placardpt
      Uma história diferente

      Marco Lança(do) para voos mais altos e sossegados

      A história que aqui apresentamos não é uma mais de um jogador que fez a sua carreira normal de futebolista e que, aos 35, decidiu pendurar as chuteiras. Podia ter sido, só que Marco, formado no Sporting, quis antecipar o cenário por causa da «podridão» que é hoje o futebol de segunda linha, que o próprio conta na primeira pessoa. Uma versão genuína, de proximidade e intensa, de quem, agora, anda a voar.

           O que dá na televisão é tudo muito bonito, mas é uma minoria. Quem anda lá, a grande maioria, tem umas condições profissionais e pessoais muito, muito diferentes da ideia que se tem de um futebolista
      E aqui não se usou nenhuma hipérbole. Anda mesmo a voar. Com 26 anos, pendurou as chuteiras, farto de uma vida que não é tão encantada como os livros dão a entender, e candidatou-se a comissário de bordo de uma companhia aérea.

      «Falei com a minha noiva e disse: olha, vou estudar e deixar o futebol. Entretanto, sem ela saber, já me tinha candidatado à companhia onde ela trabalha. Chamaram-me e aceitei. Já tinha 26 anos, já não ia chegar ao patamar que pretendia, até porque os clubes agora estão, e bem, a apostar mais na formação. Andar por Segundas Ligas, onde se paga mal, quando se paga, ou ir para o estrangeiro, onde as coisas também já não são o que eram... Decidi assim», contou-nos Marco Lança.

      Enquadremos o antigo jogador. Formado no Sporting, onde esteve anos a fio com Patrício, Carriço, Adrien Silva, Caiado ou Fábio Paim, o jogador foi emprestado ao Mafra na primeira época como sénior, saindo depois para o Chipre. Apenas um ano depois, voltou e andou por escalões secundários. Nas duas últimas, representou Santa Clara e Académico de Viseu, na Segunda Liga. E foi em Viseu que decidiu terminar para o futebol.

      No fim deste vídeo pode ver o lance da lesão que precipitou o fim da carreira do jogador
      «Comecei a época com 25 anos e com a clara ideia de que, ou dava o salto para uma Primeira Liga ou um clube estrangeiro que me garantisse estabilidade financeira, ou ficava por aí no futebol profissional e ia investir na minha formação, tentando conciliar com o futebol amador. A época até nem estava a correr mal para mim, estava a jogar. Só que, no jogo contra o Desportivo de Aves, no último lance do jogo, levo uma pancada do Jaime Poulson, aos 94 minutos. Caí redondamente no chão e o jogo acabou logo a seguir. Uma dor muito forte no joelho e o resultado foi o pior: rotura de ligamentos cruzados. Pensei: vou recuperar, como se fosse para voltar a jogar, mas sem ter esse foco no meu íntimo».

      Ainda que decidido, Marco Lança reconhece que não é fácil uma decisão destas ser tomada por um jogador numa idade que ainda permite sonhar.

      «Não foi fácil tomar a decisão, admito, mas é mais difícil se estiveres a jogar. Com a lesão, eu não fiz a recuperação no clube, vim para perto de casa. É um processo doloroso, não se está a fazer aquilo que se gosta, mas não foi uma ressaca muito grande. Foi progressivo, não foi abrupto e deu para me ir mentalizando que tinha que ser. Fiz a recuperação que tinha que ser feita, mas não custou assim tanto», assegurou, numa entrevista onde disse e repetiu: «Não tenho saudades nenhumas».

      O esquerdino acabou carreira no Académico de Viseu ©Pedro Ramos
      Um mundo de fantasia

      Quantos sonharam e sonham ser futebolistas? Jogar futebol ao mais alto nível, com estádios cheios a aplaudir? Ser admirado e ganhar milhões? Provavelmente, todos os que estão a ler esta entrevista. Mas Marco Lança, pelo seu testemunho, dá uma visão bem mais realista e menos ilusória para aqueles que acham ser profissional de futebol é crédito garantido para toda a vida.

      «Vão haver muitos mais casos como o meu e cada vez mais. Não há condições para uma Primeira Liga ter 18 equipas, não há condições para uma Segunda Liga ter 24 equipas. E, nessa, a média que se paga anda ali nos mil, 1.200 euros, que muitas vezes não são pagos. É trigo limpo. Depois, garantem que dão casa, mas é com mais três ou quatro e com condições lamentáveis. Felizmente, nunca estive nessa situação, pois sempre esclareci antes de assinar os contratos, mas vi muitos colegas nessa situação. Os dirigentes dizem que pagam, dizem que resolvem, mas nada. Se reclamas muito, pega nas tuas coisas, faz a malinha e vai-te embora, amigo. É assim, acredita», conta, ao zerozero.pt.

      «Ainda na segunda-feira estava a ler o jornal e vi que quatro jogadores do Vitória do Setúbal se tinham recusado a treinar por salários em atraso. Isso é inadmissível num clube como o Vitória e na Primeira Liga. Na Segunda Liga, há dois ou três que pagam a tempo e horas, o resto é para andar com o coração nas mãos. É que, depois, há casa para pagar, a escola dos miúdos, a roupa. Como é que é? Andar sempre a tremer sem saber quando se recebe? Não! Abandonei o futebol».

           Quem está à frente dos clubes, não percebe de futebol. Quem manda, nunca deu um pontapé na bola. Não pagam, estão dois meses sem pagar, mas exigem resultados
      Insensibilidade de quem manda

      Para Marco Lança, antigo jogador e atual comissário de bordo numa companhia aérea, o futebol está «podre».

      «O futebol está minado, os empresários falam com treinadores para meterem três ou quatro jogadores com a promessa de o levarem na época seguinte para treinar outro clube. Quem está à frente dos clubes, não percebe de futebol. Quem manda, nunca deu um pontapé na bola. Não pagam, estão dois meses sem pagar, mas exigem resultados», explicou o antigo lateral, que a seguir foi mais específico.

      «Damos o máximo, mas nem uma palavra temos, quanto mais salários. Ao domingo, damos o máximo e, se perderem, estão no balneário a criticar-nos. No dia seguinte, vão ao treino ameaçar que, se não damos o máximo e se não ganhamos, podemos ir embora. Aconteceu isto no Santa Clara. Com salários em atraso, o presidente Mário Baptista vem ao balneário e pergunta: 'Mas o que é isto? Temos que dar mais, temos que subir de divisão, senão depois não há dinheiro'... Então mas se não há naquela altura, vai haver quando? E dizem: 'Ah, nós nas férias transferimos o dinheiro'. Um jogador vai de férias e nem aí está tranquilo, porque devem dinheiro e passam o tempo a prometer pagar. Ligamos a perguntar, depois só pagam X e era Y, temos que andar atrás a dizer que falta dinheiro...»

      E acrescentou: «Além disso, é depois ouvir na bancada que ganhamos balúrdios e que não corremos. Passa essa imagem cá para fora e não é verdade. Custa-me muito isso, porque as pessoas não fazem a mínima ideia do que passa um jogador normal».

      O que sobra depois?

      Sonhos concretizados, até certo ponto. Nem todos os jogadores chegam ao mais alto nível e a grande maioria não vai à Liga dos Campeões ou à seleção. Esse é outro mundo, bem mais desafogado. Este? Este é muito diferente.

      «Uma pessoa quer constituir família, quer ter filhos e uma vida sustentada. Depois não recebia um, dois, três meses? Então como é que era? Ia estar a mulher a ter que sustentar a casa sozinha?», questionou.

      Hoje veste a farda para voar ©Arquivo Pessoal
      Marco Lança diz que, no panorama atual, muitos jogam «por estatuto» e utilizam isso para continuarem ligados ao meio. Pois sair do futebol é a parte mais complicada, para quem foi habituado desde sempre a fazer isto.

      «Cada vez é mais difícil sair do futebol e continuar a fazer vida. Ou se poupa algum e se abre um negócio próprio, ou é muito difícil ter o futuro assegurado, pois alguém que jogou futebol até aos 33 vem cá para fora fazer o quê? Tive a sorte de, ao sair, arranjar logo trabalho. As coisas correm bem, aprendi a gostar do que faço. Culpo-me a mim mesmo por não ter conseguido mais no futebol, mas não deu e não estou nada, mesmo nada arrependido da decisão que tomei», garantiu.

      Hoje, é feliz. Hoje tem um salário certo e que cai sem falhas ao fim do mês. E não perdeu tudo do futebol, pois continua a jogar com amigos «todas as sextas». Só perdeu aquilo que, de facto, não lhe faz falta.

      «Vou estando e conversando com colegas e respirando ainda um pouco do cheiro do balneário, que é o que realmente gosto no futebol, mas já não tenho que apanhar os problemas do futebol. Nem salários em atraso, nem dificuldades. Foi mesmo a decisão mais acertada. E preparem-se para entrevistar muitos mais casos como o meu», aconselhou.

      Portugal
      Marco Lança
      NomeMarco António Rebelo Lança
      Nascimento/Idade1988-01-17(36 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoDefesa (Defesa Esquerdo) / Defesa (Defesa Central)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      DU
      Besta_666
      2015-05-18 12h28m por dunga
      O que interessa o meu clube neste caso ? estamos a falar do futebol na sua globalidade, e chamares falhado ao Marco Lança (nao conheço pessoalmente) foi infeliz da tua parte, ele e exatamente o contrario disso, e um campeao, que lutou bastante para singrar mas nao conseguiu . . . E acredito perfeitamente devido a fatores duvidosos que se passam no futebol!
      DU
      besta-666
      2015-05-18 12h01m por dunga
      O teu nick diz tudo . . . nao fazes a minima ideia do que e o futebol . . . Joao_Garrido o Pedro tiba e bom e teve merito mas como ele acredita amigo ha no minimo dezenas de jogadores que nao saem das distritais ou CNS porque simplesmente os empresarios mandam e os treinadores nem se dao ao trabalho de conhecer esses jogadores . . . o que salva e mesmo a paixao pelo futebol !
      Tá tudo dito
      2015-05-16 01h44m por carmir
      "Quem está à frente dos clubes, não percebe de futebol. Quem manda, nunca deu um pontapé na bola. Não pagam, estão dois meses sem pagar, mas exigem resultados".
      Esta é a realidade, não apenas do futebol mas de quase todas as empresas em Portugal. Quem chefia nunca esteve no terreno, as cunhas, os amigos, a família e os favores sexuais são as causas de admissões e subidas de posto, por isso é que o país está como está. Os bons profissionais que estão no terreno, que começara...ler comentário completo »
      Angola precisa de futebolistas fortes.
      2015-05-16 01h28m por TatianoRalph via mobile
      Angola precisa de futebolistas que entendem de situações do genero.
      Marco a sua escolha não é má mas em primeiro lugar é a vida. Força ai maestro.
      MY
      Marco Lança
      2015-05-15 20h06m por Myth1c4l
      É triste ver a podridão a que chegou o futebol.
      Esta dos empresários mandarem em quem joga é muito mau.
      Daqui a pouco serão os 3 grandes e mais 3 ou 4 clubes. . . Pois o resto vai continuar nestas dificuldades.
      Triste relato sem dúvida mas mostra bem o que se anda a passar por aí.
      Marco Lança
      2015-05-15 20h05m por Nonnenmacher
      Boa entrevista ZZ, realmente é isto que se passa na maioria dos clubes, é pena realmente mas temos pessoas em muitos sítios que não sabem gerir dinheiro.
      JO
      atençao
      2015-05-15 19h52m por Joao_Garrido via mobile
      Tb para singrar no futebol tem k s ter QUALIDADE e SORTE, mas o trabalho tem k ser arduo i nao e aos 25 anos k s ta no topo da carreira.
      Os jogadores tem k ter humildade suficiente para APRENDER todos os dias. . . pk s a vida deles é dificil a d mtos portugueses consegue ser pior
      RA
      joao garrido
      2015-05-15 19h43m por RAMR
      falar é facil, nao sei se ja tiveste no mundo futebolistico, mas isso acontece um em 100, não é facil e é preciso um empresario com conhecimentos, senão não sais da cepa torta a não ser que sejas um fora de serie e ele com 25 anos e ja desiludido, obviamente com muito poucas hipoteses de vir a chegar a um bom clube optou por uma carreira tambem ela muito interessante, e fez ele muito bem
      JO
      salarios em atraso
      2015-05-15 19h06m por Joao_Garrido via mobile
      O problema e k isso nao aconteçe so no futebol pois em mtos empregos banais em k as pessoas ganham 500€ isso tb acontece. . . . existem é mtos jogadores com a mania k sao vedetas i nao trabalham no duro para melhorar a sua performance.
      Um exemplo para finalizar e tipo o pedro tiba k a 3 anos tava no tirsense a ganhar uma ninharia i hj esta no braga a tirar uns bons euros. .
      PM
      Realidade
      2015-05-15 18h46m por PMCFRF
      Esta é a realidade do futebol: Pagam pouco, pagam atrasado, não pagam. E isto sucede a todos os jogadores e em todas as divisões - com mais ou menos talento.
      Força Marco Lança
      2015-05-15 17h55m por koln
      Um grande defesa que passou um dia por Viseu, teve azar, muito azr senão estaria hoje a jogar na primeira sem duvida.
      Boa sorte na vida.
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Confira o nosso Zapping
      Aqui pode consultar todas as transmissões dos jogos de hoje.

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      ricardocunha251 23-04-2024, 07:43
      PsiNuno 23-04-2024, 06:47
      moumu 23-04-2024, 05:42
      moumu 23-04-2024, 05:40
      moumu 23-04-2024, 05:38
      moumu 23-04-2024, 05:37
      moumu 23-04-2024, 04:03
      moumu 23-04-2024, 04:02
      moumu 23-04-2024, 03:50
      moumu 23-04-2024, 03:48
      moumu 23-04-2024, 03:46
      GreenUchiha 23-04-2024, 01:35
      anon428 23-04-2024, 01:25
      zlatan_21 23-04-2024, 01:02
      zlatan_21 23-04-2024, 00:58
      Maxaqueen 23-04-2024, 00:46