placardpt
    Entrevista com Tozé Marreco

    Tozé Marreco: «Chego à Primeira Liga no melhor momento da minha vida»

    52 jogos, 45 deles para a Segunda Liga, e 23 golos que foram determinantes no desfecho de sonho de um Tondela histórico com a inédita subida ao primeiro escalão. Tozé Marreco optou por manter o silêncio ao longo de toda a época. Sem desvios no foco, o avançado esteve em grande e, finalizado o trabalho, acedeu ao convite do zerozero.pt para falar sobre o que lhe vai na alma.

         Subíamos na mesma se perdêssemos, mas não se compararia a alegria. Assim é que fez sentido, era assim que tinha que ser.
    E na alma vai a sensação de que esta não foi uma subida qualquer, de que este feito significou algo de realmente «grandioso» para um clube, uma cidade, uma região.

    «Quando vínhamos no autocarro a festejar pensei três ou quatro vezes nisso. Nestes dias, tenho parado várias vezes para refletir. Realmente, fizemos algo incrível por este clube, por esta região. Há 10 anos estavam na distrital, agora estão na Primeira. O nosso nome vai ficar para sempre nos livros deste clube e isso é tão bonito...», avaliou o avançado.

    Raio X [Jogador]
    na/o
    Tozé MarrecoTondela
    52Jogos
    25Golos Marcados
    22Vitórias
    21Empates
    9Derrotas
    + ver detalhes
    A maratona foi enorme, o desgaste é grande, mas tudo valeu a pena. Por um momento ímpar, mágico e inesquecível, espelhado no pontapé de André Carvalhas, quatro minutos para lá dos 90.

    «O André marca e... sei lá. Foi correr sem pés, sem direção, só porque sim. Acho que, naquele momento, não se pensa em nada e pensa-se em tudo ao mesmo tempo. Nós merecíamos aquilo, lutamos tanto para o conseguirmos. Subíamos na mesma se perdêssemos, mas não se compararia a alegria. Assim é que fez sentido, era assim que tinha que ser», relembrou, até com alguma emoção nas palavras.

    Um regresso «para subir»

    Há ano e meio, Tozé Marreco, então no Tondela, reunia com o presidente e pedia para sair. Alguns dias depois, falava com o zerozero.pt e explicava o desejo de atuar na Primeira Liga (antes tinha feito apenas dois jogos pelo Beira-Mar), algo que aconteceria por intermédio do Olhanense. Mas que não correria bem.

    Pontapé de Carvalhas proporcionou turbilhão de emoções ©Rogério Ferreira
    «Saí porque fui à procura de jogar na Primeira Liga. A conversa que tive com o presidente [Gilberto Coimbra] ficará entre nós, a razão principal também, mas naquela altura eu queria jogar na Primeira. Só que as duas experiências que tive nesse escalão correram mal. No Beira-Mar e no Olhanense. Sinto que ainda não tive a real oportunidade», explicou o avançado, que voltou ao clube da Beira Alta para recuperar o sorriso futebolístico, embora com uma condição.

    «Estive há pouco a reler umas mensagens com o presidente. Quando acabou a época anterior, ele mandou-me uma mensagem a perguntar se eu queria voltar. Disse-lhe que voltava se houvesse o objetivo de subir. Era para isso que eu queria trabalhar, era isso que fazia sentido na minha cabeça», contou-nos.

    Tozé Marreco tinha a ideia consagrada no seu íntimo. Subir, mais do que tudo. Por isso, não foi uma época qualquer e, para os números apresentados (falhou somente uma de 46 jornadas), houve muito trabalho e sacrifício.

         O Tondela acarinha-me, confia em mim. Estas pessoas sabem o que posso dar e eu também sei o que me podem dar.
    «Não é nada fácil fazer uma época destas sem lesões ou contratempos. É muito desgaste. Mas preparei-me muito bem, tive muitos cuidados, orientei tudo em prol deste objetivo. Por exemplo, fui pai há três meses e a minha mulher passou a dormir no quarto com o bebé e eu num quarto à parte, para minimizar o cansaço e descansar bem, para estar pronto para treinos e jogos», relatou o dianteiro.

    Por estes dias, Tondela é notícia em muitos lados: rádios, televisões, jornais, redes sociais. Em Espanha, por exemplo, o jornal Marca também destacou o feito, colocando a imagem de Tozé Marreco. E não é mentira que o número 90, juntamente com o presidente Gilberto Coimbra e o treinador Quim Machado, é a figura mais comum para se associar ao Tondela. Motivo para se ver como rosto principal da equipa?

    «Eles correram muito por mim... Sabemos que o futebol leva a isto, os golos são a face mais visível e, consequentemente, quem os marca. Mas nós fomos e somos bem mais do que um ou dois. Aqueles que fizeram aqueles 45 minutos ou aquele jogo têm tanto ou mais mérito. É que este é um grupo que não teve amuos por não se jogar ou invejas por outros. O grande ambiente que tínhamos no balneário ganhou muitos jogos. Por isso, quando recebemos a taça, fiz questão de sair para trás, pois todos merecemos a mesma visibilidade. Como disse, eles correram muito por mim», considerou.

    Uma época «desgastante» ©Vítor Parente
    A Primeira Liga, agora com estabilidade e outro estatuto

    Já deu para perceber, ao longo da entrevista, que Tozé Marreco sempre teve um desejo claro. Com mais um ano de contrato, prepara-se para a terceira experiência no principal escalão do futebol português.

    «Para já, não quero pensar muito no que aí vem. Quero aproveitar e relaxar este mês com a consciência de que o dever foi cumprido. Estou feliz, estou contente, estou com boas sensações», começou por nos dizer, ainda que, com a insistência da nossa parte, tenha acabado por admitir que o cenário, desta vez, é mais propício para o sucesso, depois de duas que, reconhece o próprio, ficaram abaixo das expectativas, por falta de oportunidades.

         Eu nunca fui aquele miúdo de sonhar em jogar no Real Madrid, no Manchester ou noutro clube grande. Para mim, o auge, o máximo é vestir a camisola da seleção.
    «Chego à Primeira Liga, agora num clube que acredita realmente em mim, na melhor fase da minha vida, num excelente momento da minha carreira. E não tenho receio algum. Quem marca 23 golos numa liga como a Segunda,que é muito sui generis, não poderá ter problemas em marcar na Primeira. Há grande exigência, há adversários muito poderosos, mas as balizas são iguais», brincou.

    E, já que se brinca, há um fator menos positivo que Tozé Marreco quer, definitivamente, acabar, isto numa altura em que o seu mediatismo cresceu.

    «As pessoas acabam por olhar mais nesta altura, é a altura do sucesso e é também o reconhecimento do que foi feito, do bom que aconteceu. Apenas tenho pena daquelas pessoas que usam o meu nome de forma incorreta, que fazem o juízo fácil e associações erradas sem sequer me terem visto jogar alguma vez. Mas não é isso que fica. Tenho pena, sim, mas valorizo muito mais o que de bom me é transmitido».

    Em outubro marcou três ao União da Madeira ©Vítor Parente
    A seleção, um sonho

    Destacado pelos golos, Tozé Marreco joga numa posição que não é de grande sucesso no jogador português. Avançados concretizadores com nacionalidade lusa não são muitos, pelo que a pergunta sobre a seleção era inevitável. Ainda assim, a resposta não foi básica e acentuou um sonho que o natural de Miranda do Corvo considera ser legítimo.

    «Eu nunca fui aquele miúdo de sonhar em jogar no Real Madrid, no Manchester ou noutro clube grande. Para mim, o auge, o máximo é vestir a camisola da seleção. Sonho com isso e acho que é um sonho legítimo. Até porque o selecionador já fez saber que não olha a nomes, idades ou clubes. Isso é muito importante. Portanto, vou continuar a sonhar, não escondo que quero atingir esse patamar», terminou, convicto.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FREAMUNDE
    EMPATE
    CD TONDELA

    Fotografias

    Freamunde v Tondela Segunda Liga J46 2014/15
    Freamunde v Tondela Segunda Liga J46 2014/15

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AN
    Estilo Nuno Gomes!
    2015-05-27 01h25m por antoniombricardo
    Foi um grande prémio porque ele também acreditou na equipa.
    O estilo de jogo é parecido com o Nuno Gomes: marca, finta, segura, assiste e defende.

    Ficava feliz se fosse chamado à selecção. Penso que encaixaria bem no modelo táctico actual.
    Haja coragem para apostar em jogadores de clubes "pequenos"!

    Força Tozé!!
    Tozé Marreco
    2015-05-26 23h17m por tiagosun
    Com o patego do Éder e o Postiga e Hugo Almeida na casa dos 30, este jogador está sem dúvida nas 10 primeiras opções para a seleção. Se não fosse a hipótese de o Ronaldo jogar a ponta de lança e a contínua chamada de um ou dois dos três que referi acima, quem sabe ele podia ter oportunidade.
    Marreco
    2015-05-26 22h55m por Pete15
    Bom jogador desde o Zwolle que me chamou a atenção e esta época esteve excelente ao marcar 23 golos na exigente segunda liga, vamos ver se consegue manter o ritmo na primeira liga na próxima época, se conseguir pode ser que dê o salto para um clube melhor e consiga chegar a seleção que é o seu sonho, jogador e homem humilde como há poucos hoje em dia parabéns pela subida de divisão e pelo título de melhor marcador!
    Curiosidade sobre o Tondela
    2015-05-26 22h46m por plopoplotpot
    O CDT detém o recorde de vitória mais volumosa em jogos disputados em Portugal. Quando desceu à II Divisão Distrital, há cerca de 15 anos (+-) venceu o Ferreira de Aves por. . . 19-0.
    RA
    juninho
    2015-05-26 20h57m por RAMR
    eu diria ate que no Vitoria SC
    toze
    2015-05-26 20h45m por juninho17
    penso que se enquadrava bem num marítimo ou nacional
    JO
    Tozé
    2015-05-26 20h34m por jonatan10
    Tozé ou Dolly Menga no Braga?
    Tozé ou Derley?
    Tozé ou Tanaka?
    Tozé ou Kléber?
    Tozé ou Ebinho?
    Tozé ou Álvez?
    RA
    marreco
    2015-05-26 20h13m por RAMR
    no verao passado dizias que nao voltarias a tondela mas acabaste por regressar e foste feliz, espero que agora te afirmes na liga, bem merecesse, tens qualidade para jogar em muitas equipas da liga
    jogos históricos
    U Domingo, 24 Maio 2015 - 17:00
    Complexo Desportivo do SC Freamunde
    Jorge Sousa
    1-1
    Ansumane Júnior 69'
    André Carvalhas 90'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11
    moumu 25-04-2024, 04:08
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36