Segue o twitter do zerozero.pt. Todo o Futebol na sua rede social

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Liga Europa
Falcao decide final de Dublin

Golo à Falcao dá Liga Europa ao FC Porto

2011/05/18 21:28
Texto por Álvaro Gonçalves

Portugal, mais propriamente portistas e bracarenses, jamais vão esquecer a data de 18 de Maio de 2011, o dia em que o país, pela primeira vez, teve duas equipas numa final europeia, ganha pelo FC Porto, graças a um golo do incontornável Radamel Falcao.

Em Dublin prevaleceu a lei do mais forte. A equipa com mais vitórias na prova, mais goleadas e com o melhor ataque venceu por 1-0, com um golo do melhor marcador da Liga Europa, que ao apontar o 17º golo na competição, ofereceu a quarta taça europeia aos azuis e brancos.

Aos 44 minutos, Guarín executou um cruzamento milimétrico para a área e Falcao, à ponta-de-lança, com um cabeceamento muito bem colocado, bateu Artur Moraes, que não teve qualquer hipótese de defesa. Foi este o momento que ditou a vitória azul e branca, que fez a vontade aos adeptos portistas, que não se cansaram de cantar que queriam ver o FC Porto «ganhar a taça como em 2003».

Nos momentos decisivos os melhores jogadores fazem a diferença. Falcao fê-la na frente de ataque e Helton na baliza, ao parar o remate de Mossoró a abrir a segunda parte, também vestiu a pele de herói no dia de aniversário. É injusto destacar individualidades no momento do sucesso, mas é justo realçar o trabalho de Villas-Boas na sua primeira época completa como treinador principal, ele que se tornou no técnico mais jovem de sempre a vencer uma competição europeia.

À invencibilidade no campeonato, juntou-se, agora, a glória europeia. Nada parece travar este dragão indomável, com notória sede de vencer e que ainda tem uma Taça de Portugal para vencer. Aconteça o que acontecer no Jamor frente ao Vitória de Guimarães, a época já está na história.

Não fosse o golo de Falcao a fechar a primeira parte e pouco haveria para dizer dos primeiros 45 minutos. O FC Porto teve mais posse de bola, mas o Sporting de Braga entrou em campo muito personalizado e organizado.

Aliás, organização é a expressão que melhor caracteriza as duas equipas no primeiro tempo. Ambas esperaram ansiosamente para que o jogo começasse e ambas queriam a glória europeia. No entanto, nenhuma queria perder a oportunidade, única para alguns jogadores, e por isso quase não houve ocasiões de perigo.

À excepção do golo de Falcao, houve duas. Custódio, o autor do golo que colocou o Sporting de Braga em Dublin, foi o primeiro a tentar a sorte aos quatro minutos e, três minutos depois, Hulk fez o mesmo perto da baliza contrária.

Helton e Artur Moraes não tiveram trabalho pela frente, mas ambos estiveram muito em jogo porque foram constantes os passes dos defesas para os respectivos guarda-redes. Contudo, a um minuto dos 45, o guarda-redes do Sporting de Braga nada pôde fazer para parar o cabeceamento, muito bem colocado, de Falcao, após um cruzamento milimétrico de Guarín.

O golo do melhor marcador da Liga Europa mudou o resultado, mas mudou também o decorrer da partida. O Sporting de Braga estava obrigado a ter que marcar para não perder esta oportunidade única e Domingos Paciência deu sinais nesse sentido ao fazer entrar Mossoró ao intervalo, em detrimento de Hugo Viana.

E foi logo no primeiro minuto da etapa complementar que os bracarenses tiveram a melhor oportunidade do jogo, justamente da autoria de Mossoró. Fernando perdeu a bola para o médio do Sporting de Braga que se isolou, mas na hora de atirar à baliza foi Helton quem levou a melhor com uma grande defesa.

O guarda-redes do FC Porto, a completar 33 anos no relvado de Dublin, permitiu que os dragões se mantivessem na frente do marcador com uma defesa crucial, mostrando que está a fazer a melhor temporada de azul e branco vestido.

Em comparação com o primeiro tempo, o Sporting de Braga foi mais pressionante e procurou usar todos os meios possíveis para chegar ao golo, mas a perda de Mossoró foi irrecuperável e para a história vai ficar o FC Porto como vencedor da Liga Europa. Os minhotos podem, no entanto, orgulhar-se da sua melhor prestação europeia de sempre, que vai ficar para a história e que lhes permitiu disputar a primeira final internacional.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Comentários (302)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EM
resposta ao TIGANNA
2011-05-20 00h09m por emc79
deves ser mais um lampião , cheio de azia , tanta que até o buraco do c. deve de estar infectado, então vens para aqui com comentários , em queres fazer acreditar que o porto foi ajudado?
se o moutinho fez falta sobre o viana , então explica-me a diferença entre isso e o que o paulo cesar fez ao guarin no lance em que o sapunaru ve o 1º amarelo, se não viste abre os olhos.
e já agora , com que moral é que um m. . rdas como tu, vem para aqui opinar, ou já te esqueceste dos 5, dos ...ler comentário completo »
JO
Ah. . .
2011-05-19 21h36m por Johnny_Cage
E viva ao Porto em hóquei patins que arrumou o Barcelona e seguiu para as meias finais!
JO
Orgulho
2011-05-19 21h35m por Johnny_Cage
Orgulho em ser portista, orgulho em ser tripeiro, orgulho em ser azul e branco. . . Orgulho em fazer parte de uma grande família de vencedores, orgulho de ser adepto fervoroso de uma das equipas mais fortes da Europa!

Saudações desportivas!
TH
lindo
2011-05-19 21h16m por THE_PROPHET
ADOREI O CACHECOL QUE O SOUZA TRAZIA. . . EHEHEHHHEHHE

ANTES MORTO QUE VERMELHO
LM
Dedicatória
2011-05-19 16h58m por LMTripeiro
Acabei de chegar de Dublin enquanto outros estão a voltar do supermercado da Covilhã!

Venceremos, venceremos
Venceremos outra vez
Vamos levantar a taça
Como em 2003!!!!

E não é que levantaram mesmo?
slb é melhor secalhar. . .
2011-05-19 16h06m por pucarinhasb4
aposto que o benfica até dava 3 ou 4. Nao viram as meias da liga europa ? Ou espera . . . . XD
FC. Porto
2011-05-19 16h01m por LeonardoFalcao9
Antes de mais nada disser que ontem foi mais um dia historico para FC Porto.

Em relação ao jogo, tenho que disser que não foi um grande espectaculo, estava-se a jogar uma final europeia e isso pesa, ninguem quer perder.

Acho que o Porto foi mais equipa, apesar do Braga ter sido um adversario a altura, não conseguiu nunca estar por cima do jogo(era so bola para a frente).

Falar de arbitragem e no minimo absurdo porque não houve nada de escandal...ler comentário completo »
tiganna
2011-05-19 15h38m por diogosoares7
Golo é regular, está EM LINHA (ve as imagens mais vezes, parece que precisas. . . ).

Queres falar de expulsões? Sílvio, perto da meia hora. . .

Devias era ficar caladinho, mas tudo bem. . . E domingo vê com atenção o jogo contra o Vitória, para veres (mais uma vez) qual é a melhor equipa de Portugal ;)
. . .
2011-05-19 15h33m por diogosoares7
Quantas oportunidades teve o Braga? Remate do Custódio logo ao início e Hélton faz grande defesa perante o Mossoró isolado. . . O Porto teve do Hulk, remate pertissimo do poste, o lance do golo do Falcao e um remate também perigoso do Belluschi, pelo menos. . . Vitória justíssima do Porto, Braga não esteve à altura! Adoro "ouvir" bocas de como o Braga merecia ter ganho, enfim. . . FCP, equipa mais regular na competição, melhor marcador, muitos golos marcados, grande equipa! VENCEDOR ...ler comentário completo »
assim ate o carcavelos
2011-05-19 15h25m por tiganna
ponto 1 -falta de moutinho no limite da area sobre hugo viana

ponto 2- golo dos porcos em fora de jogo, nao e os pes que contao mas sim o corpo excepto as maos e ele tinha os [. . . ] s a frente de todos

ponto 3- supanaru 2 amarelo rua

querem mais


carrega benfica
SC
braga
2011-05-19 15h16m por scp_viciado
merecia ter ganho mas como o pinto da costa ate compra arbitos europeus e normal ganhar tantos jogos. . parabens braga
JO
Viva à mesquinhez do futebol português!
2011-05-19 15h07m por Joao20
Série do SC Braga nos últimos 8 jogos:
1 vitória
4 empates
3 derrotas
3 golos marcados
5 golos sofridos

Isto é que é o Super Braga de que tanto falam? Explicação para a única vitória é que os jogadores bracarenses pouparam-se para o jogo da 2ª mão da meia final. Os outros jogos não lhes interessam. Basta ganhar aos nossos arqui-inimigos. Este é o país que temos. Um país de pequeninos.
FCP
2011-05-19 14h25m por Turiacus16
a sua hegemonica no futebol portugues é evidente! clube com mais titulos internacionais (em portugal claro), clube com mais titulos do séc XXI e não está longe de ultrapassar o slb em titulos oficiais! sempre com bons treinadores e bons jogadores que envolvem sempre grandes encaixes financeiros, é sem dúvida o melhor clube portugues e este ano arrisco em dizer que deve estar no top 4/5 dos melhores do mundo sem dúvida alguma. Troféu merecidissimo não só pelo jogo de ontem mas também por todo...ler comentário completo »
BR
Se sair Fernando e R. Micael
2011-05-19 13h52m por brunoalves90
No lugar deles. . .

Danilo e Skolnik :D
BR
No Porto queria ver. . .
2011-05-19 13h50m por brunoalves90
Toloi, Coates, Santon, Dzsudzsak e Kleber.

Vender so: Emidio Rafael, Rolando, Sereno, C. Rodriguez e Mariano.

O resto fica :DD
Porto 2011/2012
2011-05-19 13h49m por ka_fcp
Atenção ao Grande FC Porto 2011/2012, temos que manter algumas peças importantes, tal como, Helton, Alvaro Pereira, Varela, Guarín, Belluschi, Moutinho, Hulk, Falcao, James. Depois efectuar algumas contratações, mas não muitas, não precisamos, principalmente do meio campo para a frente só necessitamos de uma alternativa a Falcao, de resto não queremos mais ninguém. Temos que ter em conta é a zona defensiva e principalmente um trinco e defesa direito. . . .
Carrega Porto
Grande Porto
2011-05-19 13h19m por ka_fcp
Mais um Título Europeu, o 7º Título Internacional, que Grande Clube.
Somos o melhor clube Português, temos o Melhor Palmares em Portugal e além disso caso o Porto vença no Domingo o Guimarães passamos a ser o clube com mais Títulos oficiais em Portugal.
Carrega Porto
Obrigado AVB e Pinto Costa
Tenho Orgulho em ser Portista, só nos dao Alegrias. . . .
BP
FCP-PARA O ANO. . .
2011-05-19 12h48m por bpinto79
NÃO MUDAVA MUITO:
1-HELTON
2-BETO

3-KIESZEK

4-MIGUEL LOPES
5-FUCILE

6-OTA MENDI
7-MAICON
8-SERENO r
9-ANDRÉ PINTO
10-OUTRO DEFESA CENTRAL JÁ COM EXPERIENCIA DE LIGAS EUROPEIAS (ATÉ 24 ANOS NO MÁXIMO)

11-ALV. PEREIRA
12-DAVID ADDY

13-FERNANDO
14- SOUSA
15-MOUTINHO
16-BEL USHI
17-R. MICAEL
18-GUARIN

19- DJALMA
20...ler comentário completo »
BP
SUPERTAÇA EUROPEIA
2011-05-19 12h45m por bpinto79
E VER O FCP A JOGAR COM O BARCELONA (CASO GANHE)!?
VOU GOSTAR DE VER ESTE JOGO. . .
FU
REDCELTIC
2011-05-19 12h45m por fungaga


REDCELTIC - O campeão da cegueira clubistica. QUEM TE DISSE QUE PERCEBIAS DE FUTEBOL, BEM TE ENGANOU.

FU
REDCELTIC
2011-05-19 12h42m por fungaga

Olha lá "menino", complexo de inferioridade deves ter tu no meio desse cérebro cheio de vento. E deves ter também umas PALAS em cada lado da cara, como os burros, para olharem sempre na mesma direcção. Fanátismo puro. AINDA TENS DÚVIDAS QUE A BOLA SÓ ANDA, DESESPERADAMENTE A FAVOR DO BENFICA????? AINDA NÃO CONSEGUISTE VER ISSO??? VAI AO OFTALMOLOGISTA JÁÁÁÁ!!!!!!!!!!! E AINDA TENS DÚVIDAS SOBRE A SUPERIORIDADE PORTISTA, AINDA????????????? CREDO!!!!!! ENTÃO, pá atira-te da ponte abaixo pois estás mesmo mal.

RÍDICULO.
ahahahahahah
2011-05-19 12h34m por iPhil
Reportaram um post meu a mostrar a humilhaçao a quem voces sabem ao colar as primeiras paginas dos jornais ahahahah

que ganda loooooool
N6
Porto
2011-05-19 12h31m por N6L
Tou triste por não ter ganho a taça da liga.
BR
Dzsudzsak quer jogar em Portugal
2011-05-19 12h24m por brunoalves90
A caminho do Porto?? :D
fungaga
2011-05-19 11h45m por redceltic
bem gostavas que fosse assim. . . para poderes novamente fazer papel de vitima. . . devem gostar de ser vitimas as pessoas como tu. . . chama-se a isso complexo de inferioridade. . . é por isso que nao sabem perder nem ganhar. . . mesmo nas maiores vitorias nao vos sai da boca o nome de outros clubes. . . tristes adeptos os que sao como tu. . .
jogos históricos
U Quarta, 18 Maio 2011 - 19:45
Aviva Stadium
Velasco Carballo
1-0
Radamel Falcao 44'
Tópicos Relacionados
SIMULADOR ZEROZERO
CASHBACK
Se falhar a sua aposta múltipla entre sexta e domingo o Casino Portugal devolve-lhe até 100€ para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
Faça a sua aposta:
Odd acumulada:
Ganhar
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Portuguesa
Estatísticas e vídeos dos melhores momentos!
Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Santa Clara x Marítimo em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
bxtw-pt2 19-01-2019, 21:29
NO
NoigeL 19-01-2019, 21:28
bxtw-pt2 19-01-2019, 21:23
SpionKop 19-01-2019, 21:23
eduscp11 19-01-2019, 21:23
ispeakwiththetrue 19-01-2019, 21:22
Pedro3KSCP 19-01-2019, 21:19
ispeakwiththetrue 19-01-2019, 21:19
SA
SabedoriaOutraVez 19-01-2019, 21:17
ispeakwiththetrue 19-01-2019, 21:16
eduscp11 19-01-2019, 21:14
SA
SabedoriaOutraVez 19-01-2019, 21:13
eduscp11 19-01-2019, 21:12
eduscp11 19-01-2019, 21:10
GO
goncalo1823 19-01-2019, 21:09
bxtw-pt2 19-01-2019, 21:07