placardpt
    Suplentes com pouca produção

    Jorge Jesus não conta com um banco que dê golos decisivos

    Os números dizem-no. Claro que o tema pode ser subjetivo, mas a conclusão aqui é tirada somente pelos números absolutos. Golos que garantam pontos, mais propriamente. As águias não têm um único ponto somado por influência de um golo de um suplente. O Sporting é quem tem mais: cinco pontos vieram, de forma direta (sem contar com assistências nem participações), do acerto dos suplentes utilizados.
     
    Equipa Golos de suplentes Pontos de golos de suplentes Substituições abdicadas*
    Sporting 8 7 1
    P. Ferreira 5 5 1
    Marítimo 2 4 0
    V. Guimarães 2 3 2
    SC Braga 6 3 0
    FC Porto 5 3 0
    Moreirense 4 2 2
    Rio Ave 2 2 1
    Boavista 3 2 0
    V. Setúbal 3 2 0
    Gil Vicente 2 1 1
    Arouca 1 1 4
    Belenenses 2 1 2
    Académica 1 1 1
    Nacional 4 1 2
    Estoril 1 0 0
    Benfica 4 0 4
    Penafiel 1 0 5

    Se o banco de suplentes costuma servir para dar nova alma à equipa e virtuosismo para chegar à vitória, tal não é similar em todas as equipas. Evitando conclusões qualitativas sobre os intervenientes, o que se pode dizer é que há aproveitamentos distintos das opções vindas do banco.

    Em 18 jogos do campeonato até ao momento, o líder contou muito com o seu onze inicial para decidir jogos mais equilibrados, pois não foram as alterações do treinador que garantiram golos decisivos.

    Ao contrário dos adversários rivais, que já retiraram dividendos diretos do banco para o somatório final de pontos, as águias não apresentam qualquer lucro nesse aspecto particular. No campeonato, só Penafiel e Estoril estão em idêntica situação.

    Marco Silva é quem mais ganha com o banco ©Catarina Morais
    Curiosamente, o Penafiel é a equipa que mais vezes abdicou de ir ao banco de suplentes, seguido de Benfica (duas contra o Sporting e duas frente ao SC Braga) e Arouca. Do lado oposto está o FC Porto, tal como Boavista, Estoril, Marítimo, SC Braga e Vitória de Setúbal, que fizeram sempre as três substituições nos 18 jogos até ao momento.

    Indo mais a fundo, o zerozero.pt procurou também saber qual a tendência de substituição nos três grandes, avaliando a média de minutos da primeira substituição e também a média da última.

    Numa e noutra, o FC Porto e o Sporting apresentam-se bastante similares nos tempos de ação. Marco Silva e Lopetegui esperam, em média, 54 minutos para recorrer ao banco de suplentes pela primeira vez. Jorge Jesus demora mais três minutos, se bem que o treinador das águias foi quem mais fez a primeira substituição por limitações físicas dos jogadores, até ao intervalo.

    No que diz respeito à derradeira substituição, a diferença é bastante mais considerável. Não entre FC Porto e Sporting, que apenas diferem por um minuto de média (78' no FC Porto, 79' no Sporting), mas sim em relação ao líder Benfica - por média, Jorge Jesus espera 88 minutos para operar a terceira substituição (contabilizando os jogos em que a fez, evidentemente).

    Neste prisma, há a dizer que Lopetegui, que é o único dos três que fez sempre todas as substituições, nunca realizou qualquer mudança nos descontos: tirando na quarta jornada em Guimarães, onde mexeu aos 89 minutos, fez sempre a última no máximo até aos 83 minutos de jogo, o número mais frequente (em cinco jogos fez a terceira nesse minuto). Marco Silva só uma vez atuou no tempo de compensação de um desafio, no triunfo em casa sobre o Vitória de Setúbal (3x0).

    Lopetegui nunca mexeu nos descontos ©Catarina Morais
    Jorge Jesus é, de longe, quem mais o faz após os 90 minutos: aconteceu em seis dos 18 jogos até agora, para além de três jogos em que a fez aos 89'.

    O facto de o treinador das águias o fazer de forma tão tardia poderá estar ligado à maior tendência para estar a vencer nesse período. Só que, a avaliar pelo aproveitamento concreto dos suplentes utilizados (o que também está relacionado com a eficácia dos titulares), pode ser concluída uma menor confiança nas segundas escolhas.

    *Num total de 54 possíveis (três por jornada)
    Portugal
    Jorge Jesus
    NomeJorge Fernando Pinheiro de Jesus
    Nascimento/Idade1954-07-24(69 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    benficacampeao1 4
    2015-01-31 12h35m por RafaelReis
    estás a fugir para o auxiliar quando o que se trata é o árbitro principal lol típico. . . mas qual a parte de, não é o auxiliar que tem de marcar mas sim o principal que está EM CIMA do lance vê e vira costas, só muda de ideias depois de outros dizerem que é escandaloso e que tem de ser marcado. . . ele lá não quis mas pronto lol

    falas sem conhecimento de causa, do campeonato português vejo sempre os 3 grandes e por vezes até o braga e guimarães, acompanho com frequencia alg...ler comentário completo »
    BE
    Rafaelreis
    2015-01-31 00h29m por benficacampeao14 via mobile
    É a última vez que te respondo porque de facto não vale a pena. Existem quatro árbitros para estas situações, quando um tem dúvidas o outro dá a sua opinião. Mas compreendo que para ti o debate de opiniões seja um fenómeno estranho. Então e não era o Mota que era benfiquista? O benfiquista marcou um penalty contra a sua equipa a un bons 50 metros e ninguém comenta a sua idoneidade? O que interessa mesmo é contar os milésimos de segundo que o outro demorou a apitar. No meu tempo discutia-se ...ler comentário completo »
    benficacampeao1 4
    2015-01-30 21h34m por RafaelReis
    quem deu penalty contra? foi o árbitro que fez questão de o marcar? bem me parecia Lol, falam como se fosse o vosso queridinho a ter marcado assim de caras, uma coisa que era escandaloso

    não quis beneficiar? o penalty do luisão, porque não foi marcado?

    o vosso? porque foi marcado se foi à queima roupa e o jogador estava com os braços juntos ao corpo (como manda a lei)

    não queria beneficiar? então o porquê da expulsão de Paulo Fonseca e não do Jorge...ler comentário completo »
    -B
    benficacampeao1 4
    2015-01-30 18h28m por -BenficaCampeaoNN
    Mas tu ainda dás conversa a esta malta??? Gabo-te a paciência!!
    BE
    RafaelReis
    2015-01-30 17h21m por benficacampeao14
    Deixa de ser palas para ninguém to chamar. Então o árbitro queria tanto beneficiar o Benfica que assinalou um penalty no ultimo minuto. Faz todo o sentido. Eu quando vejo a minha equipa a perder torço sempre que haja uma grande penalidade assinalada contra ela porque assim fico mais perto de ganhar. Consegues dizer isto sem parecer parvo? Foram dados 6 minutos, como outro utilizador mostrou, foram perdidos três minutos naquele lance, dois deles no tempo regulamentar. O guarda-redes do Pa...ler comentário completo »
    JD89SLB
    2015-01-30 17h18m por RafaelReis
    2 vezes?

    estragaste tudo agora lol
    MA
    thirteen
    2015-01-30 17h08m por manuelamaro
    Concordo com praticamente tudo o que escreveste
    Tem que se admitir que o JJ tem muitas dificuldades em apostar em jogadores da equipa B principalmente em portugueses. Recentemente quando saiu o Nélson Oliveira disse que tinha o rui fonte e o João Teixeira prontos a entrar na equipa A?
    Uma semana depois e falando no uruguai disse que ele para jogar no Benfica tinha muito que trabalhar porque tinha o Lima, Jonas, derley a sua frente e que a ainda tinha o talisca que fazia o lugar. Alguém ouviu ele falar no Rui Fonte? É porque eu não.
    RafaelReis
    2015-01-30 16h15m por JD89SLB
    Quando a esse link, nem vou comentar porque se não sabes, já disse aqui várias vezes que fui beneficiado em 2 jogos. Ora para argumentar com isso basta-me usar jogos como porto e braga ou porto e penafiel
    RafaelReis
    2015-01-30 16h13m por JD89SLB
    Sei perfeitamente que o árbitro não marcou logo o penalty e por isso mesmo e para que não tivesses esse argumento, pausei a imagem apenas quando ouvi o apito :)
    TH
    JJ
    2015-01-30 16h12m por thirteen
    Tenho lido aqui alguns comentários dos quais concordo em parte, tanto a favor como contra o JJ.

    Concordo que devemos muito ao JJ nos primeiros anos do Benfica, afinal o Benfica jogou nos, nos primeiros anos do JJ, futebol como eu já há muito não via ser praticado. Ganhámos logo um titulo com um futebol altamente ofensivo e isso foi bom de ver!
    Nos últimos anos, principalmente esta época, o Benfica não tem jogado grande coisa, tem um futebol lento e sem imaginação...ler comentário completo »
    JD89SLB
    2015-01-30 16h11m por RafaelReis
    1 - imagem boa sim sra, porém esqueces que o vosso querido árbitro não marcou a penalidade. Não foi logo aí que o penalty foi assinalado mas sim depois do assistente o dizer para o fazer (LOL).

    2 - tens razão, apesar disso explica ir aos 7m30s? claro que não portanto. . .

    e já agora acrescento já que gostas de mandar links

    3 - https://www. youtube. com/watch?v=I1lhpK3OvIg

    n"Pior cego é aquele que não quer ver"
    Rafael Reis
    2015-01-30 15h55m por JD89SLB
    1 - http://s2. postimg. org/vvd9uv8ll/benfica_pa_os. jpg

    2 - http://s27. postimg. org/c4ug2mfbn/benfica_pa_os_2. jpg
    RafaelReis
    2015-01-30 15h53m por JD89SLB
    Mantém as palas para veres em frente e não te distraíres.


    Momento que o árbitro apita para o Penalty:
    http://postimg. org/image/o1s4xpxej/

    Mo mento em que o árbitro dá sinal para recomeçar o jogo:
    http://postimg. org/image/v9xpcdtzj/



    "Pior cego é aquele que não quer ver"

    Fica bem
    JD89SLB
    2015-01-30 14h04m por RafaelReis
    tanta conversa, tanta conversa e não disseste nada de jeito lol

    1- o penalty foi aos 89 nem foi aos 88 e começou-se a jogar antes dos 91
    2- foram feitas 3 substituições sim

    3- e último, deu 5 minutos que por aí já era excessivo, mas aceita-se. Acréscimo sobre acréscimo. . . aceita-se também por norma 1 minuto. logo no máximo ir a 6. Agora a 7m30s? LOL só não foi mais porque era escandaloso após tudo o que tinha já feito

    e eu é que tenho palas. . . está certo
    RafaelReis
    2015-01-30 13h28m por JD89SLB
    Desculpa lá mas vou ter de ser um bocado "bruto" porque já estou cheio de ler os teus comentários sempre a dizer o mesmo. . . .

    Para dizeres tanta asneira nem deves ter visto o jogo mas aqui vai, o jogo terminou aos 7:30 minutos de compensação, não sei quantos o árbitro deu mas SE USARES A CABEÇA e tirares as palas, consegues ver que:
    1- O penalty foi aos 88 minutos e só se começou a jogar aos 91
    2- Foram feitas 3 substituições, uma por pausa, durante o prolong...ler comentário completo »
    MA
    RafaelReis
    2015-01-30 12h39m por manuelamaro
    Desculpa lá mas 1 minuto para 3 substituições que forem feitas individualmente deve ser difícil, e a penalidade foi aos 89 minutos mas quando foi marcada já o árbitro tinha levantado a placa de tempo de compensação.
    Engraçado!
    2015-01-30 12h21m por boixos_nois
    Não deixa de ser caricato que para grande parte dos "benfiquistas", JJ já devia ter saído, o que me parece inteligente o treinador que faz o triplete e final da liga Europa para a rua. O benfica está em primeiro com todos os erros que lhe possam ser associados, neste caso a JJ mas não chega, para estes adeptos é tão mas tão fácil dizer mal do Benfica, a maior parte daqueles que são Benfica quando se ganha. É triste ter de ler sempre comentários depreciativos ao invés de melhorias. As coi...ler comentário completo »
    GO
    LelloMarmello
    2015-01-30 12h20m por Goncalo_Papin
    eu sinceramente para a proxima epoca se fosse LFV e atendendo à contenção de dispesas faria o seguinte:

    benfica 2015-2016

    treinador: JJ ou Rui Vitoria

    Julio Cesar, Zoet, Paulo Lopes
    maxi, andre almeida
    luisao, jardel, cesar e lisandro
    silvio, eliseu
    Fejsa, cristante
    Samaris, amorim, Pizzi
    salvio, ola john, G. Guedes, Rafa, Helder Costa ou cavaleiro
    SA: Talisca e Djuricic
    PL: Jonathan, Derley e Jonas

    penso que seria um plantel equilibrado e que dava garantias
    GO
    LelloMarmello
    2015-01-30 12h09m por Goncalo_Papin
    eu pessoalmente gosto de JJ mas nao concordo com algumas situações, mas lá está ninguem é perfeito, agora face aquilo que LFV pretende que seja o benfica de futuro nao sei se JJ será a pessoa indicada, fala-se em Rui vitoria certamente trabalha muito bem os miudos e lança-os sem qq tipo de problemas mas a realidade benfica é outra, a pressão é completamente diferente será que estaria preparado?? nunca se sabe senao for dada a oportunidade devida, contudo nao sei se LFV quererá terminar com ...ler comentário completo »
    Goncalo_Papin
    2015-01-30 11h59m por LelloMarmello
    Para mim chega! Já não consigo ver a frente, com a arrogância que é o melhor o maior que faz jogadores que isto que aquilo . . . Estou farto de perder jogos decisivos por falta de inteligência deste orientador de equipas!!!
    GO
    LelloMarmello
    2015-01-30 11h53m por Goncalo_Papin
    nao sejamos injustos com JJ todos têm defeitos e virtudes. . . . com as saídas/lesões que o benfica teve esta epoca, tendo que constuir um novo 11 e tudo mais se o benfica for campeao esta epoca temos que dar e muito o mérito a JJ, nenhum treinador no mundo teria sempre o nosso consenço em relação a substituições, 11 tipo etc. . . e mais nao vá depois acontecer o que aconteceu com cardozo grande parte o queria fora do benfica agora se calhar alguns "choram" pelo seu regresso, nao podemos a...ler comentário completo »
    Anseio
    2015-01-30 11h33m por LelloMarmello
    pelo final da época e a saída deste Milionário Arruaceiro!!!

    O SL BENFICA precisa urgentemente de um treinador inteligente, no entanto pergunto: será que o presidente quer um treinador inteligente?
    manuelamaro
    2015-01-30 11h26m por RafaelReis
    gostei da explicação lol

    foram dados 5 MINUTOS

    o jogo foi a 7m30s

    penalty foi pelos 89 e ele nem perdeu grande tempo

    substituições feitas nos acréscimos é normal, dar tempo sobre o tempo aceita-se e é normal, no entanto n indo para além de 1 min logo a 6

    já o jogo foi a 7m30 e so n foi mais porque já começava a ser muito escandaloso, dado as "maravilhas" que ele já tinha feito durante o jogo. . .
    GO
    JD89SLB e bat69
    2015-01-30 10h46m por Goncalo_Papin
    é um claro sinal e um passar de mensagem que nao confia nos suplentes que tem, o que a meu ver é um autentico disparente, por norma os suplentes são andre almeida, silvio, cristante, pizzi, derley, sulejmani, serão jogadores assim tao fracos??? nao me parece. . . . enfim
    MA
    RafaelReis
    2015-01-30 10h45m por manuelamaro
    Em relação ao tempo que o árbitro de a mais se pensarem bem e não for só com o coração chegam a seguinte conclusão:
    1. º Foram dados 5 ou seis minutos de compensação disso não tenho a certeza, só que após a placa ser levantada houve 2 substituições do PF e uma do Benfica Gonçalo Guedes aos 95 e ainda a penalidade onde o jogador do passos se enrolou no chão durante alguns segundos , logo se analisarem bem 3 substituições 1 minuto cada mais a penalidade.
    Em relação ao tema da no...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39