placardpt
    A época dos leões

    Sporting: Regresso aos títulos numa época atribulada

    2015/06/03 03:01

    O Sporting não vencia qualquer troféu há sete anos e por isso a conquista da Taça de Portugal, após uma final decidida apenas nas grandes penalidades e na qual os leões tiveram que recuperar de uma desvantagem de dois golos a jogar quase sempre com menos uma unidade que o SC Braga, é o maior reflexo da época do clube de Alvalade.

    Marco Silva conseguiu devolver o Sporting aos títulos mas não sabe se fica em Alvalade ©Carlos Alberto Costa
    À festa no Jamor seguiram-se os festejos no Estádio de Alvalade na mesma noite e no dia seguinte a receção na Câmara Municipal de Lisboa, onde Bruno de Carvalho mostrou vontade de voltar para a celebração de mais conquistas. Se com ou sem Marco Silva é que é a questão do momento. Esta é a curiosidade do universo verde e branco e que não foi desfeita com o fim da temporada.

    Marco Silva tem mais três anos de contrato com o Sporting, mas nem o treinador, que revelou estar feliz em Alvalade após a conquista da Taça de Portugal, nem Bruno de Carvalho quiseram ainda confirmar a sua continuidade. Desde dezembro que o assunto se tornou tabu nos leões, pois foi nesse período que técnico e presidente se afastaram devido a divergências, chegando-se mesmo a falar na possibilidade de Marco Silva deixar o comando técnico da equipa na altura. Isso não aconteceu, mas a possibilidade de sair no final da época ficou sempre de pé. Os próximos dias serão decisivos para o desfecho da história que se arrasta há meses.

    Bruno de Carvalho foi dos mais efusivos na festa mas não quis adiantar nada sobre o futuro do treinador ©Carlos Alberto Costa
    No entanto, indiscutível é que o nome de Marco Silva fica gravado na história do Sporting. Os adeptos dos leões sempre demonstraram o carinho que nutrem pelo treinador e este sempre procurou corresponder ao mesmo com trabalho, tendo como ponto alto a conquista da Taça de Portugal. O primeiro título ao fim de sete anos. A tarefa de suceder a Leonardo Jardim não era fácil, depois de em 2013/2014 o agora treinador do Monaco ter levado os verdes e brancos ao segundo lugar do campeonato e garantido a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. Além disso, ao contrário da temporada transata, Bruno de Carvalho assumiu que o Sporting era candidato ao título.

    Receção ao Benfica praticamente tirou o Sporting da luta pelo título ©Carlos Alberto Costa
    No campeonato, Marco Silva orientou o Sporting até ao terceiro lugar com 76 pontos, ficando a 9 do campeão Benfica. A posição conseguida garante o acesso ao play-off que antecede a fase de grupos da Liga dos Campeões e por isso os leões mantêm intacto o objetivo de marcar presença na principal prova de clubes da UEFA pela segunda época consecutiva. Ainda assim, o Sporting não lutou até ao fim pela conquista do campeonato e o jogo que provavelmente terá sido decisivo para o desfecho foi o dérbi com o Benfica, em Alvalade, na 20.ª jornada.

    Sporting só em Stamford Bridge, na última jornada da fase de grupos, ficou afastado da fase seguinte da Liga dos Campeões ©Catarina Morais
    À entrada para o dérbi, os leões eram terceiros classificados com 42 pontos, menos 1 que o FC Porto, que ocupava a segunda posição, e menos 7 que o Benfica, líder da classificação. Qualquer resultado que não fosse a conquista dos 3 pontos praticamente tornava o sonho do título numa miragem. Foi o que aconteceu, mas de uma forma dura. Isto porque o Sporting chegou à vantagem aos 87 minutos, por um golo de Jefferson, mas sofreu o empate em período de compensação, com Jardel a marcar naquela que foi praticamente a única situação de golo das águias no jogo. A igualdade, pela forma como aconteceu, foi dura de aceitar por parte dos leões e realisticamente tirou-os das contas do título, apesar da matemática ainda oferecer a possibilidade de terminar a prova como campeão.

    Na Liga Europa, os leões caíram nos 16 avos de final aos pés do Wolfsburg ©Carlos Alberto Costa
    Nesse período, o Sporting ainda estava presente nas competições europeias, embora já na Liga Europa, depois de ter ficado em terceiro lugar no grupo G da Liga dos Campeões. Apesar da queda para a segunda competição da UEFA, a prestação europeia dos leões foi positivo, isto tendo em conta que tinham ficado de fora das provas internacionais na temporada anterior e que não disputavam a Liga dos Campeões desde 2009. A equipa de Marco Silva lutou até à última jornada, em Stamford Bridge, por um lugar nos oitavos de final, mas acabou por terminar atrás de Chelsea e Schalke 04 e à frente apenas do Maribor. A campanha na Champions, contudo, ficou marcada por dois jogos.

    O Sporting apresentou-se na Taça da Liga com jogadores menos utilizados e outros provenientes da equipa B ©Bruno de Carvalho
    O primeiro foi a estreia em Maribor, onde os leões não foram além de um empate, tendo consentido a igualdade já perto do término do encontro devido a um erro defensivo. O segundo foi em Gelsenkirchen. Após uma recuperação notável e com menos um jogador devido a expulsão de Maurício, os leões chegaram ao período de compensação empatados a três bolas, mas uma decisão errada de um dos árbitros de baliza – a bola bateu na cara de Jonathan Silva mas o juiz entendeu que foi no braço – levou a turma de Alvalade à derrota. Pontos que fizeram faltam na hora de fazer a contagem final no grupo G.

    João Mário finalmente conseguiu afirmar-se na equipa principal e acabou a temporada como titular ©Bruno de Carvalho
    O terceiro lugar valeu a despromoção para a Liga Europa, mas o Sporting foi eliminado logo na primeira eliminatória em que entrou pelo Wolfsburg, equipa que terminou a Bundesliga no segundo lugar e que pouco tempo antes de defrontar os leões tinha vencido o Bayern Munchen por 4x1.Na Alemanha, na primeira mão, os alemães ganharam por 2x0 e na segunda partida, em Alvalade, o Sporting empatou a zero, num jogo em que a eficácia ofensiva esteve longe de ser a melhor, apesar das oportunidades criadas.

    Slimani apontou 15 golos no total da época. Foi o melhor marcador, a par de Fredy Montero. Curiosamente, ambos marcaram na final da Taça de Portugal ©Carlos Alberto Costa
    Por fim, a Taça da Liga. A prova foi encarada de uma diferente do habitual pelos homens de Alvalade, devido a uma decisão relativa à temporada passada, em que o Sporting entendia que devia seguir para as meias-finais da competição em vez do FC Porto, reclamando que os azuis e brancos supostamente teriam atrasado o início da partida da última jornada da fase de grupos de forma propositada. Assim, Marco Silva utilizou jogadores menos utilizados e recorreu à equipa B para participar na competição, não tendo passado da fase de grupos.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PI
    BdC
    2015-06-03 19h06m por Pirisca
    O problema do BdC é q é um ditador, ele é o presidente do clube, mas tem de dar espaço aos jogadores e equipa técnica, pq ele quer ser presidente, treinador e jogador. . .
    EL
    BDC e MS
    2015-06-03 19h03m por ElePhan7
    Sem querer estar a ser injusto com o BDC porque me parece evidente que tem méritos na recuperação financeira do Sporting, não posso deixar de me solidarizar com o treinador Marco Silva.

    Para mim a forma como tem sido tratado é perfeitamente incompreensível. Neste momento considero o Marco Silva o melhor treinador português, sem contar com o Mourinho. Está ao nível do Leonardo Jardim, com resultados bastante semelhantes e por isso acho que decisão lógica e óbvia seria que o ...ler comentário completo »
    ATRIBULADA A ÉPOCA PORKE SERÁ?
    2015-06-03 18h36m por fm248850
    A ÉPOCA FOI O K FOI. E ACREDITO PLENAMENTE K PODERIA TER SIDO MUITO MELHOR SE BDC, A PARTIR DE DEZEMBRO NÃO TENTASSE DESTRUIR O PRÓPRIO TREINADOR. JOSÉ EDUARDO DISSE O K DISSE DE MS. A MANDADO DE BDC.
    DEPOIS DISTO E MUITO MAIS. NÃO ACHO MÁ ÉPOCA E ACREDITO K PODEMOS CONTINUAR NESTA SENDA DE VITÓRIAS. MAS COM A MUDANÇA DE TREINADOR K É O MAIS PROVAVEL. NÃO VEJO NINGUEM DE MOMENTO K POSSA VIR TREINAR O SCP E K SE SUJEITE A TER BDC SENTADO NO BANCO A MANDAR POSTAS DE PESCADA.
    ...ler comentário completo »
    experiencia
    2015-06-03 16h36m por dicricas
    acho que e o k faalta no sporting porke eles contra porto e benfica jogaram cara a cara
    Zerozero
    2015-06-03 15h10m por alexandrephilippe via mobile
    Desculpem a correção, mas a bola no peito que vocês devem estar a pensar, que foi assinalada pênalti, foi aquele lance do Pedro Silva, na final da segunda edição da Taça da Liga, que permitiu que o Benfica empatasse e levasse a decisão para grandes penalidades.
    Nesse jogo contra o Schalke 04, a bola bateu na cabeça do Jonathan Silva

    Deve ser um problema relativo aos laterais (esquerdos ou direitos) que se chamam Silva, acho eu. . .
    BA
    os centrais são exelentes.
    2015-06-03 14h23m por bacuradas
    quanto aos centrais temos que analisar a forma de jogar, futebol mais ofensivo mas em contra partida expõe mais os centrais, Maurício foi desastroso com MS mas brilhante com LJ e tambem na equipa da Lazio. O Baixar de forma de William foi outra, situações de 1vs1 que os centrais enfrentaram foram constantes. Mas atenção ao que vos digo MS meteu o Sporting a jogar bem, ganhou um titúlo mas atenção não pode fazer o que fez e ainda por cima a tentar virar os adeptos, espero que saía o mais rápido possível.
    LI
    Liga Portuguesa Sporting
    2015-06-03 13h36m por LigaPortuguesaPT via mobile
    Era Bom o Sporting ter condições pa lutar pelo título porque já cansa todos os anos ver Porto e Benfica os mesmos a lutar pelo título devia haver mais candidatos porque a liga assim tornava se mais inintressante
    LI
    defesa
    2015-06-03 13h03m por lionpride
    foi a parte mais fraca por não terem investido atempadamente num central de créditos formados para começar a época.
    e continuamos a precisar de mais 1 central de qualidade
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    História
    Magdeburg - Sporting: E Depois do Adeus
    Ao mesmo tempo que o Sporting ia disputando o jogo na RDA, em Portugal, sportinguistas e adeptos de outros clubes assistiam pela RTP à transmissão em direto da ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Sotkio 25-04-2024, 13:59
    andsleve 25-04-2024, 13:42
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 13:33
    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04