placardpt
    Reação de Vieira

    Luís Filipe Vieira: «A violência não se resolve com comunicados e no Facebook»

    2015/02/13 20:05

    Em reação a tudo que se passou no dérbi de Alvalade com o Sporting e no duelo do futsal com os leões, o presidente do Benfica manifestou que os encarnados estão «um pouco revoltados».

    «Estamos um pouco revoltados», explicou o dirigente dos campeões nacionais, esta sexta-feira, em Leiria, onde inaugurou uma casa do emblema da Luz. «Em relação à tarja do nosso pavilhão, é lamentável. É injustificável. Há um processo de investigação em curso para apurar o responsável. Não há conivência da direção do Benfica com gestos desta gravidade, mesmo havendo antecedentes e provocações. Nada justifica aquela tarja e lamento o que sucedeu», afirmou o dirigente do Benfica, explicando o episódio da tarja colocada no jogo de futsal.

         Em novembro de 2011 um grupo de arruaceiros incendiou-nos o estádio.
         O Sporting é um clube que merece todo o respeito e por isso quando vai jogar à Luz é tratado pelo nome. É Sporting, não é visitante.
    «Depois de ver a tarja pedi ao nosso diretor de segurança que fosse retirada. Foi entendimento da PSP e do nosso diretor de segurança que uma intervenção imediata poderia provocar problemas de segurança bem maiores. A tarja está na posse das autoridades e há um processo de investigação a decorrer. Será que podem dizer o mesmo das tarjas de Alvalade?», questionou o presidente do Benfica.

    Durante a semana, após os dérbis de futebol e futsal com o Sporting, o clube da Luz viu o vizinho da 2.ª Circular cortar relações institucionais. Vieira assumiu também que «a violência é um problema sério. É um problema de todos, mas a violência não se resolve com demagogia. As tarjas, as tochas na bancada e no relvado, são um problema que devia ser resolvido em dois sítios: na Liga e na polícia. Não no Facebook, em comunicados, e, propaganda».

    No longo comunicado, o presidente do Benfica disse também que ainda ninguém pediu descupas pelo incêndio no Estádio da Luz ocorrido na zona onde estavam adeptos do Sporting. «Em novembro de 2011 um grupo de arruaceiros incendiou-nos o estádio. Não cortámos relações com ninguém porque o clube não pode ser gerido por impulso, tem de ser gerido com responsabilidade, não com a sensibilidade e o querer de um adeto de bancada. Desde novembro de 2011, ninguém do Sporting lamentou ou pediu desculpas pelo ato. Não foi por isso que cortamos relações», sublinhou.

    Leia aqui o discurso de Luís Filipe Vieira na íntegra:

    «O futuro é sempre o resultado daquilo que fazemos no presente.

    Não há fórmulas mágicas ou milagres, é tudo muito claro. É pelo trabalho que conseguimos garantir o sucesso.

    Uma das grandes manifestações da força e da Mística do Benfica tem a ver precisamente com a expansão das nossas Casas, com a sua modernização.

    As Casas do Benfica são fundamentais, porque é desta enorme rede de “embaixadas” que o sentimento de pertença, os valores e a nossa História vão passando de geração em geração.

    É nas Casas do Benfica que o nosso crescimento se consolida.

    Queria, por isso, na pessoa do seu presidente, Ramiro Antunes, agradecer a todos quantos se empenharam na renovação da Casa do Benfica de Leiria. A todos, o meu muito obrigado pelo esforço e pela dedicação que deram ao projecto.

    E o meu obrigado também pela compreensão que tiveram em relação a alteração da data de inauguração inicialmente prevista.

    Os alicerces do Benfica são os seus sócios, foi esse o segredo que nos trouxe até aqui. Foi com os sócios que conseguimos recuperar o Clube, foi com eles que transformámos o Benfica num dos clubes mais admirados do Mundo.

    Estamos a avançar em projectos estratégicos, de vanguarda, completamente inovadores, que seriam impensáveis há uma dúzia de anos.

    E tudo isto nos deve encher de orgulho. Tudo isto foi possível porque temos a maior base de apoio que um Clube pode ter.

    Pois bem, gostava de deixar este desafio aqui em Leiria, quero que esse apoio se faça sentir até final da época em todos os campos onde o Benfica vá jogar.

    Os jogadores são os protagonistas, mas todos nós do lado de fora temos de ajudar, porque vai haver momentos em que esse apoio, essa força que vem das bancadas, será decisivo.

    Não ganhámos nada, e o caminho até final do Campeonato vai ser difícil. Temos de acreditar que podemos ganhar o Campeonato, mas ter a humildade de pensar e de apoiar jogo a jogo!

    Respeitamos todos os nossos adversários e sabemos que o Campeonato vai ser disputado até ao último jogo. Mais uma razão para nos unirmos em torno da equipa!

    Sobre o tema que dominou a actualidade esta semana, é chegado o tempo de esclarecer alguns pontos:

    Primeiro: Em relação à tarja do nosso pavilhão: É lamentável. É injustificável.

    Há um processo de investigação em curso para apurar quem foi o responsável. Não há conivência da Direcção do Benfica com gestos desta gravidade, mesmo havendo antecedentes e provocações. Nada justifica aquela tarja.

    Lamento o que sucedeu.

    Quis ser eu hoje a dizê-lo de viva voz, na minha primeira aparição pública depois do jogo.

    Já sei que vão aparecer alguns a dizer que passaram 6 dias. Passaram mais de 3 anos depois do incêndio da Luz e ainda ninguém do Sporting repudiou ou lamentou aquele triste incidente!

    Muita gente falou de forma irresponsável esta semana! Falaram do que não sabiam, e isso é sempre perigoso!

    Para que fique bem claro para todos: No sábado, depois de ver a tarja e depois de perceber o que lá estava escrito, pedi ao nosso director de segurança que fosse retirada.

    Foi entendimento da PSP e do nosso director de segurança que ter uma intervenção imediata para retirar a tarja poderia provocar problemas de segurança bem maiores, não apenas na zona da tarja, mas em todo o Pavilhão.

    A tarja está na posse das autoridades e há um processo de investigação a decorrer. Será que podem dizer o mesmo das tarjas de Alvalade?

    O Sporting não cortou relações por causa da tarja. A tarja foi um instrumento usado.

    Segundo: A tarja do pavilhão da Luz entrou sem autorização e sem nosso conhecimento. Não foi preparada nos nossos Pavilhões, não foi pintada nas nossas garagens!

    E as tarjas de Alvalade? Alguém pode explicar? Foram ou não pintadas na garagem do estádio? Foram ou não preparadas nas instalações do estádio de Alvalade? E as camisolas da Juve Leo não merecem condenação? Não foram essas camisolas o rastilho de tudo isto? Ou será que querem branquear uma parte da história deste fim-de-semana?

    Para mim, o Sporting é um clube que merece todo o respeito. Por isso é que o Sporting, quando vai jogar ao Estádio da Luz, é tratado pelo nome. É Sporting, não é visitante. É Sporting, não temos esses complexos e não copiamos ninguém!

    Quando os dirigentes do Sporting vêm à Tribuna Presidencial do nosso Estádio são bem recebidos, ninguém lhes diz que são “Personas non gratas”. São tratados com a dignidade e o respeito que merecem.

    Terceiro: Nada justifica o ambiente, as tarjas e o tratamento dado à Direcção do SL Benfica no estádio de Alvalade. Mas sobre isso parece que alguns jornalistas e muitos comentadores tiveram um ataque de amnésia.

    A razão não está do lado de quem grita mais! De quem fala mais, de quem escreve mais!

    Não há bons de um lado e maus do outro! Há bons e maus em todo o lado!

    A violência é um problema sério. É um problema de todos, mas a violência não se resolve com demagogia!

    As tarjas, as tochas na bancada e no relvado, são um problema que devia ter sido resolvido em dois sítios: Na Liga e na Polícia. Não no facebook, em comunicados, em propaganda!

    Quarto:

    -Não corto relações com outros clubes por mera gestão de autoridade interna!

    -Não processo sócios do Benfica apenas porque discordam de mim!

    -Não digo que a bandeira nacional, símbolo do País, tem verde a mais!

    -Não minto em relação a uma suposta conversa telefónica que nunca houve!

    -Não minto em relação a um acordo que nunca houve!

    -Quando dispenso um treinador assumo!!! Não me escondo!

    Há pessoas que ainda não perceberam que a mentira tem perna curta e que as palavras têm consequências.

    Quinto: Em Novembro de 2011, um grupo de arruaceiros incendiou-nos o Estádio. Não cortámos relações com ninguém, porque o Clube não pode ser gerido por impulso, tem de ser gerido com responsabilidade, não pode ser gerido com a sensibilidade e o querer de um adepto de bancada.

    Desde Novembro de 2011, ninguém do Sporting lamentou ou pediu desculpas pelo acto. Não foi por isso que cortámos relações.

    Não foi por isso que pus em causa o repúdio e a discordância daquele acto por parte do presidente Godinho Lopes!

    É preciso ter memória, é preciso ter alguma ponderação. Algo que muita gente esta semana não teve. Alguns de forma intencional, outros de forma inconsciente.

    Por mim, este assunto acaba aqui. O Sporting, enquanto instituição, merece respeito, e tem o respeito do Benfica, mas as pessoas que dirigem as instituições também devem ser responsáveis pelos seus actos e pelas suas atitudes.

    Obrigado a todos e vamos concentrar-nos no que verdadeiramente importa que é o Benfica, os seus sócios e os nossos atletas!

    Viva o Benfica!»

    Notícia atualizada às 22h36

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    VITÓRIA FC

    Fotografias

    Benfica v V. Setúbal Taça da Liga MF 2014/15
    Benfica v V. Setúbal Taça da Liga MF 2014/15

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Fala no incêndio de 2011. . .
    2015-02-16 10h00m por Maxaqueen
    . . . no estádio da luz, no mesmo ano a claque do Benfica fez o mesmo em Alvalade, e também não houve nenhum pedido de desculpas formal da parte do Benfica, por isso. . .
    Vejam esta imagem: http://www. supersporting. net/wp-content/uploads/2011/11 /adeptos-benfica-incendeiam-al valade-2-600x276. jpg
    VA
    MVilasBoas
    2015-02-14 17h27m por Valdo10
    Corre a cargo da PSP e do clube, a mim chega-me porque do meu ponto de vista isto são actos que constituem crime ou ofensa e logo devem estar a cargo da policia mesmo.

    O resto são cantigas e nenhum dos três grandes é inocente na forma como gere as claques, todos sabemos disso.

    Continuo curioso com as medidas que o sporting instituição tomou em relação aos seus adeptos que não se portaram bem no seu estádio. É que ser fanfarrão e mandar bocas e pedir castigos pa...ler comentário completo »
    MV
    Valdo10
    2015-02-14 16h20m por MVilasBoas
    Só há uma claque do Benfica legalmente autorizada a levar tarjas para qualquer recinto desportivo: AABE! Já as claques do Sporting estão legais.
    E já agora a investigação corre a cargo de quem?
    Seria bastante produtivo que fosse a cargo da Comissão Nacional contra a Violência no Desporto. Mas se calhar não dava jeito porque a ilegalidade das claques do benfica teria de ser penalizada e aí era chato! Agora fica uma pergunta para todos:
    As claques têm acesso a preços mais ba...ler comentário completo »
    tig
    2015-02-14 15h50m por Lebowski
    Ninguém disse que os adeptos/claques do Benfica são santos, mas dá-me um exemplo claro de um cântico que oiças em jogos do Benfica contra algum clube sff então. Só um, não peço mais.
    Homem sério
    2015-02-14 15h23m por goiaba
    Este LFV é um homem muito sério. Não enriqueceu à custa do tráfico de cocaína metida nos pneus vindos de Angola, nem fez (nem faz) lavagem de dinheiro à custa de dezenas de "transferências" imaginárias. Nada disso. Os outros é que são uns bandidos e arruaceiros.
    TI
    odio?
    2015-02-14 14h48m por tig
    Sr. Odio, você não deve ir à bola de certeza loool O benfica não canta contra os outros?? ahahahah que riso. . . Eu já sabia que vocês inventavam e mentiam mas meu deus, nunca pensei que fosse assim tanto.
    E olha o vosso presidente diz que o sporting nunca disse nada acerca do incêndio? Pesquise um pouco e veja o que o Godinho disse na altura!!! Ah e outra coisa. . . Vandalismo != Tentativa de homicidio!!!! Sabes disso certo? ;)

    Nos n matamos nem tentamos matar ng ao ...ler comentário completo »
    Ódio
    2015-02-14 14h16m por Lebowski
    O problema no meio disto tudo é que mais uma vez os adversários do Benfica são movidos pelo ódio, e não pelo amor aos próprios clubes. O Sporting (vulgo, Juve Leo) cada vez que vai jogar à Luz (seja no estádio ou no pavilhão) chama a todos os Benfiquistas filhos disto e daquilo, e diz que Benfica é merd. . . , tal como o Porto também o faz - até em jogos em que o Benfica não participa. O Benfica tem ZERO cânticos de ofensa directa a outros clubes durante os jogos. O máximo que faz é manda...ler comentário completo »
    Só mais uma coisa. . .
    2015-02-14 12h09m por Maxaqueen
    Vejam-me esta pérola: https://www. youtube. com/watch?v=hg1bzgQaN_M

    nEste senhor tem credibilidade para dizer seja o que for?. . .
    VA
    KO por luva branca
    2015-02-14 10h30m por Valdo10
    Pois é por acaso tou mesmo curioso sobre qual foi o procedimento do sporting em relação ás trajas dos seus adeptos.

    «Depois de ver a tarja pedi ao nosso diretor de segurança que fosse retirada. Foi entendimento da PSP e do nosso diretor de segurança que uma intervenção imediata poderia provocar problemas de segurança bem maiores. A tarja está na posse das autoridades e há um processo de investigação a decorrer. Será que podem dizer o mesmo das tarjas de Alvalade?»

    ler comentário completo »
    Discurso-rectif icação
    2015-02-14 09h53m por Maxaqueen
    Não se suspeita, é público, mas não deixa de ser grave. . .
    Discurso
    2015-02-14 09h52m por Maxaqueen
    Em primeiro lugar, as coisas não se resolvem com comunicados e publicações no facebook, é um facto e é um dos defeitos que apontamos ao presidente do nosso clube. Fala do grupo de arruaceiros ter feito o que fez em 2011 no estádio da luz e ninguém da direcção do Sporting ter publicado um pedido de desculpas pelo sucedido, é verdade mas foi na direcção de Godinho Lopes e não na de Bruno de Carvalho que isto se sucedeu, por isso, se havia alguém a lamentar o sucedido devia provir dos membros...ler comentário completo »
    Vieira
    2015-02-14 09h22m por TheUndead
    Deixa lá isso tens que tar concentrado na arbitragem, olha que sem ela provavelmente a taça da liga já ia. E não te esqueças de pedir o castigo para o Bruno paixão ele não ia marcar o pênalti custou mas marcou por isso castigo.
    lagarts
    2015-02-14 08h34m por puntzkapuntz
    a maioria até sabe que o próprio presidente é um abusado e incoerente

    mas a maioria também defendeu: Soares Franco, Bettencourt e Godinho. Por isso a maioria defende o presidente, independentemente da personagem que seja.

    O Sporting é o verdadeiro clube do regime, ao qual se ligavam muitas figuras do salazarismo, os membros das famílias dos sapatos de vela e devotos da santa maria da lucratividade
    ET
    Quem?
    2015-02-14 06h31m por Eterno92
    Como é que este quer resolver a violência, se dentro do próprio clube do estado, tem um treinador a bater em polícias. . . . São pior que a PIDE.
    BU
    Level_2
    2015-02-14 04h35m por Business33
    ou seja, quando o Sporting fala, apenas apresenta factos e está no seu direito, quando os outros apresentam factos e levantam questões pertinentes: "nada disto foi bem medido!" "deixa de ser faccioso!" e falas em Sport Lisboa e Hipocrisia? Pff. .
    BU
    Level_2
    2015-02-14 04h31m por Business33
    Ainda no outro dia eu apenas te apresentei um facto sobre o que os adeptos do Sporting fizeram nas imediações do estádio antes do jogo e tu acusaste-me de ser faccioso LOL e agora vens para aqui com esse discurso de santinho, olha-te ao espelho pa!
    BI
    Level_2
    2015-02-14 02h03m por BITW_BackForMore
    nao posso confirmar a veracidade dessa msm citaçao do Godinho, logo mantenho-me neutro. . . .
    BI
    Level_2
    2015-02-14 01h44m por BITW_BackForMore
    falacia mt usada para difamar gente corrupta. . . . . . E foi logo usada contra o BdC. . . . . . . Pq sera????. . . . . .
    FC
    Bruno de Carvalho
    2015-02-14 01h22m por FCPortoWarrior
    Pôs-se a jeito e levou com uma resposta à altura. Esmerou-se o senhor que escreveu o comunicado do Vieira.

    Mas também, o Benfica tem culpa, porque deveria de imediato ter repudiado a faixa do very light e não o fez.
    BI
    Level_2
    2015-02-14 01h19m por BITW_BackForMore
    pior cego é msm aquele q nao quer ver. . . . . . . . . . .

    para ti, td do sporting é bem feito, td dos outros nao presta para nada (msm q seja uma obliteraçao completa ao q foi feito d forma ridicula pelo teu clube). . . . . .

    enfim, o q vale é q este corte d relaçoes nao aquece nem arrefece a naçao benfiquista. . . . . .
    Vieira
    2015-02-14 00h56m por frostwer
    A moral do homem para acusar alguém de ser mentiroso LOOOL
    BI
    mt bem dito pelo LFV!
    2015-02-14 00h51m por BITW_BackForMore
    tou d acordo com td!

    a parte do visitante é mt boa LOOOL

    inchem lagartos! Incha mais BdC!
    Sim senhor
    2015-02-14 00h48m por Nonnenmacher
    Daqui a umas horas teremos a resposta por parte do Sporting.
    BA
    Vieira
    2015-02-14 00h33m por bababa123
    Assim se vê quem realmente é GRANDE! Não há nada a acrescentar a isto, os aziados e antis que leiam isto e ganhem vergonha pela [. . . ] que andaram a semana toda a dizer, e pensem na criatura nojenta que têm como presidente antes de falarem do Benfica! Grande Vieira, Grande Benfica!
    Já passou uma semana!
    2015-02-14 00h13m por boixos_nois
    Ainda andam assim e já passou uma semana, não está fácil digerir. . . O homem falou bem, nas poucas aparições que tem tido, o BDC com os seus 300 comunicados por ano deve ter sempre razão em tudo, e os jogadores do Sporting não merecem vestir a camisola, mas depois já são o orgulho (parece uma namorada de 14 anos a falar!), "hoje amo o Marco Silva e á dias que detesto mesmo o Inácio", e não nos vamos alongar, porque vai cair nos buracos que criou, tem de arranjar circo para o resto do ...ler comentário completo »
    12
    jogos históricos
    U Quarta, 11 Fevereiro 2015 - 19:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Rui Costa
    3-0
    Anderson Talisca 41' (g.p.)
    Pizzi 45' (g.p.)
    Jonas 73'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Asiático
    Várias oportunidades desperdiçadas
    O Al Ain foi, até ver, o grande carrasco de Jorge Jesus no Al Hilal. Após a vitória na primeira mão (4-2) - a primeira derrota em 35 jogos para o Al Hilal -, o ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    MA
    Maximino77 23-04-2024, 21:20
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 20:53
    tiger1974 23-04-2024, 20:47
    TI
    tink 23-04-2024, 20:12
    Tobin 23-04-2024, 19:51
    moumu 23-04-2024, 19:42
    tiger1974 23-04-2024, 19:30
    rones 23-04-2024, 19:28
    tiger1974 23-04-2024, 19:27
    tiger1974 23-04-2024, 19:19
    chavesbra 23-04-2024, 19:18
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 19:13
    A_Drifter 23-04-2024, 19:12
    matrioska_russa 23-04-2024, 19:06
    chavesbra 23-04-2024, 19:04
    chavesbra 23-04-2024, 19:03