placardpt
    Espanhol antevê Académica

    Lopetegui: «Estamos focados a cem por cento e de corpo e alma no jogo de amanhã»

    2015/04/17 13:14

    Sem desculpas, sem distrações: o foco agora é a Académica e o campeonato nacional. Julen Lopetegui foi claro q.b. na conferência de imprensa desta sexta-feira, em que antecipou a partida da 29.ª jornada da Liga NOS. Frente aos estudantes, é proibido pensar em algo que não os três pontos em disputa.

    Não há Bayern, nem Munique, nem Champions na cabeça dos dragões, assegura o treinador. O desafio é interno e é para ser levado muito a sério tendo em conta os objetivos azuis e brancos quanto ao título de campeão português.

    «Amanhã temos um jogo tremendamente importante, contra uma equipa que vem de uma série quase imaculada, com apenas uma derrota nos últimos dez jogos. A Académica só perdeu o último jogo, cresceu muito nos últimos tempos e é capaz de ser a equipa mais em forma de toda a segunda volta. Isto implica que façamos um grandíssimo esforço para poder vencer e por isso estamos focados a cem por cento e de corpo e alma no jogo de amanhã. Não pode ser de outra maneira», atirou de imediato Julen Lopetegui.

    ©Catarina Morais
    «A Académica encaixou apenas quatro golos nos últimos nove jogos antes da Luz, é muito forte defensivamente e faz boas transições. Demonstra ser uma equipa tremendamente organizada, tem bons jogadores, jogadores de qualidade e recupera dois elementos importantes para amanhã. Insisto: vai ser um grandíssimo jogo e estamos num momento em que teremos de dar uma resposta forte», prosseguiu, apelando de seguida ao público do Dragão.

    «Precisamos de muita energia dos adeptos, de muito apoio, tanto como tivemos no último jogo. Pedimos que nos apoiem porque vão ser muito importantes. Estes são três pontos muito importantes e é neles que estamos focados, tudo o resto não interessa», vincou o técnico de 48 anos.

    «Esse jogo [com o Bayern] não nos vai ajudar a marcar um golo amanhã»

    Precisamente por «não interessar», Lopetegui não se quis alongar quanto ao facto de hoje fazer manchete em Espanha, no jornal AS, como potencial alvo do Real Madrid. «O que posso dizer é que estou muito contente por ser treinador do FC Porto. Muito feliz por ter esta sorte, por ter um contrato de três anos com este clube. Estou encantado por estar aqui, numa grandíssima equipa. E amanhã tenho um jogo importantíssimo», frisou.

    O mesmo tom para quem tentou premir a tecla Bayern München. «O Bayern já passou, é história e esse jogo não nos vai ajudar a marcar um golo amanhã. O que nos vai ajudar amanhã é o que fizermos em campo desde o primeiro minuto, portanto temos de estar totalmente focados na Académica».

    O não-adiamento do encontro

    Assim, qualquer tema que não fosse a partida deste sábado foi chutado para canto por parte do treinador do FC Porto. E pouca atenção teve também a questão relativa ao timing deste encontro, pois os dragões desejaram adiá-lo e o oponente não concordou, o que obrigará a um esforço extra num espaço de tempo mais curto que o habitual (as 72 horas definidas pela FIFA).

    «Não houve acordo para mudar. A verdade é que havia essa possibilidade, havia datas, mas a decisão não era minha e não foi possível. A realidade é que amanhã vamos a jogo com a Académica e se queremos vencer, que queremos, temos de fazer um grande trabalho, ofensivamente e defensivamente, em todos os momentos do jogo», apontou o espanhol.

    Energia dos adeptos compensará cansaço físico

    «A nossa prioridade é sempre o jogo seguinte e a competição em causa. Agora estamos na Liga, é o mais importante para nós, queremos continuar a ganhar e a lutar pela prova. Repito-me, mas amanhã queremos fazer um grande jogo e precisamos da ajuda dos adeptos para o conseguir. Nesta altura da temporada, o seu apoio, a sua força, o seu calor, são muito importantes. O ambiente de amanhã no Dragão vai ser muito importante», voltou a dizer Julen Lopetegui, desvalorizando, logo de seguida, uma pergunta sobre a próxima ronda, que leva os azuis e brancos ao estádio da Luz.

    Técnico pediu repetição desta moldura ©Catarina Morais
    «Os jogos que faltam são todos muito complicados. Mas, insisto, esta é a nossa realidade, este jogo com a Académica é o que nos importa agora. Queremos e temos de vencer e para isso temos de nos concentrar a cem por cento e por toda a nossa energia em fazer uma grande partida», reforçou.

    Dentro deste cenário, confirmou o próprio Lopetegui, há questões físicas a gerir. «Temos de recuperar os jogadores. Muitos deles ainda não estão recuperados do último jogo. Vamos ver amanhã como evoluem, vamos falar e ver como eles estão. Temos de analisar o estado geral e fazer uma avaliação em relação a este jogo e decidiremos quem joga consoante o estado físico que apresentem amanhã. Vamos fazer o melhor onze possível para dar uma boa resposta frente à Académica, faremos o onze mais conveniente, mas só amanhã decidiremos. Seja como for, os plantéis estão feitos para responder a estas situações», terminou.

    Relativamente ao treino desta sexta-feira, ficou a saber-se então que Rúben Neves e Adrián López estiveram a trabalhar com o grupo ao passo que Casemiro e Tello continuaram entregues ao departamento médico. Os dragões voltam a subir ao relvado este sábado de manhã (10h30) para uma sessão ligeira após a qual se conhecerão os convocados.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    ACADÉMICA OAF

    Fotografias

    FC Porto v Académica Liga NOS J29 2014/15
    FC Porto v Académica Liga NOS J29 2014/15

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ED
    O hipócrita xenófobo
    2015-04-18 15h58m por educap
    Os comentários críticos à imperfeita organização do futebol português por parte do "catedrático" peão espanhol só podem ter sido encomendados pelo seu #papa#
    O modelo imperfeito do seu, dele, país marcou o jogo Barça/Valencia para as 15 horas de hoje, após o "Barça" ter jogado à mesma hora, for de casa, na 4ª feira.
    O também modelo imperfeito alemão marcou o jogo Hoffenheim/Bayern para as 14, 30 de hoje após o adversário do clube "exemplar" ter jogado em Portugal e hoje també...ler comentário completo »
    RR
    Academica
    2015-04-17 22h38m por rrl15 via mobile
    Depois de não querer adiar o jogo por mim não levava mais nenhum jogador emprestado
    11
    2015-04-17 19h50m por mcaz
    para amanhã: Helton; Alex Sandro, Indi, Reyes e Ricardo; Ruben Neves, Herrera e Evandro; Hernâni, Aboubakar e Brahimi.

    para terça: Fabiano(GR); Bruno Martins Indi (DD), Maicon (DC), Casemiro (DC), Marcano (DE); Ruben Neves (MDF), Oliver Torres (MC), Hector Herrera (MC); Yacine Brahimi (LE), Ricardo Quaresma (LD), Jackson Martinez (PL).
    11 para amanhã e Terça
    2015-04-17 19h36m por tripeiro12
    Académica

    Fabiano
    Ricardo (Danilo não pode levar amarelo)
    Reys
    Marcano (descansou na quarta)
    Alex Sandro (não joga na terça)
    Ruben Neves
    Quintero
    Evandro
    Hernani
    Quaresma
    Aboubakar
    r
    Depois se tiver a correr tudo bem, descansar Quaresma e meter outro qualquer.
    Nem que seja o gonçalo, fica a jogar ao lado do Aboubarkar e Quintero a servi-los.

    Para Terça

    F...ler comentário completo »
    MA
    11 contra a académica
    2015-04-17 18h02m por marcomps
    fabiano

    danilo
    marcano
    reyes
    alex sandro

    r. neves
    evandro
    quintero


    quaresma
    jackson
    h ernâni

    EL
    11 FCP-Académica
    2015-04-17 17h12m por ElePhan7
    Perante a fragilidade do adversário, acho que a rotatividade vai voltar. . . e quanto a mim, muito bem.

    O 11 para o jogo com a Académica

    Fabiano
    Ri cardo - Danilo n joga para n arriscar o amarelo
    Maicon
    Marcano

    Alex Sandro (ou Martins Indi?) - para testar já a defesa que vai jogar em Munique
    Ruben Neves - descansa Casemiro
    Evandro - Herrera n joga para n arriscar o amarelo
    Quintero - descansa Oliver
    Hernâni
    Jackson (ou Aboubakar - 1 parte cada)
    Quaresma (ou Brahimi - 1 parte cada)
    Nuno1714
    2015-04-17 17h11m por Nonnenmacher
    Não há problema nisso. Assim também descansa para terça.
    NU
    Dupla de Centrais
    2015-04-17 17h09m por Nuno1714
    Indi será o relegado para o banco?
    FC
    Adrian Lopez
    2015-04-17 17h07m por FCPortoWarrior
    Seria bom se regressasse para este jogo. Entraria na 2ª parte.
    FC
    11 vs Académica
    2015-04-17 17h06m por FCPortoWarrior
    Fabiano
    Ricardo
    Maicon

    Marcano
    Alex Sandro
    Casemiro/Ruben Neves
    Evandro
    Oliver
    Herna ni
    Quaresma
    Aboubakar
    PE
    11 para a academica
    2015-04-17 16h59m por pedrosousafcp
    penso que jogará ricardo em vez do danilo por 2 razoes. a primeira é porque danilo ta em risco para o jogo na luz e o arbitro nao hesitara em dar o tal amarelo e em segundo lugar dar uma oportunidade a ricardo para se entrosar na equipa.
    depois jogará alex sandro. O indi ja tem entrosamento com a equipa e é necessario um lateral mais experiente na esquerda caso jogue ricardo na direita.
    depois joga casemiro, oliver e ruben neves para o herrera descansar e nao correr orisco de ...ler comentário completo »
    MO
    Julen
    2015-04-17 15h52m por Morim27
    Mais um treinador que a imprensa não quer ver no FCP. . .
    Mais um treinador TOP que a imprensa e todos os morrinhentos que se deixam levar vão valorizar quando sair do FCP!

    VAI JULEN!
    Não dês importância a quem não a tem!
    BA
    força porto
    2015-04-17 14h42m por batuko
    Para mim seria
    Helton
    Ricardo
    Maicon
    Marcano
    Alex Sandro
    Ruben Neves
    Evandro
    Quintero

    Hernâni
    Brahimi
    Abouba kar

    Com este 11 o fcp tem capacidade de ganhar académica. . . e descansa os principais para terça-feira, que deve ser o jogo da vida do Porto devem dar tudo o que tem e o que não tem, para irmos as meias. . . .

    força porto
    Ultras-__FCP
    2015-04-17 14h22m por James2Rodriguez2
    Inteiramente de acordo;

    Sobre Quaresma e Brahimi o melhor é jogar 1 com Hernani e depois troca-lo pelo outro, assim nenhum deles se sobrecarrega muito.

    Casemiro como está no departamento medico talvez seja melhor não arriscar e jogar mesmo o Neves. . . o Campanã poderá ir pro banco já que raramente é convocado (normal)
    Danilo/Herrera
    2015-04-17 14h06m por Ultras-__FCP via mobile
    Não me parece que haja necessidade de arranjar aqui um problema, podem perfeitamente ficar de fora e até se aconselha, Danilo porque o Ricardo precisa de ganhar ritmo para o Bayern, Herrera porque precisa de repousar para terça.

    Acho que Jackson e Quaresma/Brahimi também podiam ser poupados, temos o Aboubakar perfeitamente identificado com a equipa e o Hernâni em boa forma.

    A partir daí fica à ideia do treinador, julgo que pode ainda trocar o Casemiro com o R...ler comentário completo »
    Adrian Lopez
    2015-04-17 13h57m por Savagee
    Está de volta, acho que vai ser importante na equipa nesta altura em que têm de ser feitas rotações
    Danilo e Herrera
    2015-04-17 13h55m por James2Rodriguez2
    ambos estão em risco de falhar o classico se levarem amarelo. . . pra mim ficavam de fora deste jogo e jogavam Ricardo e Evandro;

    Herrera descansava para a Champions, Danilo que está fora da Champions descansava para o Classico. . . . sei que muitos vão dizer que como o Danilo não vai jogar na CL pode jogar amanhã e poupar o Ricardo mas pra mim era ao contrario. . . Ricardo jogava para aumentar o ritmo para estar melhor preparado para a Champions e assim não corriamos o risco de ...ler comentário completo »
    Lopetegui
    2015-04-17 13h29m por barkfire52
    Vai ter que rodar a equipa !
    Estamos na semana mais importante da época, em que podemos ganhar algo, ou não ganhar nada !
    Eu acredito , Somos Porto !
    jogos históricos
    U Sábado, 18 Abril 2015 - 18:00
    Estádio do Dragão
    Duarte Gomes
    1-0
    Hernâni 12'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11