placardpt

    Féher... 3 anos depois

    2007/01/25 09:43

    Faz hoje três anos que Miklos Féher caiu inanimado no estádio D. Afonso Henriques em Guimarães. Uma marca profunda que ainda não sarou, e sobre a qual os capitães Nuno Gomes e Simão Sabrosa falaram.

    Depoimento de Nuno Gomes:

    «Eu não estava presente porque estava lesionado e não tinha sido convocado para o jogo. Estava em casa a ver o jogo e foi uma agonia muito grande. Senti o mesmo que a maior parte dos portugueses que estavam a assistir ao jogo: não queria acreditar que aquilo estava a acontecer e queria que aquela imagem não fosse real. Queria tentar perceber o que se passou, mas quando vi o Miki a cair percebi logo que algo de grave estava a acontecer. Fiquei nervoso. Ali diante da televisão senti-me impotente para poder fazer alguma coisa. Foi muito triste. Foram momentos em que sofri muito, pois estava em frente à televisão, apetecia-me e queria fazer alguma coisa e não conseguia.

    Entrei logo em contacto com pessoas do Benfica. Infelizmente veio a confirmar-se a morte e depois esperei pela equipa no estádio pois não podia ir para Guimarães. Ia falando muitas vezes com o Hélder, que na altura estava na equipa, com o Simão e com o próprio médico. Toda a gente chorava. Eu próprio chorava e não conseguíamos perceber o porquê. Aqueles momentos de espera no hospital foram agoniantes até se confirmar a morte do Fehér.

    O mais difícil naquela altura foi termos de continuar o nosso dia-a-dia sem a presença do Miki, pelos motivos que foram. Continuar a viver sabendo que já não íamos mais ter o Miki por perto. Nos dias depois foram todas as questões que pairaram sobre nós. Se ele estava em condições de jogar futebol porque é que aquilo tinha acontecido? S aconteceu a ele pode acontecer a qualquer um de nós? Ficou ali aquele trauma de que podia acontecer a qualquer um. Aquela situação foi difícil de ultrapassar».

    O sub-capitão do Benfica admite que a ferida jamais será sarada na totalidade:
    «Esse trauma acho que vai viver connosco toda a vida porque continuas sem perceber muito bem o porquê daquilo ter acontecido. Mas, aconteceu ao Miki, como infelizmente também aconteceram a mais casos. Eu como católico quis acreditar que foi uma escolha de Deus.»


    Depoimento de Simão Sabrosa:

    «A alegria dele. O sorriso. Ele era introvertido, mas tinha as suas brincadeiras. Aquele sorriso é marcante e era o sorriso que ele tinha diariamente em algumas brincadeiras. Também me lembro da maneira como ele festejava os golos, mas aquele sorriso é marcante.

    Nós como profissionais temos de fazer todos os exames possíveis e sempre os fizemos. Desde a minha chegada aqui ao Benfica, e até hoje, sempre foram feitos todos os exames possíveis e o Miki também os fez. Depois de ter acontecido aquilo continuámos a fazer os mesmos porque eram os mais importantes. Não houve alteração nenhuma.

    Naquela altura lembrei-me que me poderia ter acontecido a mim, pelo facto de sermos da mesma idade e de termos a mesma profissão, mas esse medo vai passando. No início foi complicado. Tínhamos medo, mas depois tudo acaba por passar, mas não nos conseguimos esquecer do Fehér».


    A exemplo do que já aconteceu nos anos anteriores, o Benfica vai mandar rezar uma missa pela alma de Fehér. A eucaristia deste terceiro aniversário da morte do jogador húngaro será celebrada às 18h00 na Igreja da Luz.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VO
    pessoalmente...
    2007-01-27 23h43m por Von_Dauss
    Também acho isto tudo um grande exagero. Era estrangeiro, já tinha problemas de coração, nem era grande jogador e não tinha propriamente ligação ao clube.
    A única coisa vistosa que me lembro dele foi mesmo cair redondo. E provavelmente nenhum de vós tem muito mais para contar dele.

    Com todo o respeito pela pessoa dele, isto sempre me pareceu manobra publicitária. Explorar assim a morte de alguém é um bocado triste...

    Acho que já basta, novamente com o respeito devido.

    Sem mais
    Sempre aqui...
    2007-01-27 23h19m por Geminic
    Um jovem que dedicou a sua vida ao futebol não merecia acabar assim :(

    MIKI FEHER 29

    Saudações Leoninas :(
    AN
    pa fazer figuras tristes mais vale n dizer nda
    2007-01-25 23h26m por Anónimo em Fora de Jogo
    pedro matoni... Kala te rapaz... pk so dizes m....
    so sei ke as prexoes dos dirigentes do porto eram mtas... pk isto pk akilo... mas nunca deixaram o feher em paz...
    recordem ixo tb
    29 4ever
    PI
    Com todo o respeito
    2007-01-25 22h28m por Pirisca
    Esta questão do Féher é transposta para a vida civil.

    Só qd a pessoa morre é q é recordada.

    Féher, pode ter sido uma excelente pessoa, mas n é um jogador q alguma vez fizesse parte da história do clube. Aconteceu apenas a circunstância de ter morrido em campo qd jogava no SLB, pq ele enqt jogador n fazia, nem nunca iria fazer parte da história do clube, n tinha qualidade para isso. É por isso q eu acho um exagero tudo o q se passa à volta do Féher jogador (n do Féhe...ler comentário completo »
    DA
    tenham calma...
    2007-01-25 21h42m por davidrichau
    ... todos nós em algum momento da nossa vida já fomos infelizes, e depois viemos a arrepender-nos, parem de fazer guerrinhas nesta noticia.

    Onde ker k estejas Féher, lembrámo-nos de ti, obrigado por teres passado por Portugal e dares-nos o teu ultimo sorriso ficar connosco.

    Saudações aos familiares e amigos, o n.º 29, tá na nossa memória.
    MA
    ja passou 3 anos...
    2007-01-25 21h33m por markes
    epa o tempo passa mesmo rapido...parece que foi ontem que deu aquela imagem de ele a sorrir e cair no chão inanimado. dá muita pena ter visto ele partir. Embora nao se tenha imposto como queria no slb, pois nao era titular, era um jogador carismatico, que nao teve sorte nos grandes clubes por onde passou. Teve o benfica tanto esforço para o contratar até porque o porto insurgiu.se com burocracias e quando tudo se resolveu e estava a jogar morreu...é triste.

    Estará para sempre na m...ler comentário completo »
    MY
    pedromatoni
    2007-01-25 19h44m por mykla
    tu es normal????é nestes momentos o quanto civicos voces sois....tristes....

    feher iras estar sempre nos nossos coraçoes... nunca seras esquecido pelos benfiquistas.... ES GRANDE!!!!!!!!!!!!!

    ###29###
    DA
    q pena
    2007-01-25 19h18m por Daniel16
    numca vi ele jogando na minha vida
    mais vi no dia em que ele morreu
    o cara era legal mesmo
    meu estilo de bagunça
    kkkkkkkk
    Miklos Féher
    2007-01-25 18h48m por zecazeca
    Axo ke foi um belo jogador mas 3 anos passaram tao depressa nunca nos esqueceremos de ti nos benfikistas.

    Kuanto ao Benfica que fale menos e compre mais.
    O miccoli jamais tá com peso a mais.
    O Fernando Santos tá estragando o Benfica.

    29 pra sempre
    #29#
    :'(
    2007-01-25 18h13m por HendriX
    Ja passaram 3 anos que partiu.... despediu se da vida com um sorriso.... morreu a fazer aquilo que mais gostava: Jogar Futebol.

    RIP
    Miklos Feher
    EV
    Feher 29
    2007-01-25 18h09m por evorici
    R.I.P. Feher 29 para sempre!!!

    Pedromatoni?!?!mas tu es uma pessoa?vai-te curar!!!niguem te pode ouvir,enfim es um triste

    hoffbauer,mereces o meu respeito,ctg se pode falar de futebol!


    Eterno *29*
    n es pessoa de certeza
    2007-01-25 16h21m por wibo
    pedromatoni isso é comentario de uma pessoa normal ?? pois esqueci-me q nao es..FEHER 29, TAS AKI NO CORAÇAO !!
    PU
    feher
    2007-01-25 16h16m por pue
    ao menos faleceu a fazer akilo que gostava. RIP FEHER
    PU
    respeito
    2007-01-25 16h11m por pue
    é uma questão de respeito pedromatoni.
    sei que és doente pelo Porto mas desta vez passaste todas as marcas.

    "Aqui está a propaganda benfiquista.
    Reparem na quantidade de notíicas de "cáca" que têm posto aqui sempre com um jogadorzinho vestido de vermelho. Agora é esta......"

    Não interessam clubes aqui. Não interessa o clube onde ele jogava ou por onde passou. Não interessa a nacionalidade. Não interessa se ele jogava bem ou não. O que realmente interes...ler comentário completo »
    HE
    E continua
    2007-01-25 14h30m por hem
    Quero deixar aqui o meu pesar pela tragédia, idependentemente do emblema, o episódio foi triste e deixou-nos a pensar, que afinal a vida pode esgotar-se de um momento para o outro sem que demos conta, ainda para mais sendo uma pessoa da minha idade e a acontecer ao vivo, foi duro.

    Agora anda práí um passarinho azul inconformado, que por mais que tente, nunca, mas nunca o porto terá a importância do Benfica, e como tal terá sempre dreito a menos de metade das noticias do BENFICA.ler comentário completo »
    KO
    Tenham respeito
    2007-01-25 13h31m por kombo
    seja kual fosse o klube assim de tudo tamos a falar do k se passou kom um ser humano...foi um koisa mt triste k aconteceu fikei mt komovido numa prova k fui fazer pk eu pratico atletismo fizemos 1 minuto de silencio em homenagem Féher nunka lhe vou eskecer

    Féher tas na memoria
    AN
    Triste
    2007-01-25 11h24m por Anónimo em Fora de Jogo
    É triste quando acontece isto, estas mortes mostram nos que a coisas mais importantes na vida do que o futebol.

    Nas ultimas 12 horas ouvi falar de 3 possiveis reforços para o Benfica, Derlei, Marco Zoro e Pablo Barrientos, vamos ver o ke sai daki.
    PAra ano serão 4
    2007-01-25 11h20m por Pedr0
    É essa a notícia por mais que seja triste a vida continua...portanto...de lembrar que no SLB há pessoas que só conheceram o Féher depois de morrer, tipo mártir... NO fcp não teve sorte e no SLB estava a jogar mas não era titular, simplesmente aconteceu, é sempre trágico mas a notícia dá mesmo a perceber que não se passa nada...
    HO
    matoni...
    2007-01-25 11h14m por Hoffbauer
    1 - numa noticia em k estao as recordacoes d um jogador jovem e promissor k morre em campo e nos toca a todos nao, nao ponho "viva o porto". Nem tenho problemas em afirmar a minha paixao plo clube noutro lugar, nesta noticia nao.

    2 - podes axar estupidez, mas ainda hoje vejo as imagens da sua morte e arrepio-me todo.

    3 - obrigado pela informacao das transferencias po porto. Acabei d as ler na noticia indicada.
    PE
    ...
    2007-01-25 11h07m por pedromatoni
    hoffbauer

    Achas falta de respeito por viva o Porto no fim?!?! Lol....


    podes muito bem manifestar te a favor do teu clube. Nao é falta de respeito.

    HO
    matoni...
    2007-01-25 11h04m por Hoffbauer
    1 - vê lá se te acalmas

    2 - és doente

    3 - ja ninguem t pod ouvir

    4 - n vou pôr "viva o porto" no fim. axo falta de respeito
    PE
    tu sim?
    2007-01-25 10h46m por pedromatoni
    Eu nao. O meu pai e toda a minha familia que é Azul e Branca contam- me... e tb ja li, ouvi e vi sobre isso.

    Porquê tu viste ao vivo e a cores?
    Pavão
    2007-01-25 10h40m por konga
    pedromatoni, realmente é verdade, o Pavão tb morreu em campo. É sempre triste quando isso acontece.
    Mas viste isso em directo, ao vivo e a cores????
    PE
    sim marafado mas...
    2007-01-25 10h23m por pedromatoni
    Como veem nao sou assim insensível como dizem...no meu texto PAvão já expliquei isso. Nao estejam voces a usar isto como pretexto...para falar mal de mim ou comentar os meus comentarios......

    Essa do Herman é verdade.............lol


    MAs eu prefiro lutar contra esta medíocridade do povo portugues do que andar todo contentinho e conivente com isso.

    Foi triste o que aconteceu a este jogador....marcou me e muito mas é uma prova de que o slb é um clube infeliz...Nao se esqueçam disso.
    FI
    Não percebo...
    2007-01-25 10h16m por Filho
    Não percebo como é que alguém vem para aqui comentar sobre futebol numa notícia em que o mais importante é a pessoa em questão. Pessoa essa que infelizmente já faleceu. Há coisas muito mais importantes do que as picuinhices clubísticas, meus amigos. Não ver isso é doentio...

    Mas já que houve alguém que quis misturar as coisas, lembro a este estimado leitor que o Feher também já representou o seu FCPorto. Se respeita tanto o seu clube, respeite também quem o representou e quem honr...ler comentário completo »
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38