placardpt
Dnipro x Sevilla DIRETO

Nervos próprios do estreante Dnipro contra um Sevilla que quer novamente a taça

2015/05/27 01:01

Será o Sevilla a revalidar o título de campeão da Liga Europa, ou o Dnipro a espantar ainda mais o futebol do velho continente? Espanhóis e ucranianos encontram-se, esta quarta-feira, em Varsóvia e ambos vão lutar pelo troféu, sendo que o conjunto orientado por Unai Emery, que na temporada transata ganhou ao Benfica na final da competição, é apontado como favorito.

Chave do jogo
Os minutos iniciais podem fazer a diferença na final de Varsóvia. O Sevilla, mais experiente, irá procurar aproveitar o nervosismo que possa existir do Dnipro. No entanto, a pressão está mais do lado dos andaluzes, pois são considerado favoritos, o que pode funcionar a favor dos ucranianos
Será também uma final com portugueses de ambos os lados. Pela parte do Sevilla estão Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço e do lado do Dnipro é Bruno Gama quem tem o sonho de conseguir juntar um troféu europeu ao palmarés, algo que os compatriotas que serão adversários esta quarta-feira já têm.

Pela segunda época consecutiva, o Sevilla está na final da Liga Europa e esta temporada conta com uma campanha composta por 14 jogos, em que dez resultaram em vitória, três em empate e apenas uma derrota averbada. Feyenoord, HNK Rijeka e Standard Liège foram as equipas que defrontou na fase de grupos, seguindo-se a eliminação do Borussia M'gladbach nos 16 avos de final, do Villarreal nos oitavos de final, do Zenit nos quartos de final e da Fiorentina nas meias-finais.

Por sua vez, o Dnipro vai viver a primeira final europeia da sua história. O mais longe que os ucranianos foram numa competição europeia foi aos quartos de final da Liga dos Campeões, o que aconteceu nas temporadas de 1984/1985 e 1989/1990. Esta época causaram surpresa com a ida à final, num percurso composto por 16 jogos em que sete resultaram em vitória, cinco em empate e quatro em derrota. A campanha começou ainda no play-off de acesso à fase de grupos, no qual levaram a melhor sobre o Hajduk Split. Na fase de grupos tiveram como adversários o Internazionale, Saint-Étienne e Karabakh, seguindo-se a fase a eliminar em que levaram a melhor sobre o Olympiacos nos 16 avos de final, Ajax nos oitavos de final, Club Brugge nos quartos de final e Napoli nas meias-finais.

A diferença pode passar por...

Carlos Bacca: O internacional colombiano já sabe o que é ganhar uma Liga Europa pelo Sevilla e é de esperar que os adeptos andaluzes suspirem pelos seus golos. É o melhor marcador da equipa na competição com quatro tentos assinados, embora divida esse estatuto com Kévin Gameiro.

Yevhen Seleznyov: O atacante ucraniano não é o melhor marcador da equipa na Liga Europa, pois esse lugar pertence a Nikola Kalinic. No entanto, Seleznyov é por esta altura uma espécie de talismã no Dnipro, pois os dois golos que ele soma na presente edição da Liga Europa foram apontados na meia-final com o Napoli. Em Itália assinou o empate e na Ucrânia apontou o golo da vitória por 1x0.

Diz o mister...

Unai Emery: «O Dnipro é uma equipa bem estruturada, com uma defesa sólida e que pressiona bem, tornando a posse de bola mais difícil. Mas estamos aqui para ganhar a final. Queremos terminar a época com esta vitória. Isso não nos traz pressão, mas sim motivação».

Myron Markevych: «Não imaginava que pudéssemos chegar tão longe, mas o apetite aumenta quando se começa a comer. Penso que o Sevilla é semelhante ao Napoli em termos de estilo de jogo, o que nos ajuda bastante. Estaria a mentir se dissesse que os meus jogadores não estão nervosos, mas o importante é que eles esqueçam isso na altura do jogo».

Histórico de confrontos
Dnipro e Sevilla nunca se cruzaram anteriormente. Os ucranianos apenas por uma vez jogaram contra uma equipa espanhola e perderam (2x1 contra o Zaragoza, em 2004). Por sua vez, os andaluzes somam três triunfos e um empate nos quatro jogos que disputaram contra formações da Ucrânia. Shakhtar Donetsk e Karpaty, duas vezes cada, foram os opositores
Onze provável:

Unai Emery não deverá fazer grandes alterações em relação àquele que tem sido o onze que tem apresentado na Liga Europa e para a final de Varsóvia conta com uma ausência certa. Trata-se de Pareja, que está a contas com uma lesão no joelho. Por sua vez, Myron Markevych, técnico do Dnipro, também não deverá promover mudanças, sendo certo que não poderá contar com os lesionados Mazuch e Zozulya.

U Quarta, 27 Maio 2015 - 19:45
Stadion Narodowy
Martin Atkinson
2-3
Nikola Kalinic 7'
Ruslan Rotan 44'
Grzegorz Krychowiak 28'
Carlos Bacca 31' 73'
Stadion Narodowy
Lotação58 145
Medidas105x68
Inauguração2012

Fotografias(17)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
DNIPRO
EMPATE
SEVILLA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jogo
2015-05-27 19h07m por Gaucho_show_de_bola
O Dnipro tem um grande jogador Konoplyanka (deve estar mal escrito). Joga muito a bola juntamente com Yarmolenko dos grandes craques ucranianos atualmente mas o Sevilha é superior e espero que ganhem até porque me deram uma alegria enorme ao eliminarem o 5LB no ano passado e contribuíram para aumentar o tal recorde de historia de 50 e nao sei quantos anos a ver os outros a ganhar na Europa ;)
notaartistica
2015-05-27 17h53m por Kurika
Até acho natural que os benfiquistas torçam pelo Dnipro, se fosse eu também torcia. ;)

Vou ver o jogo sem torcer por ninguém em particular. Por um lado, ganhado o Sevilha irá haver 5 equipas espanholas na Champions, o que é excelente e mais uma prova de que, em termos de competições europeias, Espanha esmaga completamente, por muito que custe a alguns. . .

Por outro lado, percebo o encanto de se torcer pelo underdog. E seria bom o Dnipro vencer também pa...ler comentário completo »
NO
engraçado
2015-05-27 17h45m por notaartistica
como quando nao se apoia o real nas competições europeias é tudo uma cambada de estrangeiros, que nao são patriotas e bla bla bla. . .
nao é uma indireta a ninguém que comentou aqui mas nao deixa de ter a sua piada estar uma equipa com 3 tugas no plantel e em 4 comentários, 4 torcem pela outra equipa. se fosse um dnipro-real (que tem o mesmo nº de tugas) e tudo a torcer pelo dnipro, aí já estava este tópico cheio de insultos e boquinhas rascas.
repito, nao é indireta a ningu...ler comentário completo »
NO
liga europa
2015-05-27 15h48m por notaartistica
vai ser um jogo interessante. de um lado uma equipa que nunca ganhou uma competição europeia e que vive num país que está como está, do outro lado uma equipa que parece estar talhada para esta competição, que é grande favorita e que pode fazer também historia ao ser a única a ganhar a LE/taça UEFA pela 4ª vez.
acho que o sevilla vai conseguir ganhar com alguma tranquilidade porque tem melhores jogadores e uma equipa mentalmente forte. mas há que ter em conta a motivação dos ucraniano...ler comentário completo »
Também apoio Dnipro
2015-05-27 11h33m por tcb9277
Para não ser sempre o mesmo clube a ganhar a Liga Europa.

Dnipro pode não ser favorito, mas tem condições para ganhar o seu primeiro troféu internacional da sua história.
JO
Vou apoiar o Dnipro
2015-05-27 11h09m por Jozamba
Não gosto do Sevilla porque venceu o Benfica na final do ano passado e eu gostava muito que o Dnipro ganhasse esse ano para coroar uma temporada espectacular. Boa sorte Dnipro.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Excerto do 4ª à Grande
Declarações de Garrido Pereira, adepto do Boavista FC, no podcast 4ª à Grande do zerozero.