placardpt
    Falcao decide final de Dublin

    Golo à Falcao dá Liga Europa ao FC Porto

    2011/05/18 21:28

    Portugal, mais propriamente portistas e bracarenses, jamais vão esquecer a data de 18 de Maio de 2011, o dia em que o país, pela primeira vez, teve duas equipas numa final europeia, ganha pelo FC Porto, graças a um golo do incontornável Radamel Falcao.

    Em Dublin prevaleceu a lei do mais forte. A equipa com mais vitórias na prova, mais goleadas e com o melhor ataque venceu por 1-0, com um golo do melhor marcador da Liga Europa, que ao apontar o 17º golo na competição, ofereceu a quarta taça europeia aos azuis e brancos.

    Aos 44 minutos, Guarín executou um cruzamento milimétrico para a área e Falcao, à ponta-de-lança, com um cabeceamento muito bem colocado, bateu Artur Moraes, que não teve qualquer hipótese de defesa. Foi este o momento que ditou a vitória azul e branca, que fez a vontade aos adeptos portistas, que não se cansaram de cantar que queriam ver o FC Porto «ganhar a taça como em 2003».

    Nos momentos decisivos os melhores jogadores fazem a diferença. Falcao fê-la na frente de ataque e Helton na baliza, ao parar o remate de Mossoró a abrir a segunda parte, também vestiu a pele de herói no dia de aniversário. É injusto destacar individualidades no momento do sucesso, mas é justo realçar o trabalho de Villas-Boas na sua primeira época completa como treinador principal, ele que se tornou no técnico mais jovem de sempre a vencer uma competição europeia.

    À invencibilidade no campeonato, juntou-se, agora, a glória europeia. Nada parece travar este dragão indomável, com notória sede de vencer e que ainda tem uma Taça de Portugal para vencer. Aconteça o que acontecer no Jamor frente ao Vitória de Guimarães, a época já está na história.

    Não fosse o golo de Falcao a fechar a primeira parte e pouco haveria para dizer dos primeiros 45 minutos. O FC Porto teve mais posse de bola, mas o Sporting de Braga entrou em campo muito personalizado e organizado.

    Aliás, organização é a expressão que melhor caracteriza as duas equipas no primeiro tempo. Ambas esperaram ansiosamente para que o jogo começasse e ambas queriam a glória europeia. No entanto, nenhuma queria perder a oportunidade, única para alguns jogadores, e por isso quase não houve ocasiões de perigo.

    À excepção do golo de Falcao, houve duas. Custódio, o autor do golo que colocou o Sporting de Braga em Dublin, foi o primeiro a tentar a sorte aos quatro minutos e, três minutos depois, Hulk fez o mesmo perto da baliza contrária.

    Helton e Artur Moraes não tiveram trabalho pela frente, mas ambos estiveram muito em jogo porque foram constantes os passes dos defesas para os respectivos guarda-redes. Contudo, a um minuto dos 45, o guarda-redes do Sporting de Braga nada pôde fazer para parar o cabeceamento, muito bem colocado, de Falcao, após um cruzamento milimétrico de Guarín.

    O golo do melhor marcador da Liga Europa mudou o resultado, mas mudou também o decorrer da partida. O Sporting de Braga estava obrigado a ter que marcar para não perder esta oportunidade única e Domingos Paciência deu sinais nesse sentido ao fazer entrar Mossoró ao intervalo, em detrimento de Hugo Viana.

    E foi logo no primeiro minuto da etapa complementar que os bracarenses tiveram a melhor oportunidade do jogo, justamente da autoria de Mossoró. Fernando perdeu a bola para o médio do Sporting de Braga que se isolou, mas na hora de atirar à baliza foi Helton quem levou a melhor com uma grande defesa.

    O guarda-redes do FC Porto, a completar 33 anos no relvado de Dublin, permitiu que os dragões se mantivessem na frente do marcador com uma defesa crucial, mostrando que está a fazer a melhor temporada de azul e branco vestido.

    Em comparação com o primeiro tempo, o Sporting de Braga foi mais pressionante e procurou usar todos os meios possíveis para chegar ao golo, mas a perda de Mossoró foi irrecuperável e para a história vai ficar o FC Porto como vencedor da Liga Europa. Os minhotos podem, no entanto, orgulhar-se da sua melhor prestação europeia de sempre, que vai ficar para a história e que lhes permitiu disputar a primeira final internacional.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EM
    resposta ao TIGANNA
    2011-05-20 00h09m por emc79
    deves ser mais um lampião , cheio de azia , tanta que até o buraco do c. deve de estar infectado, então vens para aqui com comentários , em queres fazer acreditar que o porto foi ajudado?
    se o moutinho fez falta sobre o viana , então explica-me a diferença entre isso e o que o paulo cesar fez ao guarin no lance em que o sapunaru ve o 1º amarelo, se não viste abre os olhos.
    e já agora , com que moral é que um m. . rdas como tu, vem para aqui opinar, ou já te esqueceste dos 5, dos ...ler comentário completo »
    JO
    Ah. . .
    2011-05-19 21h36m por Johnny_Cage
    E viva ao Porto em hóquei patins que arrumou o Barcelona e seguiu para as meias finais!
    JO
    Orgulho
    2011-05-19 21h35m por Johnny_Cage
    Orgulho em ser portista, orgulho em ser tripeiro, orgulho em ser azul e branco. . . Orgulho em fazer parte de uma grande família de vencedores, orgulho de ser adepto fervoroso de uma das equipas mais fortes da Europa!

    Saudações desportivas!
    TH
    lindo
    2011-05-19 21h16m por THE_PROPHET
    ADOREI O CACHECOL QUE O SOUZA TRAZIA. . . EHEHEHHHEHHE

    ANTES MORTO QUE VERMELHO
    Dedicatória
    2011-05-19 16h58m por LMTripeiro
    Acabei de chegar de Dublin enquanto outros estão a voltar do supermercado da Covilhã!

    Venceremos, venceremos
    Venceremos outra vez
    Vamos levantar a taça
    Como em 2003!!!!

    E não é que levantaram mesmo?
    slb é melhor secalhar. . .
    2011-05-19 16h06m por pucarinhasb4
    aposto que o benfica até dava 3 ou 4. Nao viram as meias da liga europa ? Ou espera . . . . XD
    FC. Porto
    2011-05-19 16h01m por LeonardoFalcao9
    Antes de mais nada disser que ontem foi mais um dia historico para FC Porto.

    Em relação ao jogo, tenho que disser que não foi um grande espectaculo, estava-se a jogar uma final europeia e isso pesa, ninguem quer perder.

    Acho que o Porto foi mais equipa, apesar do Braga ter sido um adversario a altura, não conseguiu nunca estar por cima do jogo(era so bola para a frente).

    Falar de arbitragem e no minimo absurdo porque não houve nada de escandal...ler comentário completo »
    tiganna
    2011-05-19 15h38m por diogosoares7
    Golo é regular, está EM LINHA (ve as imagens mais vezes, parece que precisas. . . ).

    Queres falar de expulsões? Sílvio, perto da meia hora. . .

    Devias era ficar caladinho, mas tudo bem. . . E domingo vê com atenção o jogo contra o Vitória, para veres (mais uma vez) qual é a melhor equipa de Portugal ;)
    . . .
    2011-05-19 15h33m por diogosoares7
    Quantas oportunidades teve o Braga? Remate do Custódio logo ao início e Hélton faz grande defesa perante o Mossoró isolado. . . O Porto teve do Hulk, remate pertissimo do poste, o lance do golo do Falcao e um remate também perigoso do Belluschi, pelo menos. . . Vitória justíssima do Porto, Braga não esteve à altura! Adoro "ouvir" bocas de como o Braga merecia ter ganho, enfim. . . FCP, equipa mais regular na competição, melhor marcador, muitos golos marcados, grande equipa! VENCEDOR ...ler comentário completo »
    assim ate o carcavelos
    2011-05-19 15h25m por tiganna
    ponto 1 -falta de moutinho no limite da area sobre hugo viana

    ponto 2- golo dos porcos em fora de jogo, nao e os pes que contao mas sim o corpo excepto as maos e ele tinha os [. . . ] s a frente de todos

    ponto 3- supanaru 2 amarelo rua

    querem mais


    carrega benfica
    SC
    braga
    2011-05-19 15h16m por scp_viciado
    merecia ter ganho mas como o pinto da costa ate compra arbitos europeus e normal ganhar tantos jogos. . parabens braga
    JO
    Viva à mesquinhez do futebol português!
    2011-05-19 15h07m por Joao20
    Série do SC Braga nos últimos 8 jogos:
    1 vitória
    4 empates
    3 derrotas
    3 golos marcados
    5 golos sofridos

    Isto é que é o Super Braga de que tanto falam? Explicação para a única vitória é que os jogadores bracarenses pouparam-se para o jogo da 2ª mão da meia final. Os outros jogos não lhes interessam. Basta ganhar aos nossos arqui-inimigos. Este é o país que temos. Um país de pequeninos.
    FCP
    2011-05-19 14h25m por Turiacus16
    a sua hegemonica no futebol portugues é evidente! clube com mais titulos internacionais (em portugal claro), clube com mais titulos do séc XXI e não está longe de ultrapassar o slb em titulos oficiais! sempre com bons treinadores e bons jogadores que envolvem sempre grandes encaixes financeiros, é sem dúvida o melhor clube portugues e este ano arrisco em dizer que deve estar no top 4/5 dos melhores do mundo sem dúvida alguma. Troféu merecidissimo não só pelo jogo de ontem mas também por todo...ler comentário completo »
    BR
    Se sair Fernando e R. Micael
    2011-05-19 13h52m por brunoalves90
    No lugar deles. . .

    Danilo e Skolnik :D
    BR
    No Porto queria ver. . .
    2011-05-19 13h50m por brunoalves90
    Toloi, Coates, Santon, Dzsudzsak e Kleber.

    Vender so: Emidio Rafael, Rolando, Sereno, C. Rodriguez e Mariano.

    O resto fica :DD
    Porto 2011/2012
    2011-05-19 13h49m por ka_fcp
    Atenção ao Grande FC Porto 2011/2012, temos que manter algumas peças importantes, tal como, Helton, Alvaro Pereira, Varela, Guarín, Belluschi, Moutinho, Hulk, Falcao, James. Depois efectuar algumas contratações, mas não muitas, não precisamos, principalmente do meio campo para a frente só necessitamos de uma alternativa a Falcao, de resto não queremos mais ninguém. Temos que ter em conta é a zona defensiva e principalmente um trinco e defesa direito. . . .
    Carrega Porto
    Grande Porto
    2011-05-19 13h19m por ka_fcp
    Mais um Título Europeu, o 7º Título Internacional, que Grande Clube.
    Somos o melhor clube Português, temos o Melhor Palmares em Portugal e além disso caso o Porto vença no Domingo o Guimarães passamos a ser o clube com mais Títulos oficiais em Portugal.
    Carrega Porto
    Obrigado AVB e Pinto Costa
    Tenho Orgulho em ser Portista, só nos dao Alegrias. . . .
    BP
    FCP-PARA O ANO. . .
    2011-05-19 12h48m por bpinto79
    NÃO MUDAVA MUITO:
    1-HELTON
    2-BETO

    3-KIESZEK

    4-MIGUEL LOPES
    5-FUCILE

    6-OTA MENDI
    7-MAICON
    8-SERENO r
    9-ANDRÉ PINTO
    10-OUTRO DEFESA CENTRAL JÁ COM EXPERIENCIA DE LIGAS EUROPEIAS (ATÉ 24 ANOS NO MÁXIMO)

    11-ALV. PEREIRA
    12-DAVID ADDY

    13-FERNANDO
    14- SOUSA
    15-MOUTINHO
    16-BEL USHI
    17-R. MICAEL
    18-GUARIN

    19- DJALMA
    20...ler comentário completo »
    BP
    SUPERTAÇA EUROPEIA
    2011-05-19 12h45m por bpinto79
    E VER O FCP A JOGAR COM O BARCELONA (CASO GANHE)!?
    VOU GOSTAR DE VER ESTE JOGO. . .
    FU
    REDCELTIC
    2011-05-19 12h45m por fungaga


    REDCELTIC - O campeão da cegueira clubistica. QUEM TE DISSE QUE PERCEBIAS DE FUTEBOL, BEM TE ENGANOU.

    FU
    REDCELTIC
    2011-05-19 12h42m por fungaga

    Olha lá "menino", complexo de inferioridade deves ter tu no meio desse cérebro cheio de vento. E deves ter também umas PALAS em cada lado da cara, como os burros, para olharem sempre na mesma direcção. Fanátismo puro. AINDA TENS DÚVIDAS QUE A BOLA SÓ ANDA, DESESPERADAMENTE A FAVOR DO BENFICA????? AINDA NÃO CONSEGUISTE VER ISSO??? VAI AO OFTALMOLOGISTA JÁÁÁÁ!!!!!!!!!!! E AINDA TENS DÚVIDAS SOBRE A SUPERIORIDADE PORTISTA, AINDA????????????? CREDO!!!!!! ENTÃO, pá atira-te da ponte abaixo pois estás mesmo mal.

    RÍDICULO.
    ahahahahahah
    2011-05-19 12h34m por iPhil
    Reportaram um post meu a mostrar a humilhaçao a quem voces sabem ao colar as primeiras paginas dos jornais ahahahah

    que ganda loooooool
    N6
    Porto
    2011-05-19 12h31m por N6L
    Tou triste por não ter ganho a taça da liga.
    BR
    Dzsudzsak quer jogar em Portugal
    2011-05-19 12h24m por brunoalves90
    A caminho do Porto?? :D
    fungaga
    2011-05-19 11h45m por redceltic
    bem gostavas que fosse assim. . . para poderes novamente fazer papel de vitima. . . devem gostar de ser vitimas as pessoas como tu. . . chama-se a isso complexo de inferioridade. . . é por isso que nao sabem perder nem ganhar. . . mesmo nas maiores vitorias nao vos sai da boca o nome de outros clubes. . . tristes adeptos os que sao como tu. . .
    jogos históricos
    U Quarta, 18 Maio 2011 - 19:45
    Aviva Stadium
    Velasco Carballo
    1-0
    Radamel Falcao 44'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10