placardpt
    Figo candidato à FIFA

    Figo assume candidatura à presidência da FIFA

    2015/01/28 12:55

    Luís Figo prepara-se para lutar pela presidência da FIFA contra Joseph Blatter nas eleições de maio, mostrando-se determinado em mudar a organização que gere o futebol mundial.

    Numa entrevista exclusiva concedida à CNN, o internacional português assume que não lhe agrada o que tem observado da FIFA «não só no presente como nos últimos anos».

    ©Carlos Alberto Costa
    «Se fizer uma busca na internet por FIFA, a primeira palavra a surgir é escândalo, palavras que não são positivas. É isso que temos que mudar primeiro e tentar melhorar a imagem da FIFA. O futebol merece muito melhor que isto», criticou o ex-jogador do Barcelona e do Real Madrid, que passou ainda pelo Sporting e pelo Internazionale, onde também exerceu funções de dirigente.

    Luís Figo junta-se à antiga estrela do Paris Saint-Germain David Ginola, ao candidato independente Jerome Champagne, ao vice-presidente da FIFA e presidente da federação jordana Prince Ali e a Michael van Praag, líder do futebol holandês, bem como a Sepp Blatter, atual presidente. Todos estão na corrida.

    «Tenho falado com tanta gente importante do futebol, jogadores, treinadores, presidentes de federações, e todos acham que algo tem que ser feito», apontou, apelando à mudança.

    «No ano passado realizou-se o Mundial, estive no Brasil e vi a reação dos fãs em relação à imagem da FIFA. Penso que algo tem que ser mudado. Mudança na liderança, na governação, na transparência e na solidariedade. Penso que é o momento para isso».

    Esta quinta-feira, amanhã, é o dia limite para a entrega das listas. Figo garantiu na referida entrevista ter total apoio de cinco associações-membro da FIFA – apesar de não as ter nomeado – e acredita que isso será suficiente para que o seu nome surja no boletim de voto para as eleições de maio. Blatter é presidente da FIFA desde 1998.

    Leia aqui a biografia de Luís Figo, que venceu a Bola de Ouro em 2000 e foi considerado o melhor jogador do Mundo pela FIFA em 2001.

    Portugal
    Luís Figo
    NomeLuís Filipe Madeira Caeiro Figo
    Nascimento/Idade1972-11-04(51 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoDiretor de Relações Institucionais

    Fotografias(11)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Fc Porto forever
    2015-01-28 22h42m por boixos_nois via mobile
    Nao sei se o meu comentário é digno de um ignorantre ou nao , é a minha maneira de ver. Mas o teu nick esse sim é de alguém ignorante. Guarda o teu vocabulário e escrita para a elite daqueles para quem estás habituado a escrever, pelo que me tenho apercebido , a capacidade intelectual e expressiva não te favorece. Resta me dizer te ao teu nível, gostava de nao ter maturidade suficiente para te lamentar.
    FC
    Boixos_Nois
    2015-01-28 20h13m por FCPortoForever via mobile
    O teu comentário é próprio de um ignorante.
    Ridiculo
    2015-01-28 19h50m por filipe1991scp
    é as pessoas que andam a apoiar o Figo por este ter no cartão de cidadão que é português (sim porque só ai é que dá para descobrir que é português). Um homem com h pequeno que além de após ter ganho a bola de ouro foi falar em castelhano, ainda esteve associado em esquemas obscuros com o socrates, disse que voltaria ao sporting para acabar a carreira e além do que se viu ainda festejou que nem um maluco um golo contra o mesmo clube, mas isto são peanuts quando comparados a assinar por dois c...ler comentário completo »
    Luis Figo
    2015-01-28 19h20m por JHendrix
    Sabe escolher o que é bom e o melhor para si.

    Desejo-lhe boa sorte nesta sua nova e surpreendente experiência.
    Não entendo!
    2015-01-28 19h14m por boixos_nois
    Como jogador foi dos melhores do mundo, jogando nos melhores clubes do mundo, humilde, sempre deu tudo, mas porque não acabou a carreira onde muitos queriam, é um corrupto, gostava só que me mostrassem onde está Luís Figo associado a algum caso de corrupção. Uma pessoa que sempre soube onde estar dentro e fora do relvado, pode ser que seja ele o nomeado e aí pronto, já pode voltar a ser das escolas do Scp novamente. . . para dizerem mal são todos muito bons.
    FCPortoForever
    2015-01-28 18h39m por mikescm
    Se tivesse confiança de que ele ia limpar aquilo e fazer um bom trabalho até apoiaria (fosse ou nao portugues), como Mourinho e Ronaldo, que são conhecidos pelas suas qualidades e que apoio para os premios a que são nomeados. Mas acho que ele iria ser apenas um novo platini. . .
    FC
    mikescm
    2015-01-28 18h36m por FCPortoForever
    Concordo a 100 % com o teu comentário.
    É que chamam corruptos ao Platini e ao Blatter e esquecem-se de quem é o Figo.
    Figo
    2015-01-28 18h35m por mikescm
    E ainda me esqueci do mais importante. . . . Que qualificações tem Figo para este cargo? Quando provou ser capaz de liderar e gerir fosse o que fosse? Mais uma vez, o apoio parece ser sempre e apenas pela nacionalidade dele.
    Figo
    2015-01-28 18h33m por mikescm
    Independentemente de ser Português ou não, Figo já demonstrou muita falta de lealdade quer ás suas equipas, quer ao seu país / selecção. Juntando a isso já esteve ligado a casos obscuros em Portugal (pior ainda por ter sido com o Sócrates) por isso não posso apoiar a candidatura deste caramelo. Aparentemente para alguns o facto de ser português já justifica (e quase obriga pelos vistos) que se apoie incondicionalmente esse tipo.

    Agora pergunto: o Blatter e o Platini dão boa i...ler comentário completo »
    FC
    paulo218927
    2015-01-28 18h26m por FCPortoForever
    Ele vai dar-te um lugar a vice-presidente da FIFA se ganhar devido ao teu grande apoio. . .
    FC
    scp06rga
    2015-01-28 18h24m por FCPortoForever
    E eu no meu comentário ao Portugues_Patriota falei em ti por acaso? Mentir é tão feio. . .
    Grande atitude
    2015-01-28 18h24m por paulo218927
    Força Luis Figo estou contigo.
    FC
    Portugues_Patri ota
    2015-01-28 18h19m por FCPortoForever
    Eu não tenho que apoiar ninguém, agora acho ridículo ver gajos a fazer do Figo uma excelente pessoa, isso é que é ridículo.
    FC
    scp06rga
    2015-01-28 18h17m por FCPortoForever
    Se eu sou um palerma tu és o quê?

    Quanto a Pdc dou-lhe valor pela maneira como fez crescer o meu clube, embora não concorde com algumas atitudes que ele já teve e ainda temos o caso Apito Dourado. Mas deixa lá que não é ele o único. . .
    Figo
    2015-01-28 18h12m por malaiko
    uma coisa é certa, caso ganhe o cargo é bem capaz de nunca falar português em qualquer tipo de invento…. Porque coisa que este senhor sofre é um gigante desconforto e vergonha de ser português :/
    FC
    scp06rga
    2015-01-28 18h11m por FCPortoForever
    Idolatro o meu presidente? Olha que mentir é feio, mas vindo de ti nada me admira. Vai buscar um comentário meu a vangloriar Pinto da Costa. E sim o Figo é um palerma, só tapadinhos é que não conseguem aperceber-se disso.
    FC
    Portugues_Patri ota
    2015-01-28 18h09m por FCPortoForever
    Mas quem é que está a apoiar o francÊs pá?
    CM
    kropotkin
    2015-01-28 18h07m por cmche
    Mas saberes como eles começam a falar vejo que dás bastante atenção a esse programa, o que sinceramente do que tenho lido não me surpreende

    Demonstramos que temos pessoas capazes de ocupar cargos de grande importância, se vai ter sucesso ou não só o tempo o dirá

    Demonstra que temos pessoas capazes de ser aceites, assim como as suas ideias, por parte de grandes grupos e pessoas, pois de certeza que Figo terá apoios e esses apoios adquirem-se com trabalho
    ...ler comentário completo »
    FC
    scp06rga
    2015-01-28 18h06m por FCPortoForever
    Chamar-te miúdo não é um insulto atendendo aos teus comentários. . .
    cmche
    2015-01-28 18h00m por kropotkin
    Talvez não tenhas reparado, mas não estás a responder à minha questão. Eu também posso dizer que ter na televisão um programa como o "casa dos segredos" é uma valorização para Portugal. . . e depois. . . não explico de que forma é que essa valorização é feita.

    Ah, e não te esqueças que os concorrentes do "casa dos segredos" é que começam frases com "É assim. . . ".
    scp06rga
    2015-01-28 17h56m por kropotkin
    Começas a mostrar as tuas limitações com esse tipo de comentários. Vou-te só relembrar que qualquer país do mundo, creio eu, tem pessoas com capacidade para muitas coisas. E já agora, a valorização de um país faz-se de outra forma se é que ainda não percebeste. Em qualidade de vida dos seus cidadãos, em poder de compra, em acesso aos recursos, ao ensino, saúde e por aí fora.

    Mas seguindo então a tua lógica, não achas muito perigoso para o "prestígio" nacional ter um pr...ler comentário completo »
    CM
    kropotkin
    2015-01-28 17h54m por cmche
    Vou tentar manter uma discussão decente mas estou a ver que estou a discutir com um concorrente da casa dos segredos. . .

    É assim, há inúmeras razões de um país ser valorizado, já aqui foi dado o exemplo do jovem que receberá 1. 5 para fazer investigações, outro exemplo, não sei precisar o país nórdico que condenou a pena de prisão um antigo ministro por gestão danosa, isso valoriza o país também, e muitas outras formas.

    Há muitas formas de valorizar, é evi...ler comentário completo »
    cmche
    2015-01-28 17h46m por kropotkin
    Por essa ordem de ideias, vou passar a olhar para a Noruega com muitos maus olhos. Não ganham nada, têm um futebol fraco, um campeonato de segunda. . . é um país muito mau, não quero lá viver nem ganhar o salário que eles ganham. A Islândia idem. Ninguém vai lá, ninguém sabe nada daquilo, no futebol então nem se fala. . . Acho que vou mas é para a Libéria, lá sim, aquilo é um país a sério cheio de prestígio, têm pelo menos uma bola de outro, mais do que a Noruega e a Islândia juntas!
    NO
    melhores do mundo
    2015-01-28 17h43m por notaartistica
    ter os melhores do mundo valoriza Portugal, quando tudo o que envolve futebol tem portugueses no top (treinador, jogador, arbitro, agente) isso traz prestigio e valoriza o pais.
    mas o facto de ter um presidente da fifa português não valoriza um país, penso eu. quanto muito faz-se referencia ao facto de ele ser português mas é apenas isso. senão a suiça também se ia valorizar por ter o blatter e isso não acontece. o presidente da fifa, tem é que valorizar o futebol. e so depois ...ler comentário completo »
    scp06rga
    2015-01-28 17h41m por kropotkin
    Vou ignorar a acusação pois isso além de ser completamente infundado é marginal em relação à questão.

    Continuas sem responder à pergunta. Explica então como é que o facto de um presidente da FIFA português valoriza Portugal. Falas em demonstração de força, mas em que é que isso se traduz? Em dinheiro no bolso, em melhor futebol, em corrupção para o lado de cá, em quê concretamente? Realmente não percebo como alguém pode dizer isso que afirmas. Para alimentar o ego de quem ...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38