placardpt
    FC Porto vence Académica

    Hernâni resolveu mas o Dragão só suspirou de alívio no fim (1x0)

    2015/04/18 19:48

    Nunca Julen Lopetegui tinha mexido tanto na equipa de um jogo para o outro. Em comparação com o encontro com o Bayern Munchen, o treinador do FC Porto promoveu nove alterações na equipa, mas na prática foram dez porque Alex Sandro, o único que repetiu a titularidade além de Fabiano, atuou ao lado de Diego Reyes no eixo defensivo, deixando o flanco esquerdo entregue a José Ángel.

    Evandro aproveitou bem a oportunidade de jogar de início contra a Académica e foi um dos melhores em campo ©Catarina Morais
    Muitas alterações a pensar no ciclo exigente e importante de jogos que os dragões têm no espaço de uma semana. Na próxima terça-feira há um novo duelo com o Bayern Munchen, na Alemanha, e aí vai decidir-se definitivamente quem seguirá para as meias-finais da Liga dos Campeões. Poucos dias depois, no domingo, o FC Porto tem uma nova deslocação, desta feita ao Estádio da Luz, para jogar uma cartada que pode ser decisiva para o título.

    Fruto das muitas alterações feitas, o FC Porto cometeu erros que não têm sido habituais, nomeadamente Alex Sandro, que esteve longe de convencer como defesa-central e que podia mesmo ter colocado a equipa em cheque, quando na etapa final da primeira parte executou um passe para a zona central, onde só estava Rafael Lopes, que não teve o discernimento necessário para encarar Fabiano, acabando por rematar ao lado sem oposição.

    Mas tirando esse percalço, os dragões foram dominadores. Apesar da falta de rotinas entre jogadores que raramente jogam juntos, o estilo e a ideia de jogo que Julen Lopetegui decidiu implementar desde que chegou ao FC Porto estiveram presentes, nomeadamente através da posse de bola. Foi, por isso, sem surpresa que os dragões criaram as melhores ocasiões para marcar. Hernâni, aos 12 minutos, aproveitou uma falha de Ricardo Esgaio, que o marcava, para correr em direção à baliza e inaugurar o marcador. Cristiano, guarda-redes da Académica, ainda defendeu o primeiro remate, mas nada pôde fazer para travar a recarga.

    Este foi o momento em que a Académica esteve mais próxima do empate. Fabiano resolveu e manteve o FC Porto em vantagem ©Catarina Morais
    A eficácia do jogador contratado ao Vitória de Guimarães fez a diferença nesse lance e em muitos outros foi Cristiano quem se destacou, pois foi essencialmente por culpa dele que o FC Porto não ampliou a vantagem na primeira parte. Por culpa dele e também do poste, concretamente num grande remate de Evandro que levava «selo» de golo.

    A verdade é que os azuis e brancos não marcaram e com isso a Académica conseguiu manter-se no jogo. Com o tempo a passar e o resultado de 1x0 a permanecer no marcador, os estudantes foram aproveitando a intranquilidade que se fazia sentir nos jogadores da casa. Ivanildo, através da velocidade, foi o que mais tentou criar dificuldades à defesa do FC Porto e aos 64 minutos a turma de Coimbra foi por um triz que não chegou ao empate, através da conversão de um livre resultante de uma falta sobre Ivanildo.

    Fabiano salvou o FC Porto nesse lance, Julen Lopetegui levou as mãos à cabeça e de imediato lançou Óliver Torres em campo, na tentativa de segurar o jogo. A ideia funcionou e os dragões conseguiram fazer recuar novamente os estudantes, mas só ao apito final de Duarte Gomes é que os adeptos do FC Porto puderam finalmente suspirar de alívio, o que podia ter acontecido mais cedo quando Jackson Martínez falhou o segundo golo de forma incrível.

    U Sábado, 18 Abril 2015 - 18:00
    Estádio do Dragão
    Duarte Gomes
    1-0
    Hernâni 12'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 29

    Fotografias(35)

    FC Porto v Académica Liga NOS J29 2014/15
    FC Porto v Académica Liga NOS J29 2014/15
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    ACADÉMICA OAF

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CU
    Falando agora de azia. . .
    2015-04-19 15h40m por curicica
    Os vermelhos andaram para aqui a apregoar que não tínhamos ainda apanhado uma equipa de nível "champions" este ano.

    Calhou-nos o Bayern em "sorte" e ficaram logo todos "molhados", que finalmente iríamos ver o que era a champions, que iríamos ser goleados, etc, e andavam todos contentes (como é timbre comum nessa raça má) a gozar por antecipação. . .

    Que acontece, o Porto ganha o jogo muito bem, com uma exibição de nível (obviamente que reconhecida fora de po...ler comentário completo »
    CU
    Análise ao jogo
    2015-04-19 15h20m por curicica
    Jogo qb do Porto, que ganhou bem e até poderia ter marcado mais dois ou três golos (e sofrido um, depois daquela oferta do Alex. . . )

    Gostei de ver a segunda linha a jogar, vê-se que temos ali muito bons jogadores, que com mais oportunidades/minutos e melhor rotina de jogo podem atingir outro nível.

    Para mim, o melhor foi o Hernani, rápido, incisivo, não se esconde nem tem medo de partir para cima do(s) adversários no 1x1 e por vezes 1x2 e ganhar os lances...ler comentário completo »
    TR
    pdm78
    2015-04-19 11h53m por treinadordebancada1
    Toda a razão

    Caso o porto consiga ganhar uma champions, será mais uma prova que é a única equipa de topo portuguesa, ao nível não digo dos gigantes espanhois e alemão mas uma equipa temida e respeitada, ao contrario do slb, cujo equipas adversários no sorteio da champions sempre se ficarão a rir.
    Infelizmente 70% da comunicação social é benfiquista e 25% sportinguista, sendo muito poucos os órgãos imparciais como se lhes exige
    Mas já estamos habituados a lutar ...ler comentário completo »
    AD
    Vejo aqui
    2015-04-19 11h31m por Adepto
    Cada ideia. . .
    REYES a lateral. .
    Lol.
    PD
    vejo
    2015-04-19 03h14m por pdm78
    aqui os benfiquistas a destilar ódio que é uma coisa impressionante desde que o FCP ganhou ao Bayern. Ainda bem que perderam as 2 finais da Liga Europa, que é o resultado das queixinhas que fizeram do FCP na UEFA em 2008. Deus não dorme.

    Não sei quê, apoiamos os clubes portugueses lá fora. . . e bla, bla, bla. . . tanto é que o MaisFutebol deixou o bloco FCP-Bayern para o fim do programa e a correr, tanto era a dor de cotovelo, e depois sou obrigado a apoiar a seleção nac...ler comentário completo »
    PD
    FCP
    2015-04-18 23h25m por pdm78
    a fazer poupanças.

    Para a Luz a tática será obviamente provocar fisicamente Luisão e Maxi para os amarelos. A chave do jogo está aqui, a entrar forte, agressivo no bom sentido da palavra.

    Também desde que Gaitan e Lima estejam bem marcados, Jonas já não faz nada.

    Para o lado do FCP, penso que Tello deveria ser titular no lado esquerdo e Brahimi a começar no banco. O jogo também passa por mexer na equipa, um jogador apenas, mas sem inventar...ler comentário completo »
    Bayern
    2015-04-18 22h13m por trescool
    Acho que é transparente que o Ricardo sera titular no lado direito da Defesa.
    Sinceramente acho que não tem pes nem cabeça meter lá o Reyes por motivos mais do que obvios.
    O Porto para passar precisa de ser mt consistente e combativo no meio campo que devera ser reforçado. . . . ai vai estar a chave! Penso que vamos ter de marcar para seguir em frente!!!

    Fabiano
    In dy
    Marcano
    Maicon
    Ric ardo
    Casemiro
    Oliver
    Brahimi/Evandro
    Quaresma
    nJackson Martinez
    Hêrnani
    2015-04-18 22h08m por golden_lynx
    De dispensado do Atlético para uma lesão grave no Vitoria B, para titular do Vitoria e agora joga no Porto. Acho que só pode sonhar com mais, tem talento para isso.
    PO
    BITW
    2015-04-18 22h02m por portinho17 via mobile
    o benfica dá baile ao porto em hoquei, o porto é no andebol
    defesa centrais
    2015-04-18 21h25m por difrei via mobile
    Reyes e Alex Sandro a centrais aí ai.
    Aposto que nenhum user adivinhou o 11 inicial do Porto xD.
    PE
    chiefkeef_fcp
    2015-04-18 21h17m por PedSam_SCP_FCP
    Com todo o prazer:

    fiz uma mistura com o meu nome e do meu irmão, sendo eu do SCP e ele do FCP.
    Porto
    2015-04-18 21h10m por Nonnenmacher
    Vitória justa e podia ser por outros números. Hernani melhor em campo, também gostei do Evandro. Sinal menos para Aboubakar, não está num bom momento. Na Académica o melhor foi Cristiano e isso já explica muito. Pena o Jackson não ter marcado já no fim, merecia. Este era um jogo para terminar com mais golos mas devido ao calendário o mais importante era mesmo vencer.
    PE
    TheFCPorto
    2015-04-18 21h07m por PedSam_SCP_FCP
    É claro que seria pouco sensato colocá-lo a defesa direito, mas queria mesmo salientar a ineficácia defensiva que o Ricardo Pereira tem vindo a demonstrar mais do que uma vez.

    Quanto ao Reyes, continuo a achar que ele tem qualidade, mas tenho de admitir que as exibições que ele faz pela equipa principal do FC Porto deixam um bocadinho a desejar. . .

    Ricardo
    2015-04-18 20h57m por TheFCPorto
    Lembro-me o ano passado, depois de ganharmos ao Nápoles 1-0 íamos para Itália tentar passar. O Ricardo jogou a defesa direito, sofremos um bocadinho, mas ele até jogou razoavelmente bem.
    PedSam_SCP_FCP
    2015-04-18 20h56m por TheFCPorto
    Com todo o respeito, mas não digas essas coisas!!! XD

    Reyes a central já me dá calafrios, agora improvisar e metê-lo a defesa direito é para eu ter um ataque cardíaco.
    PE
    Lateral Direito vs Bayern 2ª mão
    2015-04-18 20h48m por PedSam_SCP_FCP
    Eu muito sinceramente, preferia ver o Reyes a lateral direito do que o Ricardo Pereira porque o FC Porto precisará de muita consistência defensiva e o Ricardo, por muito que me custe porque até gosto dele, treme que nem varas verdes a defender.
    Ricardo
    2015-04-18 20h48m por Edge_FC
    Eu confio no miúdo. Foi o melhor em campo no único jogo que realizou para a Champions este ano (Shaktar em casa) e já revelou alguns pormenores interessantes, mesmo na forma como defende.

    Hoje não esteve bem defensivamente, mas também contava com alguma falta de ritmo de jogo. . . eu apostaria numa defesa assim frente ao Bayern:

    DE - Indi
    DC - Maicon
    DC - Marcano
    DD - Ricardo

    A alternativa seria colocar Maicon na direita e fa...ler comentário completo »
    Objectivo
    2015-04-18 20h34m por PalancaFCP via mobile
    Cumprido!!!

    Fizemos o suficiente para ter vencido por um resultado mais gordo.

    Para equipa B, o entendimento entre os jogadores foi muito bom, com destaque para Hernani; a "rotatividade" a dar os seus frutos! Só que desta forma a "rotatividade" não vende tantos jornais. . .

    Já agora, a importância desta vitória é ainda maior porque como jogamos com a equipa B e com Alex a central, seria normal perdermos com a Académica. Portanto esta vitória só aconteceu por demérito da Académica!
    unsub
    2015-04-18 20h33m por TheFCPorto
    Não, pelos vistos o Benfica apesar de ser pote 1 não tinha nenhuma obrigação. . . O grupo era muito difícil, calhou 3 adversários imbatíveis. Até houve bastantes comentários que era normal, porque a liga portuguesa era demasiada fraca para a Europa.

    Eles são um clube muito GRANDE, mas foram vários os adeptos que disseram "ainda bem que fomos eliminados, agora podemos nos concentrar no campeonato".
    Ou seja o Benfica não tinha obrigações nenhumas, mas o Porto tinha...ler comentário completo »
    AD
    ABOUBAKAR
    2015-04-18 20h31m por Adepto
    "Jogador muito fraco"

    ?????

    Po r favor. . . Não faz golo já é fraco.

    ABOUBAKAR não é PL, só quem é cego é que não percebe que é um jogador de jogo apoiado, num sistema 4-4-2 em apoio a um PL.

    No SLB encaixava bem.
    AD
    Vitória importante
    2015-04-18 20h29m por Adepto
    DESTACO EVANDRO que joga muito, e HERNANI que fez uma boa 1 parte.

    RUBEN esteve sério.

    REYES não é central para o FCP.

    RICARDO volto a dizer, não pode ser LATERAL, tinha futuro como extremo.

    Porto x Academica
    2015-04-18 20h29m por dragaoazul_18
    Bom jogo por parte dos "suplentes", a mostrarem que podem ser opções mais regulares . 1x0 foi pouco , acho que 2-0 seria o resultado mais justo. Tal como eu disse esta jornada não seria de muita historia, o Belenenses abriu as portas e o Arbitro não amarelou nenhum jogador em risco mesmo depois do Samaris dar pau que se fartou.
    Em relação ao suplentes:
    Hernani, sinceramente não me surpreende. É um jovem com um potencial enorme, que precisa de ser trabalhado e preferencialm...ler comentário completo »
    benfica
    2015-04-18 20h27m por unsub
    já agora qual era a obrigação do benfas no fase grupo da championes??

    passar á liga europa?ou era fazer turismo e cumprir calendario?
    fcpTB
    2015-04-18 20h27m por TheFCPorto
    Mesmo, o sucesso dos outros faz tanta, mas tanta, mas tanta comichão a certas pessoas que têm que desvalorizar de qualquer maneira.
    Ridiculo
    2015-04-18 20h23m por fcpTB
    Chega a ser ridículo aquilo que leio aqui. Na semana passada diziam que o Porto ia ser goleado mesmo já sabendo das ausências agora o Porto tem obrigação de ganhar em Munique. Demasiado ridículo. . .
    12