placardpt
    As ideias para o novo leão

    Jesus: «Acredito que vou ser campeão»

    2015/07/05 22:07

    Jorge Jesus esteve, este domingo, na SIC Notícias para comentar a sua transferência da Luz para Alvalade mas não deixou de explicar o que pretende para este seu novo projeto. A conversa foi longa e o antigo técnico do Benfica falou de vários temas, sendo que de seguida pode ler todos os que são apenas relacionados com o emblema verde e branco.

    Desde logo, Jorge Jesus confessou que não pensava trocar o Benfica pelo Sporting e manifestou que tudo aconteceu de forma «muito rápida».

    «Não dava para imaginar, nem quando acabou esta temporada dava para imaginar que iria para o Sporting. Foi tudo muito rápido. O mês de junho? Foi normal, foi a pensar no final da época e no começo da nova. Mais trabalho, como é óbvio. Ando à procura de conhecer a realidade do Sporting. Entro às 7h na Academia e saio às 21h», afirmou Jorge Jesus.

    «Não proibi o presidente de ir para o banco»

    Questionado se treinar o emblema leonino foi sempre um sonho, Jesus respondeu assim: «[Treinar o Sporting] nunca foi um sonho. Se tinha um sonho de treinar os três grandes quando estava no SC Braga? Claro que sim. Não sabia que teria essa possibilidade de treinar o Sporting após chegar ao Benfica. Quando apareceu a oportunidade não hesitei, nem discuti nada. Tinha outras propostas de fora de Portugal. Não tinha propostas de grandes clubes para ganhar a Champions, esse é um dos meus sonhos. Já ganhei tudo em Portugal e nunca fui a uma final da Champions. Posso sonhar com isso».

           A relação de Bruno de Carvalho com Marco Silva? Não me interessa falar do passado.
    Nesta entrevista, Jesus destacou depois os objetivos que tem para a sua carreira. «Já ganhei tudo em Portugal, um dos meus sonhos é... [pausa]. Nunca fui a uma final da Champions e posso sonhar com isso. Se tivesse de olhar pela escolha desportiva ou carreira financeira, seguramente teria ido para o estrangeiro. Em Portugal desconto 60 por cento. Se fossem todos como eu, isto estava melhor», disse nesta entrevista, onde não escondeu que «é óbvio» que o passado do seu pai ligado ao Sporting «pesou» nesta escolha e disse que «não é verdade» ter proibido Bruno de Carvalho de ir para o banco.

    Jesus ao lado de Bruno de Carvalho durante a sua apresentação em Alvalade ©Carlos Alberto Costa
    «Quem manda no Sporting é o presidente Bruno de Carvalho. O presidente está acima de toda a gente. Pedi apenas para estar em sintonia com ele para conseguir o melhor para ele e para o Sporting. Se o presidente entender que deve ir para o banco, vai. Ele é que manda», destacou, explicando depois que Bruno de Carvalho é um líder que ainda está «a conhecer» mas já deu para perceber que «é um homem apaixonado». «É parecido comigo», referiu, falando depois sobre a estrutura que está a montar em Alvalade.

    «Quis sabedoria e experiência com pessoas como o Octávio [Machado] e o Manel [Manuel Fernandes]. Falei com o presidente e entendeu-se que isso seria fundamental. A estrutura são as pessoas», salientou o técnico dos leões, que não quis falar sobre o passado de Marco Silva em Alvalade.

    «Não me interessa muito falar do passado do Sporting. Só quero falar do presente e do futuro. Cada um tem a sua forma de trabalhar. A minha forma de trabalhar é esta e o presidente do Sporting achou que eu era o homem certo. Aceitei fácil e estou muito entusiasmado», disse, esclarecendo o facto de ter aceite o convite de Bruno de Carvalho numa altura em que os leões ainda tinham Marco Silva nos seus quadros. «Da minha parte não houve essa deselegância.»

    E continuou a falar da estrutura leonina. «O Sporting tem pessoas bem organizadas e com conhecimento profundo do que é aquele grande clube. Comigo entraram duas pessoas que são o Otávio [Machado] e o Manel [Manuel Fernandes] em função das suas capacidades. Eu e o presidente acabamos por entender que estas pessoas podiam corresponder dentro daquilo que é o melhor para o Sporting. E dentro desta ideia foi fácil convidá-los a trabalhar comigo mas para o Sporting.»

    No decorrer da conversa, Jorge Jesus foi convidado a fazer comparações entre a realidade leonina e aquela que tinha na Luz. «Não é muito importante estar aqui a fazer comparações. Não há estrutura quando não ganhas títulos, é bluff. A estrutura ajuda, é verdade», destacou. Mas a pergunta voltou e Jesus foi mais claro.

    «Saí de uma situação confortável para uma situação de risco mas o futebol é risco», disse, falando depois sobre as alterações ao modelo de jogo que foi alterando ao longo dos anos.

    «Um treinador tem que olhar para o jogo não só com o conhecimento ou a ideia da sua equipa. Um treinador tem que olhar para os pontos fortes e fracos do adversário. É natural que há adversários mais fortes que te colocam mais problemas do que as outras equipas. Aí, a tua estratégia não precisa de ser tão dependente.»

    Em 2009, quando chegou ao Benfica, Jesus disse que os jogadores iam «dar o dobro». E agora no Sporting? «São situações diferentes. Eu via o Benfica, via os seus jogadores e a forma como jogava. No Sporting não posso dizer a mesma coisa. Nos últimos dois anos, o Sporting teve dois treinadores em que houve um trabalho tático. A qualidade do treinador português não tem igual.»

    Candidato ao título

    Durante a apresentação como novo treinador do Sporting, Jesus disse que a luta pelo título, em Portugal, era a três agora. Este domingo, explicou a sua mensagem. «Quem tem conhecimento deste clube não pode ir treinar o Sporting sem se assumir [como candidato ao título]. Mas, claro, que uns vão ter mais dificuldades que outros. É verdade que nos últimos 30 anos o Sporting venceu dois títulos mas tem massa, massa adepta. No Sporting tem que se ganhar títulos», sublinhou, dizendo que o Sporting deve procurar «no máximo cinco e no mínimo três jogadores» para reforçar o plantel.

    Jesus elogiou William Carvalho ©Catarina Morais
    Nesta entrevista à SIC Notícias, Jesus falou sobre a possibilidade de perder jogadores. «Acredito que o plantel do Sporting tem muita qualidade. Se me perguntas se estou preparado para perder esses jogadores, eu digo-te que não. O Sporting já perdeu o Cédric. Penso que vamos fazer uma equipa com qualidade para disputar o título. Uma coisa é ser candidato e em janeiro já não estares lá. Nós queremos chegar às decisões e ganhar.»

    Sobre possíveis reforços, Jesus preferiu «não mencionar nomes». Teo Gutiérrez ou Bryan Ruiz? «Isso passa pelo presidente. Claro que a minha palavra é determinante. Quando cheguei ao Sporting o Bryan Ruiz já estava em negociações com o Sporting», confirmou, falando sobre Van Wolfswinkel. «Foi um jogador que fez uma boa época no Sporting e depois saiu por uma verba boa.»

    Na conversa, Jesus não negou que irá colocar William Carvalho «a jogar mais». «O William é uma certeza, um jogador com qualidade. O Sporting tem jovens que já são certezas, não são esperanças, nem dúvidas. O William será potencializado se a equipa também for. Só valorizamos jogadores se a equipa responder à conquista de títulos. É um jogador com características para dar mais. Não tenho dúvidas de que comigo vai jogar mais.»

    Jesus quer ganhar a Supertaça e árbitros por sorteio

    Jorge Jesus falou também sobre o arranque de temporada. «Temos um começo de época complicado com o arranque do campeonato, o playoff. A Supertaça? Uma coisa de cada vez. O grande objetivo do Sporting é ser campeão. A Supertaça é o primeiro título e será importante. Especial por ser contra o Benfica? Não. Vou ter o mesmo respeito que tinha quando trabalhava no Benfica e enfrentava os adversários».

    O tema dos árbitros serem escolhidos por sorteio ou nomeação foi colocado nesta entrevista e Jesus deu a sua opinião.

    «Aqui o que importa é se sou mais de acordo com o sorteio ou com a nomeação. No fundo, com uma ou outra tem que haver jogo. A ideia do colinho vai haver sempre e não será uma alteração na nomeação que irá alterar isso. Se tens árbitros com muita qualidade, por que não o sorteio? Mas o mais importante é ter uma equipa forte, com qualidade, com capacidade para discutir os títulos, esse é o teu manto protetor», questionou o novo técnico verde e branco que falou sobre a relação com Jorge Mendes.

    «Não me apresentou propostas só do Catar. Apresentou-me das melhores quatro equipas italianas. Se eu quisesse, tinha ido para o Napoli, Roma, Milan ou Inter», revelou.

    Aposta em jogadores da formação

    Jorge Jesus prometeu também «olhar para todos os jogadores do Sporting, independentemente da nacionalidade e dos nomes». «O que me importa é a qualidade. Nos últimos anos, o Sporting é o clube que tem tido mais jogadores portugueses no seu onze mas em termos de títulos nada ganhou», referiu, confirmando que «há dois jovens que fazem parte da equipa B que vão para a equipa principal».

    Mas dão garantias para a primeira equipa? «Não é para a primeira equipa, é para o plantel. Todos os jogadores emprestados, não só em Portugal mas fora de Portugal, estão a trabalhar comigo. Eu monto e crio o plantel na pré-época. Não parto para a pré-época com o plantel definido. Depois, o mercado é uma coisa hoje, daqui a 20 dias é outra.»

           O Benfica tem uma equipa trabalhada de seis anos, tem uma organização, tem uma máquina feita.
    No seguimento da conversa, Jorge Jesus assumiu como será a corrida ao título. «O Benfica é bicampeão. O Benfica tem uma equipa trabalhada de seis anos, tem uma organização, tem uma máquina feita, oleada e que tem à partida de partir melhor. Não tenho dúvida nenhuma.»

    Jorge Jesus foi ainda convidado a explicar se levaria algum jogador do Benfica para Alvalade. «Não sou politicamente correto. O Benfica tem grandes jogadores. Não digo qual queria ter mas sei que tem grandes jogadores», disse explicando que acredita que vai ser campeão.

    «Acredito que vou ser campeão. Temos que perceber a exigência do nome que eu represento. Qualquer treinador que treine o Sporting tem que ser campeão.»

    Portugal
    William Carvalho
    NomeWilliam Silva de Carvalho
    Nascimento/Idade1992-04-07(32 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Angola
    Angola
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LE
    2 jogadores da formaçao
    2015-07-06 15h11m por leoleoleo
    para quem viu em direto, sabe que devem ser iuri e esgaio, o apresentador disse-lhe uma serie de jogadores e ele disse dos que o apresentador referiu so um faria parte e na minha opiniao dos que ele disse o melhor era o iuri, dos que ele nao referiu, veio-me logo a cabeça o esgaio, pela vaga que ha na direita e pelo belo europeu que fez (ainda que tenha falhado o penalti, foi excelente e surpreendeu pois nao costuma estar tao bem na defesa)
    LE
    Acho uma piada aos troca tintas
    2015-07-06 14h47m por Leo7costados
    O Jorge Jesus é uma personagem e que personagem. Do mundo do futebol muitos poucos existirão como ele. É um homem absolutamente empenhado e focado naquilo que faz. E o que faz, faz muito bem.
    Mas para além do exemplo profissional, destaca-se ainda o exemplo que ele é do ponto de vista pessoal. É um homem que não se confinou aos limites das suas origens modestas e quis sempre ir mais longe. E indo mais longe, como sempre foi, nunca se envergonhou das suas origens nem se mascarou...ler comentário completo »
    normal. . .
    2015-07-06 10h34m por RafaelReis
    o que é preciso é "Acarditar no títalo!"
    PR
    Este gajo e um gabarolas
    2015-07-06 03h35m por Predador_True_King
    N tem nada a ver com o Rui Vitoria q é um senhor

    O Benfica so ficou a ganhar com a saida deste caramelo

    O Rui Vitoria para alem de ser muito mais bem educado, percebe muito mais de futebol!!!

    Apos esta entrevista do JJ, so fiquei mais convencido q este ano vou ser tricampeao

    BITW
    2015-07-06 00h42m por Porto94
    Ele falou vindo da equipa B o Esgaio esteve emprestado ao Academica de Coimbra este ano.
    Filipe Chaby
    2015-07-06 00h37m por Porto94
    Imenso talento neste jogador quando estava nos sub 19 foi comparado ao Luis Figo pela forma de jogar tem que estar na equipa A juntamente com o Wallyson.
    BITW
    2015-07-05 23h43m por PalancaFCP via mobile
    A questão é se JJ tem mesmo o toque de midas e fará num curto espaço de tempo que estes jogadores exponenciem a qualidade ou será mais do mesmo, muito fogo de vista no inicio e o desanimo no final. Resalvando o que referiste, no Benfica foi sempre tendo quem resolvesse individualmente, quando o colectivo falhava.
    ZE
    sab
    2015-07-05 23h40m por Zeus via mobile
    Tb nao o acho nada demais, mas em relação a ir á final da champs tenho de admitir que me surpreendeu, mas a nível nacional concordo, com o plantel que tinha apenas compriu.
    Gauld
    2015-07-05 23h34m por PalancaFCP via mobile
    Será o novo coentrão.
    ZE
    sab
    2015-07-05 23h33m por Zeus via mobile
    4 melhores italianas sem contar com a juve kkkk
    Zeus
    2015-07-05 23h32m por PalancaFCP via mobile
    Tem desculpa, não era treinador do Sporting nessa altura eheh
    ZE
    fds
    2015-07-05 23h31m por Zeus via mobile
    Afinal daquilo de o jj ir para o qatar para depois ir para o psg é vdd oO
    BITW
    2015-07-05 23h18m por PalancaFCP via mobile
    Muito bem visto.
    ZE
    PalancaFCP
    2015-07-05 23h17m por Zeus via mobile
    O jj disse agora que é impossível um jogador ir para outro rival, o moutinho riu-se kkkkk
    Zeus
    2015-07-05 23h16m por PalancaFCP via mobile
    Queria o JJ e muitos adeptos sportinguistas, que ainda estão inconformados com a escolha de Danilo.
    ZE
    pelos vistos
    2015-07-05 23h13m por Zeus via mobile
    O jj queria mesmo o danilo pereira!
    ZE
    rui santos
    2015-07-05 23h11m por Zeus via mobile
    Boa pergunta agora do danilo pereira, estou curioso pela resposta!
    BITW
    2015-07-05 23h09m por PalancaFCP via mobile
    Neste último ano JJ mudou claramente de abordagem, mas só foi possível porque descartou as competições europeias. No Sporting não terá espaço para isso, pelo menos por agora.
    ZE
    *
    2015-07-05 23h05m por Zeus via mobile
    Acabava
    Rodolfo
    2015-07-05 23h04m por PalancaFCP via mobile
    5 minutos para fazer uma pergunta tão simples e acaba por fazer uma afirmação. Que mestre.
    ZE
    boa pergunta do rodolfo
    2015-07-05 23h04m por Zeus via mobile
    De facto o jj nos ultimos 2 anos mudou em relação ao jogos com o porto, pois antes mexia em demasia na equipa para defender melhor, veja-se o caso do jogo dos 92 ou dos 5-0 acqbqva sempre mal, depois mudou isso e correu melhor.
    JJ
    2015-07-05 23h00m por PalancaFCP via mobile
    "Formar, não é só para jogadores jovens" está tudo dito. Acabou-se a aposta frenética na formação do Sporting.
    Jomidupe
    2015-07-05 22h55m por LelloMarmello
    Como não me conheces . . . Dou-te de barato. . . jj para mim tinha saído qd ofereceu o campeonato ao treinador do porto na 3ª época.

    Rennie tomei muito qd perdia para o meu rival. . . porto. Agora pela transferencia deste asno que não sabe ler um jogo de futebol, nop! nem um! se os jogos não correrem como planeado :( esquece não sai nada!
    27
    '''
    2015-07-05 22h52m por 27SLB
    JJ acabou de dizer que vai uzar o mesmo modelo
    BITW
    2015-07-05 22h50m por PalancaFCP via mobile
    Podes crer. Tem que perguntar-lhe também qual será a estratégia para a formação do Sporting.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    SCP_1994 27-04-2024, 03:51
    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50