placardpt
    Noite de despedidas no Dragão

    Dragão prepara-se para as despedidas

    2015/05/21 17:27

    O encontro com o Penafiel marca a despedida do FC Porto desta temporada. Uma época que prometeu, tendo em conta o investimento feito no plantel, mas que terminou sem qualquer título conquistado e com parte dos adeptos insatisfeitos.

      Despedidas no Dragão    
    Jogador Épocas Jogos Golos
    Helton 05/06 a 14/15 321  
    Danilo 11/12 a 14/15 140 12
    Casemiro 2014/2015 40 4
    Jackson Martínez 12/13 a 14/15 135 92

    Numa partida em que praticamente nada está em causa – o FC Porto já tem o segundo lugar e a entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões garantidos e o Penafiel há duas jornadas que tem a descida de divisão como destino – os adeptos azuis e brancos que se deslocarem ao Estádio do Dragão poderão assistir a uma noite de despedidas.

    A única, no entanto, que é totalmente certa é a de Danilo. O lateral-direito já foi oficializado por FC Porto e Real Madrid como reforço dos merengues para a próxima temporada e contra o Penafiel terá oportunidade de jogar pela última vez no Estádio do Dragão com a camisola dos dragões.

    Danilo deixa o FC Porto ao fim de três épocas e meia ©Catarina Morais
    O lateral-direito de 23 anos abandona o Dragão com a reputação em alta. Contratado ao Santos em 2011, Danilo chegou ao FC Porto em janeiro de 2012 com o intuito de jogar a médio. Ao jovem futebolista não lhe agradava atuar como lateral-direito, acima de tudo porque entendia que não tinha possibilidade de chegar à seleção brasileira nessa posição.

    FC Porto dançou ao ritmo do Cha Cha Cha nas últimas três épocas ©Catarina Morais
    A concorrência de Daniel Alves e Maicon fazia com que Danilo quisesse fazer carreira no meio-campo. Mas no FC Porto, o ex-futebolista do Santos teve como primeiro treinador Vítor Pereira, técnico que conseguiu convencê-lo a jogar como lateral direito e a tornar-se num dos melhores na sua posição, ao ponto de atualmente ser o dono do lado direito da defesa do Brasil.

    Mas Danilo não deverá atravessar sozinho a porta da saída do FC Porto. O internacional brasileiro deverá ter a companhia de Casemiro, médio que também seguirá o caminho para o Santiago Bernabéu, embora não seja certo que integre o plantel do Real Madrid na próxima temporada. O médio brasileiro foi emprestado pelos merengues aos dragões com opção de compra, mas a mesma ainda não foi acionada, pelo que é provável que contra o Penafiel realize o seu último jogo de dragão ao peito.

    Casemiro atuou um ano nos dragões por empréstimo ©Catarina Morais
    Há ainda Jackson Martínez. O goleador do FC Porto nas últimas três temporadas deverá estar de saída, embora o véu sobre o seu próximo clube ainda não tenha sido levantado. O internacional colombiano tem um acordo para deixar o Dragão no final desta época para rumar a uma Liga mais competitiva, o próprio Pinto da Costa, presidente do clube, já admitiu isso, mas lembrou que é preciso que haja alguém que pague os 35 milhões de euros da cláusula de rescisão. 

    Por fim, também na porta de saída pode estar Helton. O guarda-redes que chegou ao FC Porto há dez anos e que terminou a presente temporada como titular, depois de ter recuperado de uma grave lesão sofrida em março de 2014 em Alvalade, está em final de contrato e ainda não recebeu proposta para renovar. Esse facto foi revelado pelo próprio jogador após o empate com o Belenenses. O guardião de 37 anos mostrou vontade em ficar no clube, mas o atual vínculo termina no final do próximo mês. Penafiel pode, por isso, ser o último adversário de Helton como guarda-redes dos azuis e brancos.

    Helton é o elemento do plantel com mais anos de clube ©Catarina Morais
    Óliver Torres não está convocado

    Quem não terá oportunidade de se despedir das bancadas do Dragão é Óliver Torres. O médio emprestado pelo Atlético de Madrid sem opção de compra não está entre os convocados para o encontro frente ao Penafiel e por isso tudo indica que a partida com o Belenenses, no último domingo, terá sido a última do médio com a camisola do FC Porto.

    O internacional pelas seleções jovens de Espanha despede-se, assim, dos vice-campeões nacionais com 40 jogos efetuados e sete golos marcados.

    O espanhol foi o único jogador que chegou ao FC Porto por empréstimo sem opção de compra ©Catarina Morais

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZZ
    FCP
    2015-05-22 10h14m por zzFan
    Aposto que Oliver vem mais um ano de empréstimo, visto que no Atlético não tem qualquer hipótese de jogar. Casemiro acho mais difícil, embora também ache que não vai ter grandes hipóteses no Real. Tello tem mais um ano de empréstimo, mas acho que deviam accionar a opção de compra porque ele é realmente bom. O máximo que pode acontecer é o Barça accionar a opção de recompra, que deve ser bem alta, por isso talvez não valha a pena para o Barça. Renovava com Helton, porque é um jogador ex...ler comentário completo »
    PI
    8kostadinov
    2015-05-21 21h01m por Pirisca
    "Lopetegui quando veio já vinha com esses sistemas na cabeça porque sabe que para ganhar jogos no nosso campeonato contra algumas equipas só metendo dois avançados na frente. "

    Sabe?
    TQ
    8Kostadinov
    2015-05-21 20h34m por tquintero
    acho muito improvável a mudança de sistema tático para um 3-5-2, senão teria sido introduzido mais vezes por Lopetegui esta época; só jogamos uma vez em 3-5-2 e foi quando já estávamos a perder por muitos contra o Bayern, e aí era para deixar mais gente na frente.

    penso que o Adriàn veio para ser extremo e o Bueno para ser avançado; o Adriàn rende bem a extremo, e acredito que vai explodir esta época. . . caso isso não aconteça, mandá-lo logo embora.
    PI
    zerozero
    2015-05-21 19h15m por Pirisca
    Trocaram a legenda das fotos (jackson/casemiro)
    TQ
    Saídas
    2015-05-21 19h13m por tquintero
    penso que Danilo e Jackson irão ser as 2 únicas saídas de peso neste período de transferências; Alex vai ficar mais um ano, não vejo outra alternativa, não se podem perder 2 laterais titulares ao mesmo tempo. . . e Herrera duvido que saia, e se sair não vai por muito dinheiro, já que o "hype" à volta dele depois do Mundial se esgotou.

    quanto aos empréstimos, Tello é pra ficar, Casemiro depende dos valores que o Real pretende e Óli parece-me estar fora de questão.
    <...ler comentário completo »
    TQ
    Markes88
    2015-05-21 19h10m por tquintero
    o Mangala está em época de adaptação! não tenho quaisquer dúvidas que mais tarde ou mais cedo vai fazer parceria com o Kompany no eixo da defesa do City. . . o Demichelis à beira do Mangala nem para moço.
    BA
    FCP 2015. 2016
    2015-05-21 19h09m por batuko
    O Porto precisa de se reforçar, não acredito que saia muitos jogadores, não é essa a política do Pinto da Costa, vai haver entradas, mas espero que seja jogadores de qualidade, já chega de termos bons jogadores e maus suplentes, depois quando entram na equipa, a equipa ressente-se isso não posso acontecer. O Porto deve fazer amigáveis com equipas fortes e não com equipazecas.

    Guarda-Redes:
    Helto n
    Andrés Fernandez
    Ricardo Nunes

    Latera...ler comentário completo »
    MA
    . . .
    2015-05-21 18h27m por Markes88
    Creio que o Helton ainda vai renovar, é o que tem mais características de capitão no porto actualmente e há alguns anos para cá, e muito melhor joga a defesa do porto com ele, a idade para ele não conta muito; e creio que este ano o porto pecou também pela lesão dele. . . .

    Oliver foi uma das surpresas do campeonato, portanto, como benfiquista é bom que vá embora. . .

    Casemiro é inferior a muitos trincos que passaram pelo porto nos últimos anos, é verdade qu...ler comentário completo »
    magicoporto1234 56
    2015-05-21 18h23m por James2Rodriguez2
    Hmm, recordo-me de ler que o Porto podia usar opção de compra no final de ambos os anos de emprestimo. . . mas posso estar enganado;

    Sobre Casemiro e Oliver. . . se for para manter apenas um que seja o Oliver. . . quer desportivamente quer financeiramente pode vir a render muito;

    Enganei-me na clausula do Brahimi xD
    MA
    James2Rodriguez 2
    2015-05-21 18h14m por magicoporto123456 via mobile
    Quanto ao Tello, se o Porto não acionar a cláusula dé compra no final desta época perderá o direito de o fazer na próxima época. Apenas fica emprestado mais um época e segue para Barcelona.
    Acho muito difícil manter o Casemiro e o Oliver, quanto muito mantemos o Oliver pois ainda é novo e não tem lugar no 11 do Atletico.
    E a cláusula do Brahimi é de 50M ;)
    Porto
    2015-05-21 18h06m por James2Rodriguez2
    As unicas saidas que pra mim são garantidas são a de Danilo e Jackson (embora este ultimo não saiba ainda o destino mas tenho a certeza que não fica)

    Depois tem estes casos:
    Helton, Fabiano, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Oliver, Tello e Brahimi;

    Helton por terminar contrato e ainda não ter renovado. . . tenho a certeza que pretendentes não faltaram por outro lado acredito que a renovação irá se concretizar pois é um jogador muito importante para o clu...ler comentário completo »
    ED
    Cssemiro por 20 milenas
    2015-05-21 18h00m por Edgar_Siska
    É deixa-lo ir
    MA
    Edgar_Siska
    2015-05-21 17h54m por magicoporto123456 via mobile
    Sim, o Casemiro melhorou e tem potencial mas mesmo assim não compensa o esforço financeiro que fizemos por ele a nível salarial. Há por aí jogadores melhores ou do mesmo nível que auferem valores muito mais reduzidos.
    Para além disso o Real já não está interessado em emprestar o Casemiro e acredito que para o comprarmos não vai ser nada fácil (20M +/-).
    ED
    Bruxos
    2015-05-21 17h45m por Edgar_Siska
    Jackson e Danilo já se sabe.
    Helton é deitar-se a adivinhar.
    Casemiro. . dizer que não tem o que é preciso. . . . . melhorou bastante e era um jogador importante no FC Porto, tem potencial.
    MA
    2015-05-21 17h42m por magicoporto123456 via mobile
    Resta agradecer por todo o esforço demonstrado por parte de Helton (se realmente sair, duvido), Danilo e Jackson Martinez, três dos melhores jogadores que passaram pelo Porto no século XXI.
    Quanto ao Casemiro espero que vá pois não tem o que é preciso para ser o nosso trinco, de qualquer forma agradecer também a sua garra e profissionalismo. Também é verdade que melhorou muito durante a época.
    Por fim, é uma pena que o mágico Oliver não seja nosso jogador, que craque! M...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Sexta, 22 Maio 2015 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Olegário Benquerença
    2-0
    Vincent Aboubakar 82'
    Danilo 90'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Tiago Araújo, ala esquerdo português de 23 anos, vai desfalcar o Estoril Praia no que falta disputar da temporada, depois de se ter lesionado frente ao Chaves (2-2) e ter ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 24-04-2024, 18:58
    Inuyashapt 24-04-2024, 18:47
    zlatan_21 24-04-2024, 18:46
    AT
    atumatum 24-04-2024, 18:43
    anon428 24-04-2024, 18:25
    tiger1974 24-04-2024, 18:24
    TheBlankSpace 24-04-2024, 18:18
    AngelEyes 24-04-2024, 18:08
    ST
    stoino 24-04-2024, 17:56
    naosabesonde 24-04-2024, 17:51
    naosabesonde 24-04-2024, 17:50
    johnspencer 24-04-2024, 17:48
    naosabesonde 24-04-2024, 17:47
    johnspencer 24-04-2024, 17:46
    Vic-54 24-04-2024, 17:46
    johnspencer 24-04-2024, 17:44