04-2024, 12:37
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:36
    JAguiar52 26-04-2024, 12:32